Dicas para verificar Vazamento de Backlight acima do normal em LCDs

Discussão em 'Painéis LED/LCD' iniciada por thebox, 22 Mar 2010.

1. thebox

thebox Calibrador Vídeo RJ

23 Fev 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Pessoal,

Como tenho visto inúmeros usuários em dúvida sobre o tal vazamento de backlight em suas LCDs (se devem trocar ou não), estou postando uma dica para a verificação do nível, a fim de vc analisar se está num nível aceitável ou não.

Primeiro, vamos aos termos....

Vazamento de Backlight = Visualização de "Nuvens" pelo painel; Clouding; Backlight Bleed; "Mura".

Abaixo alguns exemplos extraídos da internet:

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Segundo, vamos a verificação...

Todos os envolvidos e preocupados com o vazamento..... infelizmente é fato isto com as LCDs (mundialmente, seja desde os modelos mais basicos até as tops), independente do fabricante (uns mais e outros menos), mas eh tipico da tecnologia. Utilizo displays Sony a um bom tempo e posso afirmar que nenhuma veio zerada deste problema. E mundialmente, chuto um valor de cada 1.000 unidades 1 vem ok (digo ok, nao preta preta numa tela sem nada, como input em tela preta). Pesquisei muito antes sobre o assunto e isto é fato em diversos foruns aqui e no mundo (AVS, Hidef, etc).

Interessante, vejam, resposta da Sony ao problema :
    Sony cares deeply about the overall picture quality of our televisions in all viewing conditions and light settings. Sony's Bravia LCD line of televisions, which are among the brightest and most color rich televisions in the world, reflects our commitment to these high standards. To achieve this level of performance Sony utilizes a very bright backlight output and setting. With this exceptional brightness, under certain dark viewing conditions, especially blank screens with no video source, the screen may exhibit a slightly uneven uniformity. This condition is not usually visible under typical TV watching conditions such as movies or general television programming and should not affect your viewing experience.

Lógico, que todos nós queremos uma tv perfeita, sem nada de clouding em LCDs. Infelizmente a chance é muito pequena. Nem plasma , nem outra tecnologia a vir é perfeita. Sei que como consumidores queremos o melhor (e estamos certos!).

Sendo assim, minhas dicas são :

Dica 1: Usar um programa chamado DPT (free) (http://www.dataproductservices.com/dpt) para analise do efeito.

Pra usar o pgm acima vc deve estar rodando via modo PC (ligado a vga, hdmi, etc pelo desktop ou laptop).
    A tela ideal do programa para ver o clouding é a preta sólida (melhor do que a tela preta original da tv qdo eu modo nenhum) ou então a Circle (recomendo esta ultima).

Coloque o backlight no modo em que vc assistirá seus filmes e deixe a iluminacao ambiente correta desejada(claro ou escuro). Logico que ambiente escuro eh o mais indicado pra ver o clouding. Notará , caso tenha, assistindo filmes mais em ambiente escuro.

Sendo assim, é simples, rode o pgm na tela que indiquei acima e verifique a presenca de vazamento, ou as famosas "nuvens" ou bolas brancas. Caso queira vá diminuindo o controle de brilho da tv, só pra confirmar a presença . Caso tenha, vai ficar mais acentuado ainda.

Agora, caso queira testar a uniformidade do painel como um todo, volte na tela preta solida do programa. O ideal eh deixar o contraste e backlight no maximo para ver se o backlight e o brilho da tela estao uniformes. (Dica: Deixe o controle de brilho da tv no valor padrão ou de seu ajuste calibrado).

Depois de testar nas telas acima, e independente de ter notado vazamento ou nao, coloque um filme bem escuro como Batman e veja se nas cenas escuras nota-se algo ou nao. Nada do que um bom exemplo pratico na vida real!

Assistindo um filme escuro (batman, ex) e selecione uma cena escura. Olhe para tarjas pretas do widescreen e veja se estão pretas. Caso sim, aproveite sua tv. Seu vazamento pode existir mas é pequeno. Agora caso apareça "nuvens" nas barras eu trocaria a tv, pois o vazamento está tanto que mesmo com imagem, sua experiencia visual (leia-se filmes/programas/games) está sendo atrapalhada.

Dica 2: Caso sua sala seja escura recomendo utilizar uma lâmpada traseira que melhora o contraste e realça o preto mais profundo.

