Ligação do número 021 2121-3200 (suspeita de golpe, ajudem!)

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por 3dimensional, 3 Jan 2008.

1. 3dimensional

3dimensional Usuário Ativo

6 Nov 2007
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Pessoal hoje recebi uma ligação em casa (no fixo) do número 021 2121-3200.
    O cara procurou outra pessoa e quando eu disse que o telefone era meu ele se identificou como sendo da NET tv a cabo e perguntou se eu tinha solicitado o serviço.
    Como coincidentemente eu solicite a mais ou menos 1 ano atras, falei a ele que sim porém que na minha rua ainda não tinha o cabeamento.
    Ele perguntou meu cep para "conferir" e o número daqui de casa. Passei na boa fé e o cara (educadamente) disse que realmente nao estava disponível, agradeceu e se despediu. Minha esposa falou na cabeça até desconfiada e acabou me botando tenso.
    Já tentei ligar pro número de volta e só da ocupado.
    No site da NET não tem esse número tb.
    Alguém sabe algo sobre isso?

Abraços e agradeço pela ajuda.

2. Pedro .

Pedro . Ψ The Pneumatic Metal God Ψ

2 Mai 2003
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    0
    Especificamente sobre este caso nao fiquei sabendo. Mas, posso dizer que hoje em dia os golpes via telefone estao muito frequentes e por motivos "psicologicos"sempre acabamos caindo ou entao quase.

Ha 2 anos exatamente, quase tive um golpe. Estava na empresa em horario comercial e alguem ligou a cobrar e falando corretamente disse que era da telefonica. Em seguida disse que estava fazendo uma manutencao no cabo da rua e que se eu nao digitasse um comando incluindo *, meu telefone seria cortado. Eu desesperado, fui tentar fazer. A sorte é que o PABX nao permitiu o comando, mas se desse "certo" todas as ligacoes que eles fizessem eu iria ter debitado na conta. Porque no proprio comando tinha um numero de celular.

Incrivel como estes caras te ligam e te impressionam pelo jeito de falar, ou seja, falam como se fosse alguem da prestadora. Se viessem falando errado era facil e nao impressionariam ninguem. Portanto, cuidado com as ligacoes, certifiquem-se com quem estao exatamente falando, e se for ligacao a cobrar esquece (y)

3. Helio.

Helio. Refinando...

2 Nov 2006
    Obrigados:
    19
    Troféus:
    38
    Ligue para o número normal da NET na sua cidade (pegue no site), e pergunte se ligaram para você, se tem alguma instalação agendada para a sua casa, quando, etc.

Caso negativo, por via das dúvidas avise todo mundo na sua casa para não autorizarem entrada de um instalador da Net aí.

Meio drástico, mas...

4. 3dimensional

6 Nov 2007
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Pessoal valeu demais!
    Liguei na net e informaram que o número realmente é válido e é da net RJ.
    UFA!
    Da próxima vou ficar mais esperto.

Obrigado e valeu pessoal!

5. jewel

jewel Usuário Ativo

24 Jun 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Uma dica:
    Evite passar seus dados pessoais pelo telefone. Se a pessoa do outro lado quiser conferir, peça à ele que vá dizendo, e você confirmará. Se houver necessidade da informação, desligue e retorne a ligação após se certificar que se trata de número válido. Um golpe que pode ocorrer é do malandro, a partir destas informações, falsificar documentos e abrir uma conta corrente. O sujeito movimenta a conta por um bom tempo, ganha a confiança do banco, e quando passa a ter crédito, saca a grana e desparece. Até provar a inocência, a vítima vai sofrer muito.

6. Girasol

Girasol Usuário

9 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acabei de receber uma ligação do número 021 2121 3200 em meu celular. A pessoa se identifica como sendo o cantor Leonardo e diz que tem uma surpresa para mim, que é só digitar o número 2. Como eles conseguem os dados da gente? Com as operadoras de celular? Estranho... Muito cuidado... isso deve ser um golpe!

7. 3dimensional

6 Nov 2007
    Obrigados:
    11
    Troféus:
    38
    Muito estranho Girasol.
    Esse mesmo número foi confirmado como sendo um número da NET RJ.

Abraços.

8. Girasol

Girasol Usuário

9 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Muito estranho mesmo, pois procurei no google e acabei chegando até vocês. Como as informações não "batem" só pode ser um golpe mesmo...

9. Davide

Davide ANIMA MUSICALE

12 Abr 2004
    Obrigados:
    32
    Troféus:
    48
    chega a ser engraçado mesmo nao sendo (y)

quando a gente precisa da NET é a maior dificuldade falar com eles, quando não precisamos até ligam sem pedir (y)

10. Filipão

Filipão Usuário

4 Nov 2002
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    0
    Colegas,

Cuidado com esses supostos alertas de golpes. Recentemente teve um boato que correu toda a internet com um número de celular que seria de golpistas e na verdade era um número de contato que a Vivo usava para ligar para clientes de outras operadoras para oferecer o serviço dela (basta procurar no Google por 9965.0000). Todo o cuidado é pouco, mas se a empresa confirmou que é um telefone de contato dela não há porque se preocupar.

Abraços,

Filipe Rangel.

11. Leo_Ctba

Leo_Ctba HDlização total já!! :D

23 Out 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Logo logo começarão os falso sequestros por e-mail! Os estelionatários e cia são MUITO criativos, sabem falar e sabem passar a conversa de um tom cordial para a ameaça em poucos instantes.
    Minha mãe recebeu há uns meses um telefonema de falso sequestro. Sorte que ela conseguiu enrolar o bandido e conseguiu localizar o meu pai. Já teve caso de gente que teve infarto ao receber o telefonema, ou de gente que mesmo falando com o parente "sequestrado" não consegue acreditar que não era verdade.

