EQUIPAMENTOS QUE TRABALHAM COM 50HZ

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por vision, 12 Set 2004.

1. vision

vision Usuário

24 Ago 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Turma,
    Estou importando alguns a/v da harman kardon para vender aqui na loja.
    A questão é a seguinte:
    Os bixinhos trabalham com 220v 50hz e não 60hz que é a frequência de nossa energia.
    Vocês sabem dizer se é possível converter 220v 60hz para 220v 50hz?
    Se isso não for possível será que o equipamento vai ser prejudicado pela frequência superior? E o som vai ter alguma alteração?
    Li em algum lugar que um transformador é um sistema linear portanto, teoricamente, a frequência não pode ser alterada. No entanto podemos converter a corrente alternada da tomada de 60 Hz para corrente contínua através de diodos, dispositivos não lineares, que conduzem a corrente em somente um sentido. Após isto, esta corrente contínua pode ser usada para alimentar um oscilador de 50 Hz, gerando-se assim corrente alternada novamente mas agora em 50 Hz
    Sempre desta maneira: corrente alternada, convertida para contínua e depois para alternada novamente, na nova frequência de operação.
    A questão é que não quero criar uma "teia de aranha" na casa de meus clientes com conversores etc por causa do a/v harman. Como devo proceder?
    Cordialmente,
    Vision

2. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    Caro Vision,

Não achas que deveria ter se preocupado com esse "detalhe" antes de comprar tais aparelhos ?

SE houver qualquer problemas, talvez seja relacionado à recepão de FM. Fora isso não deverá haver nenhum problema. Outra ressalva é que dependendo de onde estejas importando, talvez seja necessário substituir os cabos de energia.

3. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Vision :

Uso equipamentos 230V 50Hz aqui em Santos ( 220V 60Hz - Bifasica ) sem problema algum.

{}s

4. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    36
    Vision,
    boa sorte na venda, parece que não haverá problemas mas, esse mas que complica o meio de campo, eu como consumidor ficaria com a pulga atrás da orelha pois se assim não fosse os fabricantes fariam um aparelho standart para todos os mercados 50/60 Hz, qual fosse. Se fossem toca-discos haveria problemas obvios de velocidade (eu mesmo já tive um exemplo com um TD em 50 Hz), mas aconselho um estudo mais profundo sobre o tema sob pena de você ter problema com seus clientes depois.

Abraços, Davide

5. navemae

navemae Ouço música, prog é a base!

29 Ago 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Vision,
    Alguns equipamentos usam a rede eletrica para ajuste de clock (radio-relogio e tvs ) quando um equipamento que usa 60hz é ligado em 50hz o aparelhos torna-se mais acelerado (o que pode vir a causar problemas).
    Se este nao for o caso dos HK nao havera problema. (y)

6. Filipão

Filipão Usuário

4 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Visio,

Um colega aqui do fórum que mudou-se para o exterior já passou pelo problema inverso (usar equipamentos 60Hz numa rede 50Hz) e relatou algumas informações neste tópico:

http://htforum.com/vb/showthread.php?t=4213

Abraços,

Filipe Rangel.

7. fngerdes

fngerdes Começando denovo...

21 Jun 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vision, os HK que estão vindo pra K não são 50hz, e sim 60hz, pelo menos o meu é 110v / 60hz.

Vc pegou a especificação pelo site né?!

Mas acredito que eles tem as duas versões, mas pra k mandam a 110v / 60hz.

[]'s

8. Hélder

Hélder Usuário

29 Jul 2002
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    O transformador não é um dispositivo linear, pelo menos os de núcleo ferromagnético. Ao excitá-lo com uma tensão de freqüência menor que a nominal, a densidade de fluxo aumenta, podendo levá-lo à saturação.

Isso em teoria, não sei se na prática teria algum prejuízo. Melhor consultar o fabricante ou esperar a resposta dos colegas mais entendidos.

9. Fabiano

Fabiano Usuário

28 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nao havera problema algum, a menos que haja relogio interno.

Como o Mauricio relatou, dependendo de onde voce esta importando os HK pode haver problemas na recepcao de FM e talvez a necessidade de substituir o plug.

Abracos

Fabiano

10. Frumple

Frumple Usuário

23 Dez 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É possível fazer um circuito regulador de freqüência, conhecido como PWM, que a desça de 60Hz para 50Hz. Vou me informar sobre os esquemas e componentes necessários, mas no google devem existir essas respostas (Procurando por AC Power Width Modulator ou AC PWM). (y)
    Realmente a recepção de FM é o problema mais provável, porém não podemos esquecer que um equipamento projetado apra trabalhar em uma rede de 50Hz está subdimensionado para o nosso país ;)

[]´s
    Frumple

11. victornba

victornba Usuário

27 Mai 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Pelo que já li à respeito podem existir problemas sérios, quase que exclusivamente para amplificadores, o que é o caso do receiver, que possui um amp interno. Vide www.byknirsch.com.br .

