Diminuir a potencia do Falante, Tem como???

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por roberto_hag, 2 Jul 2008.

1. roberto_hag

roberto_hag Usuário

30 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa Noite Galera,

alguem sabe me dizer se é possivel e como fazer para diminuir a potencia que chega em um auto falante sem ser reduzindo o ganho no amplificador??

alguma "gambiarra"??

Só para vcs entenderem o que eu estou querendo:

meu ampl. manda 180W por canal em 2ohms, se eu colocar 2 falantes de 4 ohms em paralelo eles irão cair para 2ohms cada correto?? ai vem a duvida, meus 6x9 tem 80WRMS cada, e eu quero colocar 1 par de falantes na porta da frente, mas a maioria dos falantes que eu encontro são de 50 a 60 WRMS (kit 2 vias e outros) o que faria os mesmos trabalharem 30WRMS de potencia acima do suportado.

OU

se eu diminuir o ganho no ampli. eu faço os 6x9 trabalharem com 30WRMS a menos do que o suportado.

o que eu queria era algo que diminuise a potencia enviada pelo amplificador antes dela chegar aos falantes.

Agradeço a atenção de todos!!

2. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    Que tal usar o controle de VOLUME ?

;)

3. roberto_hag

roberto_hag Usuário

30 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas se eu fizer isso não vou perder potencia nos 6x9???

como proceder??

4. Russo

Russo LoucoporSom

31 Mai 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Olá amigo,

A potência declarada para cada falante é supostamente a potência total que o falante pode suportar. Se o amplificador pode fornecer mais potência do que os falantes suportam, usando o controle de volume você poderá controlar a quantidade de energia que o amplificador enviará para os falantes. A grosso modo, quando o som dos falantes começar a distorcer, é sinal que já chegaram no seu limite. Daí prá frente pode-se danificar os falantes e até mesmo o amplificador.(y)

Abraços,

5. DarkMaster

DarkMaster Usuário

14 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Você consegue controlar no modulo ou no aparelho. Depende das configurações

6. rafaelnfernandes

rafaelnfernandes Usuário

23 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Roberto,

Não tem jeito facil de resolver isso não.

Na teoria se vc colocasse uns resistores (de potencia) em serie com os falantes menores a impedancia deles ia aumentar um pouco e dai vc teria uma distribuição melhor (mais potencia pros 6x9 menos pros menores).

Porem, isso vai fazer a sua impedancia total subir um pouco tbm, de 2 pra 2,5 por exemplo.. dai seu modulo não da mais os 180 watts que dava antes.. e além disso.. não eh facil achar os resistores que vc vai precisar..
    (pensa comigo. Dissipar 30 watts não é nada facil, é calor pra caramba)

7. JP!

JP! Curioso

19 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Seu amplificador só tem dois canais ?

Coloque os alto-falantes dianteiros e traseiros em série e aí ficará em 8ohms.

Além do que som alto vindo de trás é oposto do que deve ocorrer se você está pensando em qualidade de som.

JP

8. roberto_hag

roberto_hag Usuário

30 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Rafael, na verdade não teria tanto problema em o modulo dar os 180 Watts, afinal eu necessitaria somente de 140W, 80W pros 6x9 e 60W pros 6" nas portas, dissipando assim somente 20W, achei um artigo na net sobre atenuação de potencia.

L-PAD

http://autosom.net/artigos/lpad.htm

acho que é isso de que eu preciso correto??

9. rafaelnfernandes

rafaelnfernandes Usuário

23 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Roberto,

é bem isso aí que você precisa mesmo. Mas, se não tiver familiaridade com eletronica/eletricidade sugiro conversar melhor com alguem que tenha pra te dar uma ajuda.

Na teoria parece tudo muito simples, mas na pratica vc pode ter surpresas. Dai o jeito eh ir tentando. Como o artigo diz, tem que usar uns resistores proprios, e lembre de instala-los num lugar ventilado!!!

