Ligar PC na TV através de DVI => HDMI

Discussão em 'Informática' iniciada por overbond, 10 Abr 2007.

1. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá pessoal, venho aqui fazer uma pergunta que creio que outros também já tiveram essa dificuldade, mas como não encontrei nenhum tópico similar aqui na área de HTPC, resolvi perguntar: alguém de vocês liga o PC na TV usando a saída DVI da placa de vídeo e ligando na entrada HDMI da TV usando um cabo DVI/HDMI ou um cabo DVI/DVI com adaptador DVI/HDMI???

Porque já tentei de várias formas e não consegui fazer essa ligação funcionar... inclusive troquei de placa de vídeo (saí de uma Geforce 6800 para uma ATI X1950) e mesmo assim não consegui fazer funcionar essa ligação...

Alguém poderia compartilhar as experiências que já fizeram testando a ligação entre PC e TV dessa forma?

Eu já fiz vários (vários mesmo!) testes diferentes, alterando as resoluções, a temporização, e não tem jeito: quando seto a resolução para 1280x720 na HDMI, a imagem é exibida, mas meio borrada/fora de foco, e quando configuro para 1920x1080, ela fica um pouco pior...

Na verdade, minha TV é a Samsung LCD 26" LN26R51B, e atualmente uso a porta VGA para fazer a conexão. Estou plenamente satisfeito com a resolução oferecida nessa conexão (1360x768), mas é mais pela curiosidade de querer ver funcionar a conexão pela HDMI, já que, na teoria, era pra funcionar sem problemas, mas não é o que acontece...

Bom, acho que a princípio seria isso. Se não informei alguma coisa, podem perguntar que responderei novamente! :)

Até mais!

2. krustyjr

krustyjr Usuário

5 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    não sei muita coisa de especial q precisa ser feito não viu
    tenho uma tv q suporta os famosos 1080i pelo HDMi... coloco o cabo DVI (no PC) HDMi (na TV) e configuro a saída do pc pra mandar a imagem para aquele monitor... vai numa boa..
    algumas configurações minha tv mostra bem zuado... mas todas abaixo de alta definição (!!!!)
    estranho pq na sua mostra imagem ainda...
    tem como ver em algum menu a resolução e ela está exibindo?

3. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    ah sim, estava esquecendo das imagens....

PS: tomara que esse fórum aceite bbcode :rofl:

PS2: ufa, aceita! :D

aí vão algumas fotos e as explicações:

1) Essa foi com a resolução configurada para 1280x720... a imagem não fica tão ruim no geral, mas para texto, as fontes ficam muito embaçadas, e como qualquer usuário de PC precisa direto ler texto, fica muito incômodo ao longo do tempo dessa maneira... reparem também em outra coisa: o Winamp (mp3 player) no canto superior esquerdo da tela, ficou para fora da tela... o que acontece: a 1280x720, a imagem extrapola o tamanho da tela... isso é outra coisa meio estranha de tirar uma conclusão do porque ocorre isso, mas na foto número 2 vem uma "gambiarra" pra resolver isso...

2) As placas de vídeo da Nvidia tem um recurso chamado Overscan, que através de um guia, nos permite configurar a tela para ficar do tamanho correto e não extrapolar a imagem gerada no monitor, como ocorria na foto número 1... na verdade, esse guia nada mais faz do que ajustar a resolução para um tamanho que fique sendo exibido corretamente a imagem na tela... aí ele define uma resolução muito estranha de 1200x668

3) Agora uma foto tirada a 1920x1080... troquei de wallpaper pois o outro era menor e iria ficar distorcido nessa resolução... reparem que o problema de extrapolar a tela ocorre novamente... olhem o winamp lá no canto como ele fica para fora da tela... vale lembrar que não é uma questão de só "arrastar o winamp mais pra dentro", pois a tela toda fica pra fora, incluindo menu iniciar do windows e os botões de maximizar, fechar, e tudo que fica nas partes inferior/superior e laterais direita/esquerda somem da tela

4) Aí utilizando o recurso Overscan novamente... ele nada mais faz do que diminuir a resolução para 1808x1004, e daí a imagem "cabe na tela", mas nessa resolução, que eu não entendo como a imagem é gerada, pois o manual da placa de vídeo diz que na saída digital a máxima resolução suportada é de 1600x1200 e aqui estou usando uma resolução ainda maior, a imagem também fica muito ruim, principalmente os textos... as fontes ficam ainda mais embaçadas que a 1280x720

5) E aqui vai o comparativo de como a imagem realmente fica mais embaçada quando usando a conexão HDMI em comparação com a VGA. Reparem quando eu clico com o botão direito na área de trabalho, o menu que aparece, como no modo 1920x1080 as fontes ficam com uma "sombra" que não existe na conexão VGA a 1360x768...

