Ligar 2 caixas em uma saída.

Discussão em 'Receivers e Amplificadores Multicanal' iniciada por tomate_cru, 19 Jan 2010.

  1. tomate_cru

    tomate_cru Usuário

    Desde:
    9 Mar 2009
    Mensagens:
    1
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Assis -SP
    Tenho um home-Theather Philips meio antiguinho já, ele é de 2006. Ele é 5.1 surround. Até ai tudo certo. Só que queria colocar duas caixas na area de lazer de minha casa (pois o home fica dentro de casa), como que posso ligar? Tenho que colocar um tipo de seletor para quando quiser que o som de 2 caixas saia la fora ou posso ligar as duas direto?

    OBS: Ja vi alguns topicos sobre mais ou menos isso aqui mais não consegui achar a solução para meu problema.
     
  2. hnmilan

    hnmilan Usuário

    Desde:
    29 Jul 2009
    Mensagens:
    63
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    São Paulo, Brasil
    Olha, não é recomedável que você ligue duas caixas de som numa mesma saída, pois pelo que estou imaginando sua idéia deve ser de colocar 2 fios ao invés de 1 apenas em cada pólo de saída de som do receiver. Nesse sentido, você estará montando uma ligação das caixas em paralelo, o que contribuirá para diminuir a impedância total do sistema de caixas e conseqüentemente irá forçar o amplificador do seu receiver, podendo, no limite, queimá-lo.

    A melhor solução para o problema que está apresentando é buscar fazer uma ligação em série entre as duas caixas que irá ligar ao mesmo canal. Dessa forma, você estará aumentando a impendância do sistema de caixas e não forçará o amplificador. No entanto, há um adendo a se fazer, se por um lado elimina-se o risco de queima do amplificador, ao se aumentar a impedância do sistema de caixas você estará reduzindo a potência transferida do amplificador para cada uma das caixas.

    Para medir essa redução de potência você precisaria ter postado a impedância de cada caixa e a potência de saída por canal do receiver em questão. Assim, se você deseja calcular essa relação, passe os dados que eu lhe passo os cálculos da serem feitos.

    Para fazer essa ligação, você deve proceder da seguinta maneira, ligar um fio positivo de uma caixa em um fio negativo de outra, tomando o cuidado de isolá-los. Os outros dois fios que sobram, também um negativo, outro positivo, um para cada caixa, devem ser conectados às respectivas saídas de som na qual se deseja compartilhar as caixas.

    Outra saída para o impasse é tentar um improvisado com uma chave seletora. Essa solução é desejável se você quer escolher as caixas que vão ser tocadas, pois a solução em série fará com que todas toquem simultaneamente.

    Espero ter conseguido ajudá-lo de alguma forma,
    Abraço!
     
  3. antoniolcrd

    antoniolcrd Usuário

    Desde:
    26 Out 2007
    Mensagens:
    411
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    18
    Localização:
    Brasilia, DF
    Camarada,

    qual o modelo do seu receiver? Se ele eh de 2006 e tem 5.1 provavelmente deve ter o sistema de caixas frontais A + B. Se afirmativo, basta colocar as caixas da area de lazer no canal B e quando for utiliza-las tera o recurso de desligar as caixas internas do canal A. No modo stereo ou direct source, neh?

    (y)
     
  4. mribeirobr

    mribeirobr Where no man has gone before..

    Desde:
    23 Nov 2008
    Mensagens:
    1.068
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Localização:
    Rio de Janeiro/RJ/BR
    Não faça isso! Colocar as caixas em paralelo vc reduz a impedência pela metade, se ambas forem da mesma impedância. Em série, como citado aqui, se elas forem da mesma impedância vc dobrará o valor total da impedância das caixas, neste caso, reduzindo pela metade a potência do canal utilizado.

    A única chance que vc tem seria encontrar duas caixas de 4 Ohms, liga-las em série e obter, com isso, um conjunto de 8 Ohms, que funcionará corretamente (não conheço seu equipamento, mas 8 Ohms é um valor "padrão" para a maioria dos equipamentos de áudio. Vale a penas vc conferir a sua documentação para confirmar isso).

    Vale lembrar tb que vc dividirá potência deste canal entre as duas caixas. Aí vem a pergunta: Não seria melhor verificar a possibilidade de comprar um sistema mais adequado a este uso? Este tipo de equipamento que vc tem não foi feito para isso.

    Boa sorte.
     
  5. Pamuju

    Pamuju Usuário Ativo

    Desde:
    3 Abr 2005
    Mensagens:
    3.339
    Obrigados:
    15
    Troféus:
    38
    Localização:
    Rio Grande / RS / Brasil
    Durante anos eu usei um FR 996 com um Sub passivo herdado de um Gradiente Prológic que tive, ligado a mesma saída das caixas frontais.
    Nesse Gradiente o sub era ligado dessa forma.

    Durante algum tempo eu usei esse mesmo Sub ligado as Surrounds de um Marantz.

    Nunca tive problemas com isso.

    Meus problemas com o Marantz começara muito tempo depois de eu ter deixado de usar isso.

    Apenas receio que esse seu Receiver de 2006 possa ser um desses In-a-Box e pode não ter as mesmas expecificações do FR 996.

    Só que você tem que ver que irá ficar com os dois conjuntos de caixas funcionando ao mesmo tempo.
    Isso pode não ser legal.
    Vá que tem alguém vendo a novela na sala.

    Por isso a chave seletora pode ser o melhor, embora eu preferisse um plug de encaixe rápido por achar que tem menos chance de perda de qualidade.

    Já usei um, é meio sacal, mas funciona.

    Aliás qual a gambiarra que já não fiz ?:LOL:
    Iniciei com um radinho de pilha nos anos 60 e de lá não parei mais.

    Um abraço !
     

Compartilhar esta Página