EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA LEIGOS E INICIANTES

Discussão em 'Criação, Autoração e Edição' iniciada por Capixaba_ES, 17 Jan 2008.

1. Capixaba_ES

Capixaba_ES Aprendendo

5 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigos :)

Estive lendo e perguntando em alguns tópicos sobre filmar em HD e realizar pequenas edições nestes vídeos para autorar alguns DVDs caseiros. Entretanto, descobri que eu estava na idade da pedra perto dos caras. Falam com termos técnicos avançados (eu acho) e eu ficava boiando e por isso resolvi abrir este tópico para caras como eu: leigo, iniciante, mas com vontade de aprender.

Não posso ter vergonha de aprender e perguntar o básico do básico.

Só para iniciar, não entendo termos como transcodificar, renderizar, HD Raid 0, drops no vídeo, dropout, frame rate, bit rate, entrelaçamento/desentrelaçamento, etc. Li em glossários mas as explicações são meio padrão. Gostaria de alguém falando linguagens simples. Be-a-bá.

Alguns tiveram MUITO boa vontade em ajudar:aplauso:, principalmente no tópico Filmadoras 1080i - HDV / AVCHD (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=23735&highlight=alta+defini%E7%E3o) como o CANOAS, ABRAS, JSILVA4, THEBOX, MURILO, entre outros, mas eu preciso da ajuda aqui no térreo, no mundo dos iniciantes, hehehe.

Se puderem nos ajudar, agradecemos.

Rogério

ghvg, lico_sp e RDJFRANCIS agradeceram.
  2. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário Ativo

12 Jun 2003
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Tenho interesse nesse assunto tambem.

Abraço,

Ricardo.

3. bruno_piruka

bruno_piruka "Vivendo e aprendendo a jogar"

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Tb to no Time...
    Peguei recentemente a HC-7 da Sony e to fazendo umas filmagens pra testar. Agora to começando apanhar pra editar os vídeos. Mas vamos trocando algumas idéias por aqui...
    Abços.
    Deixa eu fazer já uma pergunta, vocês já tiveram algum problema com a captura pro micro ?
    Eu to sentindo que quando passo pro micro to perdendo qualidade em relação à imagem da câmera ligada direto por HDMI na TV.
    Abços !

4. Capixaba_ES

Capixaba_ES Aprendendo

5 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sou leigo, mas pelo que já li...

Vc deve estar fazendo o downconvert quando passa para o micro, ou seja, de alta definição para standard durante a captura, ou talvez seja apenas a visualização no micro, que nao é igual a da TV.

VEJA:
    http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=334656&postcount=25
    http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=333059&postcount=14
    mas sempre com linguagem mais complicada.

Para tirar nossas dúvidas só esperando os papas da alta definição e edição. NOS AJUDEM...

abraços

5. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Não é isso não... não to fazendo o Downconvert. To passando em HDV mesmo no geral a imagem está perfeita. Só em cenas com movimentos muito bruscos ou com flashes percebo q aparecem uns atefatos de compressão. Bom mas vou testando aqui e vendo...
    Mas vamo indo !

6. mglimabh

mglimabh Usuário Ativo

5 Jun 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Oi. trabalho com video e tenho HDV. Se puder ajudar em algo, me falem... :rofl:

YarisSol2000 agradeceu.
  7. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Olá mglimabh.
    Eu tenho uma dúvida o cabo firewire pode estar influenciando da qualidade da transferência do video da câmera para o micro ?
    Falo isso pois imagino que não deveria influenciar pois teoricamente só é feita a transferência digitalmente ou seja ou funciona ou não funciona. Pergunto isso pq hoje uso um cabo genérico 4x6 e nunca usei o cabo original da Sony pois é 4x4, você sabe se existe algum tipo de adaptador de 4 pra 6 pinos para assim eu usar o cabo original da Sony.
    Abços e valeu por oferecer ajuda !
    Bruno

8. Canada

Canada Usuário

1 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bruno, eu tenho Macs e todos eles trabalham com seis pinos sem nenhuma perda.

9. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Valeu Canada !

Bom como estou começando agora estou querendo sanar todas as dúvidas inclusive as mais "bestas".
    E Rumo 2008 em HD !!!

