DPS UNIC será que funciona?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Massa.D, 10 Set 2008.

  1. Massa.D

    Massa.D Usuário Ativo

    Desde:
    9 Nov 2006
    Mensagens:
    3.780
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    SP-BR
  2. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário

    Desde:
    21 Jul 2004
    Mensagens:
    61
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo - SP
    Ele não vai proteger a sua residência contra raios, mas sim contra sobretensões causadas, entre outras coisas, por raios que caem próximos às linhas elétricas. (y)
     
    Massa.D agradeceu.
  3. CARLOS (CMG)

    CARLOS (CMG) Usuário

    Desde:
    1 Mar 2007
    Mensagens:
    4.891
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Localização:
    Criciúma / SC
    O que o Aurelio falou é correto! Interessante complementar de que esse componente é instalado na entrada da rede externa - antes do disjuntor - para desarmar ao menor sinal de sobretensão (ele tem uma tolerância menor que o disjuntor normal), o que acaba sendo realmente efetivo.

    Só não leve muito a sério quando alguém diz que tal produto tem proteção efetiva contra raios... ;)

    Eu tenho um instalado na minha caixa de entrada há vários anos (não é da Legrand; porém tem cumprido sua função muito bem, além de ter um custo bastante acessível) (y)

    Abraços, Carlos
     
    Massa.D agradeceu.
  4. Massa.D

    Massa.D Usuário Ativo

    Desde:
    9 Nov 2006
    Mensagens:
    3.780
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    SP-BR
    Prezado Aurélio e Carlos,

    Grato pela opinião! O fabricante recomenda que o DPS seja ligado ao terra, mas será que se o nosso aterramento não for dos melhores o dispositivo terá a mesma eficiência? Já me falaram que eu poderia ligá-lo da fase para o neutro (aproveitando o aterramento da rede), será que está correto?

    Abraços,
     
  5. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário

    Desde:
    21 Jul 2004
    Mensagens:
    61
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo - SP
    Honestamente, não ligue nada se você não confiar no aterramento da sua casa, pois o neutro da rede tende a ser pior ainda, já que "deveria" estar aterrado em todas as residências. E sabemos que não está.
     
    Massa.D agradeceu.
  6. Massa.D

    Massa.D Usuário Ativo

    Desde:
    9 Nov 2006
    Mensagens:
    3.780
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    SP-BR
    Prezado Aurélio,

    Grato pelo conselho. Parece que não é muito fácil determinar a qualidade do aterramento sem os medidores apropriados para os testes. Já enviei algumas perguntas para a LEGRAND mas até agora não responderam (mesmo após as 48 hs para a resposta prometido pelo SAC :regras:).
     
  7. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário

    Desde:
    21 Jul 2004
    Mensagens:
    61
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo - SP
    Embora seja uma boa marca, a Legrand não é a única fabricante deste tipo de equipamento. Além disto, são uns dos mais caros. E isto não quer dizer que sejam os melhores.
    Há outros fabricantes como a Siemens e a Clamper.
    Pelo que vi você está em Guarulhos. Procure por estes equipamentos na 4A Elétrica.
     
    Massa.D agradeceu.
  8. ricardo_pedrassani

    ricardo_pedrassani Usuário

    Desde:
    21 Dez 2004
    Mensagens:
    267
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Balneário Camboriú - SC
    Siemens: de qualidade, um pouco difíceis de achar, linha com não muitas opções. Preço um pouco acima dos concorrentes. Se forem tão bons como os disjuntores Siemens devem ser DPS(s) muito bons.

    Clamper (www.clamper.com.br): empresa focada em DPS, linha completíssima, linha de proteção "elétrica" fácil de achar, linha de proteção "a dados" difícil de achar. Tem como vantagem que se você não encontrar na loja a fábrica vende para você (com custo BEM elevado, mas vendem). Tem bom atendimento técnico, qualquer dúvida liga para o engenheiro da Clamper que ele te atente. Linha de proteção a sinais (de dados, celular etc) das melhores do mundo.

    WEG (www.weg.net): excelente qualidade, entraram agora na linha de DPS, mas fabricam eles com o mesmo esmero que os motores milionários para centrais hidrelétricas que exportam para o mundo todo. Nem na martelada se consegue abrir um destes(!) Dificílimos de achar, pois é uma linha nova. Os engenheiros da fábrica são super-atenciosos, linha bem competa e, de quebra, são os únicos dispositivos modulares do mercado nacional, quando o DPS atinge sua vida útil é só trocar o "módulo" sem ter que meter a mão no quadro e sem desligar nada, é só substituir o módulo.

    Outros: não posso afirmar, não conheço. Pessoalmente tenho hoje Clamper para a linha de dados (proteção do modem ADSL) e Clamper para a rede elétrica. Quanto atingir a vida útil deste último, com certeza comprarei WEG para proteção da rede elétrica.