Se quiser ajuda pra fazer as contas me avisa, posso te passar umas estimativas.

10. roberto_hag

roberto_hag Usuário

30 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Com certeza sua ajuda sera muito bem vinda!!!!!!

11. rafaelnfernandes

rafaelnfernandes Usuário

23 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Roberto,

Desculpa a demora, mas andei bastante ocupado esses dias.
    Pois bem, havia pensado em fazer um arranjo com apenas um resistor mas percebi que o som dos 6x9 ia ficar muito mais forte que os dos falantes da frente.

Saida mais simples que eu achei foi o seguinte:
    (vou explicar apenas pra um canal do modulo do outro lado é só repetir a mesma coisa)

Vou falar a sequencia pra ficar mais facil

Em serie com todo o resto voce vai colocar um resistor, chamado de R1.
    Specs de R1 (talvez seja necessario combinar alguns resistores)
    0.1ohm (isso mesmo um decimo de 1 ohm)
    7watts ou mais de potencia maxima.

Saindo de R1 serão dois caminhos, um diretamente pro positivo de um dos 6x9 e outro ligado no R2.
    Specs de R2
    1ohm
    14 watts ou mais de potencia maxima

Saindo de R2 ligar no positivo de um dos falantes da frente.

A ligação do negativo eh normal: mesmo cabo que sai do modulo liga no negativo do 6x9 e do falante da frente.

Dessa forma a teoria diz que vai funcionar assim:

o 6x9 vai receber 82 watts
    e o falante da frente vai receber 52 watts
    a potencia de saida do modulo vai ser 155 watts
    a potencio dissipada nos resistores vai ser (155 -52 -82 = 21) 21 watts

Bom, a estimativa é essa ai.

Se tiver dificuldades me avisa.

Rafael

12. muriloalvares

muriloalvares Usuário

14 Ago 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala Roberto, já chegou a instalar o som? Se sim, precisou atenuar os alto-falantes de trás?

13. ffugita

ffugita Usuário

13 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se você tem um auto-falante de 100wRMS, e um AMP de 200wRMS, ao ligar os 2, o auto-falante NÃO TORRA por excesso de potencia. Sinais musicais são muito diferentes de sinais senoidais ou ruido rosa usados para ser fazer testes de potencia.

É muito mais fácil torrar o falante de 100wRMS se você usasse um AMP de 50wRMS (por exemplo), pois a distorçao que o amplificador irá entregar no auto-falante junto com o sinal de 50w seria muito grande. É esse sinal distorcido que acaba resultando em queima dos falantes.

Se quiser testar, é só botar pra ver. Faça um falante de 100wRMS funcionar com música , plugado em um amp que fornece 150w sem distorçao. O auto-falante vai tocar numa boa. Agora, faça o contrário. Pegue o mesmo auto-falante e plugue em um amp de 50Wrms. Coloque o volume no máximo. O amplificador estará entregando meros 50wRMS , metade da potencia nominal do falante. Mesmo assim ele vai acabar queimando por causa do sinal distorcido.

Duvida? Visite o tópico sobre isso na audiolist, ou outros grupos... :p

14. rafaelnfernandes

rafaelnfernandes Usuário

23 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fugita,

O que vc diz procede, e acontece na pratica. Alias é muito facil queimar sub usando modulo muito abaixo da potencia maxima.. pois até vc notar que tão indo ondas quadradas.. a bobina já pode ter ido pro saco..

Mas no caso do nosso amigo Roberto, acredito que a intenção era apenas aproveitar melhor a potencia dos 6x9 sem ter distorção nos kits da frente..

