Gastos de Energia Elétrica do Split

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por fabioaaa, 29 Mar 2011.

1. fabioaaa

fabioaaa Usuário

24 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Comprei meu primeiro Ar condicionado ja instalei e esta tudo funcionando, mas e agora quanto irei gastar a mais de energia elètrica?

Esse tópico foi criado para tirar algumas dúvidas a respeito do Consumo de energia elétrica de um aparelho de Ar Condicionado do tipo Split de diversas classificações do Selo Procel A,B,C,D,E e os famosos Inverter.

Será que o Inverter consome 40% menos energia elétrica mesmo?

Se você tem um Inverter ou outro qualquer poste aqui qual o consumo do aparelho e quanto você esta pagando de energia elétrica

2. Spy_br

Spy_br Usuário

22 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Também gostaria de saber esses números em exemplos reais do cotidiano.

3. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ar Condisionado Fujitsu Inverter 12000 BTU, ciclo frio, selo Procel classe A, instalado em 05/02/2011.

No mês anterior, o consumo geral total da minha casa - medido em 17/02 - foi de 677 kwh num total de 29 dias de consumo sendo que o Fujitsu Inverter foi utilizado então por 12 dias a razão de 12 a 13 horas por dia com temperatura regulada para 19ºC e nos outros 17 dias foi utilizado o meu velho Springer Carrier de 7500 BTU a razão de 7 a 8 horas de uso por dia e mais 3 ventiladores virando direto no outro quarto da casa.
    No mês atual, chegou esta semana a nova conta: o consumo total sem a utilização do Springer e utilizando apenas o Fujitsu em alguns dias, pois andou chuvendo vários dias aqui no Rio durante este período, o que tornou a temperatura mais amena dispensando assim a utilização de ar condicionado, e portanto utilizei o Fujitsu com menos frequência e agora também de modo mais racional - função SLEEP ativada e definida para 8 horas de uso por dia de uso com MASTER CONTROL e FAN CONTROL defenidos em AUTO e a temperatura regulada para 21 graus - o total de consumo foi de 494 kwh em 30 dias de consumo geral da casa. A diferença de consumo em kwh foi enorme - 183 kwh a menos e um dia a mais de consumo geral.

OBS: Em minha casa o ar condicionado é basicamente utilizado a noite para dormir; em raríssimas oportunidades é utilizado durante o dia.

Acredito que não adianta muito falarmos de consumo em reais, pois o valor unitário do KWh varia de cidade para cidade e aqui no Rio, cujo fornecedor é a Light, também varia o custo da unidade dependendo do consumo - quanto mais energia você consome mais caro vai ficando o preço unitário do KWh consumido e ainda tem a mais a tal da contribuição de iluminação pública que também aumenta de valor conforme aumenta o consumo do cidadão. É um absurdo, mas fazer o que? Mas como em geral as pessoas gostam mais de saber os valores financeiros, eu paguei R$256,00 nesta última conta e R$344,00 na anterior; foi uma bela diminuição.

Como dizia vovó, se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia. Mas não tenham dúvida, ao pensarem em comprar um novo aparelho de ar condicionado do tipo split, teto/piso ou cassete, com certeza e sem medo de ser feliz, compre um Inverter. Você estará colaborando com a preservação do meio ambiente utilizando menas energia elétrica e utilizando o gás ecológico R410A no lugar do velho e agressivo R22, além de economizar no bolso.
    Gostei tanto que acho que estou virando garoto propaganda. rsrsrs
    Abraço para todos.

4. fabioaaa

fabioaaa Usuário

24 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bela economia hein WG Pereira o preço mais alto do inverter vale mesmo a pena então. Tenho um Samsung em casa com Selo Procel A, instalado Há duas semanas e usado apenas nos dias mais quentes por no máximo 5 horas por dia, só quero ver o consumo dele no final do més. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco

5. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Vamos então fazer umas continhas rapidamente.