10. Canada

Canada Usuário

1 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Bruno,
    vc usa PC ou Mac? Estou te perguntando pois se usa Mac... pode se virar muito bem com iLife06, não precisaria nem o iLife08.
    Agora se vai de PC... aí provavelmente só terá programas muito mais complexos.
    []s

11. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu uso Pc... pra editar to fuçando no Premiere Pro 2.0 e no Sony Vegas 7.
    pra capturar to usando o HDV Split pq acho mais leve.

12. Canada

Canada Usuário

1 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Premiere é um programa show... o único problema é que é bom demais para o que na maioria das x nós usuarios domésticos realmente usamos.
    Eu não conheço programas muito mais simples para PC...
    []s

13. mglimabh

mglimabh Usuário Ativo

5 Jun 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Oi. Demorei a aparecer por aqui. Como o Bruno respondeu o assunto sobre o firewire.... Eu uso o generico e fica perfeito....

14. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Já testei um monte de softwares de edição de vídeo. Mas o que eu acho mais fácil e mais legal é o Pinnacle Studio. O único problema é que precisa de uma máquina poderosa se quiser renderizar vídeos em alta definição. Outro problema é que ele trava muito.

Milton

15. Farkas

Farkas Usuário Ativo

7 Mai 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
  16. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

6 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Não há como a qualidade do cabo firewire influenciar na qualidade do vídeo. É digital, é tudo ou nada. A captura via firewire não é a rigor uma captura, mas uma transferência de dados e o empacotamento em um arquivo.

Eu quando comecei a editar video, comecei com o Pinnacle Studio, que é simples e intuitivo, e bom para começar, mas é famoso pela enorme quantidade de bugs e travamentos, e naquela epoca (studio 6) também era famoso pela má qualidade do seu encoder MPEG2 (o encoder que você usa para gerar DVD).

Hoje ele evoluiu muito, tem muito mais recursos, não sei se melhorou a qualidade do encoder, mas parece que os bugs e travamentos continuam. Não sei como anda porque já não uso faz tempo.

Mas o Sony Vegas, sinceramente, é outro nivel, apesar de ser também muito intuitivo, embora menos simples, mas também muito mais poderoso, e usa o encoder da Mainconcept, com mais qualidade. Quem já tentou o Pinnacle e quer dar um salto evolutivo, tente o Vegas. O Premiere sempre me pareceu muito pouco intuitivo e nunca me dei bem com ele, e desisti antes de aprender. Mas é para ele que existe uma enorme variedade de plugins, isso é a única vantagem dele em relação ao Vegas.

Uma coisa interessante do vegas, é a capacidade de aceitar que você coloque qualquer formato na linha do tempo (pode misturar DVX com flv com HDV, com foto, e até GIFS animados!) tudo com resolução e n. de quadros por segundo diferente, e ele aceita tudo e digere)

17. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu estou achando o Premiere mais intuitivo por incrível que pareça, talvez pq num tive tempo de mexer tanto ainda no Vegas porém já vi que o Vegas é mais leve sendo melhor pra trabalhar com HDV.
    Espero ter mais tempo pra começar a levar mais a sério a edição.

18. bruno_piruka

30 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
  19. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

6 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Nesse review aí não entraram nem o Premeire pro, nem o Vegas pro, só o Premiere Elements e o Vegas Movie Studio (era um review só de editores básicos), até 100 dólares.

O Vegas pro e o Vegas Movie Studio são muito diferentes. Imagino que o Premiere Elements também seja uma versão capada do Premiere.

Lógico que os recursos lá citados com ausentes nessas versões capadas estão presentes nas versões completas desses dois softwares.

20. Capixaba_ES

Capixaba_ES Aprendendo

5 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    JSilva4

E a respeito do Cyberlink Power Director? Vc tem alguma opinião prática sobre ele. Eu instalei a versão trial e ele me passou uma incrível sensação de "nossa, como é fácil", mas não sei da qualidade final ou da quantidade recursos. A interface chega a ser meio infantil de tão limpa que é a tela.

Pela intenção do tópico, será que vc consegue explicar-nos com uma linguagem bem simples o que é Bit rate, Frame rate, renderizar e transcodificar?

Abraços

Rogério

Compartilhar esta Página