Dimensionamento de ar condicionado: minha experiência sobre a teoria e prática (COM FOTOS).

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por sabujo2000, 16 Jan 2009.

1. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal,

meu objetivo com este post é mostrar o que passei para instalar um ar condicionado em minha casa. Acredito que muitos passarão por experiência similar, portanto decidi compartilhar com vocês meu sofrimento :mal: e minha glória :brinde:!!!
    Dividirei o tópico em 3 (três) partes:
    - 1ª) Busca da informação sobre o que é "ar condicionado"
    - 2ª) Dimensionamento - teoria
    - 3ª) Dmensionamento - prática

1ª PARTE - busca da informação sobre o que é "ar condicionado"

Alguns meses atrás tomei a decisão de colocar um ar condicionado na minha sala de TV / escritório, visto que trabalho na modalidade de home-office (y) e a temperatura neste cômodo chegava facilmente aos 30º C em dias ensolarados. :susto:

Eu, particularmente, antes de procurar a ajuda especializada, sempre entro na internet (leia-se Google) para pesquisar sobre o assunto da vez (neste caso: ar condicionado) para poder entender melhor o que o vendedor vai tentar me empurrar!!! :rofl:

Obs: Eu ia escrever mais nesta seção mas só posso usar 10000 caracteres, portanto tive que fazer um corte aqui!!! Foi mal galera!

Voltando à minha realidade!!! Em resumo: devido as questões particulares aqui do meu apartamento, tive que instalar um split, visto que não era possível a instalação de
    um aparelho do tipo Janela (por causa da maldita água que pinga pelo aparelho e a falta de possibilidade de adaptar um dreno naquela parte do meu apartamento).

2ª Parte: Dimensionamento - Teoria

Beleza, decidi que vou instalar um ar condicionado do modelo split! Agora ficou facil! :lol::lol:
    Se enganou feio quem caiu nessa! Agora vem a outra parte do sofrimento, escolher qual a potência adequada para o seu ambiente...

A escolha da potência é muito importante pois um aparelho que é sub dimensionado não consegue refrigerar o ambiente adequadamente, enquanto o super dimensionado pode representar um gasto excessivo, e desnecessário, na conta de energia elétrica!!!

Tudo bem, vamos lá!

Depois de ler em vários sites, comecei a ver que algumas coisas são importantes no levantamento da potência do aparelho, entre elas:

• Qual o tamanho do ambiente?
    • Quantas pessoas ficam no recinto?
    • Bate sol pela manha? pela tarde?
    • O ambiente possui janelas?
    • Quais aparelhos eletricos você tem no ambiente?

Vários sites explicam e/ou apresentam simuladores para se chegar na potência (medida em BTUs - British Thermal Units) do ar condicionado:

http://www.coldar.com.br/carga.asp
    http://www.otimoar.com.br/calculo/
    http://www.expressarcondicionado.com.br/calculo.html
    http://www.arcongel.com/dicas.html

Meu ambiente (vide fotos abaixo) possui 3m de largura por 3,5m de comprimento com 2,95 de altura (pé-direito).

Eu fico na sala o dia todo, mas à noite tem também minha esposa. Nos finais de semana, eventualmente, um parente ou um amigo vem assistir um filme ou jogar uma partida de Xbox 360. Resumindo: considerei 4 pessoas no total, para evitar o sub dimensionamento.

Quanto aos aparelhos, segue a lista para terem noção do que é o quarto:

- TV Plasma (Panasonic PY85)
    - Receiver Denon AVR-2309CI
    - Subwoofer ativo
    - 3 computadores (gabinetes)
    - 2 monitores LCD (19 e 22 polegadas)
    - impressora laser HP
    - Xbox 360
    - Modem Net/Virtua
    - Roteador wireless
    - receptor Net Digital
    - 3 estabilizadores
    - 1 nobreak

Em resumo, a empresa que contratei alegou que um split de 12000 BTUs seria mais do que suficiente para refrigerar o ambiente! Que com 12000 BTUs o ar condicionado trabalharia com folga!!!

Pior que realmente entrei em vários sites e fiz as simulações... O cálculo estava correto! Quase 1200 BTUs por metro quadrado é MUITO para uma casa!!!

O modelo escolhido foi o Springer Maxiflex, mostrado abaixo:

OBSERVAÇÃO: INSTALAÇÃO DE UM AR CONDICIONADO SPLIT
    Meu amigos, sua casa fica uma ZONA no período de instalação! Quebradeira de parede, pedaços de plastico, canos e afins!!! Essa instalação deve ser feita somente por aqueles que tem o coração forte, e longe da esposa, porque a casa fica uma sujeira!!!!