Suponhamos que meu aprelho tenha custado cerca de R$500,00 a mais que um outro qualquer, mas que seja de mesma potência e que não seja do tipo inverter, e que em relação a este outro aparelho eu esteja então tendo uma economia de uns R$20,00 por mês na minha conta de luz. Isto quer dizer então que ao cabo de 25 meses eu reaverei o que paguei a mais pelo meu aparelho na economia de consumo de energía elétrica e que a partir daí eu posso considerar a economia gerada como um abatimento no preço do aparelho, o que fará com que dentro de mais 50 meses de uso o meu aparelho tenha saído de graça se comparado ao outro aparelho que consome mais energía. Legal! Gostei destas contas. rsrsrs

6. Spy_br

Spy_br Usuário

22 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Putz. A diferença é tão absurda assim?
    Estava pensando em pegar um samsung crystal 12000 btus classe A por R$850,00

7. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É isso aí amigo! Também fiquei muito entusiasmado, pois o inverter alia uma bela eficiência energética - refrigera o ambiente maravilhosamente bem sem que para isso precise gastar muita energia - e de quebra ainda é um aparelho ecologicamente correto ao utilizar o gás ecológico R410A. Se quiser embarcar nessa e mantendo a tua preferência pela marca Samsung, eles tem dois modelos: o Inverter Neo Forte e o Inverter Vivace que tem um acabamento mais primoroso, mas o preço deve ser quase o dobro deste que você citou. Mas conforme expliquei acima, este dinheiro a mais retorna no menor consumo de energía elétrica.

8. lgw

lgw Usuário

19 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    bom pessoal chegou minha primeira conta de luz com o fujitsu inverter 12000
    unica coisa que aposentei foi meu ar consul de janela 10000 btus .
    usei o ar toda noite de umas 11 a 12 horas por dia durante os 30 dias no modo auto + 22 + auto intão minha conta dos mes de março 303kw/h e desse mes 194 kw/h por tanto uma economia
    109 kw/h no valor de 0.45892 = 50.02 reais
    que vcs acham

9. fabioaaa

fabioaaa Usuário

24 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O loco que economia hein. o ar de janela consome muito mesmo, e os splits com tecnologia inverter ta mais que provado que consome menos.

Mas que tecnologia é essa?
    Como funciona o Inverter?
    O que difere dos splits normais?

Alguém que tem um inverter saberia responder?. Li uma vez que nos splits inverter a condensadora nunca para de funcionar e sempre mantem a temperatura selecionada, já os split comum a condensadora funciona até que a temperatura selecionada seja atingida, então a condensadora desarma, e quando a temperatura esta aumentando a condensadora liga novamente para manter a temperatura ideal, gastando assim mais energia eletrica do que os Inverter, será que é isso mesmo alguém ai poderia dizer melhor como funciona o Inverter?

10. Spy_br

Spy_br Usuário

22 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Voce utilizava o consul de 11 a 12 horas por dia também?

11. pregoso

pregoso Usuário

23 Abr 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    amigo, dê uma olhada num comparativo feito pela própria Fujitsu:

http://br.fujitsu-general.com/web/index.php?id_canal=694&canal_pai=8

12. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Grosso modo, é por aí mesmo fabioaaa; enquanto um aparelho do tipo split comum liga e desliga o compressor - similar ao funcionamento de um aparelho de janela -, o do tipo inverter não desliga nunca, apenas diminuindo sua rotação quando a temperatura programada é atingida e depois vai aumentando e diminuindo suavemente a velocidade apenas para manter a temperatura programada, sem que isto gere altos picos de consumo como é o caso dos outros que ficam ligando e desligando o compressor constantemente para manter a temperatura programada.
    Fazendo uma analogia, podemos comparar com o funcionamento de um avião que ao levantar vôo exige o máximo de seus motores pra tirá-lo do chão e depois, já no alto, e não havendo mais necessidade de tanto esforço para mantê-lo no ar voando, segue em velocidade de cruzeiro com o motor em menor rotação e assim consumindo o mínimo necessário de combustível – energia -, mas em constante funcionamento.

