Diferenças entre 720p(HD) e 1080p(Full HD)

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Vídeo' iniciada por MCDantas, 30 Jan 2008.

1. MCDantas

MCDantas Usuário Ativo

24 Jan 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Pessoal,

Existe realmente uma diferença muito grande entre as imagens em 720p(HD) e em 1080p(Full HD)? Ou não é tão perceptível?

2. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

29 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Marlos , este é um assunto muito discutido no forum , faça uma busca que vai encontrar muita coisa ...(y)

É mais perceptível em telas a partir de 50" , dependendo também da distância em que se encontra do display !

3. nixcad

nixcad Usuário

18 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aqui tem um gráfico que relaciona distância vs resolução da tela com a capacidade do olho enxergar diferenças na imagem.

Na mesma página do gráfico tem um artigo explicando as diferenças. Se pudéssemos condensar toda essa informação em poucas linhas ou numa tabela pequena, ficaria muito mais fácil de ajudar a todos na hora de escolher uma TV :)

AndreRJ agradeceu.
  4. MCDantas

MCDantas Usuário Ativo

24 Jan 2008
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38

Realmente o artigo é bem esclarecedor. Tava com essa dúvida pq comprei minha Pana 42" e tava assistindo um DVD com 480p à 3m de distância, e achei a imagem excelente. Então fiquei imaginando como uma de 720p ou 1080p poderia ser ainda melhor....

Pelo artigo uma resolução de 1080p com o tamanho da minha tela e na distância q ela está num vai fazer tanta diferença não.

Valeu.(y)

5. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

29 Nov 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Boa a tabela , é a distância mínima recomendada, podendo ser maior é claro ...(y)

6. Manauense

Manauense Usuário Ativo

21 Fev 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Lembrando que 1 pé (feet, em inglês) equivale a 30,48 centímetros.

7. kikagada

kikagada Usuário

31 Out 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Desculpe, mas faça o teste baixando algo em 720p na internet e reproduza via PC, de preferência usando a conexão HDMI. Faz diferença sim, e muita. De 720p para 1080p, quase nada (nessas condições).
    Mas de 480p para 720p, :queixo:

8. Wiz

Wiz Usuário

18 Dez 2004
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    0
    Sinceramente, acho as distâncias desse gráfico muito folgadas.

Já li outros artigos que recomendam de 1,3 a 1,5x a largura da tela de distância para recriar a mesma sensação de imersão/experiência cinematográfica e concordo mt mais com essas medidas.

Em 1080p dá para atender essas distâncias tranquilamente e ficar confortável a visão.

9. nixcad

nixcad Usuário

18 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Para facilitar nas conversões, eu geralmente uso a calculadora do Google. Basta colocar no campo de busca algo como: 1 feet in meter ou 3 meter in feet

Também serve qualquer outra variação entre diversas medidas.

10. nixcad

nixcad Usuário

18 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se você considerar o tamanho da diagonal da tela de cinema e a sua distância da tela (depende de onde você sentar no cinema, geralmente do meio para o final são os melhores lugares), talvez dê mais ou menos essa relação que você falou.

Mas é difícil e injusto fazer essa comparação já que no cinema tradicional estamos vendo a projeção da película, e se o projetor for decente, a qualidade é muito superior à 1080p (embora a NET Digital insista em dizer o contrário!).

11. Alex Sound

Alex Sound Usuário Ativo

23 Jul 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    É sempre bom lembrar que algumas pessoas não gostam de ver imagens muito grandes devido ao cansaço visual.

Uma dica: em que setor você senta quando vai ao cinema? Lá atrás, no meio ou mais a frente?

Se você prefere sentar no fundão talvez uma tela muito grande não seja o melhor. Já se você gosta de sentar do meio para a frente tvs pequenas vão deixar você decepcionado.

12. Wiz

Wiz Usuário

18 Dez 2004
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    0

Nix, essa relação de 1,5x a largura da tela é uma aproximação tendo como referência uma posição ideal no cinema (mais pelo meio como vc falou), mas é logico que as salas tem desde aquelas cadeiras q acabam com o pescoço da gente como o fundão, para quem tá mais interessado em outras fazer coisas :D

Sobre o comentário acima, é claro que projeção tem muito mais 'definição' que 1080p, mas não se esqueça do grande salto que tem a teoria e o mundo real.

Qd falamos em película ou o negativo original 35mm é claro que a 'resolução' ou quantidade de informação contida ali é muito maior que 1080p ficando na casa de 4k ou 6k.

Na prática, as películas finais que chegam aqui pra gente não representam nem de longe o que está no print original. São películas de sei lá qual geração, que ainda por cima foram submetidas a processos opticos para incluir a legenda e finalmente sofrem um grande desgaste a cada exibição. Ou seja, mesmo que pegassemos a estréia, o que vemos aqui nos cinemas está muito longe da qualidade e do nível de detalhes da película original.

Com esse framework em mente, os discos HD 1080p bem masterizados podem superar fácil a qualidade que de fato temos aqui nos cinemas.

E isso não são palavras minhas exatamente, mas conclusões baseadas nas análises e explicações de nomes experiêntes no meio. Uma delas ninguém menos que Rober A Harris, que fez uma análise considerando o cinema médio americano (que é muito melhor que o nosso e recebe prints de qualidade mt superior) e chegou a conclusão que o 1080p doméstico a partir das midias HD oferece um melhor resultado.

