FRUSTRAÇÃO NA COMPRA PELO SITE PONTO FRIO.com

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Josemar Preté, 1 Jan 2009.

1. Josemar Preté

Josemar Preté Usuário

28 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    [FONT=&quot]Olá pessoal,[/FONT]

[FONT=&quot]Depois de duas recentes experiências frustrantes, faço a todos um alerta e uma recomendação: ao fazerem pedidos em lojas virtuais salvem em seu computador todos os registros da operação, principalmente a descrição do produto no site no momento da compra, pois servirá de precaução contra possíveis divergências que venham a ocorrer entre o produto anunciado e o recebido.[/FONT]:choro:
    [FONT=&quot]Vamos às minhas experiências: no primeiro caso comprei um computador, sendo que constava na descrição do produto no site uma determinada placa mãe, de marca conceituada no mercado. Quando recebi o produto constatei que a placa mãe do produto era outra, de modelo inferior. Não cheguei a reclamar com a empresa, pois não havia salvado as especificações e no site já houvera mudança nas informações. E mesmo assim, me distraí novamente, pois na segunda situação, que ainda está em andamento, também houve mudança no produto e não tinha salvado nada sobre a descrição do produto, comprado no site das lojas Ponto Frio. Transcrevo abaixo a reclamação que fiz no site[/FONT][FONT=&quot]www.reclameaqui.com.br, com relação à esta empresa (Constatei no site do Reclame Aqui que existem 1.765 reclamações contra referida loja virtual, que está classificada como “não recomendada”.)[/FONT]:suspeito:
    [FONT=&quot]
    [/FONT]
    [FONT=&quot] “... No dia 30/12/2008 após receber um e-mail promocional de ofertas do site PontoFrio.com.br, entre outros produtos ofertados, analisei as características do notebook DELL Inspiron 1525 e as achei interessantes; o que me fez decidir pela compra foi o preço (de R$ 2.999,00 por R$ 2.199,00) considerando-se o sistema operacional ofertado, Windows Vista Ultimate. Fiz então o pedido, com pagamento pelo cartão de crédito Visa, pelo valor de R$ 2.199,00. No entanto, na noite do dia 30/12 (mesmo dia da compra) resolvi consultar a posição do pedido (nº 89.805) e percebi que nas características do produto que me seria enviado constava o sistema operacional como Windows Home, diferentemente do que constava no momento da compra. No próprio site, através da modalidade “fale conosco” enviei uma reclamação; no dia seguinte dia 31/12/2008, não tendo recebido nenhum contato, enviei duas mensagens eletrônicas para o [/FONT][FONT=&quot]atendimento@sac.pontofrio.com[/FONT][FONT=&quot] solicitando o cancelamento do pedido, pois constatei no site da loja virtual que já haviam mudado a descrição do note adquirido, ou seja, não constava mais o sistema operacional como sendo Windows Ultimate e sim como Windows Vista Premium; além do mais agora o preço baixara para R$ 2.089,05. Como não havia salvado nenhuma informação sobre o pedido e nem a descrição do produto no meu computador, achei melhor pedir o cancelamento, pois percebi que agora dependeria da boa vontade da loja admitir que o sistema operacional fora trocado. No entanto, não recebendo também resposta ao e-mail enviado fiz contatos pelo telefone 0800 e o atendimento do SAC deixou a desejar, pois os atendentes (Américo – protocolo 8960625 e Welida protocolo 8961911) afirmaram que a nota fiscal já havia sido emitida e que não tinham como fazer o cancelamento (menos de 24 horas após a compra); ou seja, segundo eles eu terei que aguardar o produto chegar para então recusar o recebimento; somente depois que a empresa receber o produto de volta enviará um comunicado à operadora do cartão de crédito para que esta cancele os débitos, sendo que ainda ocorrerá débito de uma ou duas parcelas na minha fatura, para somente então se fazer o estorno. Isso significa que o transtorno poderá durar até mais que 60 dias. Acho isso um absurdo, pois a falha foi da loja; o primeiro operador do SAC afirmou que o problema deve ter sido no setor de sistemas de informática da empresa que lançou informação errônea sobre o produto no site. Com a segunda operadora do SAC argumentei de todas as formas para que fosse sustado o processo, com o cancelamento da nota fiscal - procedimento que atendente da operadora de cartão Visa me informou ser possível fazer pois não existia ainda lançamento na fatura - no entanto, não obtive sucesso com os funcionários do Ponto Frio. Também solicitei que então me enviassem o produto da forma como foi anunciado, ou seja, com Windows Ultimate; a operadora silenciou sobre isso; apenas disse que faria o cancelamento. Não atendeu minha solicitação de conversar com seu Supervisor. Também o primeiro operador, Américo, em nenhum momento, propôs enviar o notebook com o sistema anunciado inicialmente, ou seja, Windows Vista Ultimate; também disse não ser possível mudar o valor do pedido para R$ 2.089,05, preço que estava sendo anunciado à noite do mesmo dia da compra. Outra coisa que chama a atenção é o valor que era anunciado como sendo o preço anterior do produto, R$ 2.999,00, baixando para R$ 2.199,00; sendo que constatei no site da Dell que o primeiro valor está totalmente fora da realidade; a meu ver foi usado como chamariz, no que considero propaganda enganosa. Constatei no site da Dell os seguintes preços: com Windows Home Premium R$ 2.390,00 e com Windows Vista Ultimate, R$ 2.557,00, ambos os valores bem distantes dos R$ 2.999,00 anunciados como sendo o preço anterior. Assim, houve falha no anúncio quando mencionou Windows Ultimate e falha em todos os procedimentos posteriores de atendimento da empresa PontoFrio.com, pois acho absurdo não fazerem o cancelamento da Nota Fiscal menos de 24 horas após a compra. Friso ainda que não houve resposta por parte da empresa às duas mensagens via correio eletrônico e uma através do próprio site que enviei, ou seja, a empresa não responde as mensagens que lhe são enviadas por escrito. O operador Américo disse que não receberam o e-mail, o que acho improvável, pois recebi confirmação de envio das duas mensagens pelo G-mail. Quando fiz o pedido acreditava estar comprando de uma boa empresa de vendas pela internet, mas mudei de idéia depois de tudo o que ocorreu.”[/FONT]

