Ferramentas essenciais pros projetos DIY

Discussão em 'DIY' iniciada por Filipão, 27 Jun 2006.

1. Filipão

Filipão Usuário

4 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Colegas,

Eu gosto muito do trabalho com madeira. Tenho furadeira, lixadeira orbital, serra tico-tico e parafusadeira elétricas. Todas de muita utilidade. Hoje se eu tivesse que comprá-las novamente eu optaria por uma furadeira de velocidade variável que já fosse também parafusadeira. Minha parafusadeira é alimentada por bateria recarregável. Nunca está carregada quando preciso dela. :D

Hoje os grandes cortes retos eu prefiro fazer na própria madereira onde compro o MDF ou o compensado, pois com a tico-tico nunca ficam perfeitos. Se eu tivesse dinheiro e espaço certamente teria uma serra de bancada. Vejam essa aqui como é bacana:

http://www.makita.com.br/produtos/visualizar.asp?img=2703&produto=13

Uma ferramenta elétrica que ainda pretendo comprar é uma tupia. Tenho dúvidas se para pequenos trabalhos (bolear cantos, fazer rebaixo de falantes, pequenos encaixes etc.) aqueles modelos pequenos para laminados resolvem ou se teria que partir pra os modelos maiores.

Que ferramentas vocês possuem e utilizam em seus projetos e quais aquelas que vocês sonham ter um dia?

Abraços,

Filipe Rangel.

2. mardenmb

mardenmb Usuário Ativo

23 Out 2003
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Grande Filipão,

Também gosto muito de trabalhos com madeira. Tenho serra tico-tico, lixadeira orbital, furadeira, furadeira elétrica e parafusadeira e algumas coisas mais.

A furadeira elétrica que eu uso ( desse tipo : http://www.submarino.com.br/tool_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=15&CatId=45864&PrevCatId=45810&ProdId=259802&ST=BL45864&OperId=0&CellType=2 ) não tem uma rotação muito elevada, então não serve sempre para concreto ou ferro. Em madeira vai bem, sobretudo se a broca estiver ainda nova (afiada). Apesar dessas limitações, gosto muito dela como parafusadeira para trabalhos mais pesados, já que tem controle de torque.
    A parafusadeira que eu tenho ( http://www.submarino.com.br/tool_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=15&ProdId=275014 ) é boa, mas para serviços mais pesados ela pede arrego. Aí eu uso a furadeira pra dar aquele aperto final.

Esses dias andei namorando uma serra circular. Tem uma da Skill na praça que eu vi e gostei. Penso que a vantagem dela é poder parafusar na bancada e transformar numa serra de bancada. Me pareceu versátil.
    http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto.asp?Produto=1602022&linha=ES&Setor=FMTS

Abraço,
    Marden

3. supahcool

supahcool se preferir me chama de Marcio

25 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Filipão, se eu te falar que ontem eu estava pra criar um tópico igual a este , vc acredita? ehehe

então , eu tambem tenho problemas com cortes grandes... pretendo comprar uma circular e fazer uma adaptaçao numa bancada. uma tupia tambem seria bom , mas tenho uma micro-retífica e outro dia ví que existem uns adaptadores pra ela pra fazer estes serviços.

olha o que eu comprei faz pouco tempo e que simplesmente babei ao começar usar:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43629637-serra-de-meia-esquadria-manual-_JM

muito útil , recomendo a todos , ainda mais se conseguir comprar por um preço como eu paguei... tava 160 aqui em cwb...

as ferramentas que tenho aqui e mais gosto são a ticotico e a furadeira , ambas por ter velocidade variável. a micro-retifica é show tb pela quantia de acessórios , ainda mais pq comprei mais umas 80 pontas fora do jogo que vem junto.

4. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Filipão, eu também adoro ferramentas. Pena que as boas são caras, e as baratas são meia-boca.

Já pifei duas ou três furadeiras Bosch das comuns, desisti dessas furadeiras "hobby". Vou comprar uma Maquita tipo martelete, para as furações em concreto, e uma das menores, com rotação variável e reversão, para trabalhos menos pesados.

Como serra circular, uso uma Maquita serra-mármore, herança da construção da minha casa, com um disco de serra adaptada. O diâmetro é menor, mas para pranchas de até 1" funciona bem.

Também tenho esmerilhadeira lateral, marca "Ferrari", meia-boca, que uso para desbastar metais e cortá-los. Funciona bem, os metais viram "manteiga". Pode funcionar, também, como politriz.

