Ligando um modulo com cornetas e falantes juntos?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por scapegoat, 10 Fev 2006.

  1. scapegoat

    scapegoat Usuário

    Desde:
    21 Dez 2005
    Mensagens:
    30
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Guarulhos / São Paulo / Brasil
    Pessoal tenho um Corzus esterio sei que ele é 2 ohms e 4 ohms, porém eu posso ligar nele os meus falantes de 4ohms e mais duas cornetas e dois SuperTweeters (acredito que estes possuem ohms diferente dos falantes),,,, eu posso liga-los na mesma saida ?

    Gostaria de ligar um falante com uma corneta, e assim por diante.. entenderam?

    valew pela ajuda!

    Até
     
  2. puma conversivel

    puma conversivel Conversível: liberdade é tudo!

    Desde:
    7 Nov 2005
    Mensagens:
    4.744
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Localização:
    Curitiba - PR
    simples... vc vai ligar tudo utilizando um divisor de frequencias de 3 vias, encontrado facilmente em lojas de eletronica. o divisor irá separar o sinal que vai pra cada falante, de acordo com a frequencia que cada um toca.

    ou então uma maneira mais simples é ligar tudo em paralelo mesmo, tomando o cuirado de colocar em série com o positivo da corneta e do super tweeter um capacitor de acordo com as especificações do fabricante.
    (y)
     
  3. GIL2K

    GIL2K Entusiasta

    Desde:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1.104
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Maringá/Paraná/Brasil
    Olá.

    Caso não pretenda utilizar um crossover (divisor de frequencia) passivo de 3 vias, que seria o mais indicado para o seu caso, ligue em paralelo a corneta e o tweeter no terminal + e - do alto-falante. Neste caso a impedância da cornete e do tweeter não influenciarão no desempenho do amplificador, que considerará os 4 ohms dos falantes.

    Para os tweeters utilize um capacitor eletrolítico de 2,2/250 ligado junto ao terminal + do mesmo e para a corneta utilize um de 47/250 ligado da mesma forma em cada uma. Se não ligar os capacitores fatalmente irá queimar os reparos das cornetas e tweeters em pouco tempo.

    Para suas cornetas renderem ao máximo (praticamente o dobro do que utilizando capacitores, de acordo com o manual de instruções) elas precisam estar ligadas à divisores de frequencia ao invés de capacitores. Os divisores são mais caros porém os passivos representam um ótimo custo/benefício.

    Possuo aqui um par de dividores passivos da Eurasonic de 12db/Oitava que casam perfeitamente com cornetas que utilizam drivers fenólicos (somente para médios). Se tiver interesse, mande uma MP ou por aqui mesmo que te passo mais detalhes técnicos e fotos deles.

    Um abraço,

    Gilmar.
    --------------
     

Compartilhar esta Página