Em salas escuras e/ou semi, a probabilidade de visualizar as tais nuvens é maior, devido a nao-incidencia de qq outra luz do ambiente. E como nao ha nada como concorrer com o backlight da tv, vc acaba enxergando a luz do backlight. O mais importante não é a tv ter vazamento, mas sim o quanto isto te incomoda e o quanto o distrai assistindo um filme.

Se tiver vazamento "irritante" usando tais dicas, recomendaria trocar.

P.S: Fique atento que, caso decida trocar, a proxima pode vir melhor ou pior! É um risco. Caso sua tv venha em niveis aceitáveis, recomendo nao trocar. (y)

2. fabioing

fabioing Curtindo um som

30 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Marcos, mais uma vez muito obrigado pelas dicas.

Com certeza será muito útil. (y)

Um abraço,

3. Programmer.dm

Programmer.dm Usuário Ativo

29 Jun 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Parabéns pelo tópico (y)

4. scharf

scharf Rock n Roll na veia....

25 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcão :rever1::rever1::rever1::rever1:

Abraço!

5. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Muito bom, Marcos.

Nada como quem entende para ajudar. :aplauso:

6. Vin Gasolina

Vin Gasolina Usuário

18 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito show! Vou testar a minha scarlet II. Tomara que não encontre vazamento.. :susto:

7. thebox

23 Fev 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Valeu galera, qq coisa o que puder ajudar estamos aí. (y)

8. lnavarrow

lnavarrow Usuário

16 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ótima iniciativa... mas não vou testar na minha TV nem a pauzão... aquela história de quem procura acha...

Pra a imagem é ótima... depois vai que detecta alguma coisa e fico bolado...

:preoc:

9. thebox

23 Fev 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    amigo lnavarrow, pensando por esse lado, se vc nao achou nada no dia a dia, eh melhor deixar quieto mesmo :LOL:

estas dicas se aplicam mais a colegas que acabaram de comprar a tv e no recebimento (ou ao menos nos 3-7 dias iniciais, que podem efetuar uma troca pela propria loja) verifiquem se ela está OK, neste quesito. Se até hoje, vc nao achou nada em relacao a isso, com certeza nao vale a pena fazer o teste! :D(y)

10. thebox

23 Fev 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Mais um exemplo para mostrar a dif de uniformidade do Preto e do Painel:

Preto

Painel

Tv em questao é uma novissima LED LG SL90.

11. Ober2001

Ober2001 Usuário

28 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Grandes dicas!
    Valeu mesmo.
    Abraços

12. Troopa63

Troopa63 Usuário

26 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Já havia percebido algumas das dicas que vc colocou aqui para o pessoal...

Tenho um lcd da philips (32PFL5604D) e apesar de uns bugs chatos desta tv, a qualidade de painel me surpreendeu bastante.

Deixando o brilho da tela em 50%, que é o padrão na maioria dos modos de tela e o que pra mim tá mais que bom, o preto da tela é totalmente uniforme. (Tá certo que é um preto meio brilhante típico dos lcd :LOL:, mas bem aceitável)

Fiquei surpreso com isso, pois nunca tive um lcd tão bom neste quesito.

Agora se eu colocar brilho além do 65, já aparece algumas manchas na parte inferior... É como vc colocou: depende de sorte, do modelo e da calibração ideal ou daquela que minimiza os efeitos...

13. tiagogatti

tiagogatti Vivendo e Aprendendo

12 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcos, se puder arrumar as fotos...
    Abração.

14. Shinigami

Shinigami Usuário

6 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Minha EX405 veio com um pouco de vazamento em cada uma das extremidades.

