Iluminação - Led vs Dicroica

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por fsass, 11 Fev 2009.

1. fsass

fsass Usuário

12 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Fala Moçada,

Estou com algumas duvidas aqui na iluminacao da minha sala. Tenho um painel de fotos iluminado por tres dicroicas 127V, 50W, dimerizadas, instaladas no spot da primeira foto.

Acontece que o spot/lampada aquece demais, "queimando" o cabo ao qual é ligada. Dá pra ver e sentir o cheiro da fumaça... Se notarem, na segunda foto, spot da esquerda, há a marca da fumaça na calha... Quase nao uso estes spots por conta deste problema.

Agora, resolvi consertar a bagaça e, fuçando na internet, descobri que a Philips tem umas lampadas "accent led" que, obviamente, funcionam com leds...

As perguntas são:

1. Estou fazendo algo errado para que as dicroicas aqueçam tanto?
    2. Alguem já utilizou estas lampadas da Philips?
    3. Seriam uma boa opção para mim?

Obrigado por ler este post!!!

Abraço,

Felipe

2. soaresrey

soaresrey Usuário Ativo

20 Nov 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Dicróica que eu saiba aquece! e muito...

Lampadas de LED existem diversas marcas, não conheço as da philips, mas garanto que se usar LED só vai ter beneficios, menos calor, menos consuno elétrico, sem radiação ultra violeta (que é o que faz alguns materiais perderem as cores) e diveras cores disponiveis!

Dê uma pesquisada no mercado pois existem muitos fabricantes destes produtos.. não só a Philips... procure também em empresas especializadas em iluminação.

fsass agradeceu.
  3. galvs

galvs suficiente

1 Mar 2007
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Bom Felipe, se as lâmpadas são em 127 direto, o spot que usas concentra calor demais atrás, e....

fsass agradeceu.
  4. inkreus

inkreus Usuário

10 Mar 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    1) Seus fios não estão muito finos?
    2)Já esperimentou trocar por dicroicas de 20W? Esquentam menos e pela distancia da parede não fará muita diferença. Aqui em casa não fez.
    3)Combinação de 1 e 2.

Boa sorte.

fsass agradeceu.
  5. fsass

fsass Usuário

12 Ago 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado a todos.

Acredito que o cabo que eu esteja usando está ok. Mas confesso que já pensei em troca-lo por um daqueles com cobertura "a prova de calor".

Vou tentar com lampadas de led... se nao funcionar, tento as dicroicas de 20W. O fato da parte posterior do spot ser um pouco fechada prejudica muito o fluxo de calor.

Se alguem tiver mais alguma sugestao, nao deixe de postar!

Abraço

Felipe

6. kapixaba

kapixaba Usuário

13 Out 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu iria de led sem sombra de duvida, essas dicroicas consomem demais, aquecem demais o ambiente, e emitem mtas ondas nao luminosas que fazem mal a saude e danificam as cores.
    Estou para fazer uma reforma e já defini que usarei leds sem sombra de duvidas, compradas no site www.dealextreme.com foi onde encontrei por um preco muito convidativo, frete gratis inclusive... leds tem uma eficiencia absurdamente maior e se restringem a uma faixa de onda muito restrita, consequentemente consomem pouco... o problmea dele é que usa corrente direta... mas nesse site mesmo eles vendem os curcuitos para ligalos em CA, nada que um bom projeto nao minimize os gastos!!

7. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Eu coloquei na minha casa lampadas dicróicas de led (1W) cor neutra ao invés das dicróicas convencionais (50W).
    Como consequência tive uma economia de 485W mensais.
    O resultado é agradável, considerando que a iluminação dicróica é mais decorativa (porém essas dicróicas led iluminam bem o ambiente).

Também coloquei em cima da sanca uma mangueira led, que não me agradou em termos de efeito luminoso - pouco eficiência luminosa e meio azulado (nota, a foto não ficou muito boa, a sala fica mais iluminada do que isso).

(as fotos não representaram fielmente o ambiente real, mas dá para ter uma noção).

-----------------edit--------------
    só para detalhar a minha experiência:
    led só compre se for de alta potência e boa qualidade. Tive que trocar, pois além de perderem eficiência em prazo que eu considero curto, muitas queimara. Substituí quase todas as lâmpadas de baixa potência para leds de alta potência (no meu caso, comprei de 3,8W).

8. Rufino

Rufino Usuário

21 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Não tem jeito...Lâmpadas Led são mais econômicas porém tem menor eficiência luminosa e são "sem vida". Já as dicróicas tem luminosidade mais agradável e são muito baratas porém, aquecem muito e pesam na conta de luz.

9. ||TECO||

||TECO|| Curtindo muito o que tenho!

13 Abr 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Trosk, você poderia dizer onde, quanto custou cada lampada LED?

Aqui em casa tenho excesso de iluminação dicroicas. Eu evitei as lãmpdas LED pq disseram que não iluminao suficiente. Mas acho que tenho folga para troca-las.

