HDTV em Jundiaí!

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por Jonas Negreiros, 10 Mai 2009.

1. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário Ativo

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Soube pelo colega Caetano Guerreiro que, após a inauguração da HDTV de Sorocaba (TV TEM), o próximo passo da emissora será Jundiaí.

Do pessoal da Codael, a informação é que isso só acontecerá em 2013...

Gostaria de saber de outros colegas sobre o assunto.

Meu interesse é ter algum sinal digital terrestre no Bairro Eloy Chaves, para poder continuar minhas pesquisas para otimizar a recepção de TVD.

:rever1:

Jonas

2. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Fizemos a prospecção de sinais em Jundiaí (DX-TVD).

No Bairro Eloy Chaves, nada.

No Bairro Centenário, nada.

No Bairro Retiro, apenas EPTV de Campinas, porém com excelente qualidade.

O melhor resultado foi no Bairro Anhangabaú, próximo ao SESC:

Bandeirantes:

Rede TV!

MTV:

Os incríveis resultados foram obtidos com uma antena "boca de jacaré", uma linha de descida precária, um booster erroneamente ligado na chegada da linha, um TVC Philco de 20 polegadas e um conversor Proview.

Os estranhos artefatos que aparecem na imagem são resultantes do processo de compressão de meu fotoblog. Ao vivo, as imagens são excelentes!

3. marcos valezin

marcos valezin Usuário

4 Jun 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jonas, moro no Jd Tannus atráz da Coca-Cola. Tenho uma antena UHF e pego a TV TEM de Sorocaba. Será que se eu colocar um conversor e apontar a antena para Campinas eu pego a EPTV? O lugar que eu moro é bem alto.

Abraço,

Marcos Valezin

4. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Oi, Valezin!

Tenho um chuviscômetro, um analisador de UHF caseiro um conversor Proview, de qualidade mediana.

Se você têm interesse em tentar, podemos fazer um teste em sua casa.

Jonas

5. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário Ativo

2 Mai 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Amigos, a TV TEM de Sorocaba já está transmitindo em HD? Em qual canal?

Sobre a sintonia da Globo e Band (HD da Capital), qual o posicionamento da antena? É que hoje fiz novas tentativas, virando minha antena ZIAK para São Paulo, e, assim como na outra vêz, só consegui a CULTURA, SBT e MTV. O SBT estável, as outras muito ruins. Pelas costas da antena, a EPTV continuou perfeitamente estável, embora o nível do sinal tenha caído bastante.

Então, repetindo a pergunta: com relação a posição onde consigo os três citados canais da capital, para que lado devo virar a antena para tentar sintonizar Globo e Band (esquerda ou direita)? Mais ou menos quantos graus? Tudo bem que, de acordo com nossas localizações, essas referências podem variar, mas qualquer informação me poderá ser útil.

Abraços.

6. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Oi, Wil_Som!

A TV TEM de Sorocaba deve estar operando no canal UHF 26, em fase experimental.

Da distância que você está de S.Paulo, é irrelevante a diferença de posição da antena do seu TV, quer para os canais do Sumaré (SBT. MTV e Cultura) e os da Paulista (Globo, Band, Record, etc).

Suspeito que o problema é a quantidade de interferências na região Vinhedo (canais analógicos operando na faixa dos canais digitais de S.Paulo).

Ligue um TV analógico sem o conversor e verfique quantos canais analógicos da região são capturados pelo seu televisor. Os resultados você poderá postar no tópico "DX-TVD" a fim de enriquecê-lo.

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=90117

Peço à você um pouco mais de paciência. Em breve, traremos mais relatos sobre o "Chuviscômetro"

:rever1:

Jonas

7. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Conforme observação do colega Fábio DT (HDTV em Bauru?), soubemos dos Planos da TV (ainda não) TEM, afiliada Globo:

"A TV TEM apóia ainda iniciativas de instituições e entidades representativas voltadas para a formação profissional. Igualmente, pesquisa e adota novas tecnologias. Exemplo dessa filosofia é a sede Sorocaba, inaugurada em setembro de 2006, uma das pioneiras a operar totalmente sem fitas - da captação à exibição.

Toda a plataforma é digital, o que vai permitir a rápida adequação ao sistema HDTV - televisão de alta definição. A transmissão digital, em Sorocaba, começa no primeiro semestre de 2009; no segundo, deve chegar a Jundiaí. A partir daí, será estendida às emissoras de Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga.

Boa notícia!

Espero que a TVD se confirme rapidamente em todas as cidades planejadas.

Jonas

8. Verdiani

Verdiani Listening 'n learning

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Sera que agora com o lançamento oficial da TV Tem Sorocaba hoje (15:00h) ja começarão a aparecer notícias dos testes / cronograma para Jundiai ?

Em sorocaba começam a Globo e ja estao liberando a licença para o SBT...
    Qual é a retransmissora do SBT que recebemos em Jundiai ? De SP, de Campinas, de Sorocaba? Ou é geradora local ?

9. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    ...Jundiaí recebe o sinal da TV TEM (Globo) de Sorocaba, em analógico, naturalmente.

