Doméstica presa há 4 meses por roubar um pote de manteiga! Esse país tem jeito?

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Vinícius RS, 21 Mar 2006.

1. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

30 Ago 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    38
    Gente, esse país tá perdido mesmo...
    Uma empregada doméstica está presa há 4 meses por tentar roubar um pote de manteiga de um supermercado, no valor de R$3,10...
    Será que vão esperar acontecer como com a outra mulher, que foi presa por roubar um shampoo, e ficou 6 meses na cadeia, sendo agredida e vindo a perder um olho?!!
    Enquanto isso se discute que sabor é a pizza do mensalão...
    A notícia:
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI921052-EI5030,00.html

Esse país tem ou não tem jeito?
    O que leva uma promotoria a pedir reiteradamente a prisão de uma pessoa assim?
    O que leva um juíz a manter uma pessoa assim presa?
    Se ela tivesse pego uma arma, dado um tiro na cara do caixa do supermercado, de repente já ia estar na rua (tendo um bom advogado...)
    Esse mundo tá virado ou eu que estou?

2. NEILSON

NEILSON Curtindo meu 1º Home Cinema

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    essa moda poderia pegar para o lado do peixes grandões, os engravatados que tem conta no exterior.

3. supahcool

supahcool se preferir me chama de Marcio

25 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    vão me desculpar mas roubo é roubo , o que está errado é ela não ter alguém pra defende-la , caso ela não tenha capacidade pra isto, e no caso dos grandões eles estão protegidos até demais , diga-se de passagem .

4. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    155
    Troféus:
    63
    Realmente tem muitas coisas do avesso por aqui... enquanto isso os caras revertem aquela lei que aumentava a punição por crimes hediondos... :rolleyes:

5. MARCELOBV

MARCELOBV Usuário

17 Fev 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O problema não é ela estar há 4 meses na cadeia por roubar a manteiga, mas sim, Os carinhas por aí não estarem cumprindo perpétua por "roubarem milhões", "matar milhares", "sequestrar", "estuprar" e etc....

6. Alex Sound

Alex Sound Usuário Ativo

23 Jul 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Dois pesos, duas medidas.
    Ou
    A Justiça é cega, mas sente o cheiro de pobre à distância...

7. johnnie

johnnie Usuário

25 Out 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    mas no Brasil é público e notório que só é preso "ladrão de galinha"

o caso dessa moça tem o agravante da ameaça de morte que fez ao dono do supermercado

8. rodrigojr

rodrigojr Usuário Ativo

17 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Acho que o dono do supermercado tem um bom advogado e ela, não.

O advogado gratuito que ela deve estar utilizando não deve ter dado a devida atenção ao caso (ou não sabe o que fazer). Acho que nem com ameaça feita ao dono do mercado ela ficaria presa se o cara fosse bom.

Mas é isso aí, quem não pode pagar dança. E isso não é só com a Justiça não. Na saúde é a mesma coisa. Diariamente morrem muitas pessoas porque não têm dinheiro para serem atendidas em um hospital pearticular de qualidade.

Infelizmente, dinheiro não é tudo, mas ajuda...

9. NEILSON

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    o que mais me deixa indignado e ver aqueles cara irem depor para os senadores (autoridades) amparados por liminares, para não responderem as perguntas que podem comprometer a si mesmo. é uma vergonha, dessa forma a nossa justiça apoia a mentira, o jeitinho, as brechas em nossas leis e etc..... não sei onde vamos parar.

10. NEILSON

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    falando em poderoso, o que aconteceu com aquele Juiz que matou um vigia:bazuca: do supermercado, não ouvi dizer mais nada sobre aquele caso, ele está preso, ou alegou legitima defesa :aiai: .

11. lucius

lucius POWERED BY MARIA CLARA

6 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Esbúlho famélico :D

Lucius

12. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    41
    Troféus:
    48
    Neilson,

O Juiz não matou o segurança, há um erro de semântica aqui.

Foi o segurança que, inadvertidamente, se deixou alvejar pelo juiz.

:bazuca:

13. cybercoy

cybercoy Usuário

20 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A ultima noticia que soube foi que ele tinha sido solto!

14. NEILSON

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    essa foi boa, quem mandou entrar (na frente da arma) no lugar errado, na hora errada.

15. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    41
    Troféus:
    48
    Revoltante, não ?

16. stpamarante

stpamarante Usuário

26 Nov 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Crime é crime. Não existe uma tabela de valor para estabelecer o que é roubo e o que não é. Pelo menos, não na porta dos estabelecimentos comerciais. Além disso, não dá para permitir que as pessoas roubem e depois aleguem que o valor do roubo era baixo. Se for permitido, ai que a coisa vira uma bagunça total.