E os instaladores falam que não suja nada... "Só no primeiro dia" eles dizem...
    Como assim, pensei! Vai demorar mais de um dia? a resposta é sim!

Isto aí é parte da bagunça já arrumada!!! :rofl:

Prepare a faxineira para o pior para quando os instaladores forem embora!!!

Agora sim! Posso instalar meu ar condicionado!
    Veja as fotos dele instalado!
    Perceba que ele ficava sobre um dos computadores! Detalhe: ventilador para ajudar a resfriar o ambiente!!!

Detalhe da condensadora colocada do lado externo do prédio!

3ª PARTE: Dimensionamento - Prática

Tadinho do Springer! Parecia um ventilador velho! Só conseguia
    resfriar o ambiente (chegar aos 22º C ou menos) durante a noite, com 2
    pessoas na sala, e quando chovia!!!! :LOL::LOL::LOL::LOL:

Tadinho de mim:
    como o aparelho "não estava aguentando a pressão", a condensadora ficava trabalhando o dia todo! Minha conta de enrgia vocês ja imaginam, né? Aumentou em 200 Kwh... E eu ainda passei calor no período, visto que raramente o aparelho chegava aos 23,5ºC.
    Detalhe: 18ºC no controle contra 23,6º C no termômetro!!! E meu dinheiro virando pó!:rofl:

Outra coisa que gostaria de falar mas acredito que não está relacionado ao dimensionamento e sim a instalação é a questão da posição da evaporadora! Como vocês viram nas fotos acima, a evaporadora ficava na parede, acima de um dos computadores....
    Embora o aparelho não refrigerasse o ambiente adequadamente, no local onde ele estava direcionado era extremamente frio (chegando facilmente aos 18ºC). O que acontecia: Se eu e minha esposa estivessemos no escritório (cada um no seu computador), ficava inviável a utilização do ar porque ou ficava muito frio do lado dela, ou muito frio do meu lado...

Chamei os caras que me venderam o aparelho...
    Mediram daqui, mediram de lá... deram nova carga de gás... Fizeram de tudo... Nada resolvia o problema!

Depois de 7 visitas de técnicos do baixo escalão (padawans), recebi a
    visita de dois mestres Jedi do ar condicionado :rofl:! Os caras ficaram aqui por quase 2 horas, testando, conversando e finalmente não acreditavam que realmente os 12000 BTUs eram pouco para a sala, mesmo sendo contra o que a literatura (teoria) dizia!

Instalei então o Elgin de 18000 BTUs (porque não existe intermediário entre 12000 e 18000 BTUs) e agora sim! Minha sala é quase um frigorífico!!!!
    Condensadora Elgin antes da instalação.
    Nova evaporadora instalada em local diferente, ao fundo da sala!!!
    Ficha técnica da evaporadora!

Se você coloca 25,24,23,22,21,19,18 graus no controle remoto, fique tranquilo, o bichinho gela de acordo com o que você quer!!!

Do ponto de vista energético esse novo aparelho é quase 50% mais potente (1870 watts versus 1260 watts do Springer), portanto foi preciso um reajuste no disjuntor (mudança para 20 A).

O que tenho reparado, entretanto é que a condensadora não trabalha tanto quanto a anterior e é perceptivel que ela liga e desliga de tempos em tempos para manter a temperatura escolhida! Os reflexos na conta ainda não sei dizer! Assim que tiver os dados, informo a vocês!!!

Bom galera, foi isso! Espero que possa ter ajudado de alguma forma!!!

Grande abraço a todos!

[]s
    Sabujo
    PS: Digitei este post a 22,5ºC :LOL:

fgsouza, khatru, Edu Carvalho e 2 outros agradeceram.
  2. angelodt

angelodt Usuário

9 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eeeeee blz heim...

Sair dos 30º para uns 19º tá bão d+.
    Dá pra jogar pelo menos umas 12horas seguidas tranquilo.

sabujo2000 agradeceu.
  3. angelodt

angelodt Usuário

9 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eeeeee blz heim...

Sair dos 30º para uns 19º tá bão d+.
    Dá pra jogar pelo menos umas 12horas seguidas tranquilo.

sabujo2000 agradeceu.
  4. Luiz Henrique

Luiz Henrique 10 anos de htforum

30 Jun 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Sabujo

Meus parabéns pelo seu relato! Ficou muito bem feito! :aplauso:

Recentemente instalei um split lá em casa e ocorreu o inverso do seu caso (tenho a impressão que superdimensionei).

