Espaço Audio-gd - DACs

Discussão em 'DACs, Transportes e Conversores' iniciada por Carlos.Simoes, 5 Out 2012.

1. Carlos.Simoes

Carlos.Simoes Usuário Ativo

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Senhores,

¨¨Não encontrei tópico algum sobre os DACs da Audio-gd ( http://www.audio-gd.com/Products-EN.htm ), assim, resolvi criar este.

¨¨Não quis colocar o nome de "Clube" a fim de evitar a idéia de um espaço fechado, somente para associados. O objetivo é que os colegas que possuem DACs da marca, quem já os ouviu ou quem quer apenas obter informações postem suas impressões, dúvidas, testes realizados, o que acha da tecnologia utilizada e o que mais achar pertinente. Assim, teremos estas informações concentradas e com acesso mais fácil. Acredito que tenha ficado explícito que o espaço é aberto à todos os colegas, que possuam ou não os DACs da marca. Oriento, no caso de críticas, que as façam de forma coerente.

¨¨Pelo que pude observar, na fabricação dos DACs existem atualmente 3 vertentes, de acordo com os chips que são utilizados: PCM1704UK (TI), ES9018 (Sabre) e WM8741(Wolfson). Há ainda a questão de uso ou não de OPAMPs e outras características técnicas dos projetos, assuntos estes para os amigos técnicos explanarem.

¨¨Adquiri recentemente o Reference 5.32 e, apesar de ter ouvido por pouco mais de 20 horas, tenho gostado muito. Tem uma resolução muito boa e de forma alguma é analítico, olhem que essa é a situação com ele praticamente sendo tirado da caixa. Comparei a reprodução das músicas em RedBook e em resoluções maiores, as mesmas com upsampling soam melhor. Como ainda está em processo de queima e talvez a diferença se deva a isso, inicialmente o som dele utilizando interface (tenho uma MHDT USBridge pela Spdif) foi melhor que pela USB, tanto tem mais profundidade de palco como o som me pareceu mais natural.

¨¨Para terem noção do tamanho, em relação a largura e profundidade , ele ocupa a área da metade de um amplificador tradicional. Seguem fotos de um outro colega aqui do HTF que o adquiriu antes de mim e suas impressões foram de suma importância na minha decisão:

Estas abaixo peguei aleatoriamente na net:

¨¨Espero que os colegas utilizem este espaço, pois a marca parece desconhecida mas não é.

¨¨Por fim, esclareço que não tenho vínculo algum com a empresa. Sou apenas um adquirente satisfeito com o produto.

¨¨Abração. (y)

Carlos

2. Sphinx

Sphinx Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá,

Não estou conseguindo ver fotos no seu post.

Abraço

3. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Sphinx,

¨¨Qual o navegador que está utilizando? Olhei pelo Opera e pelo Chrome econsegui visualizar.

¨¨Abração. (y)

Carlos

4. eborges

eborges Usuário

6 Nov 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Legal, Carlos! (y)

Pode acreditar que esse DAC demora bastante tempo para estabilizar. Ele ainda vai melhorar muito com a queima.
    O meu Reference 5.2 tem cerca de um mês, mas deixei ele tocar direto, mesmo quando não estava ouvindo, com o pré ligado e power desligado, para acelerar o processo.
    Posso dizer que agora ele estabilizou, mas nas primeiras 100~150 horas ele oscilou bastante, principalmente nos graves.

Eu tive por 2 anos e meio o DAC19MK3, e com ele foi a mesma coisa.

Abraços,

Eric

5. Batman-X

Batman-X Usuário Ativo

29 Jan 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Aqui uso o Firefox e também não estou vendo as fotos.

6. Sphinx

Sphinx Usuário

21 Abr 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Nightly (Firefox de 64 bits)

7. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Senhores,

¨¨Resolvido!

