Denon 1911: como equalizar, ajustar o som ?

Discussão em 'Receivers e Amplificadores Multicanal' iniciada por afelipe, 22 Nov 2010.

1. afelipe

afelipe Usuário

29 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal,
    Comprei um Receiver Denon 1911, 7.1 com todas as caixas Denon (não sei o modelo).

Fiz a configuração inicial do Audissey com aquele microfone que mede as distâncias e frequencias/resposta de cada caixa.

Ficou muito legal. A qualidade do som é excelente.

Porém, quando eu configuro para usar as equalizaçoes do Audissey, não consigo fazer alguma alteração fina, tipo aumentar ou diminuir uma determinada faixa de frequencia de uma determinada caixa.

Vi que após a configuração do Audissey, posso escolher entre usa-lo, não usa-lo, ou usar uma outra configuração, chamada FLAT.

Vi também que há uma possibilidade de fazer uma cópia de curvas de frequencia, só que ele só permite copiar a curva FLAT e não a curva Audissey.
    Pelo que entendi, se eu copiar a curva FLAT para a manual, eu posso ajustar os parãmetros isoladamente. Mas não consigo copiar a curva Audissey.

A dúvida é: a única forma de copiar a curva Audissey seria anotar todos os parâmetros, de todas as caixas, e configura-los manualmente ? Ou seja, eu usaria o Audissey para configurar meu set/ambiente e depois teria que copiar todos os parâmetros encontrados para poder usa-los mais livremente ?

Achei isso muito complicado. Aliás, configurar esses parâmetros não sendo um profissional do assunto é muuuito difícil! Lembro-me que na década de 1980 tinha um receiver Marantz que tinha aqueles botões deslizantes para equalização. Tá certo que era "só" estéreo. Não era 7.1... Mas era mais fácil de entender e visualizar.

Outra dúvida é sobre a tal frequencia de CrossOver: por default ela vem configurada para 80 mhz (ou hz, sei lá...)
    Depois da configuração do Audissey o crossover passou para 120 a 140, dependendo da caixa de som. É assim mesmo ? O que significa isso exatamente?

Obrigado de antemão!
    André Felipe

2. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário Ativo

1 Mar 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    André,

a única forma de fazer um ajuste na equalização à seu gosto é na opção MANUAL!
    O Audyssey é muito flexível, pois permite várias opções onde ele - o circuito Audyssey - atua. Nas opções MANUAL e OFF, os circuitos ficam sempre inoperantes.

Se você não gostou de determinado ajuste, vá no opção MANUAL e faça os ajustes à gosto. Você pode fotografar ou mesmo anotar os ajustes que o Audyssey fez e copiá-los para a função MANUAL (que nada mais é que um equalizador paramétrico de 9 bandas) e iniciar a brincadeira até chegar no ponto ideal.

O Crossover é a frequência de corte das caixas, ou até onde elas descem. O recomendado é deixar em 80Hz, mesmo que o Audyssey ajuste de forma diferente. O que vale mesmo é se o som está do seu agrado, entende? Uma coisa importante é que se você estiver usando um Subwoofer no seu sistema, ajuste as caixas em SMALL, mesmo que sejam torres. Começe por aí e vá brincando até encontrar o melhor som para os seus ouvidos (y)

3. afelipe

afelipe Usuário

29 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado, Carlos!

Vou tentar refazer a configuração do Audissey com as dicas que vi aqui:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php/94390-Audyssey-Processo-de-calibracao!

E ver se os crossover ficam mesmo em 80Hz.

Outra coisa, quando o Audissey/Dynamic EQ estão ligados, o que acontece quando a gente muda os modos de equalização para "Matrix, Jazz, VideoGame," etc?
    Esses modos padronizados também são afetados pela equalização do Audissey?

Obrigado!

4. AntonioJR

AntonioJR Usuário

20 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Poxa,
    to pensando em comprar esse Denon 1911 mais não tenho conhecimento tecnico para fazer esses ajustes.
    Tinha que existir uma opção mais simples. Não adianta nada o receiver ser bom se eu não consigo nem configurar.
    Triste com isso.

5. SandroPOA

SandroPOA Usuário Ativo

24 Ago 2010
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    Antonio, o 1911 é muito bom e o Audissey é uma mão na roda!
    O Felipe está com dificuldade pq tem um ouvido apurado e quer fazer um ajuste fino no sistema.
    Pode comprar sem medo.