Desde alguns dias, antes da inauguração oficial da TVD Sorocabana, começamos a notar os "efeitos da transição":

Congelamentos, telas pretas apenas com som, quadriculações, engasgadas, efeito "dejavú" (quando a cena vai e volta repetida), etc.

Jundiaíenses, acautelai-vos! A TV digital está chegando! :lol:

10. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ressucitando o tópico...

Alguma noticia sobre a entrada / testes da TV Digital aqui em Jundiai - como disse um amigo meu, a "Terra do nunca" ?

Será que será mantido o cronograma de Jundiai nesse segundo semestre antes das outras geradoras (Bauru, SJRP, etc) conforme o site institucional ???

Tem tanto tempo que não saem noticias...

Seria a calmaria que precede a tempestade?

11. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Oi, Verdiani!

Pressinto que este tópico vai "ferver" em breve!
    De acordo com comentários de outros colegas, Jundiaí var ter HD aberta ainda este semestre! E a TV (não) TEM daqui vai TER TVD :LOL: !

Jonas

12. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tambem acho, Jonas !!!

Tecnicamente, creio ser mais facil pra Jundiai, que é apenas retransmissora, se adaptar, uma vez que ja recebe o sinal digital de Sorocaba do que outra geradora (como Bauru ou SJRP, por exemplo), certo?

Até pelo marketing da globo de criar uma "nuvem HD" (se esse termo vingar eu quero direitos autorais :LOL: )... o cidadão ou o ônibus sai de Sampa pra pro interior via Anhanguera / Bandeirantes e tem sinal digital "HD" até depois de Campinas...

Vamos torcer !

13. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jonas...

A Globo tem retransmissora própria em Jundiai (TV Tem), com a geradora em Sorocaba...

E as outras ?
    SBT , Band , Record , Cultura, tem retransmissoras locais (geradoras de quais cidades?) ou recebemos o sinal diretamente de outras cidades ?
    (pergunto pois não tenho recepção aberta em casa)

Digo pois o SBT Digital está previsto pra estrear em Sorocaba em Novembro, com testes iniciando antes...

Ja temos a expectativa da Globo / TV Tem pra esse ano ainda... E as outras emissoras ?

14. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A previsão para Jundiaí, é segundo semestre de 2010... Depois da Copa do Mundo;;;

Visitem esse link http://www.semptoshiba.com.br/servicos-ao-consumidor/cobertura-do-sinal-digital.aspx

15. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

O site da Semp é furada, Renatto, não acertam uma...

A própria TV TEM colocou na sua página que a previsão pora Jundiai e segundo semestre e em breve as outras unidades...

O link está algumas mensagens acima...

A minha curiosidade é sobre o sistema de geração / transmissão dos outros canais, pra ver se ha alguma previsão...

16. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu vi a mensagem acima citada... Mas não descarto que eles tenham esquecido do 2010, quando escreveram 2º semestre....

Vamos ver se rola mesmo...

Mas tem um representante da TV TEM, que faz parte ativa dos testes da TV digital da TV TEM de Sorocaba...

É o bestmix... Pergunta diretamente para ele, já que com certeza, ele tem a previsão oficial,,,, O link dele é esse http://www.htforum.com/vb/member.php?u=99373

17. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nós daqui acompanhamos o forum de Sorocaba ;) ...

Ele ja anunciou que há "surpresas" ainda esse ano...
    Mas não quis dar mais detalhes / datas...

Creio que sejam problemas de desembaraço alfandegário, etc...

Por isso estava mais preocupado com / curioso sobre as outras emissoras

18. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Veja isso, Jonas...
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1872998#post1872998

O que voce acha ???
    e quanto as outras emissoras ???
    alias, tá sumido, rapaz...

Eu tb estava na expectativa, mas pelo visto...

19. Jonas Negreiros

2 Nov 2008
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Pois é, Verdiani, parece que o Best Mix fez voto de silêncio:D...

Quanto as outras emissoras, sou categórico: ninguém está mais interessado que a Gorda, digo Globo, em consolidar a TVD aberta.

Acho que as rusgas entre a Gorda e sua "sombra" devem estar atrapalhando um pouco.

A ordem é: "Follow the leader" (sigam a líder).

Quanto Jundiaí, a TVD e outros progressos (leu a matéria do trem bala, ontem, no Estadão?), não vejo motivos para perder a esperança.

Somos brasileiros, não desistimos jamais:ataque:

Quanto ao meu sumiço, estive envolvido com outros "babados", profissionais e pessoais.

Mas continuo antenado com o HT-F.

Jonas

20. Verdiani

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Espero que seja "apenas" voto de silencio, e não que as coisas tenham melado / atrasado...
    Eu acompanho mais a Folha, vou dar uma olhada na matéria...

Mas no que eu me refiro as outras emissoras (pois aqui não capto nada, uso apenas a Sky) é se SBT, Record, Band, etc, todas tem retransmissoras locais (em Jund mesmo) ou alguma viria de outra cidade, tipo Campinas ou São Paulo, e portanto talvez entrasse antes ?...

Realmente, somos brasileiros e não desistimos nunca....

Ve se não some...
    Seum dia quiser fazer testes no "buraco" do jardim da serra, é so avisar !
    []'s

Compartilhar esta Página