Tb tenho um transformador de solda, que ainda estou me aperfeiçoando a usar. Depois que passa a fase do "fura-ferro", as soldas ficam bem legais e é bem gostoso de fazer.

Serra tico-tico tenho, mas realmente só funciona legal para compensados moles ou "pinus".

Tenho uma lixadeira orbital, de marca fuleira, mas que funciona bem. Meu marceneiro tem uma lixadeira de fita, manual, portátil, ótima, o serviço fica muito melhor que a orbital, já penso em comprar uma!

Tupia não tenho, vou pensar no caso!

Estou precisando de uma aparafusadeira elétrica tb.

Outra que tenho e gosto muito é a Dremel, tenho um bom conjunto de acessórios, que facilita muito pequenos serviços, ajustes e coisas mais leves.

E preciso de uma bancada para serviços mais pesados. Será que essas que vendem prontas dão conta do recado?

Depois tem as ferramentas e instrumentos para eletrônica, que é meu hobby desde que levei o primeiro choque elétrico, tenho multímetro, capacímetro, frequencímetro, fonte regulável, estação de solda, etc.

O duro é que o dia teria que ter ao menos 48 horas, para dar tempo de fazer tudo que gosto...

Um abraço!

5. Miro

Miro Usuário

31 Jul 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    Oi Felipão
    Esse modelo é mais pau pra toda obra.
    http://www.makita.com.br/produtos/visualizar.asp?img=3612BR&produto=18
    Um Abraço

6. Miro

Miro Usuário

31 Jul 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    Pessoal
    Essa e uma alternativa legal para fazer cortes retos.
    A regua guia em aluminio da para ser feita com MDF e revestir a area de contato com a base da serra com laminado brilhante (Formica).
    Abra um canal no sentido longitudinal da regua e monte um guia na base da serra. O guia deve correr bem justo no canal da regua.
    Um Abraço

7. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    52
    Troféus:
    48
    Grande tópico :aplauso:

Depois de fazer minha tela na unha, me animei bastante a continuar brincando com isso.

Além do que cheiro de madeira cortada é bom d+ (y)

8. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Filipe,

Que tópico alucinante !!! (y) Tenho uma TUPIA desta da Makita que
    na verdade, é uma TRIMADEIRA e posso te garantir que dá para o gasto
    sim, tenho feito loucuras com uma... furo circular, rebaixamentos e
    furo retangular que fica uma perfeição ainda mais quando se tem
    algumas ideias curiosas na confecção de gabaritos...hehehe... mas
    cuide das fresas como cuida de um filho...hehehe

Furadeira, uso qualquer uma para Hobby mesmo e me atende... ao longo
    do tempo fui nutrindo um carinho enorme pelo MDF pois é uma composto
    maravilhoso para trabalhar com ferramentas "AMADORAS" ou no máximo
    semi-profissionais. Quanto a serra de bancada, resolvi a questão com
    uma serra circular manual da B&D que me permite cortar angular pois
    posso regular o angulo para até 45º usando um gabarito em uma bancada
    e para cortes retos, uso ela parafusada de cabeça para baixo em uma
    bancada DIY.. :) Veja as fotos.

Parafusadeira de 12V é necessaria, mas nunca use um DeWalt
    profissional onde a beteria recarrega em 1 hora e é tão fraquinha, que
    fura concreto, simplesmente nunca vi nada igual... foi roubada em uma
    obra grande do meu irmão. :choro:

Quanto a lixadeira, tenho orbital tb, mas estou me coçando por uma de
    fita da B&D que tem o preço bem acessível... :)

http://www.bdhobby.com.br/prod/cata/listProdDeta.asp?prodId=DS321

Enfim, sou daqueles que evitam entrar em grande lojas de ferramentas,
    sou fissurado por isso. Agora a melhor ferramenta de fato é ter um
    espaço dedicado, isso sim tem sido o grande diferencial... é muito
    bom, ter uma idéia ir lá e executar com tudo a mão, como por exemplo
    este suporte para surround feito em 3 minutos e economizados R$ 80,00
    :)

Um forte abraço,

Renato

9. Wilkson

Wilkson Usuário

31 Mar 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Belo tópico Filipão, sou louco por ferramentas, tenho uma serra de bancada, furadeira, parafusadeira, plaina elétrica, lixadeira (aquela hobby que serve para polir) e estou doido para comprar uma tupia e uma lixadeira de fita.

