HDTV em Piracicaba S.P

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por JoãoValério, 16 Fev 2009.

1. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    :aplauso:Estou criando este tópico para que todos de Piracicaba e redondezas possam postar novidades sobre quando a TV digital chegará em nossa linda Noiva da colina, pois como eu, acredito que várias pessoas, que possuem um TV preparado para a TV digital, aguardam ansiosos a chegada dessa novidade. Por favor postem todo tipo de informação para que possamos com a proximidade da chegada da HDTV já podermos ir comprando nossos Set top Box.

Abraço a todos.

João Valério

2. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Como é que é pessoal ninguém tem alguma informação croncreta de quando chega a TV digital em Piracicaba.

3. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    A EPTV esconde o ouro, João Valério...

Mas sabe de uma coisa? Eu estou impressionado com a velocidade pela qual a EPTV está expandindo sua transmissão digital.

Campinas foi a primeira não-capital a ter transmissão definitiva. E nas outras duas sedes paulistas locais (Ribeirão Preto e São Carlos) já há transmissão experimental.

Eu imagino que após essas cidades começarem em definitivo (março/abril), logo a EPTV comece a se preocupar com as suas retransmissoras mais importantes (Piracicaba, Franca, Araraquara e Limeira). Uma coisa me parece certa: se o prazo final dela para iniciar as retransmissoras (caso de Piracicaba) seria de 2011 a 2013, ela o adiantará muito.

Ficarei impressionado (mas não surpreso) se a EPTV começar os testes em Piracicaba ainda este ano...

Uma coisa final: o número da EPTV em Piracicaba será o 42, canal virtual 8.1

4. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado pelo esclarecimento amigo Fabius, eu só não comprei o conversor e antenas apropriadas pq meu bairro fica muito longe, e em um local baixo senão já estaria experimentando.

Obrigado

João Valério

5. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    De nada. (y)
    Vi aqui no fórum pessoas daí que já têm sintonizador digital. Elas têm que passar o canal uma vez por semana para ver se já há transmissões.

Eu mesmo faço isso em busca do sinal digital da TVB, que vai começar - espero - neste semestre. É um pouco decepcionante, mas sei que logo o canal virtual 6.1 vai aparecer.

luiswagner agradeceu.
  6. tompira

tompira Usuário

24 Jan 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Alguem em Piracicaba, ja tem o conversor , vale a pena , ou é melhor esperar?

7. elzeger

elzeger Usuário

4 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    é isso ae pessoal !! Bom tópico criado...também estou muito ansioso por este momento! Se alguém tiver já o conversor poderia postar pra gente se pega alguma coisa né... ( acho impossível ainda ) mas...

A gente poderia também contratar um pessoal da pesada e botar fogo na estação capim fino daí o pessoal já trocava de vez o equipamento para o digital...heheheh . Brincadeirinha pessoal...

8. ALVARUSS

ALVARUSS Usuário

11 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou com um conversor aquie e uma antena direcional, so preciso arrumar tempo para instalar, alguem tem as coordenadas para onde apontar a antena.

Sou de Piracicaba , e estou no bairro Santa Rita, o local e bem posicionado e alto

abraçco a todos

alvaruss:lol:

9. elzeger

elzeger Usuário

4 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ae pessoal ! Vamos dar uma força pro Alvaruss testar a antena pra gente. Também não sei as coordenadas, mas alguém já aparece pra te ajudar, ok? Força aí !!

OBS: porque só o nosso tópico está com letras simples e o resto em NEGRITO ?? ô JÕAO !! acho que como foi você quem criou esse tópico é o único que pode corrigir isso !! hehehe

10. Verdiani

Verdiani Listening 'n learning

18 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Desculpa a ignorância e intromissão no tópico (afinal sou de Jundiaí ), mas o que é essa de "canal virtual?"

Pergunto pois comprei uma Pana com conversor e ao digitar os canais digitais tem um " . "....

Vou tentar pegar o sinal da EPTV de Campinas de novo...
    O Número é 42 tambem, como eu faço pra descobrir qual é o "canal virtual"?

Obrigado e desculpa o "off-topic"

11. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Primeira coisa que eu gostaria de corrigir com os colegas piracicabanos: infelizmente, a implantação da DTV sofreu um atraso em Ribeirão Preto e São Carlos. Então é provável que a DTV não comece este ano em Piracicaba.

Mas quando a EPTV começar a transmissão digital nas retransmissoras, Piracicaba estará no primeiro lugar.

Canal virtual é uma solução criada pela televisão digital aberta para evitar que uma pessoa tenha de se lembrar de dois números de canais (o analógico e o digital).

Exemplo: em São Paulo, a Globo transmite no canal 18 digital e no 5 analógico. Mas quando a pessoa digitar o número do canal no conversor, basta saber o número 5, pois a Globo SP tem o canal virtual 5.1

Dispondo de vários canais digitais, basta à pessoa lembrar-se do número dos canais analógicos, pois o conversor pré-programado se lembrará da sequência de canais virtuais já localizados.

