Ligando o equalizador...

Discussão em 'Racks, Ar Condicionado e Decoração' iniciada por nick_nac, 22 Nov 2004.

  1. nick_nac

    nick_nac Usuário

    Desde:
    16 Nov 2004
    Mensagens:
    154
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Indaiatuba / SP
    Eu estou num dilema: ligar ou nao ligar eis a questao... Eh o seguinte, eu tenho um equalizador da Pioneer (nao lembro qual modelo) e queria ligar no meu DVD para melhorar o som. Mas ouvi dizer que se equalizar o som multicanal o receiver nao consegue decodificar... Esta certo??? Ou posso ligar???

    Teh!!!
     
  2. navemae

    navemae Ouço música, prog é a base!

    Desde:
    29 Ago 2004
    Mensagens:
    1.397
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Localização:
    SAMPA
    Nic Nac,

    Começo esclarecendo que nunca fiz esta ligação, porem vamos pensar um pouco sobre o assunto.

    Em sistemas “profissionais” o uso do equalizador se dá entre os módulos de efeito e os amplificadores. Ele é considerado periférico e não sistema principal. Pode ser de uma ou duas vias variando quanto ao número de bandas (6,10,15 e até 31)

    Portanto pense nisto:

    1º) Ele deve ser ligado entre receiver/amplificador e Não entre o DVD/Receiver .

    2º) Pressupondo que você tenha apenas um receiver 5.1 não será possível efetuar a ligação pretendida pois os amplificadores estão embutidos dentro do receiver. O mundo dos receivers para mim ainda é novo e não conheço nenhum que tenha saída para modulo de efeito. Alguns mixers mais antigos permitiam que o sinal fosse alterado por algum módulo de efeito externo e neste caso era possível utilizar o equalizador para este fim.

    3º) Pressupondo agora que você tenha um receiver ou processador e amplificadores separados aí sim será possível usar o equalizador desta forma: receiver ou processador/ equalizador/amplificador/caixas acústicas.

    4º) Para esta operação serão necessários 3 equalizadores sendo eles distribuídos da seguinte maneira: 1 para os amplificadores L/R frontal , 1 para os amplificadores L/R surround e finalmente mais 1 para o amplificador do Canal central e subwoofer ativo (ou amplificador do sub passivo).

    5º) Um analisador de espectro para lhe ajudar a efetuar os ajustes nos equalizadores.

    Quanto, a saber, se ele interfere na leitura do código posso afirmar que se for ligado de maneira correta Não irá atrapalhar o sinal já que ele estará disposto após o processamento do sinal.
    Boa sorte.
     
  3. adacorso

    adacorso Usuário

    Desde:
    22 Jul 2003
    Mensagens:
    317
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Localização:
    Juiz de Fora - MG
    Sem querer afirmar ser a melhor solução, no meu caso eu liguei a saída analógica (2 canais) do DVD no equalizador e a saída do equalizador na entrada CD do receiver.

    Acho que poderia ter ligado a saída do equalizador na própria entrada analógica para DVD no receiver e apenas alternando a forma de entrada de DVD do receiver de analógica para digital verificar a diferença do som com equalização ou sem equalização, mas acabei não testando esta configuração.

    É claro que a equalização altera o som original e insere mais distorção no som, mas isto é uma questão de gosto pessoal (também influenciada pela baixa qualidade de som dos receivers para se ouvir música).

    Antonio Dacorso
     

Compartilhar esta Página