15. tiagogatti

12 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Marcos, eu fiz o teste aqui na minha LG 32SL80YD, porque me incomodava um pouco o vazamento (apesar de o preto dela não ser bom né). Fiz a ligação com o PC, usando cabo RGB, pois minha VGA só tem DVI e a TV só RGB ou HDMI.
    Dai o que pude notar é que tem o vazamento, só que a Luz Traseira (configuração da minha TV) estava no 100 (máximo). Então eu coloquei menos, 50 e depois 30.. Diminuiu bem. Só que imagina assim: eu de frente para a TV, cerca de 1 metro, ainda com a Luz Traseira no 30 vejo nas laterais vazamento, mas ai eu dou um passo para aquele lado que eu via o vazamento e some, daí aparece do outro lado!! É normal??
    Tá dependendo muito do angulo de visão, e está bem sensível!! O vazamento é mesmo nos 4 cantos... Mas não tem nuvens no resto da tela...
    Daí a minha TV fica a 1,5 a 2 metros de altura e eu assisto deitado na cama, então incomoda bastante!!
    Dai fiz um teste! Com foto não dá certo!! Aumenta muito o vazamento!! Fica super mentiroso... Aí eu filmei!! Com a Luz Traseira no 100, no 50 e no 0. No 100 tem um pouco de vazamento, no 50 bem pouco e no 0 quase nada!! Mas isso na filmagem, na realidade é um pouco pior!!

Outra coisa que notei depois de instalar o programa e que não via antes são os Dead Pixel!! Na tela branca tem 2 dead pixel!! Irritantes... Mas só 1 negocinho daquele, em 2 lugares!!
    Daí na tela verde percebo mais 2 de outra cor!! Em lugar distinto!! E por fim em outra cor, percebo mais 1!! rs... São mais ou menos 5 ou 6...
    Os 2 mais perceptíveis e irritantes são na tela branca.
    É normal em TV´s LCD?? A sua tem?? Eles aumentam assim?? Devo me preocupar?
    Obrigado por enquanto Marcos.

16. scharf

25 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tiago,

Porque você foi procurar isso??
    Quem procura acha!!!
    TV de LCD é assim, tem mesmo!!

Abraço!

17. tiagogatti

12 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Também não sei porque fui procurar!!!
    O vazamento tava exagerado, dai regulei e melhorou.. Como eu disse... Mas ainda tem!!
    E o dead pixel também é normal?? A sua tem!?

18. scharf

25 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    No olhometro não tem!!!;)
    Se não vejo assim pra que procurar??(y)
    Mas é normal também em LCD e Plasma dead pixel!!!

Abraço!

19. thebox

23 Fev 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Tiago,

Como o amigo scharf falou, tb nao sei pq procuramos por isso.... me sinto um pouco "culpado" pelo tópico......

de qq maneira não há panico, talvez as vezes sirva para um usuario de LCD saber se inclusive deve acionar a garantia, pois vazamento de backlight e dead/stuck pixels são "normais" em LCD? A resposta é SIM. Agora vem a questão..... Em niveis aceitáveis ? Correto. Pois se passar disso, vejo como um problema que o fabricante deva sanar...... Vamos lá:

1) Vazamento

Vc comentou sobre o angulo de visao..... isso esta correto. o vazamento perceptivel depende do seu angulo de visao sim! Recomendo analisar a tela no modo em que vc normalmente assiste a sua tv. Este eh o primeiro ponto. (y)
    A outra pergunta é: Em seus filmes (ex.) vc nota o tal vazamento que incomoda muito em cenas escuras? Se a resposta é SIM. Eu acionaria a garantia (opiniao pessoal).

2) Dead/Stuck Pixels

Vc consegue visualizar os pontos escuros ou coloridos na sua posicao normal em que assiste a tv? Se sim? Garantia neles. Se não, nao esquente.
    Te dou um exemplo, tive uma LCD que veio com apenas UM, mas era 1 stuck tão brilhante que mesmo deitado na cama eu via ele cintilante piscando numa distancia de 1,5m. Incomodava bastante. Resultado: Pedi a troca logo na 1a semana pela loja.

Sei que isso pode ser chato, mas sugiro que é um PROBLEMA, a partir do momento que vc nota o vazamento durante seus filmes e/ou veja algum ponto queimado da distancia que o expectador fica normalmente.... de resto é como o scharf falou, nao procuremos pelo em ovo :)(y)

No meu caso, a minha tv tem um leve vazamento, mas so perceptivel quando a tela está totalmente preta (sem entrada). De resto , quando a tela é iluminada, mesmo em cenas escuras (os chamados IREs 10-30) nao vejo nada. Stuck/Dead? Tb nao achei qdo recebi a minha XBR9, que eh praticamente nova. Agora me pergunta se eu vou ficar procurando todo mês por eles.. nao dá... se eu achar, vai ser da posição de expectador onde sento no sofá.

