Explorando o DECODER HD da NET

Discussão em 'Hardware e Área Técnica' iniciada por msouza, 23 Abr 2008.

1. msouza

msouza Usuário

6 Nov 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Opa galera. Eu, e muita gente aqui já pediu o DECODER HD da NET

Porém pouco se sabe sobre o aparelho em si. Na internet não existe simplesmente NADA sobre esse modelo. Acho que nem no site da CISCO.

O que me leva a pensar que a NET teve alguma concessão, claro, para importar e montar o aparelho, ou mesmo importar já montado, e pra melhor identificação criaram uma nova linha de modelos para a área ou cliente. Isso não é muito incomum. Muitos aparelhos são assim, o modelo tal é o mesmo modelo tal em outro pais.

O caso agora está em descobrir qual é o modelo do decoder da NET similar lá fora, para conseguirmos mais infos sobre ele.

Eu achei no site da Cisco um modelo bem parecido, com manual e tudo falando coisas BEM interessantes que não falam no manual da NET...

O modelo da NET é o CISCO 8472HD DVB, no site da Cisco o mais proximo que achei foi o modelo :
    8450HD DVB. Que é visualmente bem parecido (frente identica).

A traseira é diferente. Porém vendo os SPECs tem muita coisa a se pensar !!!!

Por exemplo. No SPEC do modelo acima, diz que a porta USB, pode ser usada pra HDs EXTERNOS !!!!!!
    E que esse modelo tem padrão o HD de 160Gb (Igual da NET), mas tem opções de 80Gb, 250GB e 320Gb !!!

Ou seja, teoricamente dá pra trocar o HD sim. Só resta saber se o usuário pode fazer isso.

Outra coisa, olhei os parafusos atras do aparelho e notei 2 coisas.

Não existem LACRES visiveis. E os parafusos "estranhos" reportados são do tipo TORX se não me engano. Meu vizinho tem várias chaves dessas, e é o mesmo tipo usado no Xbox360. Acho que eu tenho a chava que abre isso. :)

Bom. Podiamos concentrar nesse topico tudo que for descoberto além do que é dito pela NET. Acho que qq info é bem legal pra todo mundo que quer usar mais recursos do aparelho.

Ai o link para o modelo similar que encontrei 8250HD :
    http://tinyurl.com/4we72l

vallima agradeceu.
  2. Mr. Milk

Mr. Milk Hêrro de portugez dóe

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
  3. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Lendo alguns forums sobre o modelo 8300 (que contém firewire e SATA) obtive a seguintes informações:

1) As portas firewire, SATA e USB só funcionam se "liberadas" pela operadora. Certas operadoras já fornecem o decoder com as portas liberadas, outras não.
    2) Vários caras conseguiram ligar um HD externo na porta SATA, após formatá-lo como NTFS, tirar o decoder da tomada e ligá-lo novamente. O decoder, após confirmação, fez uma formatação própria.
    3) Após gravar programas no HD externo, ligaram o mesmo no PC pra ver o que acontecia. O XP identificou o HD como não formatado. Ou seja, para usá-lo seria necessário formatá-lo e consequentemente perder tudo.
    4) Pela USB conseguiram ligar um teclado e usar as setas de direção para controlar os menus.

Certamente este decoder é diferente do utilizado pela NET, porém ambos são do mesmo fabricante e da mesma série. Sendo assim, suponho que hajam similaridades, em especial no sistema de formatação proprietário. Ou seja, acho difícil que o HD interno possa ser reconhecido e seus arquivos copiados para um PC.

Eu mato!

4. msouza

msouza Usuário

6 Nov 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Também acho dificil. Mas se permitirem o uso de um HD externo pra gravação, já vai ser uma grande coisa. Na verdade, se tiver mais de um cara dentro da NET que sabe que existe essa possibilidade eu vou achar até muito. rsrsrsrs

Essa porta ethernet também me intriga. E essa porta Multi-TV (ou algo assim), o que seria ???