O que mais me frustrou é o fato de que se tratava da tentativa de compra de meu primeiro notebook, após muitas pesquisas.[​IMG]

Abraços

2. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Meu caro, a primeira providência é você se inteirar dos seus direitas quando na compra via internet.

Pelo que eu me lembro, você tem direito a devolver/cancelar a compra em um prazo até 7 dias seja lá qual for o motivo.

O segundo caso haja recusa da loja em atender os teus direitos é mandar uma carta registrada, relatando o teu problema (sugiro que vá urgentemente). O Procom provavelmente irá sugerir a mesma coisa. O envio do e-mail, bem como você relatou, pode ser refutado, dependendo do juiz (já que depende de uma confirmação válida de recebimento do outro lado e não simplesmente do envio).

O site reclameaqui é bem interessante, parece que ajuda mesmo, contudo acho que ele não é ligado ao governo.

Caso você tenha ido no Procom, provavelmente você vai receber todas as orientações necessárias.

Se o problema não se resolver através da revindicação dos seus direitos, vá em um juizado de pequenas causas. Você pode reclamar de perdas já que está tendo que pagar uma parcela de um equipamento que não estará com você.

Na minha opinião (de leigo) acho que você deveria perguntar para o ponto frio se eles não podem extornar o valor da parcela já na próxima fatura, pois como a compra foi recente deve dar tempo (no caso da sua desistência da compra).

O que você falou é importantíssimo: ao comprar alguma coisa pela internet, fazer uma cópia das características do mesmo.