Conexão HDMI => [​IMG]

Conexão VGA => [​IMG]

enfim, acho que agora com as fotos deu para esclarecer mais um pouco como são as coisas né?? hehe... :D

4. Powerplay

Powerplay Usuário Ativo

22 Out 2005
    Obrigados:
    3
    Troféus:
    38
    Eu tenho apenas um monitor de computador da DELL 2407WFP de 24" com resolução 1920x1200 e uso uma placa GeForce 7600GT via DVI. A imagem fica perfeita nesse monitor. Eu quero comprar uma TV dessas novas Full HD (1920x1080) de 47" ou 50" e pretendo usar um cabo DVI-HDMI ligando na segunda saída DVI da placa Geforce. Espero não ter esse tipo de problema que você está citando, pois ficaria muito frustrado com isso. Espero que você consiga resolver o seu problema rapidamente. Já esperimentou usar o PowerStrip para configurar a resolução que você deseja, ele é um programinho muito bom para isso.

Eu também tenho muito interesse de saber quem tem feito esse tipo de ligação com suas TVs LCD ou Plasma via DVI-HDMI.

Milton

5. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    nossa, fiz de tudo no Powerstrip mas não teve jeito... sem brincadeira, acho que testei praticamente todas as resoluções e refresh rates imagináveis que existiam, mas mesmo assim, não teve jeito... :(

ontem eu fiz uma maratona intensa com a nova placa de vídeo, uma ATI X1950 PRO, mas não teve jeito também.. ela até tem uns recursos interessantes no painel de controle, como "alternar sincronização em alta definição", e outros recursos com nomes interessantes, mas testei ligar um por um, todos juntos, mas não teve acordo: imagem sempre embaçada...

um colega disse que numa TV da LG de 40" ele conseguiu, mas ele tinha uma Geforce 8800GTX... talvez essa placa seja HDCP compatível, e daí permita essa ligação.... vai saber.... e outra coisa é o seguinte: as novas placas de vídeo da ATI já vão vir com saída HDMI, agora falta saber se a imagem ficará boa ou embaçada, da mesma maneira como fica pela DVI=>HDMI... pois no manual da minha TV diz que pra ligar PC, só pela VGA mesmo, não sendo possível o uso pela HDMI....

enfim, vamos esperar que mais alguém que já tenha passado por esse dilema possa debater mais sobre o assunto... :D

até mais!

6. Joaoplanetmix1

Joaoplanetmix1 João Henrique

16 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Amigo,tenho o mesmo problema,Dvi-Hdmi a imagem fica embaçada já Rgb fica ótima.Vai entender:ataque:

7. felipaopl

felipaopl Usuário

26 Out 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Acho que esse é um problema mais relativo à sua TV do que com o hardware do seu PC... aqui na minha casa é exatamente o contrário... imagem via VGA fica justamente como você descreveu a sua via conexão HDMI, e a HDMI fica perfeita.

Aqui tenho uma Philips 26'' LCD 26PF3520.

8. bluesman

bluesman Got My Mojo Working

23 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
  9. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    estranho hein felipao... se bem que um colega de outro fórum disse que conseguiu fazer funcionar na HDMI numa boa também...

bluesman, aqui o over/underscan não é problema.... tanto a ATI como a Nvidia resolvem isso facinho.... o problema é que a imagem (as fontes, pricipalmente) ficam muito borradas...

10. bluesman

23 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Isso ocorre devido à baixa resolução em relação ao tamanho da tela, tente usar as fontes grandes do Windows (Propriedades de vídeo -> aparência -> tamanho da fonte).

11. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    eu fiz um teste aqui, mas ele só seta as fontes de janelas e coisas desse tipo para ficarem maiores... já num navegador ou processador de texto, continua igual (pois a fonte fica com o mesmo tamanho nesses casos)...

creio que não seja esse o motivo, já que usando a mesma resolução no modo VGA fica tudo perfeito (resolução de 1360x768) e na HDMI ele bagunça tudo, mesmo ficando com resolução ainda maior (1920x1080)....

creio que seja a TV que não permite isso, mas mesmo assim eu fico confuso, pois em tese, qualquer coisa que entre na resolução correta na HDMI era pra ser exibido perfeitamente, não entendo porque o hardware do PC poderia bagunçar isso.... :eek:

12. bluesman

23 Nov 2004
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Realmente, estranho funcionar com VGA e não com HDMI. Mas a resolução a qual me refiro é a nativa da tela (no seu caso, 1366x768), não adianta mandar 1920x1080 pra TV, ela terá que fazer downscale.

13. Joaoplanetmix1

Joaoplanetmix1 João Henrique

16 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Engraçado já tive uma lcd philips 26",via vga um horror,troquei para dvi ficou uma beleza,na minha atual lg lcd 32" é justamente ao contrário dvi um orror via vga uma beleza.Vai entender detalhe mesmo computador,placa de vídeo:ataque:.

14. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pois é, depois de ler seus comentários e de mais alguns colegas aqui, começo a suspeitar que isso varie de acordo com cada TV mesmo...

acho que vou desencanar disso aí, já que o DVD já está ligado na HDMI, eu nem iria usar o PC via HDMI mesmo, mas era mais com o propósito de descobrir o porque da imagem embaçada que eu continuava testando...

de qualquer maneira, obrigado a todos que tem comentado por aqui! ;)

(y)

15. Neo Blaster

Neo Blaster Usuário

29 Jun 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Amigo, que eu saiba essas tvs da Samsung só aceitam conexões em HDMI com dispositivos que suportem HDCP. A sua mostrar imagem foi até uma surpresa, achava que cabo DVI/HDMI nas tvs Samsung não ia mostrar nem imagem. Eu mesmo sou louco pra fazer isso na minha LN32R71BX (já uso VGA com uma imagem muito boa (y) ) , mas tenho receio de gastar dinheiro à toa num cabo DVI/HDMI que não funcione. :(

16. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    pois é Neo, creio também que o problema seja justamente o fator "HDCP compatível"....

e no seu caso, creio que você também não conseguirá obter uma imagem boa se usar o PC na HDMI também, mas se você já tem o cabo DVI, o adaptador é baratinho... paguei 15 reais no meu, e já existem alguns cabos com preços em conta... mas de qualquer maneira, creio que só as novas placas de vídeo que já vem escrito "HDCP compatible" é que serão capazes de exibir a imagem sem os "borrões" pela HDMI (nesses nossos aparelhos, eu quero dizer)...

Uma outra coisa curiosa nessa minha TV é a entrada S-Video... a imagem fica horrível pela S-Video, pior que pela entrada composta (AV1), com chiado na imagem... já testei com 3 aparelhos e todos ficam ruins quando ligo na S-Video... creio que seja algum problema na TV mesmo... mas como não uso essa entrada, nem me incomodei com isso... =Þ

17. rafaelvanhalen

rafaelvanhalen Aprendiz

3 Jul 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    3
    Galera, tudo bem?
    Tenho uma Slimfit 32" e uma VGA NVidia 6800GS com saída DVI-I.
    Qual cabo eu devo usar p/ ligar na HDMI da TV? DVI-I ou DVI-D? Single link ou Dual Link?
    O problema do HDCP é só com as LCD e Plasma ou a Slimfit (CRT) também tem esse problema?

Obrigado.
    Abraço
    Rafael

18. fazambuja

fazambuja Usuário

8 Jan 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    A ATI X1950 não é HDCP?
    Estou em busca de uma ATI de preço medio que seja HDCP. Alguem sabe?

Abraços

19. overbond

overbond Usuário

24 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    rafael, acho que qualquer cabo DVI vai servir... sinceramente, não sei dizer ao certo, mas tem alguns links que explicam a diferença entre os cabos DVI (que alguns são só digitais, outros digitais e analógicos, mas não sei qual a sigla de cada um.. no Google deve achar rapidinho isso... ;))

fazambuja, a X1950, até onde pesquisei, não é HDCP... ela só suporta as resoluções HDTV (na verdade, até mais de 2560x1600 diz que ela suporta :eek:), mas o que me "matou" foi ela não ser HDCP...

sobre sua dúvida, eu sei que existem placas HDCP pra venderem, tanto ATI como Nvidia, com saída HDMI inclusive, mas só importadas... não vi nenhuma assim aqui no brazil.... tem até um placa mãe da ATI/AMD, com chipset crossfire que já tem saída HDMI na própria mobo... :eek:loko:

se tiver se interessado, dê uma olhadinha no Fórum PCs que tem um artigo sobre essas placas escrito pelo T-Rodman por lá... :)

e um amigo meu tava pensando em pegar uma 8800GTS e a descrição da placa já era assim "8800GTS 320mb HDCP blá blá blá"... aí uma dessas é quase certeza que iria funcionar nesse meu caso... o problema é que meu slot gráfico é AGP... :choro:.... paguei o mesmo preço na x1950 do que o preço dessa 8800GTS, só porque é AGP... mas foi o último upgrade nesse micro... qualquer mudança daqui em diante, vai ter que mudar tudo (e pra mim aposentar essa placa de vídeo, só daqui a alguns anos e se aparecer um cliente muito generoso :D... hehehe...)

até mais!

20. fazambuja

fazambuja Usuário

8 Jan 2005
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Amigo estive dando uma pesquisada meu foco é uma placa de até 200US(PY) pois não quero para jogos. Só tem que ser ATI pq são melhores em video.
    Algo como uma X1650PRO com DVI HDCP.

Vi que existem as da marca SAPPHIRE ou Gecube, essas marcas são boas? Segundo o site elas são HDCP.
    Essas placas são muito barulhentas em funcionamento normal (não em jogos)?

Abraços

Compartilhar esta Página