¨¨Abração. (y)

Carlos

8. MarceloEduardo

MarceloEduardo Usuário

6 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Carlos e Eric,

Ótima sua iniciativa, os produtos da Audio-Gd aparentam ser boas opções. No Brasil há bastante gente que possui e aprecia seus produtos. Acho muito válido haver um espaço para esta troca de opiniões.

Se possível compartilhe mais opiniões sobre o Reference 5.32. Vejo que este DAC é uma ótima opção na faixa de 1000 usd e gostaria de saber um pouco mais sobre ele:

-> Característica da assinatura timbrica, balanço tonal, palco sonoro, etc..
    -> Comparação com outros DACs ou players
    -> Cabos utilizados (interconnections e de força)

Obrigado e um abraço,

Marcelo

9. helder_

helder_ Usuário

14 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Finalmente um tópico sobre os dacs da audio-gd , eu tenho um NFB-8 (dual WM8741) é muito quente para meus grados da era John, perfeito.

Estava pensando em atualizar para reference 7.1 ou Master 7, alguém já possuiu algum destes?

10. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Eric,

¨¨Obrigado pela dica. Aos poucos ele vai chegando pro lugar. (y)

Marcelo,

¨¨Acredito que irá demorar um pouco até estabilizar e, pelo pouco que tenho visto, a gente percebe quando um equipamento, mesmo sem a devida queima, nos mostra que está no caminho que estávamos procurando. Minha comparação é com o V-DAC I (MF) e seguramente estão em patamares diferentes. Isso não quer dizer em hipótese alguma que o V-DAC é ruim mas que o reference 5.32 é melhor, aos meus ouvidos.

¨¨As impressões iniciais eu coloquei acima e somente após a devida queima volto a falar sobre elas. O que notei é que ele responde bem à mudança de cabos, tanto de força quanto de interconexão, tendo maior resolução pela XLR que pela RCA. Estou utilizando nas XLR um BADA HL6 e força o Neotech NEP-3001 com conectores também Neotech. USB tenho o AudioQuest Forest e acho que vai ficar bom, apenas um palpite, pois levei-o à casa de um amigo, um pouco antes do DAC chegar, para ele poder testar no DAC dele e o cara saiu de viagem com a a esposa por uns 3 meses :D. Ou seja, estou usando um cabo genérico por enquanto.

¨¨Tem mais gente por aqui que tem o Reference 5.2 e já deve estar queimado, assim, vamos ver se a galera se manifesta.

Helder,

¨¨Pelo que tenho visto, geralmente acontece isso que você pretende fazer, o cara tem um Audio-gd e faz um Up para outro Audio-gd.

Três abraços. (y)

Carlos

11. Rodrigo.RJ

Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Simões,

Você recebeu esse chipzinho lazarento aqui?

Queria saber do que se trata. :LOL:

Mas acho que é o DIR541646949494919 :eek:loko: da coaxial digital. :p

Meu DAC chegou ontem, 'safe and sound', mas ouvi muito pouco. :D Agradou bastante já de início. Toca macio. :D :concordo: :aplauso: (y)

O que vocês acham de deixá-lo ligado (e o pré/power desligados) para acelerar a queima? :que: Será que vale? :que:

Me parece que a Audio-GD já dá uma queimada nos DAC por umas 100 horas. :D

Abraços! (y)

12. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Rodrigão,

¨¨Parabéns! :aplauso::aplauso::aplauso:

¨¨Recebi o Chip e quase joguei fora, bem como outro módulo que pedi avulso, pois vieram dentro da espuma e achei que eram pedaços da embalagem. Quando enviei e-mail questionado sobre o módulo, já que achava que não o havia recebido, é que percebi, após a resposta, que eles estavam lá. Ele serve para controlar o volume pelo PC:

http://www.audio-gd.com/Pro/dac/RE5.2/RE5.2EN_Use.htm

How to setting volume control in computer:

The Reference 5.32 can replace the firmware for implement different functions ( Without sodering necessary , just pull and push ) . Default firmware is without volume control in Computer . Users can replace the firmware for get the volume control in computer. ( Please note the replacement can't make wrong direction , otherwise maybe shatter the firmware or the gear .)