Infelizmente acho que não é coisa que acontece só no Ponto Frio, pois já ouvi relatos de outras lojas parecidos.

3. Josemar Preté

Josemar Preté Usuário

28 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Trosk,

Obrigado pelas recomendações; achei-as muito válidas. Insisti com os operadores do SAC para que fosse feito o cancelamento da Nota Fiscal e que sustassem o envio da mercadoria, pois ainda dava tempo; por isso mesmo fiz o pedido antes de se passarem 24 horas; mas os operadores do SAC do PONTO FRIO parecem autômatos, seguem um script; disseram que o "sistema" não permitia o cancelamento', que não podem fazer nada; não chamam algum supervisor ou chefe, dizem que o assunto é com eles mesmos; no final da conversa ainda agem com cinismo com frases tipo "mais alguma coisa senhor?" "há algo mais que eu possa fazer pelo senhor" e coisas do tipo.
    Nestes dias percebi uma situação que está acontecendo com as vendas pela internet (pude ver pelas reclamações do reclame aqui e pelas minhas próprias experiências): como todos estão procurando o menor preço e a concorrência é grande, principalmente em produtos de tecnologia como informática, anunciam um produto com características muito interessantes, por um preço excelente; aí fica "imperdível" para nós, que estamos pesquisando a tanto tempo; não querendo perder a oportunidade, compramos o produto. No entanto, quando chega a encomenda, percebemos que alguma das características do equipamento, geralmente algo que agrega valor, foi alterada. Então ficamos na dúvida se aceitamos o produto daquela maneira mesmo (vai funcionar) ou começamos a via crucis para tentar resolver o problema. E achamos que estamos impotentes diante da situação. Acredito que não é engano dos sites, mas algo intencional. Parece que a cultura "macunaína" do brasileiro se estende às grandes empresas! As pessoas corretas e de boa fé sofrem hoje com esta cultura de se levar vantagem; daquela frase irritante "vá procurar os seus direitos".
    No meu caso, vou aguardar até segunda-feira para ver se o Ponto Frio se manifesta para depois ver qual atitude tomar.

Abraços,

4. Epix

Epix TLD Video - www.tldvideo.com.b

14 Out 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Josemar, junto-me a ti contra o Ponto Frio. É realmente uma gelada a compra virtual por lá. Na loja física fiz bons negócios aqui em Brasília - já comprei duas ou três TVs lá. Mas pelo site, é deplorável. O atendimento é pífio, ridículo e é isso mesmo que acontece: os atendentes, diferem do computador simplesmente por darem bom dia. No resto é igual - não sabem e não podem fazer NADA.

Comprei a TV de 42 da Pana por lá quando o preço estava R$ 1.799 em 10x sem juros. Recusaram meu cartão, que estava com a data de vencimento próxima à data da compra (até aí tudo bem, não vi nada errado), mas não consegui DE MODO ALGUM alterar a forma de pagamento do produto e acabei ficando sem ele.

Além de ter demorado três dias pra conseguir contato com o SAC deles... o site indicava que funcionava até as 22h. Quando liguei às 20:15 o telefone informou que o funcionamento era até 20h apenas. No dia seguinte Tele Vendas só queria saber de vender. Mandaram ligar no outro tel, SAC. Ele não funcionava naquele dia (domingo). Liguei na segunda, a noite. Consegui falar. mas com um computador-gente que disse que o site que eu acessava era o mesmo que ela acessava e que meu pedido tinha sido cancelado.

NÃO RECOMENDO!!! :mal:

5. carrancudo

carrancudo Beer drinker and hell raiser!

25 Set 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Josemar,

Sinto pela situação, mas não posso deixar de mencionar que nunca tive problema algum com o Ponto Frio, especialmente com o site. Certa vez comprei uma secadora de roupas que foi entregue em meu sítio no meio do mato a quilômetros da "civilização" e no prazo mencionado quando da compra.