[ ]'s

Wilkson.

10. NEILSON

NEILSON Curtindo meu 1º Home Cinema

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    muito bom este tópico, eu trabalhei com meu pai na nossa marcenaria, dos 7 anos até os 21 anos de idade, e hoje estava falando sobre máquinas e marcenaria, disse que quando eu me aposentar tenho interresse em montar uma mini marcenaria (Hobby), para fazer os móveis da minha casa, filhos e netos.

11. Rona

Rona De volta a minha terra.

6 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sempre gostei de trabalhos em madeira,embora tenha certas noções sobre marcenaria,habilidade para o trabalho não tenho nenhum,apanho para fazer um corte em madeira com minha tico-tico Bosch hobby.Meu sonho de consumo:
    http://www.leomadeiras.com.br/product.asp?id=8221&comp_id=1&showroom=1
    mesmo sendo para uso industrial,se pudesse eu teria uma.

Abraços

Ronaldo

12. DiegoT

DiegoT Usuário

6 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  13. Renato

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Rona,

Isso é muito legal, mas entre outras coisas é por isso que adotei o MDF como madeira padrão para as minhas brincadeiras, qualquer diferenção é retirada com uma boa lixadeira sem qualquer trauma....

Aproveitando:

- Outra ferramenta que curto muito é um pequeno compressor para pinturas, mais alguém possui ?

- E sobre printura, depois que conheci as tintas a base de água, não quero outra vida..hehehe

Vida que segue,

Renato

14. Renato

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Diegão,

Não consigo abrir este link....

[]´s

Renato

15. mr_flag

mr_flag Usuário

26 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Colegas,
    Fiz um curso de marcenaria aqui em Joinville/SC faz uns 4 anos. Eu já gostava de trabalhar com madeira, mas no curso você aprende muitos macetes. Desde furação, colagem, laminação, etc.
    Depois do curso fiz minha lavanderia, movel para TV, movel para banheiro de visita e um outro móvel que a arquiteta desenhou!

A vantagem de fazer um curso de marcenaria, no meu caso, é que mesmo depois de ter terminado o curso (1 ano de duração) eu posso frequentar a escola (é uma fundação municipal) e pagar por hora pela utilização das máquinas.

Para fazer tudo em casa o que sinto mais falta é de uma serra circular esquadrejadeira (http://www.maksiwa.com.br/serraesq.asp, modelo SCEPJ, que é hobby).

Ela é a ferramente fundamental para cortes retos precisos, sem precisar acertar com massa depois. Você colocar a chapa de MDF sobre o carro da serra e pronto.

Aqui na minha cidade essa circular custa em torno de R$1.200,00 sem o motor.

Mas posso garantir, facilita em 80% do trabalho de qualquer "marceneiro" de final de semana.

Como bem colocado por alguns colegas, a tendência da utilização do MDF favorece muito a compra de máquinas mais baratas (hobby).

Na escola de marcenaria, para trabalhos menores eles compraram recentemente uma tupia de mão no camelo (R$145,00). Para MDF vai que é uma beleza, já utilizamos ela faz mais de um ano! Mas em caso de madeiras de lei já complica! Para esse caso há a tupia industrial.

[]s, Robson

16. Miro

Miro Usuário

31 Jul 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
  17. NEILSON

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Miro quanto custa uma bichinha desta.

18. Filipão

Filipão Usuário

4 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Colegas,

Muito legais as dicas que estão aparecendo. Tô vendo que meu vício por ferramentas não é solitário e tem gente muito mais afetada que eu. :D

Depois vou comentar alguns pontos que achei interessante (tupia, compressor etc.). Gostaria apenas de deixar um link interessante que era pra eu ter colocado na primeira mensagem:

http://www.newyankee.com/

Trata-se de um programa de TV onde um marceneiro explica técnicas de construção de móveis de diversos tipos no melhor espírito "faça você mesmo". Tem muita dica bacana. Infelizmente não passa no Brasil. Eu consegui alguns episódios via internet. A oficina dele onde são gravados os programas pode ser vista no site. Muito bem montada!!!

Abraços,

Filipe Rangel.

19. Renato

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
  20. NEILSON

8 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    uma dica, todos os domingos das 08:30 as 09:00, horário de Brasilia, passa um programa (Amigo Leo) acho que é isso, no canal REDETV, já assisti alguns programas e achei muito legal.

Compartilhar esta Página