legenda da parte elétrica residencial

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por eriego, 30 Mai 2011.

1. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    boa noite, alguem teria como me ajudar nesta parte elétrica residencial,estou precisando de desenhos das legendas para ser colocado no projeto no cad.

obs:legendas de tomadas,poto de luz, interruptores e outros.

eu ja fiz uma busca mas ja encontrei de varias formas estas legendas,será que tem uma padrão (abnt) sobre ela que qualquer eletricista entenda o que seria.

2. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Amigo, da uma pesquisada sobre a NBR 5444 - Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais.

[]´s
    roberto

3. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    muito obrigado pela informação, se puder me dizer estes simbolos são o correto de indicação.

4. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    eriego, desculpe, não tinha visto que vc tinha respondido o tópico. Não to conseguindo abrir esse anexo aqui no trabalho, mas é o seguinte, você pode usar os simbolos mais usuais sem medo, o importante é você colocar a legenda com todos o símbolos, um bom profissional em qualquer dúvida pode seguir a legenda. Se ainda tiver precisando, quando chegar em casa dou uma olhada.

[]´s
    roberto

5. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    boa tarde,só agora que pude dar uma olhada aqui e vi sua resposta, sepuder me orientar ficaria grato sim a duvida é a seguinte segundo a NBR 5444 os simbolos os simbolos são um e o manual o qual stou lendo da prysmian de instalação elétrica são outros,eu vou se bem honesto a casa aqui e antiga e agora eu estou precisando reformar a instalação total da casa do zero,acrescentar pontos de tomadas quadro de distribuição,aterramento a planta baixa eu ja fiz no cad e estou fazendo a parte elétrica mas estou com dificuldades para encontrar blocos de eletrica para o cad devido a este problema uns simbolos antigos outros novos, mas isso é o de menos sem falar que eu estou com duvida que simbolo usar neste caso de ter uma tomada e interruptor junto eu não achei nenhum simbolo para isso e estou com alguma duvidaquanto a distribuição dos circuitos mas estou lendo e tentando entender como fazer do modo correto.

abraços euclides

6. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    É você mesmo quem está fazendo o projeto elétrico? qual sua formação? rapaz, seguinte, antigo ou novo tendo a legenda não vejo muito problema, se vc ta fazendo o projeto vai acompanhar a obra tb não é? Acredite, você tem muito mais coisa pra se preocupar do que um simples símbolo, por exemplo, como vc citou, a distribuição dos circuitos. De qualquer forma anexei o que uso aqui.

[]´s
    roberto

7. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    boa tarde, Roberto é sim eu mesmo que estou fazendo os calculos,a minha formação não é nenhuma nesta area eu estou lendo e perguntando muito até chegar no ideal,é basicamente ssim eu nunca tinha trabalhado com o auto cad eu instalei ele no meu pc,claro que devidamente legal pois eu trabalho em uma empresa de engenharia ambiental mas em outra area não de projetista,bom mas vamos la eu fiz uma planta baixa no cad mas talvez por não ter conhecimento necessario fiz em metros,até que ficou bom na medida certa,ai veio a parte elétrica como eu não arrumei os blocos de cad da parte elétrica os simbolos eu conversando com o pessoal me indicou o programa lumine V4 elétirco eu não sei se vc conhece ele,mas ele é bom demais mesmo completomas tem um porem eu não sei o que esta acontecendo que quando eu traga o desenho do cad para ele o desenho fica pequeno, quando eu vou colocar os pontos de tomadas ou luz fica muito grande os simbolos,mas isso logo eu resolvo o importante é saber dividir as cargas dos circuitos corretamente para não ter problemas.vc trabalha com qual programa para fazer seus projetos.

abraços

8. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pois é, com o lumine muita coisa foi facilitada, mas lembre-se que nenhuma conseguiu ainda tirar a necessidade de ter um profissional da area, até pq muitas dessas dúvidas você não vai conseguir tirar numa apostila. Quanto a esse problema do tamanho da planta é normal, é só colocar a planta em escala no lumine.

[]´s
    roberto

9. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    realmente não se pode tirar o merito de um profissional que trabalha com isso sim,mas no meu caso seria mais conhecimento proprio de como fazer,a respeito do desenho ai sim seria para aprender como fazer e distribuir os circuitos,vc trabalha com este programa em seu desenhos.

10. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Até ano passado vinha utilizando o lumine, mas esse ano dei uma parada com projetos elétricos.

11. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    Bom dia, certo deixa e te perguntar uma coisa ja que vc trabalhou com este programa, ele faz só a parte elétrica ou é possivel iniciar uma planta baixa do zero com ele, ou seria melhor no autocad e depois só a parte elétrica no lumineV4.

Obs: Hoje o eletricista vira aqui para fazer um orçamento do que será necessario fazer,eu gostaria depois se possivel alguma idéia se o que ele vai propor esta correto, eu colocaria aqui o que ele me passou sobre circuito dijuntores e fios.

eu só precisaria saber o que eu poderia por aqui para o essoal ter uma idéia,seria os circuitos a carga de cada comodo seria isso.

abraços

12. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    O lumine é bem limitado em comparação ao autocad na parte de desenhos, normalmente uso o autocad no inicio (desenhar ou limpar a planta, caso o arquiteto já me passe a planta arquitetônica) e no final (ajustes; correções necessarias do lumine por exemplo: valores de disjuntores que ele coloca, mas não existe no mercado, dentre outros erros do lumine; limpeza e organização da planta, adicionar algo que o lumine não faz como aterramento).

13. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    boa tarde, entendi quando o pessoal te passa o desenho pelo cad no meu caso foi feito em metros,ai eu exporto la para o lumini vc tem fazer algum ajuste na escala,eu pergunto pois quando eu levo para la em metros ele aparece muito pequeno mesmo e eu não estou conseguindo ajustar para a escal 1:50 vc saberia me informar aonde eu estou errando nisso,vc não tem um email para que eu possa te enviar o meu arquivo no cad da planta ai se vc tiver um tempo colocar ele no seu lumine e ver se vc consegue ai no seu colocar na escala certa.
    talvez seja o meu programa que esteja com problema aqui.
    abraços

14. Roberto

Roberto Usuário Ativo

12 Jul 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Como já disse, isso é normal, só não estou com lumine aqui nesse computador pra ver o caminho. Você vai ter que alterar a escala, pegar uma dimensão conhecida, por exemplo uma parede e usar o comando de escala do lumine. Vá tentando, leia o tutorial do próprio lumine que fala sobre isso, com exemplos, quando tiver no meu pc dou uma conferida.

15. eriego

eriego Usuário

3 Mai 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    tramquilo eu estou tentando no momento isso é de menos,eu gostaria de saber mais sobre aterramento residencial c saberia me dizer a respeito ou alguma apostila, a minha duvida seria ele apos ser feito o fio entra na caixa do relogio ou é levado até a caixa de entrada, ou ele sera ligado no neutro que vem da eletropaulo.

Compartilhar esta Página