isopor como isolante- funciona?

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Carlos Lima, 23 Jan 2004.

1. Carlos Lima

Carlos Lima Usuário

17 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Na sala que estou construindo, a parede externa que divide com a casa do vizinho, eu construí de tijolos baianos(20 cm).
    Agora, do lado de dentro da sala, vou fazer uma parede de tijolos
    maciços para maior isolamento acústico.
    Devo rechear esta parede com isopor?
    Ou seja, devo colocar placas de isopor de 1 cm entre a parede de tijolos baianos e a parede a ser construida, de tijolos maciços?
    O isopor é bom isolante acústico?
    Ou não será necessário?

Grato pelas opiniões,
    Carlos Lima

2. fbraghetto

fbraghetto Moderador HTForum

19 Nov 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pelo pouco que sei... sim é um bom isolante térmico... e talvez razoavelmente acústico... ou seja, uma vez tendo um espaço, as "vibrações" de uma parede dicilmente se propaga para outra com isopor no meio...

Agora, uma coisa q se deve levar em consideração é que se (bate na madeira) pegar fogo, nem cristo apaga... (já fiz testes de queimar coisas qdo era criança)...

3. pceylao

pceylao Usuário

5 Mar 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Acho que o ideal seria Lã de Vidro ou de rocha.

De uma olhada aqui:
    FAQ Audiolist

4. Wolf

Wolf Usuário

1 Out 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Isopor não é um bom isolante acústico não.
    Estou com o Paulo Ceylão: Lã de vidro ou rocha seriam bem melhores.
    Só aviso que as baixas frequências continuarão incomodando, porque é muito difícil isolá-las.
    Um abraço

5. Dal Gallo

Dal Gallo Ponte Preta

31 Out 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Lã de vidro nele! Isopor fica feio com o tempo (amarelado) e entorta tudo...

6. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Carlos,
    Pelo que entendi, voce irá executar a segunda parede em tijolo maciço (de barro)?, se for isso mesmo o isopor vai cumprir a tarefa, ou seja separar uma paredea da outra evitando assim a transferencia de vibrações.
    Pois o que realmente vai importar é a parede de tijolo maciço, já que é essa que vai segurar a transmissão das baixas frequencia.
    Lembre-se que em acustica, para isolamento das baixas frequencias, o que interessa é massa (peso, parede de tijolo maciço, de concreto etc).
    Lã de rocha ou vidro, apenas ateuna certas frequencias (medias para cima).
    Agora se a sua casa é geminada, e as duas casas compartilham a mesma estrutura (laje, viga etc), voce tambem deverá executar um piso acustico isolante, se não as baixas frequencias irão se dispersar pela estrutura, e para a casa do vizinho.

WILSON.

7. Carlos Lima

Carlos Lima Usuário

17 Jun 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Eu agradeço ao Paulo Ceylão, bom endereço o que ele me passou.
    Wilson, voce entendeu bem. Vou executar a segunda parede de tijolo maciço de barro, com isopor entre as duas paredes para isolar as vibrações entre as paredes.
    Vou fazer isto mais para poder ouvir música a noite, depois das 23 horas. A casa do vizinho dista uns 12 metros da minha parede. A minha parede lateral é o muro do fundo da casa do vizinho . Acho que vale a pena perder uns 12 cm na largura da sala que ficará com 4,58. O correto seria largar um espaço de 10 cm entre uma parede e outra, mas não estou querendo desperdiçar espaço.
    Grato
    Carlos Lima

8. Fontes

Fontes Usuário

15 Mar 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Carlos Lima

A lã de vidro é, sem dúvida, a melhor solução. Você pode adquirir a lã para esta finalidade, em forma de mantas, com 50mm de expessura com uma densidade de 60Kg/m³ e rechear a parede. Você obtem uma melhor isolação térmica e acústica do que com o isopor. Fiz isso na minha sala, em uma parede que leva muito sol, e agora quase não se ouve barulho externo além de ter diminuido bastante o calor. Nem parece que a parede leva sol durante toda a tarde.

Também pode ser feito com lã de rocha. O efeito é o mesmo.

abraços

Fontes

9. Alex Sound

Alex Sound Usuário Ativo

23 Jul 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Coincidência, vi neste domingo uma matéria no "Pequenas Empresas, Grandes Negócios" sobre uma pequena indústria do RN que desenvolveu um bloco de cimento recheado de isopor.

Falando assim parece meio ridículo, mas eles colocam o cimento em baixo na forma, duas placas grossas de isopor e mais cimento em cima e esperam secar.

O bloco foi analisado pela incubadora de projetos da UFRN e foi demonstrado o grande isolamento térmico e moderado isolamento acústico do bloco, além de ser mais leve, é claro.

Legal foi ver uma danceteria inteira sendo construída com esses blocos, já que o dono estava querendo de economizar uns trocos no isolamento.

10. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    6
    Troféus:
    38
    Seguinte, amigos, por coincidência fiz a mesma consulta a um arquiteto e um engenheiro especializado em isolamento industrial sobre a contrução de uma casa que vou realizar, e a resposta foi a seguinte: o melhor é não por nada, ou seja, inútil gastar com isopor ou espuma ou lã de vidro ou de rocha, o certo é deixar um certo espaço entre as duas camadas de tijolo, o baiano do fundo e o cerâmico aperente, bastam apenas poucos centimetros, uns 5 no máximo. O chato é fazer o seu pedreiro entender o por que disso e aguardar a sua risadinha sobre a utilidade desta segunda parede.....mas...cada um com seu problemas né??...abraços.....

11. wilson

wilson Usuário

16 Abr 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Davide,

Precisar realmente não precisa, alguns colocar ou indicam a coloação apenas para se garantir que não haverá junção entre as duas paredes.
    A interna necessariamente não precisa ser de alvenaria, pode ser de dry wall (gesso acartonado), duas placas + lã de rocha ou vidro de alta densidade/m2.

O ideal mesmo é que se forem em alvenaria, as duas paredes tenham fundações tambem independentes e em cima da laje de piso fosse feito um piso acustico (outra concretagem com minimo de 5cm-para aguetar o peso de moveis-e um isolante entre as duas lajes, que pode ser até um isopor de media para alta densidade, este isolante tem que isolar as laterais dessa segunda laje, ou seja ela não pode encostar nas paredes.

Com relação ao piso acustico é assim que as construtoras (as boas) executam o isolamento em apartamentos de medio a alto padrão.

WILSON.

12. jbmattos

jbmattos Usuário

1 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Well, o que melhor bloqueia a propagação sonora é o vácuo.

Como tal coisa é meio $$$ complicada de se fazer, temos outras duas opções.

1) - Como já foi dito, não colocar nada. O ar é um ótimo amortecedor/isolante de vibrações. Eu só aumentaria a distância para cerca de 10cm.

2) - Aumentar a massa da parede. Isso pode ser conseguido preenchendo-se o vão livre entre as duas paredes com areia de rio bem seca.

Eu, pessoalmente, fico com a primeira opção.

Quanto ao isopor, é um excelente isolante térmico. Já como isolante acústico é muito fraco, e tem o problema do fogo...

Abraço,

joão batista.

13. acusflex

acusflex Usuário

12 Mai 2004
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Rapaz, esta com um grande problema, pois tem diversas formas de resolver isto.
    Bem isopor nao é isolante nem absorvedor Acustico ok somente termico e com restriçoes, o isolamento so se faz atravez de alta densidade, sim la de rocha e vidro composta pode ser espuma com chumbo sim gesso acartonado sim compensado naval sim etc é necessario avaliar muito bem o nivel de ruido para especificar, ok

wilson

Compartilhar esta Página