Dúvida sobre saída optica da TV ? 5.1 ou não?

Discussão em 'Primeiro HT, Sistemas Integrados, Geral' iniciada por bonavita.e, 11 Mai 2009.

1. bonavita.e

bonavita.e Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Prezados colegas,

Estou com uma dúvida que já pesquisei muito, mas obtive apenas resultados indefinidos e gostaria de saber se alguém aqui saberia me responder a seguinte questão:

Se em uma TV como por exemplo, a PANASONIC VIEGA TH42PY85LB, que possui uma saída de audio digital optica nas conexões traseiras... Caso eu conecte essa saída optica dela na entrada optica do HT o som do HT saíra em 5.1 ou existe alguma limitação nas saídas opticas das TVS que limitam a apenas stereo??? Isto é, essas saídas digitais opticas presentes em alguns modelos atuais permitem o envio do som 5.1 pelo cabo optico ou não?

Pois se a saída optica da TV apenas possibilitar o som stereo, não entendo porque alguns modelo a tem, visto que acabaria sendo mais ou menos a mesma coisa que as tradicionais saídas RCA analógicas tradicionais...

Alguém aqui sabe me responder isso ou até mesmo já fez esse tipo de teste?

Tenho essa grande dúvida, pois estou para adquirir um modelo da PANASONIC com esse tipo de saída digital em seu painel traseiro...

Desde já, obrigado a todos!

2. halvaro

halvaro Usuário

27 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu lembro que em algum topico alguem falou justamente isso, que apesar dessas saidas serem digitais elas seriam apenas stereo, mas não tenho certeza, se for assim mesmo realmente não faz muito sentido, mas geralmente a maioria nem usa essa saida (y)

3. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

5 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Normalmente o caminho é ligar tudo no HT e do HT para a TV. Talvez seja por isso que esta saída é stereo. Não faz sentido voce fazer o caminho contrário. Sei lá, apenas chutando...

4. bonavita.e

bonavita.e Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É... Mais ainda assim acho estranho colocarem então a mesma no painel da TV, pois se não é multicanal, podiam deixar somente as rca stereo mesmo que não faria grande diferença, pois quem usa a conexão digital não é simplesmente pela qualidade de comunicação desta e sim principalmente para extrair o som 5.1...

5. Skaki

Skaki Feliz com Panasonic

26 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Liguei essa saída óptica no meu HT e este foi configurado para "Dolby ProLogic II" que emite o som da TV para as seis caixas mas isso depende do canal emissor. Por exemplo, quando eu assisto a MTV digital, sinto os graves da música no subwoofer. Em alguns canais, somente nas caixas frontais. O que eu ainda não testei é se algum filme em DTV consegue emitir o efeito 5.1.
    Antes de comprar um modelo da Pana, procure ter certeza sobre todas as saídas de som da TV. No meu TV, estranhamente, a única opção é a saída óptica.
    (y)

6. nelo_bsb

nelo_bsb @paposintelis

9 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Esta saída envia som em 5.1 sim, desde que a fonte esteja conectada ao HDMI da TV. Ela serve justamente para quem tem HT que não recebe o som pelo HDMI. Aí você liga o dispositivo à TV pelo HDMI e ela transmite o som 5.1 para o home através da saída optica.

Exemplos:

• Ligar o PS3 à TV via HDMI
    • Ligar um decodificador (set-top-box) à TV via HDMI
    • Ligar o DVD player à TV via HDMI
    • Ligar a TV ao HT via optico.
    Vantagens:

• Se quiser pode assistir só pela TV sem ligar o home.
    • Pode deixar o home sempre na mesma entrada. Aí você escolhe só na TV a entrada apropriada.
    • Pode usar um HT que não tem entrada HDMI, ou poucas entradas digitais em uma série de aparelhos.

7. bonavita.e

bonavita.e Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    nelo_bsb,

É justamente o que você explicou que eu quero fazer, mas tinha dúvidas sobre a funcionalidade ou não...

Eu quero de fato concentrar tudo na TV, ou seja, ligar PS3, SKY HDTV e outros ditero via HDMI na TV e usar a saída digital optica da TV para ligar no HT e deixar sempre o HT numa única fonte, mudando apenas pela TV.

Pelo que você me respondeu isso funciona sim. Você já testou isso na prática em uma PANASONIC VIEGA TH42PY85LB ou alguma outra semelhante com saída digital optica?

Valeu pela ajuda!
    (y)

8. bonavita.e

bonavita.e Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguém mais aqui já fez esse teste de funcionamento, conforme o nelo_bsb relatou? Ou tem mais alguma informação a acrescentar?

Obrigado a todos pela ajuda!

