DICA para melhorar a imagem - NET Digital em NTSC

Discussão em 'TVs por Assinatura' iniciada por ricardoavila, 14 Out 2005.

  1. ricardoavila

    ricardoavila Usuário

    Desde:
    26 Abr 2005
    Mensagens:
    37
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo / SP / Brasil
    Galera, uma simples mudança na configuração do decoder faz a imagem da NET Digital melhorar consideravelmente. Aí vai:

    MENU (tecla no controle remoto) > Configuração > Configuração da TV > Formato do Vídeo

    Mude o formato do vídeo de PAL M para NTSC. Claro que depois disso você precisa ajustar sua tv para receber sinais NTSC (se não for automático). A imagem melhora sensivelmente.

    Engraçado é que nenhum "especialista" da NET sabe informar isso...
     
  2. ricardoavila

    ricardoavila Usuário

    Desde:
    26 Abr 2005
    Mensagens:
    37
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo / SP / Brasil
    Ah, vale mencionar que a troca da saída composta pela S-Video também ajuda. É só pedir o cabo na NET. Demora mas vale a pena. E não precisei pagar nada a mais por isso.
     
  3. SPHARION

    SPHARION Usuário

    Desde:
    4 Out 2005
    Mensagens:
    130
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo
    RIcardo, só consegui este cabo mediante a visita dotecnico e pagando os benditos 30 reais
     
  4. olliveirass

    olliveirass Usuário

    Desde:
    21 Dez 2008
    Mensagens:
    1
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    são paulo/sao paulo/sp
    Esse cabo S-Video realmente melhora a imagem acabei de comprar uma lcd da LG 50d42'' mas to achando a imagem muito ruim estou usando a Net digital com V-componente a LG tem Conversor integrado mas no meu bairro nao to conseguindo sintonizar a DTV preciso comprar uma antena externa pra isso, a interna não funcionou valeu!! :)

     
  5. ralves58

    ralves58 Usuário Ativo

    Desde:
    27 Abr 2006
    Mensagens:
    3.563
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Uééééé... Mas não falavam que o PAL-M era o melhor sistema de televisao do Universo? (embora ninguem mais no planeta tenha quisto adota-lo)... :D

    (mesma coisa que estão falando agora do ISDB-Tb, o padrao digital absurdamente caro que resolveram adotar para o Brasil, e que ninguem mais no planeta quis adotar ate agora -- principalmente os paises desenvolvidos)...

    [ ]s Rubens
    Brasil, Um País de Tôlos
     
  6. pc.pedrini

    pc.pedrini Usuário

    Desde:
    9 Abr 2007
    Mensagens:
    131
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Vitória/ES/Brasil
    Pra começar, se precisa de esquemas pra melhorar a imagem, como mudança de sistema de cor, significa que a imagem original é ruim e estão querendo apenas mascará-la.
    Quando a imagem da Sky era ainda pior do que é hoje, há alguns anos, também se fazia esse esquema pra maquiar a imagem. O que acontecia era que, a imagem que tinha ima cor lavada, desbotada, ficava com uma cor mais forte, principalmente nos tons de vermelho, o que dava uma falsa impressão de que as cores estavam mais vivas.
    De algum tempo pra cá, quando a Sky melhorou um pouco a nitidez e a definição de cores(pouco, mas melhorou), quando se passa pro NTSC a imagem fica pior, com cores muito fortes, puxando pro vermelho, tornando a imagem mais artificial. O amarelo, por exemplo, fica alaranjado.
    Enfim, o NTSC pode mascarar as cores quando a fonte tem péssima definição e excesso de compressão, muito comuns nas tv's a cabo "digitais" do Brasil. Mas o PAL-M, numa imagem decente, sem dúvidas é o ideal. As cores são as corretas.
     
  7. Rony_Ket

    Rony_Ket Usuário

    Desde:
    4 Ago 2007
    Mensagens:
    43
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Sampa Capital
    Engraçado que eu também tinha a NET Digital, e nas minhas TV's (tubões da Sony...) o efeito "dot crawling" sumia em NTSC, deixando a imagem mais definida...

    Também o mesmo acontece com os decoders (Zinwell) da Telefônica TV Digital, que assino agora...
     
  8. ralves58

    ralves58 Usuário Ativo

    Desde:
    27 Abr 2006
    Mensagens:
    3.563
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Rio de Janeiro
    Não é assim, não... O NTSC é melhor que o PAL-M em todas as aplicacoes que nao envolvam transmissao pelo ar (do tipo da tv aberta), incluindo TV a cabo, satelite, videocassete, DVD player, cameras de video e o escambau.

    De fato, para sinal fraco, vindo pelo ar, a recepçao NTSC por antena tem instabilidade no matiz, a qual o PAL converte para instabilidade na saturaçao. A unica diferenca é que a instabilidade do PAL é muito menos perceptivel. Apenas isso. Mas ambos sao instáveis. (e o PAL-M acaba gerando cores borradas). Se existe alguém que mascara alguma coisa nessa história, é o PAL-M.