Minha sala tem 3,2 x 4,7 x 2,8m, bate sol das 15 até o final do dia e tem os seguintes equipamentos:
    - Pana PV 70 42"
    - receiver Yamaha RX-V1800
    - amplificador integrado Etalon Origo
    - PS3
    - power do sub diy

Fazendo as contas vi que era necessário uns 10.500 BTU's e então comprei um York de 12K BTU's. :concordo:

Pra assistir filmes eu costumo deixar ele em 26º, pois senão a Patroa reclama porque fica muito frio. Quando assisto tv sozinho eu deixo em 23º, porque menos que isso gela muito!

Uma vez eu vi num termômetro (meia-boca) que a temperatura da sala estava alguns graus (não me lembro quanto) abaixo do indicado no display. Ou seja, meu ar está gelando mais do que o programado. :D

É interessante que a unidade externa liga 2 ou 3 minutos e depois fica desligada uns 5.

Por isso eu tenho a impressão que exagerei no dimensionamento do split. Vai entender né. :D

Abraços,

sabujo2000 agradeceu.
  5. Gamestorm

Gamestorm Usuário Ativo

23 Mar 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Bom, trabalho com projetos de sistemas de ar condicionado, e o que posso dizer é que todos estes programas de calculo são baseados em estimativas de experiencias, assim com literaturas internacionais. No mercado em geral "dizem" que para conforto em uma residencia com baixa ocupação devemos aplicar de 18 a 20 M2/TR. TR é uma uma unidade de refrigeração mais usual e 1TR equivale a 12000 Btus. Sendo assim na teoria uma sala de 4 X 4 ficaria bem condicionada com um split de 120000, mas a margem de erro para isto é muito grande, pois varios fatores precisam ser levados em conta, como eficiencia do equipamento, orientação do norte magnetico, iluminação, carga de calor sensivel(equipamentos) e carga de calor latente(pessoas), metabolismo da atividade exercida. Por isto eu sempre recomendo que seja feita uma Carga Termica, que é o estudo minucioso de todos os itens que compõe o ambiente, pois assim o sistema será corretamete dimensiondo (y)

sabujo2000 agradeceu.
  6. Pamuju

Pamuju Usuário Ativo

3 Abr 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Eu estou que nem o amigo que abriu o tópico ...
    12 mil btu não fazem cócegas ...

Estava colocando a culpa na baixa qualidade do aparelho "importado" ...

Mas pelo que ele descreveu vou ter que partir para 24 e não 18 ...

Na verdade, vontade mesmo eu tenho é de partir para uma daqueles caixões tradicionais e abstrair o ruído ...
    Eles já não são mais tão barulhentos e tenho um 7500 faz muitos anos que comparado com o split rende 15 ...
    Claro, podem entrar na casa e fazer a mudança de noite que não vamos nem notar ...

sabujo2000 agradeceu.
  7. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Sabujo,

BH está esquentando mesmo....

Você poderia repassar os dados dos mestres jedi´s da termodinâmica, penso na possibilidade de colocar um desses por aqui.

Lucius

sabujo2000 agradeceu.
  8. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    E o barulho, aumentou muito ?

sabujo2000 agradeceu.
  9. Leonardo Niterói

Leonardo Niterói Sempre aprendendo.....

30 Nov 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Já tem ideia da conta de luz ?

sabujo2000 agradeceu.
  10. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Luiz, sei o que você está passando, pois os 18000 BTUs esfriam o ambiente até demais!

Engraçado é que seu ambiente é maior que o meu mas seu aparelho está aguentando suprir suas necessidades!

Como trabalho em home office e fico com o 2 PCs ligados o dia inteiro, e o sol bate praticamente durante todo o dia, isto pode estar sendo o problema!

Realmente, vá entender!!!!

[]s

Sabujo

11. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gamestorm,

excelente comentário!!:rever1: Acrescentou muito ao que eu sabia! Parabéns!

Não sabia que a coisa era tão complexa! Os sites realmente nivelam muito pra baixo!!!

Você podia escrever um tópico pra nós quando tiver um tempo! Tenho certeza que seria um dos mais visitados do forum!!!(y)(y)(y)

Abraço,
    Sabujo!

12. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Amigo,

Para um dito leigo, você fez um roteiro muito prático para a turma que tem receio e dúvidas a respeito de como calcular, adquirir e instalar um aparelho condicionador de ar do tipo doméstico.

Meus parabéns pela forma clara de se expressar!

Mas se me permite, vai aí uma dica sobre como calcular a capacidade de uma forma bem rápida:

Se o seu ambiente doméstico não tiver fontes que geram muito calor e também não possui muita área que pegue sol diretamente, principalmente na parte da tarde, para cada 16 a 20 m² você pode instalar um condicionador de 12.000 BTU/H. Essa diferença (16 a 20) se deve ao grau de resfriamento que você deseja atingir no ambiente(tem gente que curte mais frio que outros).

