DISJUNTOR DR Desarmando

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por MMQ, 5 Abr 2008.

1. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    <H1 style="MARGIN: 7.5pt 15pt auto">O Disjuntor DR do quadro elétrico do meu apartamento está desarmando quando conecto a tomada tripolar da TV LCD a uma das tomadas do apartamento. O mesmo acontece com a tomada do Projetor.

O apartamento dispõe de aterramento. Todas as tomadas nas paredes tem Fase, Neutro e Terra. Quando conecto a tv ou o projetor isolando o pino terra do seu cabo, o disjuntor não desarma.
    Tenho instalação de aterramento mas não posso usar o terra do aparelho!
    Tenho outros equipamentos com cabo tripolar que não causam esse problema.
    O que pode estar acontecendo?

Grato.
    </H1>

2. Aurelio Cavalcante

Aurelio Cavalcante Usuário

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estranho!
    Isto é típico de fuga de corrente. Se o problema ocorresse em uma única tomada, diria para abri-la e verificar se as ligações foram feitas corretamente. Assim, olhando a tomada de frente, com dois pinos em cima e um em baixo, você deveria ter:

- lado direito: fase;
    - lado esquerdo: neutro (cabo/fio azul);
    - pino inferior: terra (cabo/fio verde).

Só que você afirma que acontece em todas as tomadas do seu apartamento...

De qualquer forma, verifique as conexões das tomadas específicas para o uso da LCD e do projetor. Se o neutro estiver invertido com o terra, vai ter este problema. (y)

3. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aurélio,

Grato pela resposta!

Não há inversão de neutro com terra.

No entanto as posições do neutro e da fase estão invertidas em relação ao que você postou. Isso poderia estar causando esse problema?

4. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não acredito que isto esteja gerando o problema mencionado. De qualquer forma, sugiro que corrija a instalação. Isto é norma que os eletricistas desconhecem ou descumprem.
    Há equipamentos que possuem um pino mais largo que o outro, denominado neutro polarizado e assumem que o pino da esquerda é o neutro.

5. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Inverti o fase e o neutro na tomada e o problema continua.

Fiz um outro teste.Desliguei da tomada todos os aparelhos do apartamento. Pluguei apenas a tomada da TV e o disjuntor desarmou.

Por que isso está acontecendo apenas com esses dois aparelhos?

Grato.:discordo:

6. Pamuju

Pamuju Usuário Ativo

3 Abr 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Não conheço muito isso ...

Mas outro dia fiz uma auditoria de segurança na empresa e questionando sobre se ferramentas manuais como lixadeiras, furadeiras e etc não precisavam de terra me explicaram que esses disjuntores desarmam com a mínima fuga de corrente no aparelho em uso ...
    O Usuário não chega nem a sentir cócegas e ele desarma ...

Poderia estar havendo alguma pequena fuga de corrente nesses aparelhos ?

Você não tem como ligá-los na casa do vizinho por exemplo ?

7. fox-xp

fox-xp Curtindo meu HT

20 Abr 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Ja checou a tomada ? Os DR's são muito sensíveis, a mímima fuga de corrente e o bichin desarma.

Desmonte a tomada, ela pode estar com problemas, pode estar gerando um pequeno curto, etc. já tentou ligar em outra tomada ? Utilize uma extensão para testar com uma tomada de outro comodo.

(y)

8. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Farei o teste com tomada de outro cômodo.
    Verifiquei que existem outras todas tomadas invertidas no apartamento (fase e neutro). Ajustarei todas.

A possibilidade de haver alguma tomada do apartamento em que esteja ocorrendo contato neutro terra, poderia justificar o problema, mesmo que não sejam as que estão sendo utilizadas para o projetor e a LDC?

Grato.

9. Cezarsky

Cezarsky Usuário Muito Ativo

8 Mai 2006
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Pois é!

Depois de refazer totalmente a instalação eletrica da casa (que já tinha 20 anos) e instalar os novos quadros (um deles dedicado apenas ao setup) me deparei com o mesmo problema do tal DR. No meu caso a fuga deveria estar na iluminação da piscina ou do jardim segundo o engenheiro que me atendeu.

Diante da idéia de desmanchar o paisagismo que custou caro e levou muito tempo para formar, abandonei o DR, tirei do quadro e sinceramente não sinto falta nenhuma do dispositivo pentelho que me deixou no escuro e irritado por muitas vezes!