    Exemplo: voce está vendo TV NTSC com uma antena bem ruim e sinal fraco e passa um aviao no ceu, a cara da pessoa fica verde e voce tem que ajustar o matiz, enquanto que no caso do PAL a cara vai ter a mesma cor, apenas menos saturada. Em compensaçao, para todas as demais aplicacoes, como ja foi dito, o NTSC é melhor.

    O uso do PAL/M criou outro problema serio, impossivel de resolver: diversas emissoras geravam imagem com matiz errado, o qual era impossivel de corrigir no receptor (ao contrario do modelo NTSC). Se a imagem chegava arroxeada, no maximo se conseguia uma imagem esverdeada, porque a emissora tinha transmitido o matiz errado. Se fosse NTSC, esse problema nao existiria.

    Mais uma: desde pelo menos o final da decada de 80 (quando eu conheci a emissora), todos os equipamentos usados pela Globo, desde shows ate gravaçao de novelas, eram NTSC. Todos! Câmeras, ilhas de edição, etc... Todo o conteudo era produzido em NTSC e a imagem era convertida para PAL/M apenas na hora de transmitir. Se NTSC fosse tao ruim assim, entao como se explicaria o padrao Globo de qualidade de imagem? Hum?... :)

    [ ] Rubens
     
  9. pc.pedrini

    pc.pedrini Usuário

    Desde:
    9 Abr 2007
    Mensagens:
    131
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Vitória/ES/Brasil
    Interessantes as suas explicações, mas na verdade eu não quis dizer que o PAL-M é melhor que o NTSC(eu sei que é melhor nas transmissões pelo ar, mas desconheço outras fontes).
    Eu citei a minha experiência com a Sky. Quando a imagem era pior, o NTSC deixava as cores mais fortes, com um tom avermelhado. O rosto das pessoas, que aparecia com cor desbotada, meio amarelada, ficava mais avermelhado(corado), o que dava a impressão de mellhora da imagem. Mas com o tempo, justamente por esse efeito, a imagem se tornava mais cansativa, e se via deformação de outras cores, como o amarelo que eu citei, que se tornava mais alaranjado.
    Hoje, a Sky aparentemente está com uma resolução melhor, e consequentemente com uma melhor definição de cores. O vermelho já está bem definido, e quando se coloca no sistema NTSC, a cor "estoura". O tom avermelhado na imagem é bem mais perceptível. Já no sistema PAL-M, as cores, hoje, estão mais próximas da realidade, e quanto menor a compressão e maior a nitidez, isso fica mais visível.
    Não sei explicar isso tecnicamente. Constatei isso na prática(por isso que critico a alta compressão dos canais na tv a cabo digital, que é a fonte do problema.
    Quanto a questão da Globo, te respondo com outra pergunta. Se o NTSC melhora a imagem das tv's a cabo digitais, porque o conversor já vem no sistema PAL-M, e outros sequer tem a opção NTSC. Tenho certeza que todos que tem tv a cabo digital possuem a tv com esse recurso(conversão automática do sistema de cor). Porque eles iriam querer uma imagem pior pro assinante?
     
  10. kdx125

    kdx125 Usuário

    Desde:
    14 Out 2006
    Mensagens:
    536
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    São Paulo
    Realmente a cor parece ficar mais forte quando usado o sinal NTSC nesse receptor.Mas parece ser um caso isolado, nunca vi isso em outro aparelho.Geralmente o que ocorre é o contrário.

    No meu computador por exemplo:
    Só consigo exatamente o mesmo tom de cor que eu consigo no computador (com meu monitor RGB que não depende de padrão de cores e reproduz os tons exatos) quando uso PAL-M ou PAL na TV.Se uso NTSC consigo um verde azulado junto com um vermelho normal ou um vermelho alaranjado junto com um verde normal, mexendo no controle de matiz.
    E testei em 3 TVs diferentes com 3 placas de video diferentes (ATI e NVIDIA)
    Isso pode ser observado tambem no Mega Drive.
    Tenho dois deles, um NTSC e outro PAL.
    Só consigo o mesmo tom de cor do jogo no emulador usando PAL-M na TV.Se eu uso NTSC fica uma porcaria.
    NTSC = Never The Same Color
     
  11. msouza

    msouza Usuário

    Desde:
    6 Nov 2005
    Mensagens:
    2.875
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Localização:
    Sao Paulo, SP, Brazil
    Todas os equipamentos, internamente, até onde sei são NTSC nas TVs, só vira Pal-M quando vai pro AR. No cabo pelo jeito mandam NTSC e vc escolhe em casa como quer ver.
    Já trabalhei em Rede de TV e era tudo NTSC. O que sei é que o Sistema "PAL". Não o Pal-M, tem mais resolução que o NTSC parece... Acho que são 576 linhas ao invés de 486.
     
  12. Lut&erio @lves

    Lut&erio @lves Usuário Ativo

    Desde:
    15 Jun 2003
    Mensagens:
    1.614
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Localização:
    Minas Gerais
    pessoal

    Eu estou como cabo Svideo para net digital aqui e não consigo fazer aparecer cor na TV. Coloco o cabo e fica preto e branco. Quando volto para o cabo antigo a cor volta.

    Alguem sabe o camino que devo fazer depois de instalar o cabo tipo
    menu/cores e etc?

    Já tentei de tudo e não dá certohttp
     

Compartilhar esta Página