6. afelipe

afelipe Usuário

29 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ouvido apurado! Oba!!! heheheh!
    Que nada, são uns pequenos ajustes que eu achava que poderia fazer e não posso... Mas que é meio esquisito essa impossibilidade, é.
    Tipo assim: eu tenho um DVD, o "Arnaldo Antunes ao vivo no estúdio", que é, na minha opinião, muito fera. O cara tem uma voz grave, maravilhosa para ser ouvida num home-theater. E o DVD tem áudio DTS. Quando ouço assim: Audissey+DinamiqEQ ligados e o DVD tocando em DTS, eu às vezes acho que a voz do Antunes fica meio baixa em volume, em relação aos outros instrumentos. Aí, eu queria "simplesmente", tipo, aumentar os graves e ouvir melhor a voz dele. Heheh! É que eu sou muito tosco nesse assunto e não entendo mesmo disso, eu acho.... Nos antigos estéreos, no máximo eu tinha os controles grave, médio e agudo, prá ajustar pros dois canais por igual. No Denon e outros HTs, o ajuste é feito em NOVE (!) bandas de frequencia por cada caixa de som!

Minha crítica ao DENON é que, de posse de uma tela de trocentas polegadas, como a TV que normalmente está ligada ao HT, ele bem que poderia ter uma interface gráfica, simulando controles deslizantes para cada banda dessa, e que a gente pudesse deslizar esse botões e ajustar mais facilmente o som. Esse lance de entrar um valor em Decibel, prá quem é novato como eu, é muito difícil, mesmo. Concordo com você, Antônio.

Mas acho que isso não é entrave para vc deixar de ter um som de alta qualidade. Eu acho o som do meu conjunto Denon 1911+ caixas denon (ainda vou ver quais são, exatamente...), 7.1, um show! É impressionante a qualidade de som. É algo que eu não imaginava. Aliás, passei a ouvir certos sonzinhos que eu nem imaginava que existiam em um dos videogames que eu jogo. É muito legal. Assistir a filmes nele é muito bom.

Agora, voltando ao DVD do Arnaldo Antunes, o que eu notei foi que apertando uma teclinha no controle remoto que alterna certos modos padrão de equalização, o modo "MATRIX" dava um efeito legal, aumentava ou realçava melhor a voz grave do Antunes.
    O que eu perguntei lá em cima foi: esse efeito Matrix está levando em conta a equalização Audissey? O áudio continua DTS, ou seja, Digital Theater Sound, apesar de aparecer MATRIX lá no display ? ou seja, é um DTS com equalização MATRIX?

No mais, Antonio, o setup é relativamente fácil de fazer, mas requer o máximo de silêncio no ambiente. Na minha sala, a parede de trás é toda de vidro e passa uma rua com muito movimento. Tive que fazer o setup do Audissey de madrugada! E assim mesmo, passou um ou outro ônibus durante a configuração e talvez tenha interferido de alguma forma.

7. SandroPOA

SandroPOA Usuário Ativo

24 Ago 2010
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    Felipe, pode estar acontecendo algumas coisas que me ocorreram agora. Caso eu fale alguma bobagem alguém me corrija.

Se as suas caixas frontais são de alguma marca e modelo que reforce mais os médios e agudos, deixando os sons mais graves mais atenuados... isso fará a voz grave do Arnaldo cair em uma faixa de frequência que as caixas tem mais dificuldade. Outra coisa, as vozes saem da caixa central, de uma olhada se ela não está com o corte de frequência alta demais. Eu não sei se esse corte chegaria a afetar a voz humana... mas quem sabe, né?
    Tente aumentar o volume da caixa central, acho que isso ajudará bastante.

8. afelipe

afelipe Usuário

29 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Oi Sandro, eu vou ver se consigo ver esse problema dos cortes. Pode estar por aí a solução do "problema".

Abração e obrigado.
    André Felipe

9. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    No receiver Denon AVR-2311CI para cima existe uma interface gráfica para ver as configurações direto na TV. Aí fica mais fácil fazer a equalização.

Milton

10. Luciano Martins

Luciano Martins Usuário

8 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    BElas dicas !

Tbem tenho o mesmo problema. Powerplay Pena que os fabricantes fazem isso apenas em aparelhos TOP ! Com certeza os menores devem usar o mesmo chip, mas essa feature não é liberada.

11. afelipe

afelipe Usuário

29 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sacanagem, isso não estar disponível nos 1911.... Meleca...

12. fredewillig

fredewillig Usuário

17 Jun 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O termo FLAT que você mencionou, refere-se ao ajuste "zero" (0) de cada freqüencia, ou seja, sem + ou - de ajuste de db. Seria o mesmo que o default, ou sem nenhuma equalização, receberia o som fielmente à fonte de áudio.

Compartilhar esta Página