Dúvida sobre pilhas recarregáveis.

Discussão em 'Fotografia e Filmagem' iniciada por SerDK2006, 15 Ago 2005.

1. SerDK2006

SerDK2006 Usuário

13 Ago 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal, comprei uma camera digital a pouco mais de um mês, uma Sony DSC-S40 e tenho uma dúvida: posso deixar as pilhas recarregáveis dentro da máquina ou tenho que tirar quando for guardar. Não uso muito a máquina , somente quando tem um aniversário, uma festa, ou seja, somente em isoladas ocasiões. Será que corro o risco das pilhas vazarem como essas pilhas normais ou não? Obrigado.

2. Eduardo

Eduardo Usuário

15 Ago 2002
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Retire as pilhas sempre que a câmera for ficar sem uso por muito tempo.
    Já vi este tipo de pilha apresentar problemas de corrosão provavelmente por vazamento de seu material químico. Tive duas que tiveram esse problema. Ambas da Sony.
    Tive também quatro baterias de 9V trocadas pela Rayovac recentemente. Mesmo com data de vencimento para 2007, elas apresentaram vazamento. Duas ainda na embalagem !!! Melhor não arriscar.

3. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

15 Jul 2005
    Obrigados:
    38
    Troféus:
    48
    Caros, pegando carona neste tópico antigo...

Acabei de me equipar (está para chegar) de um carregador de pilhas com função refresh. Pelo que eu entendo, esta função além de descarregar as pilhas antes de recarregar também recondiciona as pilhas (no sentido de sempre garantir a maior capacidade).

Dúvida: qual é a recomendação de uso desta função?? É aconselhavel de recarregar as pilhas sempre que for possível (ou seja quando não tem pressa para recarregar) com esta opção ou isto pode prejudicar as pilhas (no caso Ni-MH)? Qual seria uma freqüência recomendada?

Muito obrigado!! (y)

4. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    De modo geral, o tempo de vida de uma pilha recarregável é pelo número de ciclos de carga / recarga. Se vc ficar recarregando a pilha mesmo quando ela tem bastante carga, ela provavelmente vai durar menos do que vc só recarregar quando ela tiver pouca carga.

5. Renato_CWB

15 Jul 2005
    Obrigados:
    38
    Troféus:
    48
    Caro Hélio, grato pela dica. Eu já sabia que existe o tal de "vício", ou seja que diminua a capacidade ao carregar se a pilha não está totalmente descarregada. É justamente por isto que comprei um carregador com função de refresh (descarrega e recondiciona). Minha dúvida está mais no sentido de descobrir se tem efeito contrário (ou seja prejudicar a pilha) se uso este refresh basicamente a cada carga, ou se existe alguma recomendação de uso periódico. (y)

6. bcc

bcc Usuário

4 Fev 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Opinando sem conhecimento técnico, eu tenho um carregador com refresh (da Sony, BCG-34HRD, que acredito ser legítimo) e só uso o refresh de vez em quando, geralmente quando ainda tem um pouco de carga. Normalmente, prefiro deixar a pilha acabar completamente e carrego direto, sem o refresh, me valendo, sempre de um jogo de pilhas reserva carregadas e outro de pilhas alcalinas.

No mais, pilha sempre fora do aparelho.

Agora outra dúvida: Me lembro de um médico, quando eu era pequeno, que guardava sua lanterna, daquelas de olhar o ouvido, com uma das pilhas invertidas (aí toda vez ele abria, invertia uma, usava, abria, invertia de novo guardava). Eu estou vivo até hoje, mas tenho dúvidas se este procedimento é tão eficaz quando retirar as pilhas !

7. Abcoon

Abcoon Gatil Abcoon , Abissínios

4 Ago 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Segundo os entendidos o uso da função refresh e somete recomendado quando começa-se a notar que a pilha esta perdendo a sua capacidade, ou seja quando notar que a pilha esta durando menos do que quando nova e hora de dar um refresh.Como o colega já citou as pilhas tem sua vida util basedas no numero decargas, geralmente em torno de 1000 cargas.

Aproveitando o topico tenho uma duvida:

Algum colega usa pilhas recarregaveis nos seus controles remotos ? Tenho esta duvida pois já reparei que mesmo sem uso as pilhas recaregaveis perdem a carga relativamente rapido_Outra coisa e possivel carregar pilhas que não seja Nickel Metal Hidreto neste carregadores da Sony.

