Ligando placa de vídeo na TV por Vídeo Componente - PCTV 9030 é bom?

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por ShinMagus, 25 Mai 2005.

1. ShinMagus

ShinMagus Usuário

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Oi. Hoje topei com o conversor PCTV 9030 no site da Transcortec: http://www.transcortec.com.br/pctv9030.htm . Nunca liguei a placa de vídeo do PC na TV sem ser por RCA ou S-Video, logo nunca tive experiência com DVI. Junto com a placa de vídeo, veio um adaptador DVI <-> VGA, que acredito servir para ser ligado na DVI out e assim possibilitar uma saída VGA. Com isso, poderei ligar um cabo de monitor comum dessa saída ao conversor e ter qualidade apropriada (que justifique todo o trabalho) na imagem na TV com Vídeo Componente (480i)? Eu acredito que sim, mas como nunca tive a experiência...

2. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Se voce desejar podera confeccionar um cabo VGA - Componente.
    que dará a mesma eficiencia, isto é se este adaptador efetuar a conexão correta. Pois na saida DVI existe uma saida analogica especifica para sinais componente.
    A pingem e
    Pino 1 Red (vermelho)
    Pino 2 Green (verde)
    Pino 3 Blue (azul)

Pino 6 GND Red
    Pino 7 GND Green
    Pino 8 GND Blue

A ordem da pinagem no conector Macho visto na posição de soldagem e a seguinte
    ..5 ..4 ..3 ..2 ..1
    10.. 9 ..8 ..7 ..6
    15 14 13 12 11

3. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    A pinagem acima e referente ao conector VGA (DB 15)

4. ShinMagus

ShinMagus Usuário

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Hmmm... Eu não faço esse tipo de coisa. heheh
    Só quero saber se é aconselhável eu usar um cabo de monitor comum para ligar a placa de vídeo ao conversor e assim ter uma qualidade ótima na TV.

5. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Acredito que sim, pois o cabo em seu interior possui 3 rcas 75 ohms para sinal analogico, que estão conectados nos pinos acima mencionados.

6. ShinMagus

ShinMagus Usuário

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    E se eu não usasse o adaptador DVI <=> VGA e usasse a saída DVI como DVI mesmo, juntamente com algo como aquele conversor da ATI? Seria melhor? DVI é superior a VGA, não? Ao ligar na TV sem usar sinal VGA, ficaria melhor também? Quero decidir o que farei...

7. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Vamos por partes

A interface DVI e totalmente digital, portanto necessita que o televisor tambem tenha o conector DVI para se aproveitar este sinal, caso contrario não será possivel a conexão

O sinal VGA e especifico para computadores, são raros TVS ou projetores que aceitem este sinal para transmissão de video.

Todos estes conectores trazem em seus terminais conexões analogicas RGB, por onde são extraidos os sinais video componentes.

Desta forma caso seu televisor so possua a entrada video componente, voce irá necessitar de um adaptador DVI - Video componente ou DVI-VGA / video componente.

O modelo que lhe forneci acima e exatamente isto, um adaptador VGA / video componente, o mesmo que irá encontrar neste box que sitou, pois o mesmo deve ter uma entrada VGA e saidas video componente - SVHS - composto.

Resumindo no caso do seu televisor não possuir conexão DVI ou VGA e somente video componente, voce não terá como receber o sinal digital, portanto o maximo que terá sera um sinal com resolução de 480i.(y)

8. ShinMagus

ShinMagus Usuário

3 Jan 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Hmmm.. Tá, mas quero saber se é melhor usar DVI -> Vídeo Componente do que DVI -> VGA -> Vídeo Componente.

9. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    A premicia é "quanto menos conectores melhor", Assim DVI para componente seria melhor, mas existem tres conexões DVI.
    Link abaixo e um toutorial sobre DVI talvez possa ajuda-lo a entender melhor este conector.
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1008

10. Hamilton Mageski

Hamilton Mageski Usuário

9 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Gostei da idéia de confeccionar esse cabo... :concordo: Vou fazer a experiência. Não tenho muito conhecimento na área mas aproveitando este tópico, será que existe alguma maneira de fazer essa conexão em modo progressivo? Sei lá, alguém sabe se existe alguma placa de vídeo que teria esse tipo de sáída??:pirou:

11. Hamilton Mageski

Hamilton Mageski Usuário

9 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

12. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Ate´onde eu sei, os pinos 1,2,3 trafegam sinais analogicos nos terminais VESA. Preciso estudar melhor este tema para me certificar da veracidade da informação, pois nunca testei este tipo de conexão, apenas Componente DVD para VESA projetor.

Se observar nos terminais DVI os conectores C1,C2,C3,C4,C5 se referem a sinal analogico.

Já na conversão de sinal SVHS para Composto e necessario que seja instalado um capacitor de 400 uf entre os sinal C e o terminal RCA, pois os sinais YC são somados no terminal + do conector.