Espero que suas solicitações de extorno se realizem, caso contrário, como já mencionado pelo colega trosk, o PROCOM é minha dica.

Boa sorte!

Abs.(y)
    Carrancudo

6. Josemar Preté

Josemar Preté Usuário

28 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tiago Cardoso,

Obrigado pelo apoio. Seu relato indica como funciona o comércio eletrônico hoje em dia. Se comprar, torça pra dar tudo certo, pois se algo der errado, terá muita dor de cabeça. E parece que quanto mais cresce o comércio eletrônico, aumentam os relatos de mau atendimento na mesma proporção. E é terrível conversar com um sujeito por telefone que parece uma máquina; que está ali cumprindo ordens para enrolar os clientes.

Carrancudo,

Também agradeço seu apoio. Espero não ter que recorrer ao PROCON. Você teve sorte em ser bem atendido em todas as vezes. Também já comprei muitas vezes pela internet, inclusive no Ponto Frio e não tive problemas. Mas como relatei no tópico inicial, com desktop e notebook não tive sorte. E no site reclameaqui constam os seguintes dados sobre o Ponto Frio: número de reclamações: 1771. Não respondidas: 996. Índice de resposta: 43,8%. Apenas 34,5% voltariam a fazer compras. Índice de solução: 86,6% (devem ser dos que foram respondidos, ou seja, ainda ficaram 237 sem solução). Cheguei à conclusão que não mais comprarei produtos de tecnologia via internet, principalmente de informática, pois o risco de recebê-los com algum detalhe difefente do que se comprou é grande, dado a enorme gama de configurações existentes. Agora, se a compra for de um livro ou um CD por exemplo é difícil dar errado e além do mais, os valores são pequenos.

P.S. O que ocorre muito é propaganda enganosa. Lembrei-me agora de um exemplo. Quando estava pesquisando o notebook, interessei-me por uma oferta de um grande site; era um note da Itautec, com boa configuração e que dizia no anúncio, em letras garrafais, que vinha com o OFFICE Home & Student instalado. É um programa que custa R$ 199,00. No entanto, na descrição do produto, lá no finalzinho, de maneira quase imperceptível, dizia que era um programa Trial, ou seja, de demonstração, para ser usado por 60 dias apenas. Um programa que qualquer um pode baixar no site da Microsoft. Agora, quem não leu o anúncio até o final vai ter uma surpresa desagradável quando começar a usar o note. Vai ter que comprar o programa depois, se não quiser usar uma cópia pirata, o que eu jamais faria. E daí, o que fazer nessa situação? Ah sim, teve outra vez que comprei uma TV de tela plana de 21 polegadas; qual não foi minha surpresa ao chegar o aparelho e eu constatar que era mono. Nada se dizia no site; pra mim era óbvio que seria estéreo. Mas não era, e daí? Nada a fazer a respeito.

Abraços.

7. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Josemar,

apesar dos transtornos e da possível demora, creio que a melhor solução é a já mencionada pelo colega trosk.

Conforme o Código de Defesa do Comsumidor (Lei n° 8.078, de 11/09/1990), art. 49 e parágrafo único:

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados."

Boa sorte.

(y)

