Ligando um modulo com cornetas e falantes juntos?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por scapegoat, 10 Fev 2006.

1. scapegoat

scapegoat Usuário

30 0 0

Desde 21 Dez 2005
    Guarulhos / São Paulo / Brasil
    Pessoal tenho um Corzus esterio sei que ele é 2 ohms e 4 ohms, porém eu posso ligar nele os meus falantes de 4ohms e mais duas cornetas e dois SuperTweeters (acredito que estes possuem ohms diferente dos falantes),,,, eu posso liga-los na mesma saida ?

Gostaria de ligar um falante com uma corneta, e assim por diante.. entenderam?

valew pela ajuda!

Até

2. puma conversivel

puma conversivel Conversível: liberdade é tudo!

4.783 21 38

Desde 7 Nov 2005
    Curitiba - PR
    simples... vc vai ligar tudo utilizando um divisor de frequencias de 3 vias, encontrado facilmente em lojas de eletronica. o divisor irá separar o sinal que vai pra cada falante, de acordo com a frequencia que cada um toca.

ou então uma maneira mais simples é ligar tudo em paralelo mesmo, tomando o cuirado de colocar em série com o positivo da corneta e do super tweeter um capacitor de acordo com as especificações do fabricante.
    (y)

3. GIL2K

GIL2K Entusiasta

1.104 2 38

Desde 14 Dez 2005
    Maringá/Paraná/Brasil
    Olá.

Caso não pretenda utilizar um crossover (divisor de frequencia) passivo de 3 vias, que seria o mais indicado para o seu caso, ligue em paralelo a corneta e o tweeter no terminal + e - do alto-falante. Neste caso a impedância da cornete e do tweeter não influenciarão no desempenho do amplificador, que considerará os 4 ohms dos falantes.

Para os tweeters utilize um capacitor eletrolítico de 2,2/250 ligado junto ao terminal + do mesmo e para a corneta utilize um de 47/250 ligado da mesma forma em cada uma. Se não ligar os capacitores fatalmente irá queimar os reparos das cornetas e tweeters em pouco tempo.

Para suas cornetas renderem ao máximo (praticamente o dobro do que utilizando capacitores, de acordo com o manual de instruções) elas precisam estar ligadas à divisores de frequencia ao invés de capacitores. Os divisores são mais caros porém os passivos representam um ótimo custo/benefício.

Possuo aqui um par de dividores passivos da Eurasonic de 12db/Oitava que casam perfeitamente com cornetas que utilizam drivers fenólicos (somente para médios). Se tiver interesse, mande uma MP ou por aqui mesmo que te passo mais detalhes técnicos e fotos deles.

Um abraço,

Gilmar.
    --------------

4. omissirev

omissirev Usuário

5 0 1

Desde 25 Nov 2015
    Atibaia sp
    Olá boa noite sou novo aqui no fórum e leigo em som automotivo mas curto muito e estou projetando o meu primeiro. Comprei um woofer eros hammer 4.7 de 2350w RMS e 8ohms mas não cossigo encontra módulo para fazer o casamento de impedância me aconselharam comprar outros 3 eros para reduzir ou comprar um módulo amplificador de 5000 2ohms . mas tem um pequeno porém aí posso conectar cornetas junto com o woofer em paralelo ou série para reduzir a impendacia final? Pretendo usar 4 d250x e 2 tweeters st400 da Selenium sei que os drivers das cornetas ambos tem 8ohms será que seria capaz de funcionar sem danificar os equipamentos e influênciar a qualidade sonora? Agradeço as resposta de vocês.

Última edição: 25 Nov 2015
  5. omissirev

omissirev Usuário

5 0 1

Desde 25 Nov 2015
    Atibaia sp
    Mais uma coisinha. Meu som não irá tocar em eventos por longas horas e horas em volumes altíssimos e mais quando estiver viajando curto as batidas do woofer onde moro é cheio de vizinhos chatos que se incomodam com som alto então seria mas quando estiver em viagens

6. dihzinhow

dihzinhow Usuário Muito Ativo

2.958 524 83

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Compre + 1 woofer hammer 4.7 de 8 ohms, ligue em paralelo caindo para 4 ohms.
    Pegue uma Banda Viking 7000 2 ohms que ela responde em 12,6v 5000w @ 4 ohms.
    http://www.bandaaudioparts.com.br/p...ificador-banda-audioparts-viking-7000-2-ohms/

Ou opte por qualquer outro módulo de 10k até 16k (sendo ele de 2 ohms) em 4 ohms irá responder bem, geralmente 1 de 10k te daria 6700w (ex: taramps HD 10000)... mas deverá ser 2 ohms, nada de 1 ohm pois nesse caso perderia muitos rms.

7. omissirev

omissirev Usuário

5 0 1

Desde 25 Nov 2015
    Atibaia sp
    Obrigado! Já me ajudou bastante . mas essa dúvida sobre ligar os drivers em paralelo funciona?

8. dihzinhow

2.958 524 83

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Funciona mas você não vai nem sonhar em "usar woofers com drivers/st" em um módulo mono.

Sub é sub, use o módulo para ele sozinho que foi como disse acima.
    e voz é voz, use outro módulo para voz (de 4 canais) - de 800w até 1200w.

Total de 2 módulos, ou até 2 para voz para ligar tudo e tocar tudo redondo.

9. omissirev

omissirev Usuário

5 0 1

Desde 25 Nov 2015
    Atibaia sp
    Nesse caso nem mesmo usando um capacitor não da certo?

10. dihzinhow

2.958 524 83

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Claro que dá certo. Hoje tudo dá pra fazer...

Um exemplo: Colocar um motor de ferrari em um fusca dá certo não dá (adaptado)?
    Então... Mas você vai dar 350km/h com a aerodinâmica do fusca? Vai arriscar? De 2 uma, ou você vai morrer... ou você vai levantar vôo, capotar e se quebrar todo.... é o mesmo para ligar drivers c/ os woofers num módulo "monstro"... vai embolar a impedância, são componentes totalmente diferentes, vai ter distorção, nada vai tocar como deveria e pode ter problemas, alias, pode não vai...! Se quiser economizar, vende seus woofers e pega coisa barata que exige módulo.

11. omissirev

omissirev Usuário

5 0 1

Desde 25 Nov 2015
    Atibaia sp
    Acho que vou vender o woofer e hammer 4.7 . qual vcs me indicariam. Quero fazer um com dois woofers para tocar com porta-malas aberto pretendo usar 4 cornetas e 2 tweeter, tem algum projeto. Tenho 1,500.00 para investir no projeto.
    Boa noite obrigado

12. dihzinhow

2.958 524 83

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR