Equalizador para receiver

Discussão em 'Receivers e Amplificadores Multicanal' iniciada por KEOPS, 26 Abr 2006.

1. KEOPS

KEOPS Usuário

4 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho um equalizador grafico e gostaria de conecta-lo ao meu receiver 6.1, isso seria possível ?
    Eu sei que posso conecta-lo entre uma saida analogica e a entrada stereo analogica do receiver, mas o que quero mesmo é aproveita-lo para som 6.1.

2. embc

embc Usuário

27 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigo estou com a mesma duvida!:D

Tenho um equalizador technics ligado em um receiver 396 yamaha, e gostaria de usa-lo em um novo receiver que tenho em vista!

Abracos.(y)

3. Luiz Hallei

Luiz Hallei Usuário

14 Abr 2006
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    0
    Oi Keops

Tenho quase certeza que vc só poderá equalizar as saídas frontais e em som stereo......... equalizar os 6 canais não é possível dessa forma.
    A não ser que exista algum receiver especial no mercado que permita a monitoração (nome que se dá ao que vc quer fazer com seu receiver usando um equalizador) de todos os canais por apenas um equalizador stereo.....desconheço tal aparelho.
    Ainda tem alguns problemas: vc só conseguirá equalizar os sinais analógicos que chegam ao seu receiver; nunca vi receiver que transformasse sinais digitais em sinais analógicos para monitoração externa.
    Vc pode usar a função tape-monitor do seu receiver para isso: é mais fácil, porém sempre no stereo.
    Vamos aguardar alguém trazendo alguma novidade neste tópico
    Gde abraço

4. G@briel

G@briel Usuário Ativo

27 Jul 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Já vi muitos membros desse fórum que conhecem muito de áudio, não recomendando qualquer equalização no áudio.

Abraços

5. Luiz Hallei

Luiz Hallei Usuário

14 Abr 2006
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    0
    Caro Gabriel, apesar de não ser um gde conhecedor de áudio, tbém acho isso........mas isso é outra história.
    Já fui fan de equalizadores gráficos, hoje abomino; o máximo que uso é um controle paramétrico de um Pré da SAE (são 2 botões apenas, acompanhados de um regulador de ganho, que nunca passa dos 4db).
    Gde abraço

6. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Acho que equalizar todos os canais do receiver independentemente, somente em modelos mais sofisticados através do próprio pré-processador interno do mesmo. Este foi o motivo do upgrade que fiz do RX-V 650 para o RX-V 2500. Antes utilizava um equalizador externo no 650 somente p/ os canais frontais, entre o pré do receiver e um amplificador externo. Já no meu atual 2500, o processador equaliza tudo automaticamente, atenuando e reforçando freqüências tentando amenizar as deficiências do ambiente da sala de audição.
    Abraços,

Mauro

7. andergies

andergies andergies

28 Set 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Caro amigo, isto que vc. quer realmente não é possivel, alguns receivers mais antigos tem função tape/monitor, por exemplo tenho um Yamaha RXV995 que tem um seletor de gravação que tem a mesma função da tecla tape/monitor, nele eu posso ligar um equalizador e se utilizar Pro Logic (analogico) em consigo equalizar os 5.1 canais, mais conexões digitais ópiticas e coaxiais não permitem equalização, receivers mais modernos não tem mais esta função, e como mensionado aqui mesmo os Yamaha e Denons mais novos tem equalizador integrado e individual para cada canal, como o RXV 1500, RXV 2500, Denon 2807 e outros.
    Abraços,

Anderson(y)

8. Dilbert

Dilbert Usuário Ativo

10 Mai 2005
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    O Pana SA-XR70 Digital tem essa função de equalização externa (y)

9. Rique

Rique Usuário

3 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se o receiver que você possui tiver as entradas MAIN IN e PRE OUT, os da harman kardon tem, vc poderá ligar aí seu equalizador. Como o equalizador é stereo vc só poderá equalizar os canais frontais ou os surrounds. Veja que fazendo essas conexões o equalizador funcionará normalmente em DD,DTS ou em qualquer fonte digital pois a equalização, diferente da tradicional feita nas entradas tape monitor, está sendo feita já no estágio analógico de amplificação onde o sinal digital já foi convertido, entendeu? Bom, assim vc liga line out do equalizador em main in do receiver e line in do equalizador na saída pré out do receiver, lembre-se que as conexões devem ser feita para os canais frontais (FR e FL) ou para os surround(SR e SL), sacou? Aí é ajustar a seu bel prazer. Eu sugeriria a ligação nos canais frontais é claro, porque aí vc poderá usufruir de uma boa música em stereo sem o sub.

