DICA para melhorar a imagem - NET Digital em NTSC

Discussão em 'Operadoras e Mercado' iniciada por ricardoavila, 14 Out 2005.

  1. ricardoavila

    ricardoavila Usuário

    37 0 0

    Desde 26 Abr 2005
    São Paulo / SP / Brasil
    Galera, uma simples mudança na configuração do decoder faz a imagem da NET Digital melhorar consideravelmente. Aí vai:

    MENU (tecla no controle remoto) > Configuração > Configuração da TV > Formato do Vídeo

    Mude o formato do vídeo de PAL M para NTSC. Claro que depois disso você precisa ajustar sua tv para receber sinais NTSC (se não for automático). A imagem melhora sensivelmente.

    Engraçado é que nenhum "especialista" da NET sabe informar isso...
     
  2. ricardoavila

    ricardoavila Usuário

    37 0 0

    Desde 26 Abr 2005
    São Paulo / SP / Brasil
    Ah, vale mencionar que a troca da saída composta pela S-Video também ajuda. É só pedir o cabo na NET. Demora mas vale a pena. E não precisei pagar nada a mais por isso.
     
  3. SPHARION

    SPHARION Usuário

    130 0 0

    Desde 4 Out 2005
    São Paulo
    RIcardo, só consegui este cabo mediante a visita dotecnico e pagando os benditos 30 reais
     
  4. olliveirass

    olliveirass Usuário

    1 0 0

    Desde 21 Dez 2008
    são paulo/sao paulo/sp
    Esse cabo S-Video realmente melhora a imagem acabei de comprar uma lcd da LG 50d42'' mas to achando a imagem muito ruim estou usando a Net digital com V-componente a LG tem Conversor integrado mas no meu bairro nao to conseguindo sintonizar a DTV preciso comprar uma antena externa pra isso, a interna não funcionou valeu!! :)

     
  5. ralves58

    ralves58 Usuário Ativo

    3.617 19 38

    Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    Uééééé... Mas não falavam que o PAL-M era o melhor sistema de televisao do Universo? (embora ninguem mais no planeta tenha quisto adota-lo)... :D

    (mesma coisa que estão falando agora do ISDB-Tb, o padrao digital absurdamente caro que resolveram adotar para o Brasil, e que ninguem mais no planeta quis adotar ate agora -- principalmente os paises desenvolvidos)...

    [ ]s Rubens
    Brasil, Um País de Tôlos
     
  6. pc.pedrini

    pc.pedrini Usuário

    132 0 16

    Desde 9 Abr 2007
    Vitória/ES/Brasil
    Pra começar, se precisa de esquemas pra melhorar a imagem, como mudança de sistema de cor, significa que a imagem original é ruim e estão querendo apenas mascará-la.
    Quando a imagem da Sky era ainda pior do que é hoje, há alguns anos, também se fazia esse esquema pra maquiar a imagem. O que acontecia era que, a imagem que tinha ima cor lavada, desbotada, ficava com uma cor mais forte, principalmente nos tons de vermelho, o que dava uma falsa impressão de que as cores estavam mais vivas.
    De algum tempo pra cá, quando a Sky melhorou um pouco a nitidez e a definição de cores(pouco, mas melhorou), quando se passa pro NTSC a imagem fica pior, com cores muito fortes, puxando pro vermelho, tornando a imagem mais artificial. O amarelo, por exemplo, fica alaranjado.
    Enfim, o NTSC pode mascarar as cores quando a fonte tem péssima definição e excesso de compressão, muito comuns nas tv's a cabo "digitais" do Brasil. Mas o PAL-M, numa imagem decente, sem dúvidas é o ideal. As cores são as corretas.
     
  7. Rony_Ket

    Rony_Ket Usuário

    43 0 0

    Desde 4 Ago 2007
    Sampa Capital
    Engraçado que eu também tinha a NET Digital, e nas minhas TV's (tubões da Sony...) o efeito "dot crawling" sumia em NTSC, deixando a imagem mais definida...

    Também o mesmo acontece com os decoders (Zinwell) da Telefônica TV Digital, que assino agora...
     
  8. ralves58

    ralves58 Usuário Ativo

    3.617 19 38

    Desde 27 Abr 2006
    Rio de Janeiro
    Não é assim, não... O NTSC é melhor que o PAL-M em todas as aplicacoes que nao envolvam transmissao pelo ar (do tipo da tv aberta), incluindo TV a cabo, satelite, videocassete, DVD player, cameras de video e o escambau.

    De fato, para sinal fraco, vindo pelo ar, a recepçao NTSC por antena tem instabilidade no matiz, a qual o PAL converte para instabilidade na saturaçao. A unica diferenca é que a instabilidade do PAL é muito menos perceptivel. Apenas isso. Mas ambos sao instáveis. (e o PAL-M acaba gerando cores borradas). Se existe alguém que mascara alguma coisa nessa história, é o PAL-M.

