HYNDAI CAOA: valor da mão de obra

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por arvoredo, 22 Dez 2009.

1. arvoredo

arvoredo Fórum Tucson Brasil

29 Jan 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cada concessionária tem um determinado número de horas para efetuar revisões programadas no veículo.

Nos Hyundai Tucson movidos a gasolina, essas revisões são efetuadas a primeira em 2.500km, depois a cada 10mil km sob pena de perder a garantia, sendo que em geral a de 20mil km também é gratuita.

A partir de então, aproveitando a oportunidade, a CAOA pratica valores da revisão bastante altos para os serviços prestados.

O valor da mão de obra + valor das peças = valor da revisão.

Por exemplo, para trocar "borrachinhas" da suspensão são 2 horas de serviço, então são R$160,00 em peças e R$280,00 de mão de obra. Ou seja, são R$140,00 por hora de mão de obra. Mais ou menos o que ganha um doutor cirurgião.

E você, quanto está pagando por peças e por hora de mão de obra nas concessionárias CAOA/Hyundai?

2. rclenzi

rclenzi Usuário

30 Set 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Não considero o valor de R$ 140,00/hora tão fora assim, na concessionária GM da minha cidade é esse valor também, Honda e Toyota ficam na casa dos 120 se não me engano, BMW é R$ 200,00.
    Claro que são valores muito altos, sendo que já lucram um monte em cima das peças, o valor da mão de obra poderia ser mais barato, até porque assim iria aumentar a quantidade de clientes.
    Levo meu carro em uma oficina especializada com os mesmos equipamentos da concessionária e funcionários treinados na fábrica, pago R$ 80,00/hora.

3. lipe708

lipe708 Usuário

27 Jan 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pô todo mundo falando mal da hyundai, mas deve ser porque ninguém tem um Gm. Valor da mão de obra na concessionária Americas Barra, na barra da tijuca, custa "só" 220" reais.Tô falando pois tenho um Vectra Hacht, e só levo paulada nas revisôes.:lol:

4. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Só fazendo uns rascunhos aqui...

R$140 x 220 horas = R$30.800

Vamos supor que um mecânico dessa concessionária receba R$3.000 mensais, um auxiliar técnico R$1.000. Chegamos a R$4.000 de salários diretos. Coloquemos mais R$1.000 de salários indiretos (recepcionista, manobrista, lavador e outros). R$5.000 no total.

Encargos sociais, vales transporte e refeição = 100% desse valor, ou seja, chegaríamos a R$10.000 até aqui.

Administração, 10% - R$11.000 até aqui

Impostos, 20% - R$13.750, arredondamos para R$14.000

Não chegamos nem à metade e só faltou, acho, computar o lucro...;)

5. lvarella

lvarella Usuário

11 Out 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    É que está incomodando, então tem que haver algo de errado.. :rofl::rofl::rofl:

O que acho engraçado é que Montadora de carro virou Time de Futebol, tem paixão e se não for da minha montadora tenho que falar mal, dizer que é pior.

O preço da revisão aqui é o técnico de futebol....:rofl::rofl::rofl::rofl:

Eu tinha um Polo e a VW não ficava atrás. A VW é de 6 em 6 meses a revisão, a Hyundai só no primeiro ano, depois é de ano em ano, no final das contas vai dar no mesmo.

Concordo que o preço é um absurdo e não precisa ser isso tudo, mas não vamos generalizar, né!!!

6. Dilbert

Dilbert Usuário Ativo

10 Mai 2005
    Obrigados:
    23
    Troféus:
    38
    discórdo disso, o preço não está tão salgado emho em comparação à concorrencia, faça um levantamento e compróve que está na média.

FDMB, seu cálculo é furado, basta imaginar quanto custa em SP qualquer prédio da CAOA, (terreno + investimento) não sai por menos de 3 milhões de reais.

a média real é 120h/mês produtiva e não 220h.