13. lgw

lgw Usuário

19 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    isso mesmo amigo aqui em casa ligo a ar toda noite não importa o tempo...
    sempre umas 11 a 12 horas por noite aqui as noite são sempre compridas
    aahaha

14. prof_pretti

prof_pretti Usuário

31 Mai 2009
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Instalei em dezembro passado 3 Fujitsu Inverter, 12000 em dois quartos e 24000 na sala. O aumento de consumo não foi absurdo, diria bem razoável. O que vale ressaltar é o baixo nível de ruído, tanto do split quanto do compressor.

Eu recomendo.

Abraço,

15. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Agradecemos o teu post amigo, mas se for possível, gostarímos de saber qual era o teu consumo em KWh/mês que vem especificado na conta de energia, antes e depois da era Fujitsu Inverter; e se antes havia outros aparelhos que foram substituídos pelos novos ou não. Somente assim poderemos ter uma idéia concreta da eficiência energética destes aparelhos e quanto eles mexem no nosso bolso.
    Mais uma vez, grato pela colaboração.

16. Denervaljr

Denervaljr Usuário

5 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ontem meu Più "pediu"para limpar o filtro, o display fica com a informacao Fi, isso vai acontecer com todos, é so limpar o filtro e depois pressionar a tecla de ligar ( sw1) no painel do aparelho por uns 5 segundos que tudo volta ao normal. É uma funcao muito util para os equecidos como eu hhehehehehehe

Denerval Jr.

17. dilso22

dilso22 Usuário

28 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Pessoal estou com enorme dúvida em qual aparelho comprar.Vi muita gente falando do Fujitsu e do Carrier XPower, ambos inverter.O Primeiro tem valor inferior ao segundo e pelo pouco que li dos dois o Carrier tem garantia total de 3 anos, enquanto que o Fujitsu tem 2 anos total e 5 no compressor.
    Meu quarto tem 12m2 e acredito que um de 9000btus seja o suficiente.
    Perguntas:
    1-Será que vale pagar R$ 200,00 a mais pelo Carrier, pensando nas manutenções futuras?
    2-Alguém sabe o consumo,em média, de um aparelho desses usando umas 12h por noite durante os 30 dias?
    Desde já agradeço a todos.

18. Mateusão

Mateusão Usuário

17 Ago 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Vou por aqui o consumo dos últimos meses e vejam o quanto mudou depois que foi instalado um Fujitsu inverter 12000 em...em... Esqueci o mês, mas acho que foi no inicio de dezembro.
    Eu não tinha ar condicionado antes.
    Tava configurado a maior parte do tempo em 24ºC + função "economy" ativada em uma sala subdimensionada em 2m² e batendo sol da tarde direto das 14h as 17h.
    Ficou ligado em torno de 100h por mês. (um pouco a mais um pouco a menos dependendo do mês)
    Mar 179kw/h
    Fev 193kw/h
    Jan 218kw/h
    Dez 178kw/h
    Nov 181kw/h
    Out 179kw/h

19. dilso22

dilso22 Usuário

28 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Mateusão,
    se não entendi errado o consumo da sua residência se comparados os meses de out(SEM ar) e de mar(COM ar) ficaram iguais.Que milagre foi esse?

Aqui na minha casa, o gasto médio sem nenhum AC, das 22h as 8h, é de 6kw.
    Instalando um inverter de 9000btus e utilizando-o no mesmo período(10h/dia ou 300h/mês), qual seria o acréscimo no consumo?Se alguém me passar o consumo de 1h o resto a matemática resolve :)
    O quarto tem 12m2 e só pega sol das 8h as 11h.

20. WGPereira

WGPereira Usuário

6 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Segundo o selo Procel que veio com o meu Fujitsu 12000 BTU o consumo dele é de 22,9 KWh/mês, o que deu pra ele classe A. Mas na verdade sou obrigado a crêr que meu aparelho esta consumindo menos do que isto. Veja minha resposta de consumo em resposta anterior.

Compartilhar esta Página