Acho que a nossa tolerância e relativização do que pode e não pode, acima da lei, é uma das maiores fontes dos nossos problemas. Caixa dois é "feio", mas perdoável. Parar em fila dupla só um poquinho porque está com presssa é aceitável; a autoridade de trânsito é que é um caxias, um chato. Reclama-se da "indústria das multas" porque queremos burlar o código de trânsito sem ser incomodados ou ter prejuizos. São vários os exemplo no nosso cotidiano e é muito difícil evitar cometer uma falta, pois isso é visto quase que como uma falha de carater ou problema de personalidade. Se fosse ao contrário, talvez o nosso país fosse um pouco melhor para se viver. Mas não confundam isso com moralismo conservador. É apenas a constatação de que a fonte dos nossos problemas está em nós mesmos.

É evidente que deveria-se aplicar a mesma regra para todos e, em um caso desse tipo, levar em conta o estado emocional da pessoa e seus antecedentes. Aplicar uma pena talvez ou mais curta, em um estabelecimento penal mais apropriado, ou alternativa, levando em conta que o caso exige mais reeducação do que punição. Usar um maior rigor para casos mais graves. Ou seja, ser relativo apenas na aplicação da lei e não no seu cumprimento. Nunca aceitar que, porque alguns roubam muito, podemos roubar um pouquinho, pois isso está destruindo a nossa sociedade.

17. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    41
    Troféus:
    48
    Certíssimo. Crime é crime. Ponto.

Mas o que choca é exatamente perceber que como não se pode punir os graúdos, esses pequenos muitas vezes recebem punições descabidas ao delito cometido.

Falta além de empenho, ponderação ao nosso judiciário.

Mas como tudo tem 2 lados, há muito mais gente na iminência de cometer pequenos delitos como esse, do que grandes falcatruas, então, se a justiça se mostra muito amistosa, corremos o risco de perder o controle.

18. G@briel

G@briel Usuário Ativo

27 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Esse país não tem mais jeito não gente, esqueçam.

Eu que tenho apenas 23 anos já perdi a fé!

To buscando a cidadania italiana e quem sabe vazo desse lugar!

Não consigo ter segurança no bairro onde eu moro, que é bom, não temos nenhum serviço público descente, ruas/estradas esburacadas, preços abusivos, políticos corruptos (pra ser específico, aqui sai e entra prefeito e continua a mesma roubalheira, independente do partido).

Sei lá, tenho familiares/amigos morando na Europa/Nova Zelândia e a realidade lá é bem diferente.

Eles que conseguiram as coisas por lá, nem pensam em voltar pra cá mais. Só pra visitar a família de 2 em 2 anos.

Abraços

19. Tuareg

Tuareg Usuário Ativo

2 Abr 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
  20. Dennis

Dennis Administrador Moderador

21 Mai 2002
    Obrigados:
    155
    Troféus:
    63
    Pessoal,

Tá parecendo aquela frase "máxima" do "bits são bits".
    Sou engenheiro, mas aprendi que nas ciências humanas e no Direito em particular, não é assim que funciona.

Sim, todo crime deve ser punido, mas a punição varia conforme o entendimento da gravidade e intencionalidade do crime. Nada mais justo: que a punição seja "proporcional" ao delito.

Não sou jurista, aliás nem advogado, mas nmho reverter a lei que punia mais severamente os crimes hediondos foi um grande erro. Muitos alegam que mais tempo em cana não adianta nada, só superlota os presídios. Não tenho competência para dizer se mais ou menos tempo de cadeia faz alguma diferença, mas nmo a mensagem transmitida com a comutação da lei é muito, muito ruim. De certa forma, é um estímulo a esse tipo de crime bárbaro.

Ficamos chocados quando sabemos que em muitos países muçulmanos, se você for pego roubando, eles cortam sua mão. A tolerância faz parte da nossa cultura. Em compensação, se bem me lembro 12 das 15 grandes cidades consideradas mais seguras do mundo ficavam em países muçulmanos...

A punição nem precisa ser radical como essa, mas é preciso ser aplicada.
    Essa tolerância indiscriminada, mais conhecida por "jeitinho brasileiro", que tantos valorizam, é nmho o maior mal desse país, e que leva a tantos outros, como corrupção, impunidade, etc.

Afinal, "são todos iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais do que outros". ;)

Compartilhar esta Página