¨¨Juntei as iformações do site da Audio-gd, sobre o Ref. 5.32, e ficou parecido com um Manual: Summarize; Use Manual; Specs; e Technology Detail. Caso queira, confirme. (Disponibilidade extensiva a todos que possuem o 5.2 e 5.32.)

¨¨Será que para a queima, apenas deixá-lo ligado basta? Acho que tem que passar algum sinal, mas é pura especulação. Toca realmente macio e eu gostei muito. Já ouviu pelas XLR?

¨¨Ontem eu estava aqui a procura dos graves, pois no período de queima eles de vez em quando "desaparecem". :D

¨¨Abração. (y)

Carlos

13. Rodrigo.RJ

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Salve, Simões! (y)

Rapaz, eu também pensei que era apenas um pedaço de espuma, quando vi, minha filha estava mastigando. :LOL: :LOL: :LOL:

Obrigado pela resposta. O meu vai ficar sem uso. :concordo: :D (y)

Quanto a questão de deixar ligado, segue a resposta do Kingwa a um e-mail que enviei:

"Dear Rodrigo,
    Yes ,you can leave it power on , don't want power on your amp for the burn in.
    Kingwa"

Eu deixo ligado com o sinal passando, mas sem que o integrado esteja ligado. ;)

Ah sim, uso pelas XLR.
    :D No modo 'High', que é o compatível com meu Integrado. (y)

Aquele painel é meio 'nada haver', hem? :que: Fica assim HU1 :p

[]s!!! (y)

14. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Rodrigão,

¨¨Não estabilizou ainda, mas a cada dia eu me surpreendo com este DAC. :brinde:

¨¨Você tá com saudade do seu QB9? :D

¨¨Abração. (y)

Carlos

15. MarceloEduardo

MarceloEduardo Usuário

6 Mai 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Boa noite,

Como estou com dúvidas quanto aos DACs da linha intermediária da marca, encaminhei algumas dúvidas para lá e foram rapidamente respondidas.

Os modelos abordados são basicamente:

Reference-5.32 (chip PCM1704UK)
    NFB-1.32 (chip ESS Sabre)
    NFB-17.32 Balanced (chip Wolfson 8741)

Seguem abaixo:

1. I read every description and comments sent by costumers. As I can see both Reference 5.32 and NFB-17.32 have a neutral signature (at least they have described the same "sound characteristics").
    What to expect from Reference 5.32 as it costs about twice ? Is it refinement and transparency ? Also, if I compare both, which would be the most neutral?
    RESP.: In the cost, the Reference 5.32 have built in 4 pcs PCM1704, the PCM1704 chips is near discontinued, and a lot people consider it is the best neutral chips, so now in market its price is USD70 / pc.
    In sound, the Reference 5.32 have some users consider its sound like real, most neutral, the NFb17.32 sound is near neutral but slight on the warm and smooth side, its bass is a little soft compare to Reference 5.32 .

2. Considering the NFB-1.32 has a ESS Sabre chip which many audiophiles consider dynamic and transparent, does this model offer more neutrality than Reference 5.32 ? Comparing both, what is better on each one?
    RESP.: The NFB1.32 is emphasize the detail and dynamic, it have speed sound and very tight bass, the Reference 5.32 not as speed as the NFB1.32, the bass is not very tight but slight more deep and rich.

3. If we compare this 3 models side by side, which one presents more harshness (if any) ? Which one have more dynamics and better bass definition ?
    RESP.: If the recording is good , all three model have not harshness. NFB1.32 is dynamic and speed, Reference 5.32 is dynamic and neutral, NFB17.32 is worst than these two model in dynamic. NFB1.32 bass is tight than Reference 5.32 but Reference 5.32 is slight deep and rich.