9. VagnerDimensao

VagnerDimensao Usuário

8 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá . deixa te dizer essa tv ela reproduz atravez do cabo mas não faz sistema 5.1 ela na verdade é stereo , pelo que sei ...

10. halvaro

halvaro Usuário

27 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu tb imaginava que a serventia dessa saida fosse essa, mas justamente isso que eu vi num topico que não me lembro alguem tentar fazer e não conseguir, por que essa saída era só stereo, mas a TV não era Panasonic, acho que era Philips ou Sharp

11. marquesnit

marquesnit Usuário

18 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá galera,

Possuo uma tv 37" da LG com conversor integrado e possuo exatamente a mesma dúvida! Creio eu que as saidas opticas dessas tvs sejam 5.1 sim, até pq imaginem só numa tv com conversor integrado, um filme em hd sendo transmitido em 5.1 eu não poderia desfrutar do msm!

Não vejo motivos para essas tvs com conversor integrado não transmitirem 5.1 pela optica!

Vou fazer o seguinte, hj meu dvd chega e pretendo com ele fazer a ligação da seguinte forma: dvd na tv pela hdmi e tv no ht pelo digital optico, se conseguir eu respondo a vcs.

12. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

5 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Veja se no manual existe alguma coisa. Se fosse 5.1 realmente, apenas ligar e deixar o receiver codificar resolveria o problema. Se não, ela é stereo.

Assim como nem todo HDMI em receiver passa audio.

Tem que ver como foi montado o projeto. Ter o conversor integrado não quer dizer nada.

Ele tem conversor para ver tv HD não audio HD. Mas como falei, veja o que tem no manual.

13. marquesnit

marquesnit Usuário

18 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dei uma olhada no manual e no mesmo diz que a entrada hdmi recebe audio e video ao mesmo tempo, também esta escrito algo como audio multicanal.
    Agora a respeito da saida digital não diz nd se é estereo ou não.

Resta esperar o dvd chegar para fazer o teste né.

Posto assim que descobrir.

14. Skaki

26 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal, vou aguardar os testes de vocês. Pelo que eu entendi, o objetivo é ligar todas as fontes por HDMI (passando áudio também) ao TV e este transmitiria o som 5.1 pela saída óptica do TV para o HT. Interessante se isso for possível. É como se o TV fosse uma tipo de "hub" para todas as fontes de vídeo e aúdio...
    No aguardo. Boa sorte pra vcs. !
    (y)

15. silviobsb

silviobsb Usuário

9 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Foi eu que fiz a conexão numa Philips e deu certo. O que o nelo_bsb relatou é verdade, depende da conexão ser HDMI.

(y)

16. sepacheco

sepacheco Usuário

3 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho uma Philips 7803D e o que mandar via HDMI pra ela ela devolve via spdif pro receiver.

[]

Sandro

17. bonavita.e

bonavita.e Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    marquesnit,

Muito obrigado pela ajuda! Vamos esperar então você postar aqui os resultados do seu teste!
    (y)

18. marquesnit

marquesnit Usuário

18 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vamos aguardar só um pouquinho pelo meu teste, pois o meu dvd comprado nas americanas.com não chega:mad: Assim que ele chegar eu faço o teste e posto pra vcs! Mas já tenho algo a comemorar, já existem relatos de pessoas que tentaram e conseguiram.

19. marquesnit

marquesnit Usuário

18 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boas Notícias galera!

Como prometi fiz o teste e pra minha felicidade o ht reconheceu o audio 5.1 direto do dvd player!
    A ligação ficou assim DVD na tv pelo HDMI e tv no ht pela saida optica, o som ficou perfeito!
    Fica aí a dica, o modelo da tv é 37LG50D, acredito eu que em todas da LG deva funcionar.

Abraços

20. Skaki

26 Fev 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal, fiz dois testes aqui no meu conjunto:

I) Primeiro teste:
    Bluray player via HDMI para a TV, passando vídeo e aúdio (bitstream). Esse mesmo áudio em questão, sai da TV para o HT via saída óptica. Resultado: negativo. O som sai sim em todas as seis caixas mas não em efeito 5.1. O que aconteceu no meu caso, é que o HT recebeu o sinal óptico como se fosse estéreo e daí produziu uma simulação "surround" (Dolby Prologic II) para todas as caixas.

II) Segundo teste:
    Bluray player via HDMI para a TV, passando somente vídeo.
    O áudio (bitstream) é emitido pela saída óptica do BD-player e entrando
    diretamente no HT. Resultado: positivo. Surround autêntico 5.1.

Testei nas mesmas cenas do filme contendo efeitos 5.1 e a diferença nos dois testes que fiz é gritante.

Bom pessoal, esses testes foram feitos no meu conjunto Panasonic e com link Viera ativado. É isso !

(y)

Compartilhar esta Página