10. embc

embc Usuário

27 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Blz Rique!!(y)

E quais os receivers Yamaha tem esta opcao que vc deu??

Obrigado pela atencao!!:D

11. Rique

Rique Usuário

3 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Edson, não há de que meu amigo. São informações simples que temos a obrigação de repassar, não custa nada.
    Olha só, da Yamaha acho que só os modelos mais antigos tipo 995, 2095, 3000, 3200,etc.... Da Harman, cometi um erro ao generalizar, não são todos, os modelos novos me parecem que não tem, mas os modelos AVR510, AVR520, AVR525, AVR7000 e AVR8000, com certeza têm. Infelizmente a nova industria de áudio definiu que não se deve usar mais loudness (poucos tem), nem equalizadores externos...lamentável. Sempre às ordens.

12. nfranco

nfranco Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Olá Keops,

Como o pessoal já respondeu, o seu equalizador deve provavelmente ser de 2 canais e, no seu sistema multicanal 6.1, você teria que escolher apenas 2 dos 7 para equalizar. Pela lógica, seriam os frontais.

Para sistemas Stereo HiFi, o uso de equalizadores nunca foi indicado. Pelo próprio princípio de HiFi, temos que conseguir tirar de todo conjunto um som fiel a gravação, ou melhor, que dê a sensação de estar lá, ao vivo. E o mais indicado para isso é o mínimo de equipamentos possível, mas todos de qualidade.

Os mais puristas são até mesmo contra controle de grave e agudo. Se foi gravado evidenciando algo, é assim que deve ser reproduzido. Sem correções.

Já no caso de home theaters, acho isso um tanto quanto radical. Tanto que processadores e receivers com equalizações automáticas têm tido ótima aceitação. Utilizando-se de princípios de Digital Room Correction - DRC, esses equalizadores corrigem eventuais ressonâncias da sala.

Agora, se seu receiver não conta com esse recurso, ou se o resultado não lhe agrada, é possível fazer isso manualmente. Basta ter um programa de processamento digital de sinais que faça as medições necessárias e indique os filtros apropriados. Minha sugestão é o Room Eq Wizard. É um aplicativo gratuíto e você só precisa de um decibelímetro para colocar tudo em prática.

No exemplo das fotos anexas, são utilizados dois Ultra Curve Pro DSP8024 da Behringer para equalizar o áudio dessa sala de home theater. Um cuida dos canais frontais e outro do central + LFE.

Abraços!

13. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Franco,
    Bela sala de áudio!!! Meus parabéns!!!:aplauso:
    Realmente sempre fui adepto ao uso do equalizador manual nos meus sistemas anteriores. Quando fiz um up para o Yamaha 2500, estava curioso se o sistema de equalização automática iria funcionar bem. E funcionou melhor do que eu esperava.. Abandonei de vez o equalizador manual!!
    Fico imaginando esses seus Behringer aqualizando... devem ser ótimos nestes ajustes!!
    Abraço!
    Mauro.

14. nfranco

nfranco Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Olá Mauro,

Essa sala é apenas um exemplo de uso de equalizadores. É gringa; não é minha não.

Abraços!

15. MMC

MMC Paixão pela Música

5 Jun 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    18
    Opa! Falha nossa!!:lol:
    Mas de qualquer forma, sendo gringa ou não, o proprietário deve estar contente com o resultado...
    Gostaria muito de conhecer estes equalizadores e seu funcionamento.. devem ser bons equipamentos!!
    Saudações,

Mauro.

Compartilhar esta Página