INSTALAÇÃO AC RHEEM 60K BTU 220V TRIFASICO PISO/TETO

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por tomasjose, 27 Fev 2011.

1. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Meus todos amigos!

Estou me preparando para fazer uma instalação de um AC da marca RHEEM, de 60.000btus, trifásico.

Olhando o manual do AC, diz que:

I - Energização 220v trifásica:
    > independente:
    220V trifasica para condensadora (4mm²) ==> vou usar 6mm2
    220V trifasica para evaporadora (1mm²) ==> vou usar 2.5mm2
    01 par de fios (2 x 0,75mm2) conectando as unidades interna/externa ==> vou usar 1mm2

II - TUBOS DE INTERLIGAÇÃO
    linha de liquido = 1/2" (15mm) ==> alta pressao
    linha de vapor = 7/8" (22mm) ==> baixa pressão

Segue imagem da condensadora:

Esse aparelho RHEEM, 60.000btus, 220V trifasico... (somente FRIO), vem com valvula capilar (expansora) separado, para ser instalado junto à EVAPORADORA. Veja a imagem abaixo:

E aproveitando a ***preciosa informação do amigo Eduardo 7*** segue um esquematico que como estará distribuido as temperaturas dos tubos... conforme imagem abaixo:

Resumindo:

• a linha de 1/2" (liquido) estará sob alta temperatura e alta pressão; (pois a tubo capilar/valvula expansora fica na entrada da evaporadora)
    • a linha de 7/8" (vapor) estará na temperatura de saida usual do evaporador;

Sendo assim, há que se fazer um isolamento termico entre essas linhas acima, para o calor da linha de liquido... não forneça calor a linha de vapor... e consequentemente alterar a estabilidade do evaporadora.

No meu caso, a distancia que separa as 02 unidades é de 15m total, com desnivel de 3m aproximadamente. Expurgo... nem pensar! Será um MUST usar a famosa bomba de vácuo... e nesse caso, acredito que deverá ser algo tipo 12cfm pra evacuar o subsistema em 2 horas... (creio eu).

Verificar os pontos de solda... para não ter vazamentos... e antes de fazer as conexões... realizar uma LIMPEZA nos dutos com nitrogenio. AQUI... estou empacado! Sei que se faz assim... mas estou ***empacado*** !!! :mal:

Bom.... meus amigos... vou continuar buscar uma solução... ANTES de perder o gas R22 original da condensadora.

Sugestões... super-hiper-mega-tera BEM-VINDAS!

tj

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    86
    Troféus:
    48
    o nitrogenio antes de tudo é inerte e não reage com o cobre quando aquecido por isso sua utilização no processo de soldagem que seria seu caso ...vc teria que ter um cilindro com os manometros e mangueira pra injetar com baixa pressão no momento da soldagem pro cobre não decompor e contaminar o sistema esse é o primeiro passo..depois disso limpeza com um gas chamado R 147 B mais nitrogenio com media pressão vc enche uma garrafa pet com esse gas injeta no cano dá a descarga com o nitrogenio depois vacuo pra desidrtação e por tabela teste de estanqueidade...jairo

3. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigado pela sua atenção !
    Vamos por partes (não entendi absolutamente naaada!... rsrsrs...)

No seu texto... por soldagem... estamos nos referindo à soldagem dos terminais da condensadora aos tubos de liquido e retorno do R22... seria isso?
    ==> L3 e V3 ...???

Ou seria todo sistema de tubos de cobre conforme imagem abaixo:

Obrigado,

tj

4. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    AMigos,

com referencia ao esquematico acima, desenhei a linha de liquido em vermelho para indicar que essa linha de tubo de cobre 1/2" tem alta pressão e alta temperatura.
    Esta afirmação é correta? (alta temperatura)

Se for alta temperatura... qual é a ordem de grandeza dessa temperatura? 30ºC... 50ºC... 60ºC... 90ºC...?
    Eu devo isolar esse tubo vermelho com isolador termico pra preservar o calor desse tubo? Esse calor vai me ser útil ou vai me ser negativo?
    Se for negativo, posso deixar esse tubo ***SEM ISOLADOR*** e assim... dissipará melhor o calor ao longo do trajeto... naturalmente.
    Procede esse raciocinio?