Quem puder, experimenta esse 1,5x usando fonte e display full HD. É praticamente distância ideal, mais que isso já se começa a perder detalhes

13. claudio182

claudio182 Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Boa explicação Wiz

14. Mr. Milk

Mr. Milk Hêrro de portugez dóe

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Uma outra forma de exemplificar para aqueles que ja estao acostumados com as cameras digitais de fotografia:

480 equivale mais ou menos a uma camera VGA de 0,3 MegaPixel.
    720 equivale mais ou menos a uma camera de 1 MegaPixel.
    1080 equivale mais ou menos a uma camera de 2 MegaPixels.

Ou seja, 720 é o triplo da resolucao 480. 1080 é o dobro da resolucao 720 e 6 vezes a resolucao 480.

Imagine tirar 3 fotografias, uma com cada camera. Por exemplo, uma com o celular V3 da Motorola, uma com o 6111 Nokia e a ultima com o Sony W810.

A principio, a diferenca pareceria gritante entre as 3 fotos. Mas isso vai depender do tamanho que voce imprimir ou ver as fotos e tambem da distancia que voce esta. Numa foto 3x4 voce certamente nao veria diferenca.

Para uma TV em torno de 42 polegadas, imagine um poster digital no tamanho 56x100cm, ou seja, 1 metro de largura, na parede. Voce se senta a 2,5m.

Parece senso comum que para este tamanho e distancia, a diferenca entre a primeira (480) e a segunda foto (720) serao bem perceptiveis. Porem entre 720 e 1080 ja nao se percebe tanto. Quanto mais longe voce ficar ou quanto menor a tela, menos diferenca voce vai perceber.

Uma boa forma de ter uma imagem excelente com baixo investimento seria comprar uma TV CRT de 5 polegadas e sentar-se a 1 metro de distancia. Voce nao iria ver diferenca nenhuma da imagem padrão para uma de alta definicao. Obviamente voce tambem nao ia ver diferenca entre uma bola de boliche e uma bola de basquete. :ataque::ataque:

Mr. Milk

Scalda agradeceu.
  15. purcallas

purcallas Usuário

13 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gostaria de uma ajuda que imagino seja trivial para os leitores deste forum....

Minha distância da tela é de somente 2,5m. Por isso, penso em comprar uma TV de 37". A utilização será somente para DVD, NET Digital e, eventualmente, NET HD, ou seja, nada de Blu-ray, PS3 ou outra fonte com resolução Full HD. Usarei cabo video-componente. Infelizmente, essa condição deve durar por bastante tempo.

Ouvi falar que nesse meu caso em particular o resultado é melhor com uma TV HD em vez de FULL HD, pois é mais próxima da resolução de origem (DVD/NET)??
    Isto é realmente verdade? Nesse meu caso particular, em que agregaria uma FULL HD??

Obrigado

16. Mordechai

Mordechai Energy Geek

3 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Tenho uma Pana Viera 42" HD e me sento a uns 2,5m da tela.

Está mais que bom! (y)

Segundo essa tabela, veria diferença entre HD e FullHD em uma TV de 42" somente a pouco mais de 5 pés da tela, ou seja, a pouco mais de um metro e meio. :que:

Quem é que fica a essa distância de uma tela de 42"? É muito pouco.

Para telas de 50" ou maiores, tudo bem.

Mas FullHD em telas de 42" ou menores é pura frescura. Nada mais que marketing.

[]´s (y)

17. dudafreitasrj

dudafreitasrj Usuário

14 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olha, isso é minha opinião de usuário, não sei termos técnicos rsrsrs

Mas tem muita diferença sim a 1080p para 720p, baixo filmes direto na net, e poxa os de 1080p geralmente são melhores em termos de imagem, bem melhores na verdade, mas assim, não adianta ter uma resolução de 1080p ou 720p se a definição é ruim, vejo muitos filmes, seriados que imagens de dvd e resolução 1080p, a resolução é boa, porem a qualidade da imagem nem tanto, por isso acho que não devemos só comparar a resolução e sim a qualidade do video tb.

Abraços!!!

18. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

20 Set 2007
    Obrigados:
    53
    Troféus:
    0
    aqui no Rio tem um mega feirao da casas bahia em que todas as marcas de Tvs estao la

eu vi varias televisoes lado a lado ,com 1080p e 720p e pelo que eu vi ,la ,acho que somente com olho bionico se percebe diferença:D ,

quando a fonte é igual:concordo:

e ir la para crer

logo na entrada ,a samsung mostra isso colocando lado a lado, plasmas e lcds ,com 1080 e 720.(y)

a pana de 42 tava 1999 contra as lcd full de 3999, botei lado a lado e a diferença nao se justifica,

pois as diferenças se dao, basicamente, na cor preta e no consumo.;)
    sinceramente achei as LGs melhores que a pana e a samsung tb(y)

quando ligadas a blue rays do speed racer;)

acho o blu ray do speed racer o melhor para teste , a quantidade de cores artificiais geradas no computador permite extrair e mostrar o maximo da capacidade das tvs(y)

19. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    38
    O TUTU tá certo .(y)

Ricardo.(y)

20. jmbarone

jmbarone Usuário Ativo

1 Nov 2006
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Não se deve olvidar que geralmente as FullHD vém com tecnologia mais atualizada (mais cores, mais contraste, ...) é pode dar melhor imagem independentemente da resolução.
    Ou seja, ficamos comparando banana com mamão e buscamos a explicação na resolução.

Compartilhar esta Página