Hatch médio: i30, C4 ou Focus?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Breier, 9 Jun 2010.

  1. Breier

    Breier Usuário

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    Meus caros,

    Como infelizmente a Honda se nega a agregar tecnologia embarcada ao Civic, limito minha dúvida (falando em termos de "top", com câmbio automático, couro, etc.) ao Hyunday i30, Citroen C4 e Ford Focus. Pergunto a vocês qual seria o modelo escolhido? Em princípio, confesso que me inclino pelo Focus, por ter sérias dúvidas quanto à depreciação de revenda e custo de manutenção na Citroen e Hyunday, bem como quanto à reposição de peças.
    Enfim, o velho drama da troca de carro...
     
  2. Slaine

    Slaine Usuário

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    Para saber mais sobre o Focus, te aconselho a entrar em http://www.htforum.com/vb/showthread.php/79014-Clube-do-Ford-Focus

    Para saber mais sobre o I30 http://www.htforum.com/vb/showthread.php/70660-HYUNDAI-I30

    Opinião pessoal: não considero o C4. Citroen, para mim, não dá. Manutenção mais complicada de todos os franceses, devido à dificuldade de peças. Tem a maior desvalorização também. Não gosto da suspensão.

    O debate entre I30 e Focus é grande aqui. Entretanto, ao contrário do que você parece pensar, a desvalorização do I30 é menor do que a do Focus, assim como sua facilidade de revenda. O carro vendeu muito, em grande parte pelo preço atraente (que já não está tão atraente assim), e está vendendo muito bem, também, no mercado de usado, bem melhor do que Focus. Para definir entre os dois, faça o teste drive. Na minha opinião, estão a favor do I30 um interior mais bem acabado e muito mais bonito e maior oferta de equipamentos. A favor do Focus está seu imbatível comportamento dinâmico, mas deve ser considerado que o do I30 também é muito bom, perde por pouco.

    Enfim, cada um aqui vai colocar sua opinião pessoal e depende do que vc valoriza mais numcarro para decidir. Eu faria test drive antes... mais de um em cada carro.
     
  3. Breier

    Breier Usuário

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    Obrigado Slaine,
    Em relação ao i30, fiquei um pouco decepcionado por não ter sensor de estacionamento e bluetooth no modelo que fica na faixa dos R$ 70 mil. Embora seja normal para um coreano (a pobreza de perfumaria), trata-se de itens que na realidade são úteis no cotidiano. E a Citroen é realmente pedreira. Aqui em Porto Alegre, mesmo havendo duas revendas (apesar de nomes distintos, ambas da mesma empresa) e a marca ter implantado o valor fixo de revisão, o preço de peças (quando disponíveis) é alto e o atendimento de oficina é sofrível. No momento, aguardo cotação de seguro, mas te agradeço pela colaboração, pois, nestas horas, a troca de experiências é fundamental! Tks
     
  4. Slaine

    Slaine Usuário

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    Sensor de estacionamento você pode colocar um numa loja de equipamentos. Funciona bem e não é caro.

    Então, eu não vejo Citroen com bons olhos.
     
  5. Franciskano

    Franciskano Usuário

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    O fato de você estar em dúvida entre esses 3 modelos já demonstra que você não é nenhum ignorante.

    Se quer conforto, vá de Focus
    Se quer requinte, vá de C4
    Se quer esportividade, vá de i30
     
  6. Breier

    Breier Usuário

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    Mas Slaine, inaceitável pagar 70mil por um hatch 0km e ter que instalar equipamentos for fora, não achas?! Nesse caso, o i30 perde para os demais. A rigor, é uma característica comum a japoneses e coreanos. Valeu, obrigado!

    ---------- Post added at 19:12 ---------- Previous post was at 19:10 ----------

    Franciskano, boa proposição, mas como bem sabes, a escolha não é simples assim, sendo sempre bom ouvir opiniões para fazer a melhor escolha. Obrigado pela contribuição. Abraço
     
  7. pedrof

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    Breier, se tu for negociar o i30, vai na CAOA, não vai na Carway. A CAOA consegue baixar mais os valores. Lá em casa tem um Azera, comprado na CAOA...na hora de comprar, fui na Carway várias vezes, onde fui tri bem atendido, mas na hora do vamos ver...eles não baixaram muito, e na CAOA deu pra negociar. Na verdade, outra coisa que tu tem que fazer, é ligar pra uma CAOA e uma Ciamotors (procura no google), acha o telefone de algumas lojas em São Paulo, Belo Horizonte, liga e pergunta quanto tá o carro que tu quer lá. Tem chance de ser menos que aqui, e aí tu tenta chegar nesse valor aqui, deve conseguir. O próximo carro de casa vai ser Hyundai ou Kia, vai ser camionete, pois sedã já tem o Azera, e não tenho nada a reclamar dessas marcas, carros muito bons, preços razoáveis. O preço das peças que é caro, isso é algo a considerar talvez, que a gente não levou em conta no Azera porque os concorrentes do Azera custam muito mais que ele...
     
  8. Breier

    Breier Usuário

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    Boa Pedrof, pois esta informação quanto ao preço das peças na Hyunday eu ainda não tinha. Quanto às revendas, até o momento fui somente na CAOA, na Nilo, mas não deixa de ser interessante a Carway, porque, a rigor, a negociação de carros muitas vezes é surpreendente quanto ao que te apresentam as revendas. Obrigado pelo feedback. Abraço
     
  9. Slaine

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    É bom lembrar que, nos carros da faixa de preço do Azera, nenhum tem peças baratas.