13. adalla

adalla Amo muito tudo isso

27 Jun 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    E com relação a varredura e sinal entrelaçado e progressivo? Tem que mudar a configuração da placa de vídeo né?
    Um abraço
    Adalla

14. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Adalla
    ficou te devendo esta, pois nunca fiz uma intalção do Pc, mas gostei da colocação para que eu estude mais o tema.

15. Murilo

Murilo Moderador Moderador

9 Mar 2003
    Obrigados:
    40
    Troféus:
    48
    Edson,

Veja se vc pode me ajudar.

Eu preciso da pinagem e da ordem de soldagem para um cabo VGA > VGA.

Eu resolvi ligar o meu HTPC via cabo VGA>VGA ao Z3.

Antes eu ligava ao Z2 via DVI. Como o Z3 tem HDMI eu vou deixar o cabo HDMI para o DVD Player. Eu iria ligar, e estou ligando, o HTPC ao Z3 via cabo componente (minha placa tem essa saída), porém não estou gostando da conexão componente para o HTPC no Z3. Suporta os vídeos 720P e 1080i numa boa, no entanto devido ao ajuste de overscan eu não estou conseguindo casar perfeitamente a resolução 1280 x 720 do HTPC com o Z3, as letrinhas do Windows não estão ficando perfeitas (os vídeos sim), e isso nas letrinhas me incomoda. Um cabo VGA resolve, fica tão bom quanto o DVI (já testei), o meu problema é o espaço para passar pelo conduíte, que já está lotado com HDMI, Composto, S-Video e Componente :rolleyes:

Então resolvi passar mais um cabo pelo conduíte, um VGA>VGA (eu tenho o adaptador DVI>VGA para ligar na saída DVI do meu micro (já testei e funciona no Z3 via DVI>VGA).

O problema: Montado com os conectores o cabo não passa de jeito nenhum. Já consegui passar pelo conduíte o "passa-cabo", está lá, e amanhã vou passar um cabo VGA sem as pontas, para soldar depois.

Vou fazer esta solda com o André (TECO), e para isso precisamos do esquema de pinagem e a ordem de soldagem de um cabo VGA>VGA (y)

Se vc, ou algum outro amigo, puderem ajudar, agradeço (y)

16. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Murilo, eis a pinagem do DB-15 VGA:

Boa sorte !

17. Murilo

9 Mar 2003
    Obrigados:
    40
    Troféus:
    48
    Silvio,

Valeu (y)

Parece complicado heim...

18. §ilvio

§ilvio Usuário Ativo

1 Mai 2004
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Na verdade não é assim tão ruim... (y) Só 5 pinos são de fato importantes, 3 de RGB e 2 de sincronismo... os demais ou são terra ou são o id do monitor.

O importante é prestar atenção que um é o espelho do outro, o que pode gerar enganos. Ou seja, para que o pino 1 do macho se encaixe no 1 da fêmea, ao olhar o conector de frente, o pino 1 está do outro lado. A figura mostra bem isso. (y)

Não precisa descascar muito o fio, uns 2 ~3 mm já são suficientes. Estanhe primeiro as pontas descascadas e as canaletinhas do plug, com o mínimo de estanho possível.

Seria legal por o ferrite na extremidade do cabo tb... se vc tiver como retirar um de algum cabo velho...

Um abraço!

19. edson

23 Jun 2002
    Obrigados:
    7
    Troféus:
    0
    Murilo

So vou lhe dar uma dica, para a solda e necessario um local de apoio, onde voce possa deixar o conector imovel, e voce não ira conseguir isto proximo ao projetor, vai uma dica antes de passar o cabo, monte um dos terminais de preferencia o que airá ser conectado ao projetor, desta forma voce passara o cabo no sentido projetor - rack. Assim ficara mais facil montar a outra ponta, pois poderá utilizar o rack ou uma banqueta para apoiar o terminal para soldagem.
    Outra dica ao utilizar cabos RF 75 ohms para montagem do sinal RGB, voce poderá descascar o cabo e antes de fazer a torção da malha, corte parte dela para diminuir a bitola, faça a torção e estanhe, desta forma voce consiguirá uma bitola bem fina que se encaixara nos pinos do terminal.
    Outra dica se voce conseguir fixa-la na horizontal em algum ponto será muito mais facil efetuar a soldagem.

20. Murilo

9 Mar 2003
    Obrigados:
    40
    Troféus:
    48
    Edson e Silvio,

Obrigado pelas dicas (y)

Na verdade quem vai soldar isso é o TECO, eu vou ser o assistente dele, vou ficar só "assistindo" ele fazer a soldagem :D

Eu não sei fazer, mesmo, e nem me atrevo pra não fazer besteira, então pedi a ajuda do TECO, que vai fazer "junto" comigo :)

Compartilhar esta Página