O x.1, x.2, x.3 , etc, é uma abertura para a possibilidade de multiprogramação.

Se você conseguir captar a EPTV Campinas, ela figurará como canal virtual 12.1, mas se for procurar manualmente, procure no canal 42, pois EPTV é canal 42 (virtual 12.1).

rominez e Verdiani agradeceram.
  12. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ninguém ainda de Pira tentou sintonizar algum canal digital pra ver se ele entra, quem sabe com uma antena bem posicionada e Booster pegue o sinal da EPTV de Campinas.

Abraço a todos

JOão Valério

13. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Em havendo recursos, seria uma boa tentativa. Mas a pessoa teria que morar na Zona Leste de Piracicaba e num lugar beeem alto. Em baixadas e nas barrancas do rio será impossível, pois um morador de Indaiatuba (20-25km em linha reta de Campinas, bem diferente dos 65-70km de Piracicaba) que mora em uma baixada não conseguiu captar o sinal, mesmo após muitos esforços.

Fiz um teste altimétrico da distância do transmissor da EPTV, localizado no São Gabriel (que fica do lado oposto a Piracicaba) até o bairro Santa Rita em Piracicaba:

Nessa região, seria possível tentar, mas com um sistema muito bom, altamente direcionado e talvez com riscos de não funcionar.

Mas esse bairro está muito longe do miolo de Piracicaba, cuja altitude é menor que 600m.
    Façamos o teste com outros bairros, em linha:

-(Segmento verde): Dois Córregos-Morumbi
    -(Segmento azul): Morumbi-Vila Monteiro
    -(Segmento vermelho): Vila Monteiro-Centro (próx. Cidade Alta)

Ou seja, é praticamente impossível ter recepção para frente de Dois Córregos.

14. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado Fabius, pelo visto vamos ter que esperar mesmo a EPTV resolver liberar o sinal pra suas retransmisoras aí sim acho que teremos chance de receber o sinal digital, Fabius , vc sabe se tem cronograma da EPTV para as retransmissoras ?

Obrigado e boa semana

João Valério

15. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    De nada. (y)

Olha, não há previsão alguma da EPTV. As retransmissoras fora de capitais devem começar entre 2011 e 2013, mas nada impede que isso seja adiantado, é só a emissora querer e ter disponibilidade e recursos para isso.

É bem razoável imaginar que a EPTV adiante o prazo estabelecido pelo Ministério das Comunicações, principalmente porque já o fez em relação às emissoras (Campinas, que já tem transmissão definitiva e Ribeirão Preto e São Carlos, que estão em testes).

As três retransmissoras mais importantes são Piracicaba, Franca e Araraquara. Sou levado a crer que começarão os testes no final deste ano ou no mais tardar no ano que vem, mas isto é impredizível.

O que você pode fazem - sem garantias de sucesso - é mandar uma mensagem eletrônica para o setor técnico, pedindo informações ao engº. Wilson Martins, da EPTV. Basta ir à seção "Fale Conosco". ;)

luiswagner agradeceu.
  16. luiswagner

luiswagner Usuário

3 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá boa noite.

Após muitas pesquisas cheguei neste fórum e li bastante material.
    Gostaria de perguntar se você teve algum sucesso na captação do sinal digital ai na sua casa?

Estou em Iracemápolis e creio que também irei receber o sinal pois posiciono minhas antenas para Limeira ( 13 KM ).

Obrigado

Luis Wagner

17. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E aí pessoal quem tem alguma noticia quentinha de quando irão começar as transmissões digitais na nossa linda Piracicaba.

Abraço a todos

João Valério

18. luiswagner

luiswagner Usuário

3 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    boa noite João Valério, tudo bom ?

Você conseguiu sintoniza o sinal por ai ?

Abraços

Luis Wagner

19. JoãoValério

JoãoValério Usuário

26 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Nada ainda Luis Wagner, no meu caso acho difícil pois moro num bairro de baixada, e vc conseguiu algum sinal ? estou pensando seriamente em partir para o decodificador digital e parabólica, pois quero assistir a copa do mundo em alta definição.

Abraço

João Valério

20. marciovecchi

marciovecchi Usuário

19 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Pessoal , tudo bem ....????
    Enviei um email para a Tecnica da eptv campinas perguntando quando seria implantado o transmissor digital aqui em Piracicaba e ele respondeu: (por sinal muito rapido e educado) assim:

Prezado Sr Marcio

Boa noite

[SIZE=+0][/SIZE]Não temos previsão ainda. A liberação para estações retransmissoras, como é o caso da EPTV em Piracicaba, ainda não estão sendo autorizadas pelo Ministério das Comunicações / Anatel. No entanto já trabalhamos nos projetos de nossa estação do Capim Fino, aí em Piracibaba, para que esta receba os equipamentos digitais tão logo sejamos liberados pelo poder concedente. Coloco-me à disposição para outros esclarecimentoa que necessitar.
    Agradecemos seu interesse na implantação da EPTV HD.

Eng. Wilson Martins
    Diretor Técnico
    Rede EPTV

Compartilhar esta Página