12. Angelo Lopes

Angelo Lopes Jazz, Blues...

1 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Participo aquí com este post no exclusivo intuito de colaborar, sem menosprezar qualquer outro comentário divergente de algum nobre companheiro. Me perdoem se assim parecer.
    Alguns companheiros, podem adotar alguma observação neste ou outro post referente 50-60Hz como regra geral, mas há diferenças em tipos de aplicação, não sendo possível generalizar uma única observação como regra para todos os equipamentos elétricos/eletrônicos, assim, baseado em minha formação (acadêmica e profissional) trabalhando há quase 30 anos na área (xii, quase revelei minha idade...), comento:
    - Motores:
    1 -Tipo síncrono:
    1a) Projetado para 50Hz e trabalhando em 60Hz: Terão rotação 20% acima da rotação de projeto. Dificilmente ocorrerão problemas elétricos. Mecânicamente, sofrerão maior esforço (atrito em mancais, etc...)
    1b) Projetado para 60Hz e trabalhando em 50Hz: Trabalharão abaixo da rotação de projeto. Problema de superaquecimento, saturação no núcleo, sobre-corrente, etc...NÃO recomendado!
    2 - Assíncrono:
    A rotação independe da frequência. Sem problemas em operar; maior corrente se trabalhando em 50Hz, nada preocupante.

Outros equipamentos:
    - Rádio-relógio: Se de projeto antigo, atrasarão (se colocado em 50Hz) ou adiantarão (se colocados em 60Hz).
    - Micro-ondas: Cabe uma explicação aquí. O Magnetron do micro-ondas normalmente recebe um múltiplo da frequencia fundamental para gerar frequência harmônica de ~27MHz. Esta frequência interage com as moléculas de H2O (água), fazendo-as vibrar. Esta energia de movimento (cinética) trabalha produzindo calor. Assim, mesmo que no forno de micro-ondas tudo pareça normal, ele não aquecerá os alimentos, por estar fora da faixa onde tal fenômeno acontece.
    - Eletrônicos como receivers, amplificadores, etc...
    Se possuir todas as funções/componentes baseados em Corrente Contínua, sendo as fontes conversoras (leia transformadores de força) projetadas para 50Hz e trabalharem em 60Hz é bastante improvável ocorrerem problemas de qualquer ordem;
    Por outro lado, se as fontes (transformadores) forem projetadas para 60Hz e trabalharem em 50, merecerão uma análise à parte. Poderá ocorrer do transformador produzir baixa magnetização para transferência entre primário e secundário, vindo a aquecer enrolamento primário/núcleo e até "queimar" o primário. O secundário do trafo poderá (não necessariamente irá ocorrer!) não dispor de magnetização suficiente - e em conseguência a corrente gerada) para alimentar o circuito eletrônico em sua potência máxima.
    Qualquer coisa, estou à disposição dos companheiros, inclusive para trocar figurinhas e experiências.
    Um abraço,
    Angelo (y)

13. mario fernandes

mario fernandes siervo del Dios Altísimo

20 Jan 2003
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Angelo,

Gostei, bastante esclarecedor. Parabéns!(y)

14. MAGUS

MAGUS longbottom leaf...

20 Jan 2005
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Angelo, excelente meu amigo(y)

será que é por isso que o Meteor aqui em casa é tão veloz??:rofl: :dj: (230V-50Hz, trabalhando a 240V-60Hz)

:p

15. flavioamericopqd

flavioamericopqd Usuário

28 Jul 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tenho uma máquina de lavar roupas e uma geladeira aqui na Inglaterra e pretendo levá-las para o Brasil. Que procedimentos devo tomar no que tange à frequência? Tenho lido algumas pessoas dizendo que não tiveram problema algum. Outras, entretanto, tiveram problemas relacionados à peças que queimaram. Obrigado e abraços.

16. dsidney

dsidney Usuário

21 Fev 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Consulte o fabricante dos mesmos ai na Inglaterra antes de mudar, porque talvez não compense trazê-los.

Talvez voce descubra que eles possam operar em 60 Hz.

Para eletronicos onde não há motores, como TVs, monitores, etc, normalmente as fontes hoje em dia são bi-volt, 50 - 60 Hz, automáticas. Tenhos vários aparelhos da Inglaterra trabalhando comigo aqui sem problema.

Ou talvez voce consiga compar alguns transformadores para seus eletrodomésticos melhores e mais baratos ai, para usá-los aqui.

17. marcosborkowski

marcosborkowski Usuário

2 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Compartilhar esta Página