Isolamento acústico em apartamento - qual melhor material? Lã de rocha, vidro ou pet?

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por adl, 2 Jan 2012.

  1. adl

    adl Usuário

    Desde:
    18 Jan 2009
    Mensagens:
    11
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Boa tarde pessoal,

    Infelizmente (ou felizmente, devido ao motivo), estou tendo que sair de meu apartamento velho, com paredes grossas, para um apartamento maior (já que a família está crescendo) de paredes finas. Ainda estou na fase de obras, a construtora já entregou, mas estou dando uma reformada, motivo pelo qual eu estou postando aqui.

    Meu problema seria como isolar a peça do HT (que eu pretendo trocar e adquirir todo novo agora, um que eu possa realmente chamar de HT), especialmente a parede lateral e o teto, pois já percebi que escuto os tamancos do vizinho de cima e do outro lado da parede eu tenho um dos quartos do outro vizinho (sendo que já escutei alguns sons curiosos -deixemos assim, apensa digamos que a vizinha berra bastante - no meio do dia, quando estava na obra, quem dirá o que escutarei de noite).

    O arquiteto que contratei está decidido em colocar uma manta com lã de PET (pelo que entendi, porque viu numa revista, já que nunca usou) colada na parede existente e no teto e por cima dessa manta fazer uma parede de gesso cartonado e o forro de gesso, respectivamente. Pergunto se essa seria a melhor opção para isolar estes ruidos? Ao que vi, o mais comum seria usar a lã de rocha ou de vidro? Qual delas reduziria mais o barulho (se é que é possível responder a isso), mesmo que não o elimine, já que estou num apartamento?

    Obrigado pelas eventuais respostas.
     
    #1    
  2. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo

    Desde:
    24 Jun 2008
    Mensagens:
    3.875
    Obrigados:
    146
    Troféus:
    63
    Localização:
    ituiutaba/mg/brasil
    adl tudo tem prós e contras ..não existe milagre ..o que vc tem é que colocar isso em discussão e optar paro o melhor que foi encontrado pra sua sala..

    sou instalador de ar condicionado e instalando sistemas em HT´s ,salões de convenções ,resort´s etc sempre surge essa questão da isolação tanto termica como sonora..... geralmente esses isolantes matam dois coelhos um é acusticamente e o outro termicamente.qual é o melhor e melhor ainda qual seria o melhor no seu caso..

    a grande discussão que presencio sempre é se vc isolar bem o som para que ele não escape é um ponto ,mas e internamente como ficaria esse som? já usei ou vi usarem lã de rocha ,isopores,forros termo acusticos,etc

    entre no site da isover www.isover.com.br dê uma zapeada lá ..eles fabricam todo tipo de forros termo acusticos tanto pra interiores como pra telhados lages e paredes ..existem opções legais para isolar pisos ..poste pra gente o resultado da sua pesquisa ..um grande abraço boa sorte jairo não se esqueça da renovação do ar(emissão e saturação de CO2) e da umidade relativa ..isso se a climatização do seu home for por split ´s hi wall(parede)
     
  3. gladstonepm

    gladstonepm Usuário

    Desde:
    18 Ago 2008
    Mensagens:
    1
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Macaé-RJ
    Tenho o mesmo problema no meu AP.
    Estou na dúvida se faço o mesmo que você comentou (Lã de rocha + Gesso acartonado) ou faço um revestimento de tijolos(maciços), que por questões estéticas, acho muito bonito. Não sei a resposta de atenuação acústica destas duas opções. Espero que alguém com mais conhecimento possa nos ajudar.
     
  4. NalRo

    NalRo Usuário

    Desde:
    31 Dez 2007
    Mensagens:
    2
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo
    Moro em apartamento (cobertura) e investi um certo valor tanto na isolação acústica, como no tratamento acústico interno. São coisas distintas. O ISOLAMENTO é para que o ruído não saia do ambiente em questão (HOME) e o TRATAMENTO acústico é para se ter um controle das reflexões/atenuações do som no interior da sala. Como regra geral, quanto mais denso for o material a ser utilizado como isolamento acústico, é melhor para isolar os ruídos de baixa frequência (graves serão mais isolados e não transferidos para os ambientes adjacentes).
    Uma questão relevante é que o ambiente deverá ser o mais hermético possível, onde portas e janelas são fatores preponderantes. Não deve existir quaisquer frestas nelas, pois como regra geral, onde passa o ar, passa o som. Os batentes devem ser com encostos duplos ou triplos para uma perfeita vedação.
    Outra questão é que os apartamentos novos possuem uma distância entre lajes (piso superior e inferior) muito pequena, o que normalmente impede de se fazer um ISOLAMENTO adequado tanto na laje piso como laje teto.
    Caso possua a possibilidade de um bom ISOLAMENTO, lajes e paredes, não se esqueça das janelas e portas, sempre obdecendo a regra de quando mais DENSAS (pesadas), melhor o isolamento.
    Na questão de Ar Condicionado, o comum é a instalação de mini splits tipo hi-wall conforme o colega acima exemplificou. Mini splis POSSUEM RUÍDOS e podem atrapalhar dependendo do caso. Caso se consiga um ISOLAMENTO e TRATAMENTO adequados, o melhor é a instalação de equipamentos de Ar Condcionado com rede de dutos, pois atraves dela se consegue um tratamento acústico para que o ruído do equipamento de Ar Condicionado não seja relevante, ou ainda audível, onde se consegue valores inferiores a 25 dBa, o que não se consegue com mini splits.
    Espero ter ajudado.
     
    #4    
  5. ledobutanta

    ledobutanta Usuário

    Desde:
    4 Mai 2011
    Mensagens:
    488
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    sao paulo
    Nos meus idos 17 anos, eu nao desgrudaria os ouvidos da parede.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
     

Compartilhar esta Página