Abraços

Marco

10. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vou ter que investigar mais antes de me livrar do dispositivo pentelho:lol:. Com crianças em casa fica difícil dispensar a proteção contra choques elétricos que o famigerado proporciona. Irritado eu já estou. Não fico no escuro pois o DR está ligado apenas às tomadas.

Valeu!

11. fox-xp

fox-xp Curtindo meu HT

20 Abr 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    É realmente o DR é pentelho, mas pra quem tem criança pequena vale muito a pena. É praticamente impossível uma criança tomar um choque enfiando alguma coisa na tomada, o DR entra em campo antes.

Em casa o DR está tomando conta de tudo, e até agora 100% (y)

12. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

14 Jan 2005
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    48
  13. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não é possível ocorrer o que você descreveu. A explicação é a seguinte: o neutro sempre é utilizado (e é ele quem é monitorado pelo DR), independentemente da tomada ter três ou dois pinos. Assim, a corrente que circula pelo neutro iria passar para o terra a todo o momento que o circuito fosse utilizado, desarmando o DR.

Neste momento eu tentaria ligar o equipamento em outras tomadas, sempre usando os três pinos. Fazendo isto, você vai isolar a variável tomada. Procure ligar em uma tomada que pertença a outro circuito. Aí você isola a variável circuito.

A fuga de corrente da LCD e do projetor são ínfimos e não deveriam desarmar o interruptor DR (não é disjuntor).

14. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    MMQ,

Antes de esticar extensões pela sua casa para fazer os testes, tente o seguinte: conecte a LCD e espere pelo desarme do DR. Tente então religar o DR com a LCD conectada. Se perceber que há resistência para a religação (interruptor duro) não insista.

O que pode estar acontecendo é que os capacitores que funcionam como filtro no seu equipamento estejam jogando para o terra uma corrente superior aos 30 mA que o seu DR suporta por alguns ciclos de rede.

Se funcionar, faça o mesmo com o projetor, sem desconectar a LCD. (y)

15. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aurélio,

Acabei de fazer alguns testes:

Utilizei o monitor lcd (19") do meu Desktop (cabo de três pinos) e o liguei, sem problemas, (sem desarme do DR) a várias tomadas da casa, inclusive às que estão atendendo ao projetor e à TV LCD.

Carreguei pela casa a TV (32") testando diversas tomadas. Em tomadas de outro circuito não houve desarme do disjuntor. Também não houve desarme quando liguei a tv na tomada onde estava ligado o projetor!

Ocorre que quando recoloquei a tv no seu lugar, resolvi religar o terra da tomada (que havia isolado desde que a tv chegou) e testar novamente. Ao conectar o plugue da tv não houve desarme do disjuntor! Tirei e botei várias vezes a tomada e nada do DR desarmar. Não entendendo o que tinha acontecido, passei a conectar os outros cabos. Depois de conectar os cabos av, encostei o cabo RF na sua entrada e houve o desarme! Testei mais uma vez e o simples contado do elemento central do cabo coaxial, (que está ligado ao decoder da sky), na entrada ANT da tv provoca o desarme do disjuntor.

O decoder da SKY na verdade está próximo ao receiver ligado a ele por cabo s-video. O receiver por sua vez está ligado ao projetor por dois cabos, V comp e HDMI. A tv LDC, em outro cômodo está ligada ao decoder pela saída RF (canal3) (ponto escravo).

Ao projetor...

Religuei o terra da tomada (parede) do projetor. Conectei o cabo do projetor, provocando o desarme do DR. Desconectei os cabos S-video e RCA som do decoder - receiver e pluguei a tomada do projetor novamente. Dessa vez sem desarme do disjuntor.

Há fuga de corrente quando os aparelhos estão conectados aos cabos coaxiais de antena (direta ou indiretamente). Porém, quando o terra não está ligado isso não ocorre.

Alguém poderia explicar o que pode estar causando isso e/ou tem alguma idéia de como resolver?[​IMG]

Grato.

16. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

14 Jan 2005
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    48
    Parece que o seu caso é similar ao de muitos colegas que relatam ruído no som (mesmo nas audições estéreo) quando a antena da TV -- conectada ao sistema de HT da casa -- tem alguma conexão com os demais aparelhos.