E a saida de Audio Coaxial não consegui nenhuma resposta de ninguém até hoje. :( Não consigo usar essa saida. :( E precisava muito, pois meu receiver tem 2 entradas coaxiais e só uma optica já ocupada.

Será que essa porta Eternet serve pra reprogramação do Decoder ? Ou acesso a algum control Panel interno ? Como temos nos roteadores. Será que se espetar um PC e mandar o famoso 192.168.1.1 não rola nada ? krsrsrs...Vou tentar...

5. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Pela minhas observações acho que:
    1) A porta coaxial não deve funcionar mesmo. No manual da NET eles "ignoram" tal porta, só mencionam a óptica.
    2) A porta Ethernet será utilizada pelo Virtua. Este decoder também é um cable-modem. Ou seja, ele receberá um IP da rede NET e você usará a porta Ethernet para ligar no seu roteador ou micro. Assim, a NET não precisará do modem do Virtua.
    3) A porta Multi-TV parece que serve para que o decoder vire um media-center, distribuindo video e áudio para outros aparelhos. Só que esses outros aparelhos têm que ser set-top-boxes compatíveis.

6. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    O caso desse decoder me faz lembrar quando em 2004 o pessoal estava atualizando o HDD do seu Xbox, já verificaram se o HDD em questão não está travado (lock)? Os HDD's podem ser travados com senha para proteger seu conteúdo, geralmente utilizado por equipamentos que gravam coisas ou possuem funções aonde o acesso ao HDD é necessário.

O ideal não é conectá-lo no Windows XP, tentem usar um linux qualquer pois só ele consegue montar vários tipos de partições que o Windows não reconhece. E como a onda agora é usar linux embedded na maioria dos equipamentos de AV e outros tipos de equipamento, pode ser que vocês consigam montar a partição e ver o que tem dentro, se o HDD não estiver travado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Embedded_system
    http://en.wikipedia.org/wiki/Embedded_Linux
    http://en.wikipedia.org/wiki/AT_Attachment#HDD_Passwords_and_Security

Sobre a Ethernet, alguém poderia conectá-lo a um switch ou hub, se o led acender use um programa chamado wireshark e comece a capturar pacotes da rede, pare de usar a internet e deligue e ligue esse decodificador da NET e veja se ele faz alguma requisição de IP (DHCP) ou se ele tenta "chamar a casa dele" ou algo do tipo, se ele fizer algum tipo de comunicação o programa captura.

7. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Eu não havia relatado, mas um cara também espetou o disco no Linux (a partição não foi reconhecida) e até chegou a dar um dump do boot sector. A discussão original está aqui:
    http://ask.pvrblog.com/2004/11/sata_drive_for_.html

Quanto a monitorar pacotes com ethereal/wireshark eu não fiz isso mas não tenho dúvidas quanto a aplicação do decoder como cable-modem. OS próprios técnicos da NET sabem que a idéia é substituir o modem do Virtua por este. Sendo assim, não acho que dê para extrair algo dessa porta.

8. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    O menu do PVR tem uma opção para "Apagar Programas" que muita gente tem se perguntado para que serviria.

Como ninguém parecia estar disposto a perder tudo eu mesmo resolvi testar. Primeiro, ele pede uma senha. Eu digitei a senha que uso para bloqueio de canais. Não me lembro a senha padrão, mas acho que é 0000.

Ao confirmar a operação o sistema começa uma operação que para mim se assemelha a "formatar o disco". Aparece "Apagando programas.. aguarde". Depois de um tempo apareceu "Apagando eventos.. aguarde" e travou.

Deixei uns 15 minutos e nada. Fui obrigado a tirar o aparelho da tomada. Quando liguei novamente meus videos ainda estavam lá, bem como os programas agendados.

A única coisa que mudou foi que na lista dos programas gravados ele perdeu os nomes dos programas, ficou tudo como "Horário Uma-Vez" e perdeu também as informações de horário e canal de origem.

Mas o processo não havia sido concluído. Não sei ao certo se TODOS os programas seria apagados ou se apenas alguns à partir de uma determinada data, por exemplo.