8. Josemar Preté

Josemar Preté Usuário

28 Nov 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    paulofma,

Eu exerci o direito de me arrepender em 24 horas após a compra, no entanto, o PontoFrio, assim como a maioria das empresas em que o atendimento se dá exclusivamente por telefone, não me deixou exercer plenamente este direito. Dizem que vão enviar a mercadoria para que: 1) eu recuse o recebimento; 2) após receberem de volta, encaminham carta à operadora de cartão de crédito informando o cancelamento e 3) me disseram que ainda poderá ocorrer um ou dois débitos na fatura.
    Aí eu pergunto? é ou não é um absurdo, apenas para dificultar a vida do consumidor? Acredito que é uma estratégia para que o consumidor desista de desistir. Fiz compras de CD's usados pela Amazon, por diversas vezes. O produto vem dos E.U.A., impecável, nunca tive problema nenhum. Uma vez demorei a receber o produto, informei ao vendedor e ele imediatamente fez um reembolso no cartão de crédito. É outra cultura. Aqui as empresas agem dessa forma porque costumamos aceitar passivamente este tipo de atitude.
    Além de tudo o Ponto Frio dificulta pois não responde a nenhum e-mail; encaminhei dois que não foram respondidos e vi vários relatos no reclameaqui de nenhuma resposta a e-mails enviados.

Abraços

9. paulofma

paulofma Usuário Ativo

8 Mai 2007
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    De fato, Josemar, é uma palhaçada.

Mas você precisa seguir o procedimento previsto na legislação.

Recusa a mercadoria. Tenta contato com a administradora do cartão relatando os fatos e tentando bloquear o débito de prestações. Não custa. E recusa o produto quando chegar.

(y)

10. alexsoler

alexsoler Usuário

11 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    não é mole não

11. Raquelmendes1000

Raquelmendes1000 Usuário

5 Ago 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O Ponto Frio é uma porcaria.
    Não comprem no Ponto Frio. Vejam essa música que uma consumidora lesada pelo Ponto Frio fez.O nome da música é “Comprar no Ponto Frio é uma fria”. Ou entrem no blog(http://naocompremnopontofrio.blogspot.com/).

Última edição por um moderador: 19 Out 2014 às 16:11
  12. corvão

corvão Usuário

25 Mar 2003
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Ponto Frio nunca mais!!! Já tive dois problemas com esta loja, com troca de produto enviado "errado por engano", e com propaganda enganosa, por não honrarem preço aninciado por e-mail promocional.

Na realidade muitas das grandes lojas virtuais dão problema e são muito incompetentes no trato com o consumidor.

Agora prefiro lojas pequenas, e até o ML está me atendendo melhor. Nestas basta um e-mail e tudo é resolvido rapidamente e sem a burrocracia das "grandes".

13. JCarneiro

JCarneiro Usuário

6 Ago 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    É o pior atendimento via telefone de todas as grandes lojas.
    Acho que os atendentes tem comissão na venda, a supervisão
    e "blindada", não se chega ao supervisor, e a certeza(dentro do tele marketing) de impunidade.

Comprei um xps-1000 para testar, me enviarao 3 xps-1000(presentao de grego)
    e debitaram os tres no meu cartão, eu não recebi e o dinheiro foi sendo extornado
    homeopaticamente em 3 meses.

NÃO RECEBA, E ESCREVA ATRAS DA NOTA QUE NÃO RECEBEU, POIS NÃO SE TRATA DO PRODUTO COMPRADO.
    Se puder "xerocar" melhor.
    Eu puxei até a gravação das cameras de segurança do predio, mostrando a devolução.

Essas empresas terceirizam tudo, e perdem o controle sobre seus terceirizados.

O ponto frio foi vendido ha pouco tempo, espero que o novo dono(controlador), tome providencias em
    relação ao SAC e televendas, pois são a "cara" do ponto frio com os consumidores.

Graças ao CDC eu nunca tive problemas em compras online não resolvidos,
    desde a 1° compra nas panashop de um tubao de 34", faz tempo!

Boa sorte!

14. Coleparmer

Coleparmer Usuário Ativo

10 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Nesse caso, o não há o que fazer. Se já saiu para distribuição ou nota foi emitida, o equipamento deve chegar na casa do consumidor que deverá recusá-lo. Funciona assim com todas as empresas.

No way

15. Hinotori

Hinotori Usuário Ativo

10 Jan 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Ponto Frio é muito ruim de jogo, mesmo loja física, você leva preços da concorrência e o vendedor te olha com aquela cara de má vontade e te diz que não consegue sequer igualar...