No seu caso específico, a capacidade de 12.000 BTU/H é mais que suficiente para atender a demanda de carga térmica, e você ainda poderá curtir um friozinho, se é que gosta disso.

sabujo2000 agradeceu.
  13. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pamaju,

o meu de 18000 está superdimensionado para meu quarto, veja a lista de aparelhos e tamanho antes de tomar esta decisão de ir para um de 24000 BTUs.

Para vc ter uma idéia, fechei as demais portas do corredor e consegui fazer a temperatura do meu quarto (quarto de casal) chegar até 22,5ºC (neste caso a evaporadora trabalhou bastante, claro).

Depois poste fotos do seu ambiente para termos uma noção do que você está passando!!!

Abraço,
    Sabujo!

Pamuju agradeceu.
  14. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pois é Lucius, BH está cada dia mais quente!!!

Eu fiz o serviço com a Arcongel (http://www.arcongel.com/) e o cara que você tem que procurar é o William. Se te passarem para outro, force para ser o William, pois você não se arrependerá!!!

Se for para fazer a instalação (já que vieram vários aqui em casa) peça que sejam o Marcos e Toninho. Os outros que vieram deixaram a casa toda emporcalhada, evaporadora suja e etc... Esses dois que fizeram a mudança do meu ar e o serviço deles é muito melhor que dos anteriores!!!

Resumindo:
    Atendimento, projeto e levantamento de carga: William
    Instaladores: Marcos e Antonio (Toninho)

Abraço,
    Sabujo!

15. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ariel e Masabro,

sobre o barulho, se comparado com a máquina de 12000, a de 18000 é uma betoneira!!! Não porque ela seja muito barulhenta, mas porque o aparelho da Springer é quase zero! :rever1:
    Durante o dia, onde o nível de ruido externo é maior, ela passa desapercebida!
    Durante a noite, entretanto, o barulho da Elgin pode incomodar sim!!!

Masabro, ainda nao chegou a conta do novo aparelho, visto que foi instalado cerca de 1 semana atrás! Assim que chegar a conta eu volto aqui para contar para vocês!!!

[]s
    Sabujo

Pamuju agradeceu.
  16. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Valeu FDMB!!!

Pena que algumas coisas a gente só aprende na cabeçada! De qualquer forma, valeu pela experiência!!!

Os Jedis da empresa que contratei também gostaram do desafio! Eles falaram que é uma pena não poderem fazer um acompanhamento como o que fizeram aqui com mais pessoas!!!

Obrigado pelas dicas!!!(y)(y)(y)(y)

Grande abraço,
    Sabujo!

17. Byrd

Byrd by Cassini

22 Abr 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Belo relato, Sabujo.

Na sua busca pela internet, você encontrou estes 3 tópicos:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=77094 ,

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=13557 e

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=36598 ?

Com todas as dicas neles contidos e claro, fuçando os sites citados, os dramas poderiam ser minorados, emho...

Acredito até, que seu relato poderia ser ainda melhor aproveitado, e futuramente, se fizesse parte de um destes: SPLIT ou Que ar-condicionado comprar? (y)

sabujo2000 agradeceu.
  18. sabujo2000

sabujo2000 Usuário

25 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado Byrd!
    Acho que você está realmente certo, minha thread poderia ajudar nos outros tópicos que você relatou!:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

Eu havia lido esses tópicos entretanto, no geral, eles corroboram com a questão da quantidade de BTUs (12000) em relação ao meu quarto (10m2). Juntando com os outros sites que mencionei, colocar o 12000 foi uma solução que tomei de cabeça tranquila!!!

O motivo do meu tópico foi tentar mostrar que a teoria falada não pode ser comprovada, no meu caso... Claro que não tenho pretensão em falar que há algo errado com a teoria mas que o assunto deve ser mais complexo que se imagina!

Obrigado por participar!!! Gostei da sua mensagem!!!

Grande abraço!
    Sabujo

19. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Valeu Sabujo (y)

Lucius

20. kansei

kansei Usuário

1 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    o grande problema desses sites de dimensionamento é que eles levam em conta a área e o correto pelo que eu saiba seria o volume da peça, se eu não me engano quando eu andei pesquisando grande maioria dos sites tem como padrão uma altura de 2,60 só achei um site que dava para coloca todas dimensões, só esqueci de salva nos favoritos, e a diferença era absurda entre eles.

Compartilhar esta Página