Não sei como é o caso da SKY, mas quem tem TV a cabo comenta que há uma diferença de potencial entre o terra ou neutro do cabo (da TV) e o terra ou neutro e/ou do seu aterramento dedicado ou da concessionária de energia elétrica, o que gera uma corrente de fuga quando o cabo de RF é conectado a algum equipamento aterrado.

As soluções parecem ser, se possível, aterrar o decodificador/cabo, solicitar um tranformador isolador (veja esse post) ou usar conprar um (veja esse outro). Alguns condicionadores de energia possuem entrada/saída para proteger o sinal de RF. Acredito que façam a isolação também.

17. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A diferença de potencial ocorre entre o terra da instalação e a malha de aterramento do cabo coaxial. No meu caso, obtive 50 mV de ddp. Só que era da NET. Este valor já era o suficiente para gerar um ruído considerável no áudio da minha LCD. Quando aterrei o cabo da Net, o ruído sumiu! (y)

Para resolver o seu problema, sugiro que aterre o cabo coaxial do seu sistema de TV. Há várias opções no mercado. Eu recomendo os produtos da Clamper. Tenho-os no meu circuito elétrico, de telefonia e de TV a cabo.

Além de ter a equipotencialização do terra (item mandatório na NBR 5410), você também terá uma proteção para o seu sistema. (y)

Meus parabéns pelo processo de investigação! :aplauso:

18. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aurélio,

Obrigado.

Vou abusar um pouco mais:

Como se faz o aterramento dos cabos coaxiais/decoder?
    Qual, exatamente, o produto da Clamper que você recomenda? Seria o TVCABLE PROTECTOR PLUS?

Grato.

19. MMQ

MMQ Usuário

12 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aurélio, colegas,

Qual o produto recomendado para o meu caso?

Seria o 812.x.050/F, o TVCABLE PROTECTOR PLUS ou outro?

Onde instalar o primeiro? Em qualquer ponto do cabo coaxial? Próximo da entrada da TV? Próximo da entrada do decoder?

Abaixo link com imagem e descrição desses dois citados acima.

http://www.reymaster.com.br/catalogo/clamper.pdf

Grato.

20. Aurelio Cavalcante

21 Jul 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    MMQ,

Eu fiquei pensando no seu caso e, sinceramente, tem algo muito estranho acontecendo por aí.

Vamos à teoria por detrás de um DR: de uma maneira bem simples ele mede a diferença de corrente entre o neutro e os fase. Se este delta de corrente for maior do que 30 mA (ou 300 mA dependendo do modelo) ele assume que algo está errado e, então, desarma o circuito, para a proteção do usuário. (y)

Note que até agora eu não mencionei nada do terra, que é um coadjuvante nesta história (pelo menos neste momento).

Acontece que, no seu caso, quando você conecta o cabo coaxial ao sistema, a corrente prefere fluir pelo terra - ao invés de ir para o neutro. Só que para desarmar o DR, ela só pode ter sido desviada do neutro, originada de um dos fase (já que são os únicos componentes que o DR monitora). Em outras palavras, o problema que você tem está na instalação elétrica, e não no cabo coaxial. Isto pode estar relacionado ao seu decoder da Sky.

Aqui vão algumas sugestões para tentar entender o seu problema:

- Abra o Quadro de Distribuição e verifique se o DR foi instalado corretamente. Olhando para ele, você deverá ver somente os fios fase e o neutro ligados a ele. Em alguns modelos de DR, há a especificação indicada na carcaça sobre quais pólos dever ser utilizados em circuitos tripolares (fase - fase - neutro);

- Faça a medição de tensão entre os fios fase, neutro e terra;

- Verifique os apertos dos parafusos dos disjuntores no seu Quadro de Distribuição.

Os tipos de proteção que você mencionou têm aplicações distintas. O 812.X.050/F deve ser usado em instalações que permitam uma proteção geral - e aterrada do Terminal de Aterramento Principal da residência, enquanto que o TV CABLE PROTECTOR deve ser usado no ponto de utilização. No meu caso eu tenho o 812.X.050/F, pois previ esta proteção durante o projeto da minha casa, em um quadro específico para a entrada da TV a cabo e os telefones. (y)

O TV Cable Protector é relativamente barato e eficaz. Só que não acredito que resolva o seu problema agora.

Tomara que esteja errado.

Compartilhar esta Página