HDTV em Campinas

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por peaga, 15 Jan 2008.

1. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

9 Out 2002
    Obrigados:
    14
    Troféus:
    38
    A NET HD tem vendido extremamente bem nesses preços, então qual seria a motivação pra abaixar preços, já que é um serviço "VIP" ?

:aiai:

2. juca.mora

juca.mora Usuário

17 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    citei o caso de sao jose dos campos como exemplo que eh possivel receber o sinal em grandes distancias, conforme o relevo mostrado parece que em Campinas fica mais dificil e no teu caso entre o pq ecologico e sao paulo ficam as retransmissoras da regiao ficando mais dificil ainda, testei uma antena bem diretiva no Jambeiro e so consegui o 16 analogico de sampa, todos os canais digitais de sp estao ocupados com sinais analogicos da regiao, acho que somente na regiao da rodovia dos bandeirantes sera possivel receber algum sinal e assim como vc tbem recebo a band e a redetv hd via satelite e tentando complementar a programacao com o SBT e Record que devem demorar a chegar em Campinas. Já a Globo deve entrar ate o começo de 2009 via EPTV conforme estamos acompanhando pelo site da Anatel

3. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Muito otimismo de sua parte. ;)
    Campinas está atrasadíssima no cronograma (confira http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1335659&postcount=288), cidades como Santos e São José do Rio Preto quase certamente terão canais digitais abertos antes de Campinas.

Aposto que Campinas não terá sinal digital aberto em definitivo até maio de 2009, no mínimo. Certamente chegará a 01/01/2010 com mais de um canal, mas até lá são 14 meses...:lol: ... e a TV digital não fez nem um ano ainda.

4. Nick

Nick Dark Lord of the Sith

9 Jan 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Vou postar uma frase dita pelo colega Menko em outro tópico sobre Campinas (se ele não se importar, é claro), que sintetiza muito bem nossa atual situação:

5. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Perfeita a frase, mesmo sendo em outro contexto.

Para o Ministério das Comunicações, interior não muito valor. E naquele documento ainda colocaram Campinas no mesmo balaio de Sorocaba, o que as duas cidades têm a ver?

Outro problema é a falta de interesse das emissoras e da população em geral. Isso desestimula completamente a implantação mais rápida da TV digital por essas bandas.

Mesmo em cidades que já têm o sinal aberto, só os amantes das novas tecnologias estão interessados nas virtudes do HD ou mesmo do SD-de-alta-qualidade.

O governo fez um cronograma muito conservador e lento, quando deveria ter feito um mais rápido. Isto eu até compreendo, porque existe toda uma burocracia, uma negociação entre emissoras para não criar problemas no espectro, essas coisas. São Paulo, que é a única cidade no Brasil com a TV digital devidamente implantada, começou os estudos em 2005.

Campinas é grande demais para ser considerada "interior" (o que as pessoas consideram como tal). E por não ser capital é desconsiderada dentre as cidades grandes. De fato, a frase é perfeita. Descrição irretocável de uma situação ambígua e desagradável.

6. juca.mora

juca.mora Usuário

17 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    invertendo o titulo de um filme de Wim Wenders, eh o que acontece com Campinas; parece que a proximidade com a capital inibe acoes locais, entao so resta torcer para que o SBT e a RECORD transitem no satelite em HD FTA, ja que a gorda ancorada numa falsa desculpa de protecao de filiadas nao abre o sinal; proteger o que, se nos proximos anos "ninguem" vai acessar HDTV e os poucos que podem ficam impedidos

7. dvma

dvma Usuário

20 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal.
    Na sexta-feira estava passando perto daquelas lojas que vendem parabólica na região da Campos Sales, entrei em uma pra papear, o dono me disse que a EPTV já está testando, que ele próprio tem uma antena apontada pra lá, e que pega o sinal dos testes, e me garantiu com certeza absuluta que as transmissões começam em dezembro. Só não disse a fonte da informação. Eu entrei lá pra perguntar sobre os equipamentos pra captar via satélite, e ele disse pra esperar que em dezembro entra a globo.
    Aproveitando a mensagem, será que vocês podem me ajudar, pois percorri várias lojas, ninguém sabe de nada.....não sabem sobre o conversor zinwell (onde compro esse conversor? nem mesmo no Mercado Livre achei), não sabem que tipo de parabólica funciona pra HD, etc.
    Outra pergunta: eu consigo captar o sinal HD usando uma antena da Sky que tenho aqui parada ou tem que ser das parabólicas maiores ?
    Agradeço desde já e abraço a todos.

8. juca.mora

juca.mora Usuário

17 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    na torre da EPTV tem uma pequena antena de uhf no meio da torre, precisamos verificar do que se trata pq pode ser uma retransmissao para valinhos ou uma digital reserva como aquela que a Band usa no Rio, quem tiver um receptor 1 seg poderia testar nas proximidades. Para receber via satelite o sinal HD da Band e Redetv vc precisa de uma parabolica que receba banda C (pode ser um 1,50 fechada ou uma telada de 2,30) e o receptor 620 ou 640 da Zinwell; ambos apresentam varios bugs, mas uma vez sintonizados, os canais HD estão com uma imagem excepcional, nunca mais vc vai querer ver tv 4x3

9. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Isso não me surpreende nem um pouco. Fiz essa pesquisa em junho, antes das Olimpíadas, e nenhum dos lojistas das casas de antenas sabia de nada ! Quando eu perguntava se eles conheciam HDTV via parabólica, eles diziam que aqui em campinas ainda não tinha HDTV... e ofereciam receptores digitais comuns, alegando que não existia com HD.

Ao comentar sobre o Zinwell, uma das lojistas ao menos se prontificou em perguntar ao representante da Zinwell, e dias depois ela me ligou dizendo que só o receptor custava R$ 1200,00 !!

Vc tem que comprar o receptor Zinwell Z620-S direto no site do fabricante (www.zinwell.com.br) por R$ 399,00 (só até o fim de outubro!), ou direto na empresa em são paulo (pronta-entrega).

A antena Sky não serve. Tem que ter 1,5m se for fechada, ou 2,4m se for telada. A minha é Zirok fechada de 1,5m.

Talvez vc precise de ajuda de um instalador, pois apontar a antena direto com o receptor digital é bem difícil. Com o analógico é mais fácil e o instalador traz o receptor analógico dele para apontar a antena. Posso passar o fone do que me ajudou, e que ficou deslumbrado ao ver a imagem HDTV, já que também não conhecia a solução Zinwell HDTV.

Só de ver as Olimpíadas já valeu a pena!

Aprenda tudo neste tópico aqui:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1352389#post1352389

Boa sorte!

10. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ´

A previsão inicial era Dezembro, mas se vc pesquisar nas páginas anteriores, verá que esse prazo foi adiado, segundo a própria EPTV

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1261039&postcount=244

11. mirocps

mirocps Usuário

12 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  12. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Não duvido que a EPTV esteja se preparando para fazer os testes.
    Mas uma consulta básica ao plano de TVD em Campinas no SISCOM (http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp) mostra que nenhum teste começou de verdade, pois não há alocação precisa das coordenadas de sítio.

Pode comparar os dados de Campinas (que não tem nada ainda) com Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande, cidades que efetivamente já estão em testes para a TV digital. Curitiba vai entrar em 22/10, PoA no início de novembro e CGR em dezembro.

Adoraria fazer esse teste, é uma pena que ainda não adquiri o receptor 1-seg...senão me postaria ali perto e tentaria sintonizar o 42 (virtual 12.1).

Exatamente, pelo que entendi de tudo o que li, houve muitos desacordos na alocação de canais, muitas cidades interferindo nas frequências das outras, o que levou a um enorme atraso, tanto que só em Campinas - que eu saiba - foram feitas duas consultas públicas.

13. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    De fato, avançou da condição anterior ("Análise das Contribuições") para ("Confirmação com Emissoras"). Mas para começarem os testes e a efetivação, é preciso ainda mais duas etapas: "Ato da Efetivação" (Santos já está nessa) e a final, que é a autorização para começar os testes, chamada "Ofício Encaminhado ao MC" (São José do Rio Preto e São José dos Campos já atingiram este nível.).

14. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Retirado da Folha de SP de Hoje:

"O cronograma da TV digital será seguido à risca, de acordo com a Abert, pelo menos até o final do primeiro semestre de 2009, uma vez que os equipamentos que serão instalados até lá já foram encomendados.
    Até o final de 2008, a TV digital chegará a Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Belém. Em meados do ano que vem, deverá estrear em grandes cidades, como Campinas."

15. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Perfeito! :aplauso:

E dizer isso não é mero exercício de achismo ou futurologia. Basta olhar aqueeeele cronograma que todos aqui conhecem - ou deveriam conhecer - e ver o desenrolar das informações.

Querem ver?

Campinas está no nível G5 (Demais geradoras, isto é, as que não estão situadas nas capitais). Qual é a data para iniciar as transmissões? Maio de 2009.

Vamos fazer uma comparação entre a data do ofício assinado ao MC e o início das transmissões em algumas capitais que já têm o sinal ou estão em testes:

*data do ofício encaminhado ao MC (DO)
    *início definitivo das transmissões (IT)

-> São Paulo (DO - 25/01/2007) (IT - 02/12/2007)
    -> Belo Horizonte (DO - 12/09/2007) (IT - 07/04/2008)
    -> Rio de Janeiro (DO - 17/07/2007) (IT- 08/04/2008)
    -> Goiânia (DO - 15/02/2008) (IT - 04/08/2008)

estão para começar (IT apenas como previsão)

-> Curitiba (DO - 12/09/2007) (IT -22/10/2008)
    -> Porto Alegre (DO - 21/12/2007) (IT - 05/11/2008 )
    -> Campo Grande (DO - 28/03/2008) (IT - xx/12/2008 )

Para ver quanto tempo cada cidade levou, do ofício à transmissão efetiva:

São Paulo: 10 meses e pouco
    Belo Horizonte: quase 7 meses
    Rio de Janeiro: quase 9 meses
    Goiânia: quase 6 meses

Curitiba: quase 13 meses e meio
    Porto Alegre: 10 meses e meio
    Campo Grande: por volta de 9 meses

Portanto, não há propriamente uma regra, mas é emblemático o caso de Goiânia, que foi muito rápida na implantação do serviço, provavelmente devido à grande vontade política do Grupo Jaime Câmara de fazer a Anhanguera local ser pioneira. E conseguiu colocar Goiânia na frente de muitas cidades que teriam primeiro a TVD.

Ao mesmo tempo, lança uma ponta de dúvida sobre a capacidade da EPTV de começar em maio de 2009...

Se Campinas passar logo ao estágio seguinte: "Ato de Efetivação", em menos de um mês terá o estágio final "Ofício encaminhado ao MC". Se esse ofício for encaminhado até o final de novembro, poderá perfeitamente começar em maio, iniciando os testes por volta de março. Mas terá de ser tão disposta (em vontade e recursos) quanto foi a afiliada goianiense da Globo.

É isto. :)

16. Nick

9 Jan 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    É preocupante mesmo. Mas está totalmente de acordo com a minha visão sobre a EPTV. Eu sempre desconfiei que ela esperaria até a última data possível para a implantação do sistema e até estranhei quando vislumbrou-se um possível adiantamento no cronograma. Mas está aí a verdade, quem quer HDTV aqui na roça (que é a visão que a EPTV tem de nossa cidade) antes do cronograma conservador do governo, tem que assinar NET.

