HDTV em Uberlândia/MG

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por didisamuel, 6 Dez 2008.

1. didisamuel

didisamuel Usuário

5 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Primeira afiliada da Rede Globo deve lançar TV Digital no final de Dezembro desse ano!

Segundo o diretor geral da Rede Integração, Paulo Eduardo Vieria:

"Na verdade está sendo construída uma segunda emissora em Uberlândia. O que é de fato a TV digital. Pois até 2018, pelas normas do sistema todas as emissoras devem operar com o sinal analógico e o digital. Portanto, tudo está sendo dobrado. Novos transmissores, prédio para eles. Os estúdios podem ser compartilhados. Mas terão que ter o sistema de captação digital e o analógico.
    A EPTV , por estar em uma cidade com 1 milhão de habitantes teria até 2010 para começar a transição. Acabou adiantando o processo em 2 anos. A Rede Integração-Uberlândia poderia começar o processo em 2011. Adiantará cerca de 3 anos."

Segundo a Globo, até o final desse mês, o sinal digital deverá chegar em mais 10 cidades:

Tempo: 1:18
    http://video.globo.com/Videos/Playe...23-TV DIGITAL CHEGA AO RIO DE JANEIRO,00.html

2. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Uberlândia já publicou o Data Dou em 23/09 e essa é a primeira etapa , que é quando os canais são definidos para cada emissora de sua cidade.

Isso pode ser conferido nesse link http://www.anatel.gov.br/Portal/ver...são Digital&filtro=1&documentoPath=220540.pdf

O video que vc postou, é de junho e algumas das cidades mencionadas tiveram adiamentos para Janeiro.

Seria bom se tivesse alguém em Uberlândia para verificar se já estão ocorrendo os testes de transmissão...

Mas acredito que não vá estrear o sinal digital em Uberlândia em dezembro, por que parece que o processo se atrasou por aí!!!

É bom vc se informar por aí, talvez mandando um e-mail para a Rede Integração, questinando a previsão oficial deles, da chegada do sinal digital por aí!

3. voni

voni Membro

24 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Renatto,

a informação de que a TV Integração é a 1ª afiliada da Rede Globo está correta, veja: http://redeintegracao.globo.com/grupo_rede_integracao.php
    a EPTV Campinas foi a 1ª afiliada sem ser capital a transmitir no sistema digital.

não sei informar se os testes já estão sendo realizados, pois, não possuo equipamentos para isso e nem ouvi nenhum comentário a respeito.

moro a menos de 1 km da sede da R. Integração e do meu quintal vejo as duas antenas da emissora. ainda não vi equipamentos instalados na nova antena com visada para a maior parte da cidade, há apenas um link (não sei se o nome é este) com visada para uma pequena área de abrangência da cidade, porém, como não sou técnico, não conheço os equipamentos que irradiam o sinal digital, pode até ser que já esteja instalado mas, como não conheço, não posso afirmar com certeza. a nova antena e o novo prédio estão prontos a pelo menos um ano e o único fato que aconteceu foi mudar a antena de lugar uns 100 metros da posição onde foi erguida inicialmente.
    eu também acredito que neste mês não comece não, pois, não daria tempo de instalar equipamentos, fazer testes e entrar em definitivo no ar.

um abraço,

Voni.

4. didisamuel

didisamuel Usuário

5 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Realmente a Rede Integração é a primeira afiliada a Rede Globo, na época, se chamava TV Triângulo!

A TV Digital começa a operar sim até o final desse mês, quem me disse, é o diretor geral da rede Paulo Eduardo Vieira!

5. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Realmente a Rede Integração é a primeira afiliada da Rede Globo... É que eu tinha entendido errado... Eu pensei que a Rede Integração pretendia ser a primeira afiliada a transmitir o sinal digital!

A antena digital é laranja, pelo que eu vi pelo fórum... é fácil identificar.

6. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pode até iniciar as transmissões, mas não em definitivo e sim começarem os testes de transmissão.

Para começarem as transmissões, precisa de um tempo em testes e parece que os testes não estão rolando por aí!

7. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E ae galera blza?

Seguinte moro aqui em uberlândia,minha tv ja tem o receptor digital,tenho um antena externa,so que não sei se ela eh uhf, existe alguma forma de verificar?