15. Thiago Recife

Thiago Recife Usuário

23 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pesoal do HT, eu achei esse tópico na net e é muito interessante. Eu também tenho lá minhas dúvidas quanto a potência que meu som manda pros caixas e queria administrar. O som do meu carro tem 4 saídas pré amplificadas com potência de 150 w cada! nesse caso, eu to pensando em comprar dois alto falantes bomber 6x9 de 150wrms cada pra por atrás, sendo que, o que fazer com os alto falantes dianteiros de 50wrms? eu precisava saber qual resistor eu uso para diminuir a potência máxima do meu som p/50W. Com isso espero aumentar o som ao máximo e não ter ruído! será que alguém pode me iluminar aê? me dar alguma sugestão para que eu possa conseguir isso?

valews!

16. sepacheco

sepacheco Usuário

3 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ei ei, ! devagar com andor !

O que define se um falante toca mais forte ou mais fraco não é a potência térmica SUPORTADA, ou seja quanto de energia ele pode dissipar, e sim sua sensibilidade que é informada em dB/W/m.

Sendo assim não precisa ficar metendo resistores a torto e a direito, até porque mesmo com resistores de primeira acaba tendo alguma degradação de sinal.

Falantes que SUPORTAM mais potência, geralmente tem sensibilidade mais baixa, o que os que suportam menos, pois tem motor magnético mais pesado.

Alem disso a potência não é instantânea e sim uma razão da tensão aplicada á entrada do amplificador x sua sensibilidade de entrada x tensão e corrente de alimentação x impedância de sadia. Em resumo leigo, a potência entregue vai aparecendo conforme o botão de volume vai sendo aberto e a sensibilidade diminuída (ganho aumentado).

Fora isso a norma para medição de potência suportada para alto falantes é diferente da de potência fornecida por amplificadores.

Nos falantes é aplicado ruido rosa por 24 horas e determinada qual a potência que faz o falante ter problemas elétricos ou mecânicos. Nos amplificadores é aplicada uma onda senoidal na entrada e analizando a que nível de tensão de saída se tem uma distorção dessa onda maior que 1%.

O ruido rosa tem fator de crista de -3dB ou seja exige a metade que uma onda senoidal , hipoteticamente se aplicarmos ruido rosa num amplificador de 180 WRMS nas mesmas condições vamos medir uma media de 90 á 120 W no máximo.
    Alem disso a potência acaba sendo dividida em associações conforme a Re (resistência elétrica) dos alto falantes.

Por exemplo temos em um canal de 100 W um falante com Re 3,5Ohms e outro com Re de 4,8 Ohms (ambos nominalmente com 4 ohms de impedância) o de 3,5 Ohms Receberá 57,83W e o de 4,8Ohms 42,17 W

Para timbrar corretamente um alto falante devemos aplicar entre 70% e 200% da potência suportada em RMS.

Ou seja ligue com tranqüilidade ! Vai perceber ruidos mecânicos nos falantes antes de ter problemas elétricos nele.

O que mais queima alto falantes na verdade é falta de potência. Isso mesmo ! Por que ? Como falamos o fator de crista da senoide é de -3dB em relação a um tom continuo. Quando exigimos demais de um amplificador, tentando fazer ele entregar mais potência do que pode, exagerando na tensão de entrada (volume muito alto + ganho muito aberto) quanto mais vamos exigindo, mais ele vai deformando (distorção por ceifamento conhecida tambem como clipping) as cristas e vales das senoides, que chega um ponto que elas viram uma onda quadrada, passando a ter o formato de uma onda quadrada (que pra facilitar chamei de tom contínuo á pouco) que tem fator de crista 0dB, ou seja instantaneamente seu amplificador passou a fornecer o dobro de potência a que foi especificado, e com isso vai aquecendo a bobina do falante até derreter o verniz ela entrar em curto baixa a impedância e queima o amp ou se rompe por super aquecimento.

Só se tiver uma diferença de volume significativa entre falantes do mesmo canal é que deve pensar em lpads resistivos.

Ou seja , Sabendo usar vai estar tudo bem.

[]

Sandro

Compartilhar esta Página