De qualquer forma, eu tentei. Mas não funcionou.

Eu mato!

9. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    A discussão é antiga hein?

Eu não tenho o decodificador da NET pois aqui não há cobertura e atualmente uso TVA Digital, mas para aqueles que tem, podem tentar fazer o seguinte, deixar o decodificador formatar este HDD que vocês desejam usar e deixá-lo pronto para uso. Conectá-lo em algum linux e gerar um dump dos 4 ou 6 primeiros blocos do HDD com o dd (dd count=4 if=/dev/sd? of=hdd_image.img) e abrir a imagem com um editor hex para ler esses blocos e postar aqui, quem sabe eu possa ajudar ou qualquer outro com conhecimento avançado nessas coisas.

Assim fica mais fácil identificar a partição para tentar montá-lo que apenas tentar montar a partição de modo automático no linux.

Eu tentei fazer captura de pacotes do meu decodificador Aiko HD-1018 pela porta ethernet, no entanto a mesma está desativada e não gera nenhum tráfego.

10. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    É antiga sim, mas ainda está rolando. E o boot sector o cara postou lá em 2007.

11. cerealkiller

cerealkiller Usuário Ativo

1 Fev 2007
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Mr. Milk
    O Partition Magic pode identificar qual o tipo de partição usada no HD, coisa que o Windows XP não faz, se houver possibilidade experimenta ai.

12. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Infelizmente o Partition Magic é um software muito defasado que parou no tempo em comparação com softwares mais atuais como os produtos da Acronis como o Disk Director e Acronis True Image.

Um software indicado para identificar partição seria o Gparted que você pode usar no linux ou baixar um livecd com ele:

E o gpart para pesquisar por partições conhecidas.

13. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Bom, as dicas são excelentes. Obrigado cereal e wuemura. Mas, no caso, para isso alguém teria que abrir o decoder e arrancar o HD. Eu não estou a fim de fazer isso, pelo menos por enquanto. E nosso decoder não dá para colocar um drive SATA externo, como no caso do 8300. Já espetei um HD USB no decoder, mas não rolou.

14. wuemura

wuemura Usuário

13 Dez 2006
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Se o equipamento estiver em garantia ainda é melhor não mexer mesmo, ou deixar para alguém que esteja disposto a se arriscar para não perder o aparelho.

15. Mr. Milk

22 Jan 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
  16. tarobah

tarobah Na bataya!

4 Jan 2008
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
  17. cerealkiller

cerealkiller Usuário Ativo

1 Fev 2007
    Obrigados:
    13
    Troféus:
    38
    Tem como alguém seguir esses passos e descobrir qual o sistema operacional que a Net esta usando?

18. ricvianna

ricvianna Usuário

29 Nov 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Imagino que o "select" button seja o "OK".
    Fiquei pressionando o "OK", mas o ícone de mail não piscou ... talvez porque a NET ainda não usa o serviço de mail para os clientes.

E também, o decodificador não tem um botão "info", apenas MENU, SAIR e RECORD.

19. johnsinuski

johnsinuski Usuário

3 Mai 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A chave que serve para abrir o aparelho da NET HD Digital é uma TORX T10 Macho com encaixe para pino (no parafuso preto para abrir tem um pino no centro).

Pensava que a chave era apenas a TORX T10 macho, mas se nao tiver o furo no centro nao consegue abrir o aparelho.

Encomendei esta chave e estarei comprando na proxima semana, depois vou abrir o aparelho e conectar o HD no meu micro para ver o que acontece.

Acredito que mesmo que consiga pegar os arquivos eles estarão encriptados. Mas vamos esperar.

Independente disto, já conectei um cabo de rede na porta ethernet do aparelho no meu Switch e o mesmo não acendeu nenhuma luz e não pegou o número IP.

Tendo novidades aviso a todos.

abs

John

20. RMendes

RMendes Usuário

7 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Srs.,

A porta USB funciona para alguma coisa ?
    - Fotos, Divx, mpeg, avi ????

Compartilhar esta Página