(y)

7. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

6 Out 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    (y) Mesmo não querendo e nem podendo generalizar penso que o custo de manutenção em concession´ria, pós revisões da garantia, NO GERAL, é absurdamente alta. Sem falar no que já ouví e acontecer.

Abrs.

8. trezoitao38

trezoitao38 Usuário

10 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Existe sentido em cobrar pelo tempo que se demora para fazer a manutenção? deve ter coisas ridicularmente faceis que levam um tempão pra fazer, assim como outras que é o contrário.

Esse valor aí é bem caro mesmo se formos parar para pensar que não é todo mundo que ganha essa grana. Imagina só um mecanino ganhar 100 reais por hora, num dia ele ganha 600 a 800 reais, numa semana ele ganha no minimo 3000 e no final do mes ele ganha 12.000.

Se esse cara não for um doutor no assunto tá ganhando absurdos de dinheiro para fazer revisões, como se fosse um médico cobrando isso tudo por uma consulta e não para resolver um problema de um doente.

Ah, mas com certeza não é ele sozinho que ganha essa grana, tem os ajudantes dele não especializados e tem tambem a concessonaria e o dono dela juntamente da mais valia.

9. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Por estes e outros motivos que garantia de 3 ou 5 anos é uma tremenda armadilha pra quem roda bastante (y)

soma o valor das revisões em autorizada a cada 10K km e vai ver o custo garantia nesse periodo :D vão descobrir que essa alta garantia é um grande negócio para as indústrias

já pra quem roda pouco tudo bem (y) garantias altas podem ser uma boa

10. lvarella

lvarella Usuário

11 Out 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O problema não é o tempo da garantia, de 1, 3 ou 5 anos e sim o intervalo das revisões.

VW é de 6 em 6 meses em 3 anos, isso vai dar : 6 revisões em 3 anos

Hyundai no primeiro ano são 2 revisões, depois nos 4 anos seguintes é 1 por ano, isso vai dar: 6 revisões.

A VW o tempo de revisão é menor, então para quem roda muito é bem pior, pois sempre vai bater a quilometragem antes do tempo, na Hyundai vai demorar um pouco mais.

É muito subjetivo isso tudo, mas realmente a mão de obra é cara, desses 140 reais aí, duvido que cheguem 30 reais por hora na mão do mecânico.

11. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    No meu caso já passei por isso algumas vezes rodando a uma média de 10Km a cada dois meses tinha de encarar revisões caras em pequeno espaço de tempo, quando tinha Fit aos 40mil Km, menos de um ano de uso, o custo revisão foi perto de 900 reais, aos 60mil quase 1200 reais e assim foi......pesado.......

12. FDMB

FDMB Usuário Ativo

29 Jun 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Minha intenção não foi a de fazer cálculos exatos. Se perceber, exagerei em todas as etapas.

O sentido prático da minha crítica é dizer que duvido que qualquer concessionária mostre a forma com que ela obteve aquele valor. Seria o mesmo que passar atestado de que o valor é muito exagerado, com o perdão da redundância!!

Da mesma forma, alguém aqui já viu alguma montadora abrir uma planilha para mostrar o preço final do veículo?

Portanto, amigo, não vamos nos prender a detalhes...:D

13. danban

danban Usuário Ativo

7 Fev 2009
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Esse cirurgião de R$ 140,00/hora é bem barateiro, hein? Conheço médicos que cobram R$ 400,00 a R$ 600,00 a consulta de 20 minutos.

Também acho que esse valor de M.O. está na média (e olha que não gosto da CAOA). Não difere muito de outras marcas. Lembrando que normalmente o valor é proporcional ao preço do carro.

14. LGA

LGA Usuário

30 Dez 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    To achando esse custo hora meio que normal entre as concessionárias.

Acho que R$140,00 para doutor cirurgião é pouco.

Mas, claro, é minha opinião. Abraço.