8. Renato_CWB

15 Jul 2005
    Obrigados:
    38
    Troféus:
    48
    Obrigado amigos!! :concordo:

Ricardo, me lembro da resposta de um vendedor no ML conforme qual os Sony "refresh" só carregam Ni-Mh mesmo. Espero chegada do meu hoje ou amanhã, vou verificar se esta informação consta nas instruções de uso.

Abraço!! (y)

9. niko

niko Um eterno aprendiz

18 Jul 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    Ricardo,

Eu uso pilhas recarregáveis nos meus CRs sem problemas e duram tanto que no máximo recarreguei uma vez a pilha do meu CR do CD/DVD player.

Pelo que já li em outros fórums, para pilhas de Li-ion, o melhor mesmo é não deixar zerar completamente. A duração é por ciclo de recarga, mas uma recarga quando a bateria está na metade conta como metade de um ciclo de recarga. Deixar zerado faz com que a durabilidade seja reduzida, acho que devido à migração dos íons de lítio no substrato, dizem.

[]´s

Ricardo

10. Renato_CWB

15 Jul 2005
    Obrigados:
    38
    Troféus:
    48
    Ricardo, confirmado no manual (do modelo BCG-34HRMF) que só carrega Ni-Mh mesmo. (y)

11. MAXBR

MAXBR Rock rules !!!

27 Abr 2006
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    não entendo muito do assunto, porem o que li a respeito é que sempre melhor pra bateria usar ela ate o fim da carga para aí dar outra carga nova e ate o fim(totalmente cheia).
    as bateira possuem um efeito chamado "memory" que se vc carregar elas sempre quando a carga estiver pela metade ela adotará esta "meia carga" como carga total e assim durará menos.
    assim os novos carregadores de pilhas tem esta função refresh, que nada mais é do que, qdo acionada, descarrega por completo a carga da bateria e em seguinda inicia sua carga, evitando assim este efeito "memory".
    fui(y)

12. Epix

Epix TLD Video - www.tldvideo.com.b

14 Out 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Algo a acrescentar, mesmo sem embasamento teórico, é que ideal é recarregar as pilhas na véspera/perto de quando será usada. Parece-me que as pilhas vão perdendo a carga mesmo sem serem usadas... eu deixo pra carregar no dia anterior, por exemplo...

13. ALEGRETTI

ALEGRETTI Sempre aprendendo

1 Jul 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Li em algum lugar que se guardada na geladeira(não freezer) ela não terá a descarga natural.

14. niko

niko Um eterno aprendiz

18 Jul 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    38
    As pilhas de íon de lítio não possuem efeito memória.

15. Nilton.P

Nilton.P Usuário Ativo

15 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Pessoal ,

Onde voces costumam, comprar pilhas recarregáveis? No Submarino tem umas de marca ECO e GP( dizem que é o maior fabricante de pilhas) voces conhecem são boas?

Abraços

16. corvão

corvão Usuário

25 Mar 2003
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Eu comprei um jogo de 4 da Leadership e uma simplesmente começou a esquentar, pressurizar, vazar e ...EXPLODIU !!!
    Deu tempo de tirar do aparelho e me afastar, o aparelho estragou.
    Não comprem pilhas recarregáveis Leadership ou de muamba ou sony falsas pois são perigosas.

Abraços

Fernando

17. Nilton.P

Nilton.P Usuário Ativo

15 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Voces já ouviram falar das pilhas ECO vendidas no Submarino , será que valem a pena ou indicam alguem no mercado livre para compra de pilhas originais?

Abraços

18. José Mirilli

José Mirilli Usuário

10 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    comprei 4 pilhas destas made in china e uma já não funciona mais. Acho que é mais uma porcaria ching-ling!

19. Nilton.P

Nilton.P Usuário Ativo

15 Jan 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Valeu José , estava pensando nisso , e lá no submarino tem alguns comentarios neste sentido tbem.

Obrigado pelo retorno.

20. VINERP

VINERP Usuário Ativo

11 Mar 2003
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Pessoal , vou postar aqui, postei num topico sobre H9xS5is e só agora achei este sobre pilhas.
    depois de comprar minha S5is começei a correr atras de pilhas recarregaves boas...
    testei sony, elgin, panasonic.
    Dstaque ficou para as sony porem dentre a cycle energy a que me apresentou melhor duração da carga foi esta:

comprei ela para experimentar e por ela vir com a informação de que retem melhor a carga .
    fica a dica ela custa um media de 20 reais o par.
    abraços

Compartilhar esta Página