Furutech ou Belden? Qual o melhor cabo para uma instalação elétrica Hi-end?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Luís Marrese, 18 Jul 2008.

1. Luís Marrese

Luís Marrese Usuário

27 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Olá Pessoal.

Resolvi criar esse tópico para que possamos trocar idéias sobre as marcas e especificações de cabos mais apropriados para uma instalação elétrica de qualidade. Muitas vezes nos deparamos com dificuldades na escolha do cabo ideal e até em encontrá-los no mercado, seja em razão do preço, ou porque as lojas só vendem determinadas marcas em rolos, o que inviabiliza a transação. Aqui poderemos colher informações e quem sabe até formarmos grupos para a compra desses produtos. O que vcs acham?

Davide agradeceu.
  2. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Luís, uma boa esse tópico, temos estas informações mas espalhadas pelo HTF :aplauso:

eu uso fios rígidos Pirelli de 6mm² para as duas fases e o neutro

a única referência segura que tenho até então como alternativa é o Power Clean da Logical (y)

Furutech e Belden sei que são excelentes opções mas vamos esperar a turma mais por dentro do assunto pra saber sobre as opções destes fabricantes e onde achar pra comprar (y)

abraços

3. Luís Marrese

Luís Marrese Usuário

27 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    É isso aí Davide. Eu também já tinha notado que as informações sobre esse tema estão espalhadas pelo Fórum.
    Já vi recomendações também do cabo Prysmian da linha Gsette e parece que o próprio Cláudio Lameira está fornecendo um cabo de melhor qualidade para esse fim. Vamos aguardar a manifestação de alguém que tenha mais informações. Grande abraço,

Luis Marrese

sitari agradeceu.
  4. sitari

sitari Usuário

17 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Excelente tópico(y) Bom, minha opinião, dependo da quantidade de metros que precisariamos dos cabos acima referidos, teriamos que desembolsar uma grana consideravel para fazer a instalação com excessão do cabo Prysmian que não deve ser muito caro e o do Cláudio que desconheço o preço. Eu por exemplo teria que usar mais ou menos 50 metros para isso, ou seja, 25 metros para fase e 25 metros para neutro, isso sem contar o terra que teria que ser um flexivel de boa qualidade. No caso do Davide, acho que é até mais que isso, correto Davide? No momento estou usando cabos da SIL (meu xará:D) de 4mm².com fusivel Diazed de 36A e um bom reforço de aterramento do neutro.
    Pro ano que vem, estou pensando em utilizar um cabo que eu vi da Phelps Dodge(acho que escrevi certo o nome)de 750V em seção de 10mm². Ele tem os condutores rigidos, mas com um condutor central mais grosso envolto por condutores mais fino trançados nesse condutor central. vou trançar um par desse cabo, envolve-lo com papel aluminio e teflon e fecha-lo com termo-retratil...coisa de louco?:pirou: com certeza.

Abraços

Silvio

5. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Fala Sílvio, fala Luis, beleza? (y)

Sílvio, por incrível que pareça 25 metros dá com folga em casa (y) o conduite dedicado às sala corta caminho diretamente pra entrada de energia (y)

migrei para fio rígido depois de uma palestra do Jorge com boas melhorias e sairia dele só pra algo que certamente traria algum up, é uma mudança complicada no meu caso e penso que no de todos, bem diferente de um teste de cabo de força, envolve uma instalação trabalhosa e imagina se a troca não agrada? :lol:

Pois é, um Power Clean já ouvi que é tiro certo (até o FA o cita pra esse uso na nova sala dele) mas a 80 reais o metro (antigamente era 39 doletas) deixa a brincadeira toda em quase 2000 reais :D

se tivesse um Belden ou outro de qualidade certa, mais em conta, encararia, esse que você citou desconheço

Luis, ouvi comentários sobre essa do Lameira, mas agora não me lembro de quem, tavez o Eduprado usou, mas, não tenho certeza (y) parece que é algo ao redor de 40 o metro, se for para as duas fases do AcO pode ser uma boa opção pois me disseram ser feito a partir do OFree que ele utiliza no AcO SE

vamos aguardar o depoimento de alguém que esteja usando (y)

abraços

6. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

14 Jan 2005
    Obrigados:
    30
    Troféus:
    48
    Beleza. Também vou acompanhar o tópico.

Não tenho maiores contribuições a não ser dizer que minha instalação também é com Pirelli rígido 6mm2 do quadro de distribuição interno do apartamento até a tomada do som. Sequer uso uma tomada especial, que é uma alteração que devo fazer em breve.

A propósito os fios Prysmian nada mais são que o (ex) Pirelli. Ou seja, a Pirelli mudou de marca no segmento de cabos e fios, utilizando essa nova marca. Ou seja Pirelli = Prysmian. (y)

7. elmano

elmano Participante

8 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Um metro de cabo Power Clean por R$ 80,00 ?!!!
    Tá muito caro esse cabo. Onde é que a gente encontra na web?
    É capaz de ser mais barato.
    Essas tomadas Hospital Grade (Furutech)que o pessoal vende por US$ 100.00 (Cem dólares), eu acho um absurdo. Imagine um metro de cabos para eletricidade a oitenta reais o metro!!:eek:loko::LOL:

8. Ricardo Pontes

Ricardo Pontes Usuário Ativo

8 Dez 2004
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    As tomadas Furutech sao imbatíveis. Elas ``chupam`` a femea da parede.

Quanto a fiaçao o ideal é tirar do poste da rua no caso de casa ,ou, tirar do registro no caso de aptos ,fios rígidos de 4 milimetros até a sala usando um desjuntor dedicado só pra isso .