15. Dilbert

Dilbert Usuário Ativo

10 Mai 2005
    Obrigados:
    23
    Troféus:
    38
    pior é que a lógica dos calculos está correta e sem exageros, pelo contrário, se vc tivesse computado publicidade etc..(http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not12274.shtml) .e eu concórdo que não há nada que explicar pelo que se cóbra, isso só vale pra quem paga salário. :p Mas fique tranquilo que com certeza esse valor não é exagerado, é proporcional ao monte de gente que emprega, ao monte de imposto que se paga e ao risco que se corre, fóra o imobilizado. (y)

É sempre fácil atirar pedra, o dificil é ser empresário neste país, monta uma oficina bem equipada com tudo que envolve (treinamento, atualização de equipamentos, manutenção destes equipamentos etc), contrata um bando de gente, paga um monte de imposto e assume o risco implícito, trabalhista, chuvas, dano acidental num carro, etc etc etc...

não quero defender ninguém, mas é fato e é assim que acontece.

Cirurgião de 140 mango, nem o do meu cachorro...(y)

16. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    Pra ajudar a ilustrar a situação:

vamos pegar o salário de um mecânico de concessionária - 2000 reais por mês (será?, acho que nem chega a isso)

por efeito de tributação, custos indiretos ao empregador e etc dobrar esse valor pra 4000 por mês, colocar que o cara ainda ganha horas extras eventuais e prêmios tudo isso via pra 5000 reais mês

dividam esse valor por 220 horas mês e chegamos a 22,72 reais hora.......

sem comentários (y)

abraços

17. LGA

LGA Usuário

30 Dez 2007
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18

18. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    LGA, tem razão, mas os demais custos da oficina são rateados pelo número de veicúlos que em média permanecem ali, é só um exemplo da MO direta aplicada no automóvel (y)

19. trezoitao38

trezoitao38 Usuário

10 Abr 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    LGA, acho que você tem razão em muita coisa que diz.

Porém, eu acho que revisão é algo programado. Hoje em dia alguns carros trazem uma chave especial que guarda informações de como o veículo foi usado. E por que isso? pra quando ele for na revisão, o cara já saber o que tem que trocar não somente na hora, mas nas próximas revisões. Ele já sabe que você vai ter que trocar uma vela daqui há pouco, pastilhas de freio etc.

Ou seja, a revisão de um veículo é algo mais ou menos previsto. Deveria então as peças serem fabricadas conforme os usos dos proprietários em larga escala, uma sob medida em larga escala, mais ou menos isso, que é totalmente possivel nesse caso.

E isso gera o que? redução de custos, só se fabrica o que vai ser usado.

E mais, como uma revisão é algo previsto, é algo como uma garantia de que vou poder usar o meu produto sem ele dar defeito nos próximos meses e anos, por que ela tem que ser cobrada como um serviço a mais, que não vem com o veículo? Ora, ou eles abaixem o preço dos veículos novos ou então cobrem menos, ou melhor, nada (e algumas montadoras fazem isso nas primeiras revisões)!

Ou então simplesmente não nos obriguem até ir lá, cobrem caro sendo que posso ir numa outra oficina, fazer o mesmo serviço com peças "não originais" que vem da mesma fábrica. Não fiquem tirando garantia por isso, é totalmente injusto essa garantia de mentira que se tem que pagar para ter ela, você tem que pagar alguma coisa quando compra um amplificador e ele dá defeito, você tem a nota fiscal, está na garantia e quer trocar?

Por isso que eu acho que revisão deveria ser um favor. Porque nós já fizemos o nosso na hora de comprar o carro novo.

20. Papillon

Papillon Usuário Ativo

30 Jun 2004
    Obrigados:
    9
    Troféus:
    38
    Creio que em geral exceto BMW e Mercedes que são bem acima disso, a hora técnica gira entre 100 e 150.

E ai vocês entendem onde está a pegadinha da garantia de 5 anos, imagine o quando você irá desembolsar nessa concessionária e verá que vale muito a pena oferecer a garantia.

Compartilhar esta Página