.: Esconder cabos na parede...dúvida sobre os tubos.

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por BigBro, 19 Mar 2009.

1. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Podem ser de PVC?! Penso em botar 2 tubos distintos...um para os cabos elétricos/força e outro para os cabos hdmi, ótico, etc.

Imaginei PVC por conta da superfície lisa, pra evitar conduíte ou algo "áspero" que prenda os fios/cabos na hora de passá-los...

É o caminho correto ou tem alguma restrição?! Devemos começar a "rasgar" a parede (e parte do contrapiso) em breve...dentro de 3 ou 4 semanas.

2. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário Ativo

5 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Isso aí... cara corajoso. Mas se algum dia mudar de idéia da uma olhada na minha sala na assinatura.

Quanto a sua duvida acredito que seja isso mesmo. E realmente passe dois tubos se for passar cabos de força.

Espero ver fotos do trampo todo hein!!

Vlw

3. adrianogh

adrianogh Adriano

29 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Acredito que os mais apropriados são conduites flexíveis (eletroduto), aqueles amarelos (há de outras cores), próprios para instalações elétricas.

Existem de vários diâmetros.

Utilizei estes e não enroscam para passar os fios/cabos.

Abs,

Adriano

4. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    o apê é 0km, mas vai ter trabalho de gesso (apenas rebaiamento, sem sancas/molduras cafonas), porcelanato no piso, etc. vou aproveitar a sujeirada pra cortar 1 parede e um piso pra embutir os tubos...daí já pinta e fica pra "sempre"...

queremos evitar canaletas aparentes, por isso a "radicalidade" no serviço...:lol:

valeu pelas dicas!

5. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Use somente dutos certificados, de bons fabricantes.

Respeite a proporçao de uso. A soma dos fios (diametro total) dentro do duto devem ocupar apenas 1/3 da area (diametro do duto). (y)

6. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Tigre ou Amanco? :aplauso:

7. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Falando sério...dando uma olhada nos catálogos, destaquei estes aqui, mas preciso de dicas/opiniões sobre diâmetro, curvas, etc.

O maior diâmetro das curvas de raio curto é de 1"...tanto Tigre quanto Amanco. ACHO que um tubo de 1" não serve para cabo de força, por exemplo. O plug nem passa...

8. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

19 Jul 2004
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Que plugue ??

Para energia, vc deve passar fios solidos, em diametro de acordo com a carga, termina-los em tomadas .

9. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    ué...o cabo de força da TV, por exemplo...a ponta dele é um plug/tomada macho, não? :)

10. adrianogh

adrianogh Adriano

29 Ago 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Exatamente, ele deve ser ligado na tomada. O duto serve para passar os cabos/fios da tomada até a caixa de força!(y)

Outra dica é usar os dutos FLEXÍVEIS (aquele amarelo ou o laranja, reforçado), vão te atender plenamente (pelo que entendi eles não ficarão aparentes, certo?), são mais baratos do os rígidos e não precisam dos elementos de curvas, pois são flexíveis!

Abs,

Adriano

11. pmarcal

pmarcal tlhIngan jIH

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Big, pelo que eu entendi você quer esconder os cabos dentro da parede?
    E não trazer a alimentação para os locais onde estarão os aparelhos. Precisa ver se a estreutura comporta cabos com a expessura que você precisa. Tem eletrodutos para uso subterrâneo de até 5" que podem ser encontrados em casa de hidráulica e elétrica. Precisa ver se sua parede comporta. E vai terminar em caixa de embutir? A maioria tem somente 1" de profundidade.

Explique melhor o que você quer fazer.

12. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Quero esconder tudo que for fiação/cabeamento da TV para baixo...explico: a TV vai ficar em suporte na parede, distante do rack. A fim de evitar canaletas ou fiação aparente, decidimos cortar a parede (alvenaria com tijolos de 14cm) para embutir os tubos (um para elétrica e outro para cabos). Existe apenas UM cabo de força que deverá "descer"...o da TV.

Mas alguns cabos vão ligar a TV aos aparelhos:
    - TViX = HDMI
    - Receiver = HDMI
    - NetDigital = Vídeo-componente

A imagem em anexo (é de um forista), ilustra o que precisamos...

13. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Agora que eu percebi que eu, até então, não tinha dito que os tubos seriam por conta da TV "flutuante"...falha minha! :)

14. pmarcal

pmarcal tlhIngan jIH

20 Nov 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Eu acho que o que ficaria melhor seria você subir com a elétrica por um duto de 1" e os outros cabos por outro duto de 1" e ao invés de umm duto só pra esconder tudo você fizesse um nicho com tampa por trás do suporte da TV, de mais uo menos 20 x 20 cm. Como eram os armarios de banheiro de antigamente. O único problema vai ser que pra vc acessar o nicho, vai ter que tirar a tv.

15. BigBro

BigBro Usuário Ativo

31 Dez 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    eu não pretendo usar UM duto só...lá no início eu já falava em separar elétrica de outros cabos...(y)

16. son-el

son-el Usuário

23 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  17. fox-xp

fox-xp Curtindo meu HT

20 Abr 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Eu usei 2 tubos de 1.5" de esgoto dentro de uma caixa 4x4, a melhor coisa que eu fiz, todos os cabos passam tranquilos e sem apertos. É só serrar um pouco da parte interna da caixa 4x4 que dá para acomodar os dois sem problemas.

Quanto a energia no meu caso puxei uma tomada atras da tv. Ficou tudo invisível.

Este cabo hdmi que está aparecendo já não está mais, comprei os cabos que precisave e hoje está tudo passando pelos tubos.

(y)

18. discaciate

discaciate Usuário

19 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fantástico! Gostei muito das duas imagens que vi nesse tópico.

Com o perdão da indelicadeza, os colegas que tiveram de quebrar paredes e inserir dutos, poderiam dizer quanto gastaram?

Claro que os gastos variam MUITO de caso a caso, mas ainda assim é interessante ter uma base.
    Penso em fazer o mesmo, mas a questão de $$$ vai pesar.

19. zulay

zulay Usuário

3 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    acabei de fazer o mesmo tb, existe um conduite q é preto q por dentro dele é liso fica muito + fácil depois quando for passar os cabos, coloquei 2conduites de 1polegada e 1/2 e puxei + 1tomada q vai ficar atrás da tv, para o amigo q perguntou o preço o custo não passa de 60reais já incluido material e mão de obra do pedreiro.

20. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Eu passei cano de esgoto de 2" e usei caixas 4x4 para as curvas e conexões. Mas acredito que canos de 1 1/2" devem servir também.

Eletrodutos de 1" não permitem passar cabos com conectores montados. (y)

Compartilhar esta Página