Muito cuidado! Hoje em dia eu sempre falo ao telefone que "estou de saída", ou "que eu não estou em casa" (hHAHUhua), funciona que é uma beleza! Tanto com golpes, como com tele-marketeiros chatos!

Até

Leo

12. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

15 Jul 2005
    Obrigados:
    40
    Troféus:
    48
    É muito válida a sua preocupação. :concordo:

Admito que ainda não me acostumei, por exemplo, com o modo típico de se iniciar uma conversa telefónica aqui no Brasil onde a pessoa que liga (e que deveria saber para quem liga...:p) começa a conversa com "Queeeeem????".

Embora isto possa parecer uma falta de simpatia e chatisse, sempre respondo "com quem gostaria de falar ?". Todos em casa foram sensibilizados para JAMAIS passar qualquer informação pessoal ou de localização sem ter 100% certeza da autenticidade da ligação. (y)

13. jewel

jewel Usuário Ativo

24 Jun 2005
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    hoje recebi um mail sobre pesquisa de sastisfação do Paypal.
    Curiosamente, ontem fiz uma compra de CD no EBay e paguei com Paypal. É a segunda vez que essa "coincidência" ocorre e mais coincidência ainda, que nos dois casos a compra foi de um mesmo vendedor.
    Obviamente deletei sem acessar os links, mas é preocupante. Com tantas formas diferentes de golpe, o risco de cair é muito grande.

14. dibonta

dibonta Diego

6 Ago 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Não entrarei em detalhes para evitar propagandas. Trabalho num órgão financeiro, mais especificamente num setor que cuida da segurança do acesso às transações financeiras via internet. O sistema que utilizamos pra promover segurança na conexão depende de confirmações pessoais.

O interessante é que o ENDERREÇO é uma delas. Estou dizendo isso porque muitos se negam a dizer RG, CPF a terceiros, mas não o endereço.

Como o tópico fala justamente disso, tomem muito cuidado com qualquer tipo de informação "pessoal" que vocês fornecem. Principalmente nos contatos ativos feitos pelas ditas "empresas".

Também recebi esse contato da VIVO na época e antes de qualquer resposta, fui me certificar da legitimidade do contato. Cuidado nunca é demais.

15. LioZ

LioZ Str1030+Pure Acoustics+Led LG+WDTV+Harmony+OITV

19 Abr 2005
    Obrigados:
    64
    Troféus:
    48
    Tbem detesto isso.. qdo ocorre peço educadamente para a pessoa informar quem está procurando... se mesmo assim ela insistir, trato com groseria..hehehehhehehe.. elas se tocam e pedem desculpa :lol:. O sujeito liga e ainda que saber com quem fala???? se ao menos se identificasse antes...hehehehe.

Sobre golpes, sei q tem muita gente astuta no ramo, mas tem tbem cada toupeira... certa vez recebi uma ligação a cobrar e ao final da musiquinha o meliante se identificou com funcionario da Telemar e de que a ligação era gratuita!
    Respondi na mesma hora, gratuita para quem? mandei ele para aquele lugar e desliguei....:rofl:. é muito achar q a gente é besta :rofl:.

16. O Espirito que Anda

O Espirito que Anda Usuário

4 Nov 2007
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Todo cuidado é pouco.
    Tenha Bina, se tiver numero restrito ja fique com pé atrás.
    Qualquer conversa educada que entre no assunto de algum parente seu, isto é, uma pessoa que não identificada fale alguma coisa de alguem que vc conhece, filho, esposa, desligue imediatamente, veja no Bina, caso seja numero restrito, fique calmo não atenda mais o telefone, provavelmente é alguem de um presidio dando golpe do telefone,até com ajuda de um vagabundo de fora, não vale apena atender e se preocupar, é bom ter um codigo de regras entre os parentes.

Fazem golpes muito elaborados, pesquisando dados antes.
    faça uma regra geral em casa, por telefone não permita nada sem exeção, nunca.Só permita se for comunicado por quem solicitou a vc ou a um parente.

outra conversa comum perigosa é que seu filho/a, esposa, mãe, pai, está se sentindo mal e pediu para te telefonar , geralmente nessa parte a voz é muito amistosa e suave, desligue o telefone imediatamente.

[]s(y)

17. dibonta

dibonta Diego

6 Ago 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18

É verdade. Tivemos uma experiência parecida: um funcionário nosso estava fazendo as confirmações pessoais necessárias, e o tonto do meliante, apesar de ter todos os dados do titular da conta, inclusive as senhas, gaguejou no "seu " sobrenome.

Tudo bem que era russo, mas não dava pra ele dar uma treinada antes de ligar não???!!!!:ataque::ataque::ataque:

18. gauchonh

gauchonh Usuário

17 Jan 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Também recebi essa ligação, 021 2121 3201, com as mesmas caracteristicas, alguem já descobriu do que se trata?...

Abraço

19. Botuja

Botuja Usuário

28 Jul 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    cara, recebi essa ligação no meu cel também, atendi, perguntaram quem eu era, perguntei quem era e ficou por isso mesmo... nada de ficar dando trela...

20. wandila

wandila Usuário

30 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Recebi hj, dia 23/01/, uma ligação desse mesmo telefone e o cara se identificou como sendo da NET, querendo me explicar os serviços e promoções. Falei que não interessava....

Compartilhar esta Página