Dicas para iluminação de sanca de gesso

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por Glaucon, 15 Out 2010.

1. Glaucon

Glaucon Usuário

13 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos, gostaria da ajuda de vocês para me sugerir o tipo de iluminação que devo usar na minha sala. Abaixo, uma imagem do sketchup de como será a sala.

Estou pretendendo fazer algo assim:

Percebam que o computador fica ao lado da TV, neste caso, vou fazer uma sanca de gesso bem parecida com a da imagem acima e preciso que apenas onde o computador está tenha uma iluminação melhor, para que eu possa trabalhar sem incomodar muito quem assiste TV. Em cima do sofá, mais para o centro, terá uma luminária discreta, que será independente da iluminação da sanca.

Quais tipos de lâmpadas devo usar para iluminar o PC, iluminar a parte de cima da sanca e colocar na luminária, para que não fique muito discrepante?

O quanto antes puderem me responder melhor, pois vou conversar com o gesseiro e com o eletricista amanhã (sábado). (y)

2. Rogertmac

Rogertmac Usuário

11 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Glaucon,
    Instalei na minha casa como luz indireta (mas n em sanca) as lâmpadas TL5 cor 830. A luz é linda! Essas lâmpadas são MUITO mais finas que uma fluorescente comum, e segundo um amigo que trabalha c/ iluminação em arquitetura (ele quem me deu a dica... hehe) essas são as fluorescentes mais eficazes e duradouras do mercado (obviamente são mais caras... R$ 28 cada)! Instalei de 28W e 54W mas tem de outras potências. Se quiser sofisticar ainda mais, instale c reatores dimerizáveis (+ ou - R$ 260 cada ), mas aí vc tb ai precisar de um dimmer c saída analógica de 0 a 10V (bem carinhos tb...), e os dimmerizáveis só podem ser instalados em 220V (bifásico).
    NMHO, a luz mais bonita que se pode colocar em sancas. Saí mais caro (ou muuuito mais caro dependendo da instalação, comum ou dimmer), mas fica show!
    Abç

3. Glaucon

Glaucon Usuário

13 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Rogertmac, obrigado pela dica. No meu caso, não precisa ser algo tão sofisticado (e nem tão caro :LOL:). Eu estava mais preocupado com a iluminação do computador, que não pode ser muito fraca, mas também não pode ser muito forte, para não atrapalhar quem assiste TV. De qualquer forma, conversei com o eletricista e já cheguei a uma conclusão. Quando ficar tudo pronto, vou ver se posto fotos aqui pra vocês.

Valeu.

4. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

8 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Da uma olhada aqui, usei este material em algumas partes aqui de casa:

.

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  5. aornellas

aornellas Usuário

23 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    isso, isso, use fita de leds

no ML tem varias opções com preço bom, inclusive com RGB (que troca de cor, como o do video acima)

6. Rogertmac

Rogertmac Usuário

11 Jan 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A fita de Leds não sai mais cara não? Outro problema é a iluminação mais fraca, leds não tem muita potência e são mais úteis para efeito e não para iluminar mesmo. (Bom, quem me diz isso é um amigo que tem firma de iluminação e trabalha quase que exclusivamente c/ leds).
    Abçs

Compartilhar esta Página