4. Master 7 and NFB-7.32 are manufactured with TCXO clock oscillator and OCC wires. Do you offer them as upgrade when built the Reference 5.32 ?
    RESP.: Yes we can upgrade in Reference 5.32, TCXO is USD20, OCC wires is USD10. We have some lot customers from Brazil they like the Reference 5.32 , some of them upgrade from NFB17 and consider the Reference 5.32 is a clear upgrade on neutral side.

5. Do you offer upgrades like install audio grade parts (like a Furutech inlet or some WBT or Vampire RCA connectors) ? Do you thing this make much difference in Audio-gd products ?
    RESP.: We have the gold plate inlet (Japenese brand) but we have not WBT RCA connect. I think this upgrade not as much different as the power cable and the signal cables.

Abraços a todos.

Marcelo

16. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Marcelo,

¨¨Obrigado!

¨¨Para mim, isso aqui define o 5.32: "...its sound like real..."

¨¨O que está mais me chamando atenção são as vozes e o violino; sax soa como sax, rasgado. Sinceramente, casou com os meus ouvidos.

¨¨Abração. (y)

Carlos

17. Rodrigo.RJ

23 Ago 2007
    Obrigados:
    26
    Troféus:
    48
    Fala aí, Simões! (y)

Não cara, saudades não mais. :D Mas uma pequena 'dor-de-cotovelo', pois parece que com 'update' de 'firware' apenas o QB-9 vai passar a tocar DSD. ;)

Barganha do século, dependendo dos resultados, claro. :D

Mas o Ref. 5.32 vai bem. :D Está 'tocando' desde a terça-feira passada. Parei pouco para ouvir nesse intervalo, mas os graves já sumiram e já voltaram. :concordo: :LOL:

Essa semana vai ser corrida, vamos ver. :p

De qualquer maneira, parece que a Audio-GD já dá uma queimada nos equipamentos antes do envio, então (acho que já falei isso), achei o DAC muito bom desde a primeira audição. :D (y)

Vamos falando. (y)

Marcelo, muito legal a sua contribuição. (y) Te aguardamos no clube. :D

[]s! (y)

18. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Meu Velho,

¨¨Os médios-graves e graves voltaram, acredito que não ainda na plenitude mas mesmo assim a sonoridade está muito boa.

¨¨Vi no anúncio do Leo, nos Classificados, a afirmação da possibilidade de atualização do firmaware do QB9 para tocar DSD e acredito que isso venha a ser uma tendência futura para os demais, desde que a configuração do DAC permita. Vi também que irão cobrar por isso, só não sei quanto.

¨¨Estou aqui pela meia-esquerda do campo, bola pra frente. :D

¨¨Abração. (y)

Carlos

19. helder_

helder_ Usuário

14 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Exatamente, o reference 5.32 tem o melhor custo e beneficio, a diferenca entre ref 7.1 e o master 7, o master 7 tem DSP-1 soldado na placa por $ 200 a mais, algumas pessoas dizem haver melhoras com isso. Uma bela duvida nao ter oportunidade de ouvir um dos 3 dacs. :p

20. Carlos.Simoes

30 Mar 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Helder,

¨¨Segue um fragmento, que pesquei na net, de uma resposta do King-wa (projetista da Audio-gd) sobre o 5.2 e o 7.1 :

In my correspondence with Kingwa he mostly convinced me to keep the 5.2 over the 7.1.:

"The RE7.1 have different sound. The RE5.2 is follow the old RE5 design. It sound like the RE1, the old model of the RE7.1. But in RE7.1 we design it more neutral and detail sound, the RE5.2 compare to RE7.1 in flavor, is a little warmer sound than the RE7.1. So if you consider the RE5.2 is sound flavor suit you , the RE7.1 is a little bright. If you consider the RE5.2 is a little warmer , the RE7.1 is neutral ."

¨¨Abração. (y)

Carlos

Compartilhar esta Página