    Breier, eu não acho inaceitável. Se fosse algo que fosse importante ser original de fábrica para não descarecterizar o carro (como som integrado ao painel, por exemplo), tudo bem, mas o sensor de estacionamento instalado por fora não faz nenhuma diferença e custa pouco. Analisando o lado prático, sem implicar com a idéia em si, resolve bem o problema de quem deseja isso no carro. Eu colocaria numa boa.

    Agora 70 mil num hatch é mesmo doidera se você pensar que por mixaria a mais pega um Fusion...
     
  10. acrleitao

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    realmente resolve o problema (y)

    mas se tiver uma versao mais cara que venha com o sensor, dificilmente a instalaçao por fora vai ficar igual

    eu iria de focus ghia, pelos equipamentos de série
     
  11. Cubas

    Cubas Usuário Ativo

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    Aguardem dezembro, quando virá o Cerato Hatche.


    ...
     
  12. fljp

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    Eu fiquei com o C4, mas tava olhando na faixa de 55k (C4 GLX 2.0, i30 manual e Focus GLX 2.0). Na minha faixa, sou mais o C4. Não se esqueça que o i30 não é flex.
    Na sua faixa (70k), creio que eu escolheria o focus, por ser mais completo e ter um acabamento bem melhor que o focus GLX.
    Não deixe de ler os comparativos também. Na carro online tem o teste dos 100 dias do focus, a 4R tá fazendo o longa duração do i30 e o Bestcars tá fazendo o teste de 1 mês do C4 exclusive.

    ---------- Post added at 11:41 ---------- Previous post was at 11:34 ----------

    Complementando:
    Teste dos 100 dias com o focus: http://www.testedos100dias.com.br/focus/
    Teste de 1 mês com o C4: http://www2.uol.com.br/bestcars/mes/citroen-c4-exclusive.htm
    Teste de longa duração com o i30: Revista impressa Quatro Rodas
     
  13. fljp

    fljp Usuário Ativo

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    ps. retificando, na sua faixa (70k) EU pegaria o fusion ou azera. SE fosse restrito aos 3 que vc citou, aí sim ficaria com o Focus Ghia...
     
  14. pedrof

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    eu, pessoalmente, não faço a mínima se é flex ou não...só uso gasolina...
    e já foi comprovado em pesquisa que não vale a pena alcool em quase todos estados do Brasil...
    essa ***** só incomoda na hora de vender, não sei porque flex vale mais que sem flex...
    não conheço uma pessoa que use alcool no carro...
     
  15. Slaine

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    É porque vc não mora em São Paulo: lá vale muito a pena absatecer com álcool praticamente no ano todo. Aqui em MG, é bobagem, quando o alcool está valendo a pena é por uma diferença pequena.

    Eu não gosto de motores flex também, não dá para você otimizar o motor para os dois combustíveis, então você joga para um, pro outro ou fica no meio. E a economia com gasto de combustível, na maioria dos estados, não justifica isso. Acontece que brasileiro adora economia de palito e muitos nem sabem quando vale a pena colocar álcool ou gasolina, então o flex pegou e nem adianta nadar contra a corrente. Para mim, o fato de ser flex pesa apenas por faciltar a revenda. Por mim, se tivesse opção, jamais teria um carro flex.

    fljp: é como eu disse em cima. Esses carros completos começam a se aporoximar demais da faixa de preço de veículos superiores (fusion, jetta, azera) e, por mais equipados que sejam, acho que não compensam. Eu também gastaria um pouco a mais e iria de Fusion ou Jetta.
     
  16. fljp

    fljp Usuário Ativo

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    Aqui em BSB, o cartel dos postos domina a cidade e todos tem praticamente o mesmo preço. Nessa semana, tá 1,89 o álcool e 2,69 a gasolina. Então aqui eu só uso gasolina, mas eu vi a vantagem do flex na semana passada: fui pra Goiânia e lá o álcool tá 1,17 !!! Como tava a metade do preço da gasolina, não tive dúvidas e entupi o tanque de álcool !!
     
  17. Slaine

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    Verdade, Goias também costuma compensar no ano todo. Nesses estados (Goiás e SP), além do grande número de usinas, os sacanas costumam vender álcool diretamente para o posto (o que é ilegal) e não para a distribuidora... por isso o preço tão baixo.
     
  18. pedrof

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    só pra ter uma noção...andou infiltrando água num farol dianteiro do azera...
    nao tem como arrumar, tem como tentar tirar ele, secar e tal, mas nao ficaria 100%...
    um novo custa...mais de 5 mil reais!

    ainda bem que na caoa me trocaram na garantia :)
     
  19. marxio

    marxio "Herrar é umano!"

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    Aí é que tá, se um farol do Azera está custando 5k, imagino que o seguro desse carro deva ser alto, pois o volume de vendas não incetiva o mercado de peças paralelas. Com isso, seus proprietários estarão seguros enquanto tiver a garantia, mas tão logo ela termine... quem vai querer bancar os custos de um carro desses?
    Se isso vale de alguma coisa, comprar um carro de com custo acessível faz todo sentido. Mas qual deles se encaixa melhor nessa questão?
     
  20. Slaine

    Slaine Usuário

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    O seguro não é alto não.

    mesmo para o Azera, dá para sair fora de peças em concessionária sim. Peça em concessionária, em geral, é uma insanidade... me dá vontade de socar o coistado do vendedor sempre que me falam o preço.
     

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