Obrigado,

tj

---------- Mensagem adicionada às 20:24 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:21 ----------

Amigo Jairo,

a soldagem do tubo de cobre à L3 e V3 (da foto)... pode ser feita com aquelas barrinhas de solda para cobre... de cor prateado com maçarico (essas barrinhas de solda lembram os eletrodos de serralheiro) ? (acredito que seja solda FOSCOPER)

Eu nao entendi sobre soldar com nitrogenio... e etc... :choro::choro:

Obrigado,

tj

5. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Jairo,

com respeito a solda, estou entendendo que você está se referindo a SOLDA FORTE ou BRASAGEM, conforme esse video do YOUTUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=d6CGAF26qfA

Minha pergunta: Caso seja isso mesmo, existe perigo em fazer esse tipo de solda (brasagem) na condensadora... onde o cobre chega a ficar quase VERMELHO? O R22 liquido que está na condensadora aguenta?

E onde entra o Nitrogenio nesse cenário?

Antecipadamente grato.

tj

6. Eduardo 7

Eduardo 7 Usuário

28 Jan 2010
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    Jairo,

É possível fazer flanges em L3 e V3 em vez de soldar?

7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário Muito Ativo

24 Jun 2008
    Obrigados:
    86
    Troféus:
    48
    não ...existem dois tipos de valvulas as que vem pra flangear geralmente pra equipamentos até 60 k ou tubos de 7/8 " e soldáveis de 7/8 " pra cima pra equipamentos maiores .. em condicionadores até 20 tr´s 30 tr´s( + ou - 240 k btu´s a 360 k btu´s) o tubo da baixa vem soldável(mais grosso) e o da alta(de bitola menor mais fino) vem geralmente pra flangear ....antigamente não era assim sendo quase tudo soldável..ando percebendo que os fabricantes estão facilitando a vida dos instaladores evitanto o maximo possível a soldagem que realmente é mais complicada não pela dificuldade em si (apesar que tem que levar pra obra, maçarico,tubo de nitrogenio,o procedimento é mais demorado requer atenção redobrada ,etc) mas pelas consequencias dessa soldagem ...mas isso um tecnico experiente com ferramentas apropriadas tira de letra..como diz um amigo meu "isso faz parte" um grande abraço jairo

8. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Jairo,

posso te pedir para listar os passo-a-passos dessa soldagem com nitrogenio? É com o nitrogenio ou com foscoper?
    Estou totalmente perdido!... rsrsrs...

Obrigado.

tj

9. Eduardo 7

Eduardo 7 Usuário

28 Jan 2010
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    ...existe perigo em fazer esse tipo de solda (brasagem) na condensadora... onde o cobre chega a ficar quase VERMELHO? ->Sim.

Ver anexo 43732

O R22 liquido que está na condensadora aguenta?-> Não sei dizer.

E onde entra o Nitrogenio nesse cenário? -> Vide figura abaixo.

Ver anexo 43731

10. tomasjose

tomasjose Usuário

23 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Quanto mais tento entender... mais preocupado fico.

Uma vez eu ouvi um ditado:

• "Se uma coisa está muito difícil.... pode parar! Provavelmente você está no caminho errado... pois a vida não é tão complicada assim."

Um fabricante de AC faria seu produto ser tão problemático para ser instalado? Quantos "Jairos" existem por ai? Eu pouco os conheço... pra não dizer... zero!

Devo tomar esse cuidado na hora da brasagem? Concordo em genero, numero e grau que... na valvula existem elementos de vedação sensíveis ao calor. Ainda, o sentido... a posição da brasa do maçarico... deve ser apontada contra a válvula e pano molhado. OK!

E o nitrogenio...

Vejo que para soldar, usa-se o acetileno. E o nitrogenio é usado para fazer a limpeza do sistema... seria isso?

Eduardo... como sempre... você é muito muito atencioso!
    Muito muito OBRIGADO!

tj

11. Jedeias

Jedeias Usuário

15 Fev 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tomas o nitrogenio passa pela tubulação livre não é para pressurizar, porém você deve usar em baixa pressão, ele não deixa que se crie fuligem na parte interna dos tubos , vc coloca o nitro numa extremidade e ele só vai passar pelo encanamento enquanto solda, neste caso não deve se pressurizado. Abrços

Compartilhar esta Página