Esquema fácil de quadro de energia com DPS, DR e Disjuntor

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por aacasarin, 7 Mai 2011.

1. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Disjuntor: proteção contra sobrecorrentes. Deve ser instalado antes do DPS no quadro de energia.

DPS: protege equipamentos contra surtos energéticos, direcionando o surto energético ao terra. Deve ser instalado antes do DR.

DR: evita saída da corrente energética, protegendo contra choques. A função do DR é detectar diferença entre correntes e abrir o circuito caso a diferença seja maior do que sua sensibilidade. O DR deve ser instalado em áreas sujeitas a lavagens (chão molhado), por exemplo, cozinha, área de serviço e banheiro, e em tomadas externas à edificação.

Esquemas de aterramento:

Esquema simplificado em TN-S:

2. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Quero acompanhar isso aqui de perto...

Mto me interessa

3. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pô.... ce começa a ler e o troço começa a feder.....
    Até o presente momento pensava q o esquema TT é o melhor pra áudio/vídeo, mas após ler no fóruns da vida, parece q o TT é até proibido em alguns países devido necessitar demais do DR ..... **** isso... Parece q o TN-S é mais seguro, tbém aceita DR e tbém é separado, assim fica bom pra áudio/vídeo. Tem alguém ae q pode nos esclarecer qual o melhor esquema? Vlw!

4. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  5. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    André,

Sou amigo pessoal do professor Yuzo Yano da faculdade de engenharia elétrica da UNICAMP.

Conversei com ele sobre o assunto e ele não confia no T-N-S por alguns fatores lógicos... Pra te falar a verdade eu tbm tenho minhas dúvidas em tudo ! sei lá cara ! Não pense que o T-T é ruim não... Se o aterramento do seu neutro não estiver bom o T-N-S tbm não é ideal!

São VÁÁÁÁÁRIOS os fatores

6. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Putz, **** isso de aterramento heim....
    Como tudo na vida tem prós e contras um esquema e outro.
    Em meu ver, posso perder um pouco de qualidade auditiva no TT pra ganhar na segurança do TN-S.
    Já li tudo q tem aq no HTForum sobre aterramento e n cheguei a conclusão nenhuma...
    Vou falar com meu primo q é engenheiro elétrico e depois de entender direitinho, vou postar uma imagem/esquema na página inicial q pode servir pra 80% das pessoas q buscam segurança e C/B.
    Abç e vlw a troca de ideias aê!

7. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    manda um abraço para o yuzo! ele ainda está dando aulas na unicamp? tive algumas aulas com ele lá (aliás foi meu orientador e avaliador de estágio). Gente finíssima como pessoa e excelente professor.

8. Thiagoveli

Thiagoveli MaTaVeLi

25 Jun 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    36
    Fala Fábio... td bem ?!

Falo com o Yuzo direto ! Ele tá na UNICAMP firme e forte como sempre... só que cada dia mais desalentado com os problemas da faculdade ! Conheço o Yuzo e a família dele a mais de 15 anos... e garanto que nunca vi uma pessoa TÃO HUMILDE e com tanto conhecimento em toda a minha vida ! E acho que nunca vou ver ! Como o Yuzo não existe igual mesmo !

Se quiser passar algum recado, me manda MP que eu repasso suas felicitações !

Abraços

9. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    que bom, acho que ele nem deve se lembrar de mim. Tive aula com ele na graduação a muito tempo (mais de uma década).

10. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fiz um esquema simples. Deem um olhada pra ver se tá certo. Deem sugestões! Vou editar e deixar um esqueminha certinho pra quem quiser. Vou jogar no meu tópico principal tbém q estou reunindo informações a um bom tempo, editando pra fazer um resumão pra galera q tá começando. Tá ficando cada vez mais chique o tópico lá.

Abç

11. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ninguém pra dar uma ajudinha ai?

12. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Foi me dito q o numa casa contendo 3 chuveiros, esse esquema estaria correto qdo no uso de aquecedor solar, num padrão bifásico com fio 10mm. Na não utilização de aquecedor solar, seria necessário padrão trifásico com fios 16mm, o q tornaria mais caro. Resumindo: aquecedor solar compensa.

O q vcs acham?

13. aacasarin

aacasarin Usuário

21 Dez 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pô moçada... ajuda aê q o eletricista já ta fazendo.... Só quero saber se o esquema em TN-S q resumi lá em cima tá legal. Obrigado

Compartilhar esta Página