    Exemplo: voce está vendo TV NTSC com uma antena bem ruim e sinal fraco e passa um aviao no ceu, a cara da pessoa fica verde e voce tem que ajustar o matiz, enquanto que no caso do PAL a cara vai ter a mesma cor, apenas menos saturada. Em compensaçao, para todas as demais aplicacoes, como ja foi dito, o NTSC é melhor.

    O uso do PAL/M criou outro problema serio, impossivel de resolver: diversas emissoras geravam imagem com matiz errado, o qual era impossivel de corrigir no receptor (ao contrario do modelo NTSC). Se a imagem chegava arroxeada, no maximo se conseguia uma imagem esverdeada, porque a emissora tinha transmitido o matiz errado. Se fosse NTSC, esse problema nao existiria.

    Mais uma: desde pelo menos o final da decada de 80 (quando eu conheci a emissora), todos os equipamentos usados pela Globo, desde shows ate gravaçao de novelas, eram NTSC. Todos! Câmeras, ilhas de edição, etc... Todo o conteudo era produzido em NTSC e a imagem era convertida para PAL/M apenas na hora de transmitir. Se NTSC fosse tao ruim assim, entao como se explicaria o padrao Globo de qualidade de imagem? Hum?... :)

    [ ] Rubens
     
  9. pc.pedrini

    pc.pedrini Usuário

    132 0 16

    Desde 9 Abr 2007
    Vitória/ES/Brasil
    Interessantes as suas explicações, mas na verdade eu não quis dizer que o PAL-M é melhor que o NTSC(eu sei que é melhor nas transmissões pelo ar, mas desconheço outras fontes).
    Eu citei a minha experiência com a Sky. Quando a imagem era pior, o NTSC deixava as cores mais fortes, com um tom avermelhado. O rosto das pessoas, que aparecia com cor desbotada, meio amarelada, ficava mais avermelhado(corado), o que dava a impressão de mellhora da imagem. Mas com o tempo, justamente por esse efeito, a imagem se tornava mais cansativa, e se via deformação de outras cores, como o amarelo que eu citei, que se tornava mais alaranjado.
    Hoje, a Sky aparentemente está com uma resolução melhor, e consequentemente com uma melhor definição de cores. O vermelho já está bem definido, e quando se coloca no sistema NTSC, a cor "estoura". O tom avermelhado na imagem é bem mais perceptível. Já no sistema PAL-M, as cores, hoje, estão mais próximas da realidade, e quanto menor a compressão e maior a nitidez, isso fica mais visível.
    Não sei explicar isso tecnicamente. Constatei isso na prática(por isso que critico a alta compressão dos canais na tv a cabo digital, que é a fonte do problema.
    Quanto a questão da Globo, te respondo com outra pergunta. Se o NTSC melhora a imagem das tv's a cabo digitais, porque o conversor já vem no sistema PAL-M, e outros sequer tem a opção NTSC. Tenho certeza que todos que tem tv a cabo digital possuem a tv com esse recurso(conversão automática do sistema de cor). Porque eles iriam querer uma imagem pior pro assinante?
     
  10. kdx125

    kdx125 Usuário

    600 14 18

    Desde 14 Out 2006
    São Paulo
    Realmente a cor parece ficar mais forte quando usado o sinal NTSC nesse receptor.Mas parece ser um caso isolado, nunca vi isso em outro aparelho.Geralmente o que ocorre é o contrário.

    No meu computador por exemplo:
    Só consigo exatamente o mesmo tom de cor que eu consigo no computador (com meu monitor RGB que não depende de padrão de cores e reproduz os tons exatos) quando uso PAL-M ou PAL na TV.Se uso NTSC consigo um verde azulado junto com um vermelho normal ou um vermelho alaranjado junto com um verde normal, mexendo no controle de matiz.
    E testei em 3 TVs diferentes com 3 placas de video diferentes (ATI e NVIDIA)
    Isso pode ser observado tambem no Mega Drive.
    Tenho dois deles, um NTSC e outro PAL.
    Só consigo o mesmo tom de cor do jogo no emulador usando PAL-M na TV.Se eu uso NTSC fica uma porcaria.
    NTSC = Never The Same Color
     
  11. msouza

    msouza Usuário

    2.875 5 0

    Desde 6 Nov 2005
    Sao Paulo, SP, Brazil
    Todas os equipamentos, internamente, até onde sei são NTSC nas TVs, só vira Pal-M quando vai pro AR. No cabo pelo jeito mandam NTSC e vc escolhe em casa como quer ver.
    Já trabalhei em Rede de TV e era tudo NTSC. O que sei é que o Sistema "PAL". Não o Pal-M, tem mais resolução que o NTSC parece... Acho que são 576 linhas ao invés de 486.
     
  12. Lut&erio @lves

    Lut&erio @lves Usuário Ativo

    1.689 9 38

    Desde 15 Jun 2003
    Minas Gerais
    pessoal

    Eu estou como cabo Svideo para net digital aqui e não consigo fazer aparecer cor na TV. Coloco o cabo e fica preto e branco. Quando volto para o cabo antigo a cor volta.

    Alguem sabe o camino que devo fazer depois de instalar o cabo tipo
    menu/cores e etc?

    Já tentei de tudo e não dá certohttp