8. Marcelobc

Marcelobc Usuário

27 Dez 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acho que se vc postar algumas fotos ou descrevê-la bem fica fácil de ajudarmos.

9. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Essa nao eh a foto dela, mas pelo que observei eh igual ou quase igual.

10. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Essa é a boa e velha antena espinha-de-peixe. Própria só para VHF.
    Como a TV digital é só UHF, terá que instalar outra. De painel, boca-de-jacaré ou log-periódica. (y)

11. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    li em algum lugar que o canal digital da globo aqui será o 30,mesmo minha antena sendo para VHF , quando sintonizo no canal 30 aparece uma "imagem" bem chuviscada da globo e depois desaparece,isso por acaso quer dizer que os testes iniciaram? nao queria gastar dinheiro atoa com a antena agora senao estivessem testando pelo menos.

12. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Você tem conversor digital e acontece isso? Interessante...
    Se não tem, é muito estranho, talvez seja uma reflexão de frequência, sei lá...
    Não, os testes iniciam com uma imagem muito boa, com a repetição incessante de loops, vídeos (na sua maioria) em alta definição que são usados para os testes. Não é a própria transmissão da Globo. Só depois de algum tempo que parte da transmissão normal é passada (normalmente o noticiário local, o Jornal Nacional e a Favorita, assim como os filmes da Tela Quente, etc.).
    O certo é fazer um investimento (que bem-feito será uma vez só) e colocar uma antena própria na direção da antena transmissora da afiliada. Desde já, porque a única dúvida que você precisa ter é se a afiliada vai entrar logo e se você está disposto a ter um só canal por um bom tempo...

13. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
  14. Fabius_

Fabius_ Usuário Ativo

24 Jul 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Entendo.
    Antes que algum purista venha reclamar, é bom deixar bem claro uma coisa: quando a TV já tem o conversor embutido, na verdade se deve dizer que ela tem sintonizador digital. Bem, deixemos os purismos de lado!:LOL:

Sou leigo no assunto, mas isso pode ser uma interferência de frequência vizinha(alguma cidade próxima pode ter um retransmissor da Globo no canal 29, 30 ou 31).

Repito: se você está interessado em captar o sinal digital, mesmo que seja só o da Globo por esse bom tempo, terá de comprar e instalar uma antena UHF com um bom serviço de antenista.

Do investimento você não poderá fugir, terá de fazê-lo, quer queira, quer não. O problema é saber se a operadora já entrou em testes. No seu lugar, se eu tivesse condições e morasse em casa, faria o investimento já, porque a afiliada está interessada em começar logo os testes, que não duram mais de dois meses (têm durado até 40 dias...).

15. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É estou achando que vou comprar uma antena vhf/uhf.Mas seria legal saber se os testes já começaram.

16. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Para tirar sua dúvida, liga na Rede Integração e pergunta...

Algumas pessoas, que moram perto da antena, conseguiram sintonizar os canais digitais, usando um clips de papel...
    Vc pode fazer esse teste... Peque um clips e abra ele... Conecte no sitonizador de sua TV e veja o que acontece...

17. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    nao estou tao perto assim da antena...mas vou testar depois.

18. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mesmo que vc não esteja perto da antena, esse teste é importante para verificar a existência do sinal, na função "Signal strength" de seu televisor

Essa função vc acessa em MENU depois Channel e finalmente Signal Strength (Intensidade do Sinal)

Vc vai ter um gráfico como essa:

E coloque o item LNA que aparece que vc abre o menu channel em ON

Se aparecer 1 barrinha no gráfica, é um índicio que tem sinal digital por aí

Cada barrinha representa 10 por cento de sinal

19. felipegs

felipegs Usuário

7 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    esse menu intensidade do sinal está bloqueado,mas quando eu liguei o lna começou a sair ate som no canal e a imagem bem chuviscada da globo.

20. Renatto

Renatto Usuário

1 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se tá bloqueado, está pegando o sinal analógico e não sinal digital... Como sua antena não é UHF, a opção mais rápida é testar com o clips

Vc testou com o clips, que sugeri?

O sinal digital ou pega ou não pega... Não tem chuviscado

Vc usou sintonia manual ou automática?

felipegs agradeceu.

Compartilhar esta Página