Sobre a desistência, a questão é bem simples, entre em contato com o jurídico da empresa. Diga que está tentando amigavelmente resolver o problema e que quer a restituição imediata conforme lhe é conferido direito de acordo com o CDC artigo 49, e que se a empresa continuar a recusar o cumprimento dos seus direitos, você irá entrar com uma ação na vara cível requerendo seus direitos, juros pelo atraso e indenização pelo transtorno, sem falar que a empresa terá que pagar os honorários de alguém para representar a mesma na vara cível... Pode ter certeza que quando o cara do jurídico ver que tu sabe do que está falando, ele vai agilizar tudo pra você, se ficar no atendimento ao cliente, aí não vai sair nada mesmo, eles somente cumprem ordens, que são pré definidas.

16. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário Muito Ativo

21 Set 2008
    Obrigados:
    29
    Troféus:
    48
    Eu ganhei dessa ''empresa'' R$1.000 de danos morais por ser enrolado pelo atendimento dessa ''empresa'' por um mês sem receber meu produto roubado dentro do correio. Quiseram enconomizar na entrega, não entregando por transportadora um produto que custava mais de R$2.000. Acabaram gastando muito mais.:-/
    Eu não confio no Ponto Frio depois dessa. Só fui consegui meu produto depois de abrir uma queixa no Procon.:mal:

17. Elcemar

Elcemar Usuário

18 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Comprei uma TV de Plasma 42PQ60D dia 09 de janeiro de 2010- USB - Potência Total RMS 20 W - Brilho 1.500 cd/m² - Contraste dinâmico 2.000.000:1 - Taxa de atualização 600 Hz e Convesor digital integarado e ao receber e conferir estava quebrada então recusei a entrega.
    Então ai começou a batalha.
    4 dias úteis após a recusa, foi me passado um prazo de 10 dias úteis (DU), aguardei e nada entrei em contato pelo Atendimento Online (AO), ai a resposta após isso foi me passado que não tinha em estoque e ia ser oferecido uma nova TV pelo Setor responsável.
    Depois de 40 dias foi me oferecido uma TV muito inferior Plasma panasonic TC-P42X10B sem esses itens acima citados, no dia 02/ de fevereiro com a seguinte frase Produto similar: 17953 TV 42" Plasma Panasonic Viera TC-P42X10B c/ Entradas HDMI e Slot Cartão SD , a diferença do valor ficará por conta do pontofrio.com. ACHAM QU E ESTÃO FALANDO COM QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO COM QUE COMPRA.
    Ai depois de muito tempo me ofereceram o valor de volta então o produto estava com valor + - uns 700,00 a mais então não concordei.
    Mandei uma Notificação Extrajudicial com prazo finais e nada foi foi feito
    então entrei nas pequenas causas em Abril e logo após recebi outa oferta de outra TV 42SL80YD (por ser valor superior) sem diferença de custo:potência Total RMS 14w - Contraste dinâmico 150.000:1 - Taxa de atualização 240Hz e partir do dia 31 de março eu conseguia falar SOMENTE com a ouvidoria quando eles me ligavam PORQUE OS NR QUE FORAM ME PASSADOS EU NÃO CONSEGUIA FALAR COM NINGUÉM, e foi aprazado a entrega até dia 15 de abril e somente foi liberado a reposição no dia 15 e recebi em 24 de abril, e claro que não podia ser diferente estouraram o prazo novamente . e o processo de danos morais continuou, pedi 10 salários mínimos e ganhei parcialmente o valor de R$ 2.500,00.

FICOU UM TEXTO GRANDE MAIS ISSO É SÓ UM RESUMO PQ TENHO 85 PÁGINAS DE CONTATOS DE (AO) E VÁRIOS MINUTOS DE LIGAÇÃO E UM PROCESSO DE 95 PÁGINAS.

Compartilhar esta Página