[ ]'s

10. Tomcat

Tomcat Usuário

29 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Seu caso é fácil de resolver: troque por uma mangueira luminosa da cor amarela. Eu tinha no meu antigo apto e dava um efeito legal.

11. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    André, na época (cerca de um ano atrás) achei entre R$ 13 a 19 reais em são paulo/sao bernardo. Ao comprar de fabricantes diferentes você pode ter resultados diferentes.
    Considerando que eu nem tinha coragem de ligar antes as dicroica de 50W, estas de leds estão se pagando.
    Tomcat, como a mangueira led não me agradou (e na minha opinião ficou bem mais cara que as dicroicas led) eu acho que vou deixar do jeito que está, já que as dicroicas led + mangueira led dão para o gasto (devem dar o nível lux adequado para o ambiente, mas nunca teste)

12. Tomcat

Tomcat Usuário

29 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    trosk, mas essas mangueiras luminosas, de decoração natalina, nem são tão caras. De uma pensada, vale a pena!!

Abs!

13. trosk

trosk tlec!

15 Dez 2008
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Tomcat, você sabe qual é a potência por metro?

14. Guibb

Guibb DIY - Design It Yourself

4 Mai 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Trosk, tem como vc tirar uma foto usando o zoom do seu spot?

gostei desse efeito dele..

E lembra a marca desse led?? gostei mto mesmo!!!

parabens!

15. Tomcat

Tomcat Usuário

29 Out 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ih trosk, não sei não!!!! Essa mangueira eu usei num apto que reformei em 2002. Hoje moro em outro e não usei sanca de gesso.

Abs!

16. AndBert

AndBert Usuário

21 Ago 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Pessoal!!

Pesquisando sobre esses produtos aí de LEDs ví que eles são realmente muuito mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes e halógenas!!:D
    O único problema é que são realmente um pouco mais caros, porém vale a pena se olhar o custo benefício!!!

Por exemplo o LED comentado pelo FELIPE no primeiro post o "Accent LED" da Philips possui aprox. 50.000hs!! E isso quer dizer que no uso mais comum o LED vai durar quase 15 ANOS sem fazer a troca!!!!!!!!! (y)
    Ele consome por volta de 4W e substitui com a mesma intensidade as dicróicas de 20W.

Outro do mesmo fabricante é o "MASTER LED" e esse só consome 7W e substitui incandescentes de 40 e 60W e dicróicas de 35W!!!! Tudo isso também durando aprox. 15 anos!!!!

Com certeza vale a pena o investimento!!!:concordo:

17. ricaso

ricaso Usuário

29 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Não comprem lâmpadas dicróicas da Avant porque tem uma péssima durabilidade. Comprei 15 destas porcarias e metade queimou em menos de 3 meses. Ainda bem que estou conseguindo trocá-las na loja que comprei. Prefira comprar com marcas que tenham pelo menos 1 ano de garantia como a FLC

18. Gondii

Gondii Usuário

1 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Estou terminando minha obra na sala agora e acabei optando pelas dicróicas no trilho eletrificado. Pensei em colocar lâmpadas de leds, mas por 2 motivos tive de desistir:

1. Efeito muito frio, ficava bastante esquisito com o fundo de tijolos de demolição

2. Não achei nenhum spot para lâmpadas de LED que eu gostasse e coubesse no espaço pequeno que possuo entre o trilho e a parede

Não reparem na bagunça que está pois ainda estou no meio da obra, mas a parede contrária ao HT vai ficar assim:

19. portapro

portapro Usuário

22 Mar 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Gondii, ficou muito bonita sua parede, algo de muito bom gosto.
    Vc poderia dizer onde achou esse trilho, achei a idéia interessante.

20. Gondii

Gondii Usuário

1 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Opa, obrigado pelos elogios. Os trilhos são da Minitondo, uma empresa de fora que os faz. Aqui no BR vc os encontra com certa dificuldade, se não me engano existe um representante apenas.

Acho que o nome é Altena, dê uma procurada na net para ter certeza.
    O representante mundial é a Targett: http://www.targetti.com/products/en/TARGETTI/230V_AND_12V_TRACKS/MINITONDO_12V_/IDP_77

O sistema é sensacional, para os spots proprietários da marca vc deve usar transformador, para evitar o uso usei spots nacionais que são bem baratinhos, papo de menos de R$10,00 cd um. São dimerizáveis também!

Os trilhos eu trouxe de fora e foram bem baratos, algo em torno de R$50,00 os dois já com frete. Aqui no BR acho que custam em média R$90,00 - R$100,00 cd um (2 metros cada com suporte para até 4 spots em cd um deles). Eles vêm super bem embalados, muito bom mesmo.

Vc ainda precisa de um alimentador e uma emenda, ambos com valores irrisórios entre 2 e 4 reais... Os suportes são baratos, paguei U$1,20 em cd um deles (1 por spot).

EDIT: No RJ vc encontra no Casarão dos Lustres e em SP parece que em várias casas de iluminação!

Boa sorte e qq dúvida só perguntar!

Compartilhar esta Página