Dúvido sobre como fixar o suporte da TV no painel

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por helton_olv, 22 Fev 2011.

1. helton_olv

helton_olv Usuário

23 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Prezados,

Estou tentando bolar o rack e o painel que irão pra a minha sala e tenho uma dúvida.

O que deve ser feito, prender o suporte da TV diretamente no painel ou deixar um nicho um pouco menor do que o tamanho da TV no painel e fixar o suporte diretamente na parede ?

Tenho um pouco de receio de fixar o suporte diretamente no painel, pois dessa maneira a TV ficará projetada um pouco a frente do mesmo, o que pode ser meio anti-estético quando visto de lado, e também há o problema dos encaixes dos cabos no fundo da TV que normalmente ficam na posição horizontal, o que requer um vão considerável entre o fundo da TV e o painel para acomodar os cabos.

A TV será uma plasma de 50", provavelmente Panasonic.

Não possuo dutos para cabeamento na parede, assim sendo os cabos terão de passar por dentro do painel para ficarem ocultos, por causa disso o painel vai ter de ter um vão livre até a parede, digamos de uns 5cm ?

Sobre o vão livre estarão fixados os painés de mdf com cerca de 15mm, totalizando uma profundidade de 65mm, um pouco profundo demais para o meu gosto.

Dessa maneira, eu poderia ocultar um suporte do tipo articulado "dentro" do painel e deixar a TV para fora do mesmo, com uma folga de 65mm para o encaixe dos cabos. Quando tiver de mexer, puxo a TV para frente e depois empurro de volta para o lugar.

Meus receios a respeito do suporte fixo tem fundamento ? Quando entro em minha sala verei a TV de perfil o que exporá o suporte e a ponta dos cabos no caso do fixo ?

Minha idéia de ocultar um suporte articulado dentro da estrutura do painel e fixá-lo diretamente na parede dará certo ? Quero dizer, dará certo no sentido de ocultar o suporte e os cabos deixando apenas a TV aparecendo quando visto de perfil ?

O que vcs me recomendam ?

Agradeço se alguém tiver fotos de aplicações de suporte tanto fixos (sobre o painel) como articulados (nesse caso embutido dentro do painel), mas teria de ser de perfil para poder visualizar o efeito.

Helton

2. DeoCarlos

DeoCarlos Usuário

13 Jun 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  3. helton_olv

helton_olv Usuário

23 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Olá,

Obrigado pela resposta.

Eu cheguei a ver sim (muito bonito por sinal), mas o problema é que eu não tenho dutos na parede como o colega, então o meu painel terá de ser mais profundo, o que inviabiliza usar suporte fixo na parede, acho. Por isso a idéia do articulado.

Mas a idéia é exatamente como a painel do colega, não se ver o suporte ou os cabos quando olhar de perfil.

Helton

4. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário Ativo

12 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Fixe diretamente o suporte sobre o painel de madeira. E por trás deste, você passa o cabeamento de forma que fique embutido. Esse é o padrão.
    Certifique-se com o marceneiro que a espessura do painel seja suficiente para suportar a carga da TV.

E tome cuidado com na hora de comprar o suporte. Certifique-se que ele deixa espaço suficiente para receber os conectores HDMI. A grande maioria só aceita conectores comuns (vagabundos), pois os de melhor qualidade vem com malha de teflon ou outros materiais de blindagem que são menos flexível.

5. helton_olv

helton_olv Usuário

23 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Nesse caso a TV não ficaria projetada para a frente do painel ? Quero dizer não ficaria esteticamento feio quando olhado de perfil ?

Quando as pessoas entram em minha sala a tv é vista de perfil, por isso minha preocupação com a estética.

Helton

6. gustavozizu

gustavozizu Usuário

11 Mar 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Helton,
    Já estive no mesmo dilema que você, com uma exceção: minha Tv não fica exposta de perfil, o que me simplificou um pouco a decisão. Minha experiência: dois painéis, um para uma LCD 47'' e um para uma LCD 32''.
    A primeira que fiz foi a de 47'', 2 anos atrás, com suporte fixo. Prendi a TV no painel, mas troquei os parafusos que vieram no suporte por uns mais compridos, de modo que eles chegassem até a parede. O fundo da TV fica a mais ou menos 3 dedos do painel. Além disso coloquei uns pequenos calços para apoiar o painel, ou seja, o parafuso furou o painel, o calço e a parede. Ficou bem firme. Para passar os cabos, fiz dois furos com serra-copo (um furador de marceneiro). Em princípio ficou muito bom, mas tive um problema: não consigo passar mais nenhum cabo sozinho. Não dá pra segurar a TV e plugar o cabo sem ajuda. Preciso de no mínimo 3 pessoas, 2 para segurar a TV suspensa e 1 para ligar os cabos. Se fosse hoje eu teria feito um corte retangular maior na TV e teria colocado o suporte articulado. Mas aqui entra outro problema: o suporte articulado longitudinalmente (http://www.multivisao.com.br/2009/suportes_detalhes.php?id=76&tipo=LCD/Plasma/LED) é caro demais. Tem outra opção, que vendem. Falam que é um suporte articulado mas na verdade ele tem apenas um braço que afasta a TV da parede, o que fica muito feio, na minha opinião pois a TV fica muito distante do painel.
    Com a de 32'' foi bem parecido, exceto que não coloquei os calços, o suporte ficou preso direto no painel. Como o peso da TV é pequeno não teve problema, mas a fixação do painel tem que ser boa, coloquei 6 parafusos grandes laterais e mais um suporte de madeira para apoiar o fundo preso na parede. A passagem dos cabos foi feita da mesma forma, com serra-copo, mas como a TV é muito mais leve, quando eu preciso mexer eu mesmo seguro e conecto e desconecto os cabos.
    De tudo que passei e aprendi sugiro: plano A: se você tiver dinheiro faça um corte maior no painel e compre o painel articulado. Plano B: se o orçamento pegar coloque o suporte fixo, mas faça um corte atrás da tv simétrico ao painel de ligações, em posição e tamanho, facilita o alcance, mas acostume-se com a idéia de precisar de ajuda toda vez que tiver que plugar ou desplugar algo.
    Espero ter ajudado.
    Abraço

7. helton_olv

helton_olv Usuário

23 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Obrigado Gustavo,

Seus esclarecimentos foram de grande ajuda.

Helton

Compartilhar esta Página