Quem usa fios de qualidade pensa que o som mudará de timbre ,ledo engano- fios e cabos bons sao feitos para impedir a interferencia de RFI e
    interferencia eletromagneticas- uma praga na resoluçao final de um som HI END.
    Quando se paga 1000 dolares ou mais em um cabo está procurando SILENCIO E LIMPEZA -nao é timbre . Se voce quer timbre, compre um equalizador!!! :concordo:

Ricardo.

Salu agradeceu.
  9. Luís Marrese

Luís Marrese Usuário

27 Abr 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Davide, na semana passada conversei com o Cláudio Lameira e ele me informou que seu cabo está sendo vendido a R$14,00 o metro. Segundo ele o desempenho está muito próximo do Power Clean, que está custando U$39,00/metro. Talvez seja uma boa, vc não acha?

10. sitari

sitari Usuário

17 Ago 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Pois é Davide, você já usou fio flexivel e migrou para rigido e considerou uma melhora, lembra? eu também uma vêz fiz um teste com cabos da Pirelli 3x4mm² e depois passei para rigido de 4mm², acabou ficando o rigido, no caso do Power Clean o mesmo é multifilar e dizem alguns entendidos que o multifilar é mais sensivel ao efeito pelicular em comparação ao rigido...será?

Silvio

11. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Ricardo, tou com você nessa das tomadas Furutech (y) incrível a qualidade e firmeza dos contatos, a minha já tem quase um ano e continua perfeita, posso ligar e desligar o cabo principal do sistema quantas vezes sequer e ela continua firme (y)

Luis, 14 o metro começa a compensar o do Lameira (y) vou tentar uma amostra pra ver como é, alguém teria uma foto dele?

Sílvio, o rígido me deixou feliz :lol: única ressalva serem 3 fios rígidos (2 para as fases e 1 para o neutro) que percorrem mais de 20 metros de conduíte sem nenhuma geometria estabelecida, um Power Clean ou similar já contam com geometria articulada no caminho todo (y)

12. ems2007

ems2007 Usuário

25 Jun 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Luis,
    Acompanhando o tópico, com muito interesse. Mudei de ap. e estou planejando como criar uma linha de força dedicada para o set.(y)

Davide,
    O que você quer dizer exatamente quando se refere a geometria?

Obrigado.

13. niko

niko Um eterno aprendiz

18 Jul 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Também vou acompanhar esse tópico. Hoje tenho uma instalação separada para o HT/Áudio, mas não uso nenhum cabo/fio diferente do restante da casa. Mas como futuramente penso em montar uma sala dedicada, vou ficar aqui só escutando os gurus da eletricidade: Davide, Édison.(y)

14. Nilde

Nilde Vivendo a Vida

9 Ago 2007
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    18
    Excelente tópico:aplauso:
    Vou acompanhar já que estarei alterando a fiação la para o meu sistema.
    E ja perguntando, ao fazer um terra não teria que tomar um extremo cuidado já que poderá ser diferente do terra da rede? como saber a impedância? ohmímetro?
    Não sei se estava sonhando mas penso que li ( estou tentando lembrar) um aparelho que eliminaria os problemas de falta de terra foi delírio meu?

15. Matias

Matias Audeze LCD-X

25 Set 2005
    Obrigados:
    16
    Troféus:
    38
    Eu estou com 4mm² rígidos Sil do quadro até a tomada direto.
    Ainda vou fazer o teste do com disjuntor versus sem disjuntor para ver se dá diferença. :)
    Ele é um daqueles pretos comuns mesmo, acho que uns 30A em 220V.

16. RockAndRoll

RockAndRoll Usuário Ativo

19 Jul 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Quando comprei 6 metros do Powerclean para ligar a seccionadora da sala à tomada de energia, como minha distância da sala até o relógio era de 50 metros, o próprio Vlamir, me recomendou o Prysmian Tetracabo (o tetracabo tem 4 cabos independentes, com uma geometria específica). Por conta da distância, tive que usar o de 16 mm. Usei para 3 fases e neutro. Para o terra precisei de mais uma perna, aí instalei um outro cabo Prysmian 16 mm.
    O Powerclean e assemelhados são só para distâncias pequenas, senão já viu $$$$$$$$$$$$$$$. Fazendo com o Prysmian (ex-Pirelli) já gastei uma nota preta.

17. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    12
    Troféus:
    38
    Niko, eu guru da eletricidade? De onde tirou isso :lol: dou minhas cacetadas baseado-me em toda essa galera de compadres de HTF, a minha sorte foi ter construído a minha casa e ter tido a chance de planejar minimamente a elétrica da sala, digo minimamente porque foi há pouco mais de 3 anos e o conhecimento aqui corre rápido e solto, hoje não teria feito certas coisas que fiz 3 anos atrás, mas, ainda bem que já conhecia o HTF, poderia ter sido muito pior (y)

Matias, homi......tira logo este disjuntor comum do caminho de seus belos brinquedos, tadinhos (y) eles e teus ouvidos vão agradecer

R&R, 16mm²?? caramba (y)

18. niko

niko Um eterno aprendiz

18 Jul 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Comparado a eu, que usa disjuntor e cabos, sua casa é show de bola.(y)
    Isso só vou ter com a sala nova.

19. RenatoOk

RenatoOk Usuário

14 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
  20. elmano

elmano Participante

8 Mar 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Fish,

Em relação a esse link que você forneceu aí acima: $66.00 (sessenta e seis dólares) pagam o que ? Um metro?
    Não consegui entender lá no site.

Compartilhar esta Página