P.S: Minha tv do quarto é uma LG 26" que nem mais eh fabricada(tenho a 3-4 anos)..... Um dia desses eu consegui reduzir o vazamento dela pressionando as bordas do painel nas laterais.... foi mais um teste que tinha feito, afinal a tv já é "véinha".... ah mas lembro que qdo eu estava ajustando a tela, ela um momento ficou um clarão, um vazamento absurdo, que eu pensei, caramba, fiz cagad... depois de alguns ajustes ela ficou melhor do que a original... Sendo assim é coisa que nao recomendo a ninguem fazer!!! ;)

20. tiagogatti

12 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não se sinta culpado Marcos. O tópico é ótimo.
    Eu já havia visto ele antes mesmo de receber minha TV. Mas eu não queria testar, pq se eu achasse alguma coisa ia ser um problemão.
    Comprei minha TV em Manaus, demorou quase 2 meses para entregar, então uma possível troca me deixava em pânico.. Daí eu resolvi testar agora... só pra desencanar, pois como eu disse, o vazamento me incomodava...
    O ângulo que eu assisto a TV, não ajuda muito, mas não tem muita diferença de eu procurar qualquer posição. Como eu disse a você, o vazamento tem um pouco (depois de regulada melhorou bastante), ele some se mexo a cabeça 10cm, dai volta se eu volto. Entendeu, mais ou menos, não existe vazamento algum, se eu não quiser vê-los. Com pouco movimento eu escondo eles, mas do outro lado aparece rs(isso estando de frente para a TV). Agora deitado na cama, na posição que eu assisto, eles ficam mais perceptíveis e incomodam um pouco. Mas se eu comparar com o resto do preto da TV, acho que nem é tanto assim, porque o preto é ruim!!
    Tem vazamento, mas não é igual a da foto do tópico, é muito menos!!

Vc consegue visualizar os pontos escuros ou coloridos na sua posicao normal em que assiste a tv?

Não!!! Tive que colocar naquele programinha, e procurá-los com a maior cautela rs... Antes eu nunca tinha os visto. Também eu estou a 3 metros de uma TV de 32"... (me arrependo de não ter comprado uma maior, mas não tenho espaço aqui).
    Agora quando eu coloco naquelas cores do programa eu facilmente os acho. Tem os dead (corrigido, e só dead). O que eu queria saber é se 2 pixel (corrigido, são apenas 2, o resto era sujeira:ataque:)com problemas, e que não incomodam mas estão ali, são normais?? Na sua TV inteira você procurou, em todos aqueles milhõessssssss de pontos e não tem nenhunzinho esquizito??

Como eu disse sobre o vazamento, ele é perceptível, incomoda, mas eu acho que poderia ser pior. Acho que não é tão notável de repente pelo fato de o preto da TV ser ruim. Mas no primeiro dia de TV, eu assustei com o vazamento!! E continuei assustado, porém como disse, hoje assisti um filme com o backlight no 30, e ficou bom até. Não 100%, mas diria 70%!! Só acho meio estranho que o vazamento é certinho nos 4 cantos e na mesma intensidade... Obviamente mais notável no programinha!!
    Deitado na cama, parece que só tem na parte de baixo.... nos 2 cantos inferiores....

Na realidade, é mesmo pelo em ovo... rsrs
    abraço e aguardo..

ps: eu ja havia visto sobre massagear os dead pixel, mas aqui não dá rsrsrs tem um **** vidro na frente da TV!!! hehehe

Capturei fotos do vídeo, que como disse, fica mais real do que em fotos de verdade:

Foto1 (Luz Traseira - 100) Na realidade pessoalmente no 100, fica um pouco pior que isso, bem pouquinho!!!
    Foto2 (Luz Traseira - 50) Na realidade: quando está no 30 pessoalmente parece que está assim!
    Foto3 (Luz Traseira - 0) Na realidade: a tela nunca fica assim pessoalmente!

Isso tudo marcos, se percebe de frente para TV, cerca de 1 metro.... Quando estou deitado, vejo um panel mais uniforme, sem marcar tanto o vazamento, mas com um preto péssimo! Aquele exemplo 1 do seu primeiro post, não tem nada a ver com o que vejo aqui, aqui é definitivamente um vazamento horrivel. Se puder corrigir as outras fotos! Obrigado por enquanto!
    E também coloquei os dead pixel para fazer um exercício (uma massagem) rs...

Compartilhar esta Página