    Todos cumprem a sua função CONTANTO que haja um terra. Quanto a ligar no neutro, por NBR, hoje, recomenda-se que o terra seja ligado EM UM PONTO (na entrada geralmente) ao neutro. Podes verificar se isso já acontece na sua rede com um multímetro, teste a continuidade entre terra e neutro. Na grande maioria das vezes já estão interligados.

    Interessante notar que quanto mais próximo o DPS do aterramento melhor, se ele estiver muito longe do terra a sua eficiência fica severamente prejudicada. Recomendável é o DPS não estar a mais de 50cm do terra, quando possível (em casas).

    Pessoalmente hoje: Clamper para proteção de linhas de dados (parabólica, telefone) e WEG para linha de energia. Se não tiver estes, qualquer um! :lol:

    Recomendo NÃO SE INSTALAR na entrada antes do disjuntor SEM PEDIR O DESLIGAMENTO da rede elétrica. Se por um acaso você encostar no fio, não tem proteção para desarmar, risco de choque fatal SEVERO. Se for para fazer isso chama a concessionária, eles desligam, você chora para eles esperarem "1 minutinho", instala e dai eles religam. Com segurança não se brinca.
     
  9. _rau_

    _rau_ Usuário

    Desde:
    31 Jul 2008
    Mensagens:
    400
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Brasilia
    Independente do estado do aterramento, você precisa antes de tudo saber em qual topologia está feito seu aterramento:

    TT
    TN-C
    TN-C-S
    TN-S

    A partir daí partir para a escolha é método de instalação do DPS.

    Em qualquer caso, os DPS podem ser instalados na entrada, próximo ao medidor e nos quadros de disjuntores ou seja, em "cascata".

    Para se instalar em cascata os DPS devem ser coordenados. A coordenação mais básica é conseguida com uso de DPS de mesma característica de tensão de serviço e com um cabeamento não muito curto entre o DPS da entrada e o DPS do quadro de distribuição. Isso é feito para que o DPS da entrada reaja primeiro e só depois o DPS secundário.

    Após feita a escola dos DPS's, se for instalado próximo ou dentro da caixa de medição, ele deve ir contra o neutro. Fase-Neutro, independente do aterramento, sempre contr Fase-Neutro nessa etapa. O neutro atualmente é aterrado logo abaixo da caixa de medição e esse deve ser o aterramento geral da casa também partindo desse ponto um condutor de aterrameto separado - em esquema TN-S. O DPS deve ficar após o disjuntor geral e não antes como falaram aí! Os DPS são curto-circuitantes, eles poe momentaneamente uma linha contra outra para equaliza-las e descer o surto à Terra. Em caso de falha do DPS, ele ficará permanentemente em curto e o disjuntor precisa seccionar esse circuito por proteção.

    Os DPS's a serem instalados no quadro de disjuntores do local idealmente ficam após o DR e quanto aos disjuntores dos circuitos finais, podem ficar antes deles, mas sempre depois do disjuntor geral, caso exista no quadro.

    OS DPS's devem obedecer o esquema de aterramento interno da residência:

    Aterramento TT: DPS entre Fase-Terra e Neutro-Terra ou entre Fase-Neutro e Neutro-Terra e ainda pode ser entre todas as linhas, Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra. No caso da topologia TT, a proteção entre Neutro e Terra é obrigatoria! A Clamper possui um DPS especial pra esse uso. Ele tem uma tensão de atuação mais baixa.

    Aterramento TN-C-S: DPS entre Fase-Neutro - o neutro faz papel de neutro e Aterramento até o quadro de disjuntor nessa topologia

    Aterramento TN-C: DPS entre Fase Neutro - nessa topologia - pouo recomendada - o neutro é neutro e aterramento em toda instalação

    Aterramento TN-S: Se a origem da instalação elétrica (ponto onde os fios entra no estabelecimento ou residencia) estiverem abaixo de 10 metros do quadro de medição, os DPS's podem assumir a configuração:

    Fase-Neutro apenas e opcionalmente entre Neutro-Terra. Algumas pessoas assumem a opção de colocar os DPS apenas entre Fase-Terra na topologia TN-S, mas eu recomendo apenas se o condutor for bem dimensionado, pelo menos igual o das Fase e Neutro.

    Caso a origem da instalação esteja a mais de 10 metros da construção, obrigatoriamente deve existir DPS entre Fase-Neutro (ou Terra) e Neutro-Terra nos esquemas TT e TN-S.

    É importante que os fios que vão ao DPS, em ambos lados, sejam o mais curtos possiveis e nao maior do que 50cm ou a eficiencia de atuação do mesmo fica comprometida.
     
    #9    

Compartilhar esta Página