17. juca.mora

juca.mora Usuário

17 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fabius, parabens pela analise. Entao temos o seguinte cenario em campinas: Band e Redetv via satelite ou Net, Record e SBT com pequenas chances direto de sampa canais 20 e 28 ou futuramente abertos pelo satelite. A Globo, somente se a EPTV quiser antecipar e ser a primeira emissora do interior, ja que nossa regiao tem o 3.PIB do Brasil. Fabius, pelas coordenadas dá para saber quais canais estao alocadas para cada rede? Como vc sabe que o 42 eh EPTV e o 16 eh BAND?

18. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Exatamente. (y)

Obrigado pelos elogios. (y)

Em Campinas, a Record é retransmissora de São Paulo. Isto é, chance mínima de TV aberta aqui.
    O SBT é retransmitido pela TVB. Foi o único canal que não respondeu à minha pergunta. Pelo tipo de comportamento, é de se imaginar que só comece a transmitir no limite da data.

Até junho eles devem entrar, as únicas afiliadas que mostraram disposição para iniciar as transmissões foram as da Globo. Até agora isto tem sido a regra. Mas algo me diz que embora tenha "Emissoras Pioneiras" no nome, a EPTV não terá o pioneirismo na TV digital no interior paulista.

Nas cidades que já têm transmissão digital (SPO, RJO, BHZ, GYN), testes (POA, CWB, CGR) ou canais reservados (SAN, SJRP, etc.) talvez, desde que você conheça a localização exata das antenas.

Se não, não tem como. Somente as cidades que já têm pelo menos uma emissora transmitindo em digital apresentam a razão social das emissoras (mesmo as que nem começaram).

Se você pesquisar Campinas (plano TVD) no SISCOM: http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp

Verá somente duas indicações genéricas de coordenadas: quase todas no Jardim São Gabriel (canais 16, 19, 24, 29, 30, 42, 50, 54) e só uma no Jardim Chapadão (canal 59 - deve ser a Cultura, que é quem transmite de lá, do prédio da antiga Telesp)

Somente quando os canais são alocados (quando o ofício é encaminhado ao MC) é que se tem uma localização precisa das antenas, permitindo descobrir quem é quem.

Sei que a EPTV será o canal 42 porque mandei um e-mail à EPTV, cuja resposta está nesta mensagem: http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1261039&postcount=244

Quanto à Band ser o 16, é porque ouvi na BandNews FM Campinas. Dois jornalistas, um deles da TV Bandeirantes Campinas, dizendo isso.

O problema é que o canal 16 é co-localizado com o canal 15, que transmite a Band analógica em Valinhos (mas que também pega na Região Leste de Campinas).
    Por isso, não posso afirmar com certeza absoluta, à medida que não sei como e se eles resolverão isso. Infelizmente sou leigo no assunto. Pelo que li, o canal analógico não interfere fácil no digital, mas a recíproca não é verdadeira.

Se quiser confirmar quando a TV Bandeirantes Campinas começará a transmitir em digital e se será mesmo no canal 16, mande um e-mail para Elaine Aguiar, gerente administrativa da Band Campinas (elaine@band.com.br). E coloque a resposta para nós :eek:k:

19. Nick

9 Jan 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Fabius, muito obrigado pelos seus posts aqui no tópico, sempre muito esclarecedores! :aplauso:

Além do contato da Band, você conhece algum canal de comunicação direto com a EPTV? Quem sabe se a gente começar a perturbá-los um pouco eles mostram algum sinal de vida?

20. edufaria4

edufaria4 Usuário Ativo

17 Mai 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Bom, o Ministro já disse que qualquer emissora que queira iniciar as transmissões digitais (claro, geradora, ou repetidora, caso a geradora já seja digital) basta pedir, sem precisar seguir o cronograma.

Compartilhar esta Página