Limpeza de agulha (como fazer?)

Discussão em 'Áudio Estéreo Analógico' iniciada por JulioCesar, 19 Mar 2006.

1. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

6 Jan 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Peço orientação aos colegas em como proceder a limpeza de agulhas sem recorrer a produtos específicos , e sim uma solução "caseira".

2. Vinicius Sacchi

Vinicius Sacchi Analogic Audio & Video

7 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Não sei se é o ideal, mas, o que me foi ensinado (por uma pessoa que trabalhava com comercialização de agulhas, cápsulas e afins) é que um escovinha bem macia com a bisnaguinha de sopro poderia resolver... eu faço isso com muito cuidado, e até hoje nunca estraguei nenhuma agulha... se alguém souber de algo melhor, aceito sugestões (y)

Abraços

3. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Tulião,

Para agulhas infelizmente não existem soluções caseiras realmente efetivas. A agulha, ao trilhar o disco, atinge temperaturas altíssimas, e a agulha acaba tendo algum tipo de sujeira aderida à sua superfície. Por isso a limpeza a seco não resolve. Aliás, limpar a agulha adequadamente, a cada lado tocado do LP, é fundamental para preservar seus discos e a agulha em si(y) Por incrível que pareça, a escovinha mais dura, com cerdas curtas, é a mais indicada, embebida suavemente por um liquído específico para esse fim (desde que se limpe sempre de trás pra frente, sem pressão excessiva(y) NUNCA para os lados ou para trás).

Utilizo o Record Research Lab #9, juntamente com uma escovinha para agulhas da Discwasher (de madeira com o espelhinho:D ) e gosto muito. Só para exemplificar a eficácia desse sistema, juntamente com um bom ajuste da cápsula: minha Grado deve estar atualmente com mais de duas mil horas de reprodução, ou perto disso, e o som está ainda muito bom(y)

4. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
  5. Vinicius Sacchi

7 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Amigo, onde encontro tal produto? Abraço(y)

6. Winston

Winston Tube Man

5 Jan 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
  7. Leo_MP

Leo_MP Usuário

12 Fev 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu também uso o Record Research Lab #9 com a escovinha que o acompanha. Realmente a agulha fica sempre como nova. (y)

[]s
    Leo

8. stpamarante

stpamarante Usuário

26 Nov 2005
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    A Shure recomenda tanto o Record Research Lab #9 quanto uma mistura de 1:1 de ácool etílico (ou ácool denaturado) com água destilada, aplicada com um pincel macio. O Van der Hull recomenda álcool com um pincel macio, não especificando o tipo de álcool. Vários outros fabricantees recomendam os seus próprios produtos, por exemplo, Stanton, Audio-Tecnica, Lyra, etc... A Ortofon não recomenda o uso de solventes como o álcool. A maioria recomenda a limpeza a sêco antes e depois tocar um disco, recomendando o uso de fluidos apenas quando a sujeira não puder ser removida. Eu venho seguindo essa última recomendação, usando alcóol isopropílico e um pincel macio, mas gostaria de ter uma dessas escovinhas que os colegas acima mencionam.

Acho que essas diferentes recomendações dos fabricantes devem ser levadas em conta para cada caso, pois elas podem estar relacionadas com os diferentes tipos de materiais usados nas agulhas, incluindo forma de fixação da ponta de diamante, matrial da suspenção do cantiliver e por ai vai.

9. Gilly

Gilly Usuário

10 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu sempre utilizei alcool isopropilico puro e uma escovinha e nunca tive problemas,inclusive ja andei olhando agulhas num microscopio binocular e é muito interessante voce poder ver a diferença e comparar marcas e modelos.Inclusive comparar um LP antes e depois de um metodo de limpesa.Mas se for em microscopio leve-o para luz do dia ,fora de casa para poder obter iluminação vinda de cima.Ou se possivel use um estereoscopio que é menos potente mas a iluminação e incidente.Da pra chegar a algumas comclusões podendo-se observar de perto os resultados.

10. Jim

Jim Usuário

4 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Li na Video Som e Tecnologia que o melhor produto é a vódica, acredite se puder. Faço essa limpeza uma vez por mês e não vi nenhum efeito colateral. A ponta da agulha e o cantilever continuam no lugar. E o toca-discos não dá sinais de alcoolismo, nem de cirrose.

Abçs,
    Jim

11. Jim

Jim Usuário

4 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Também usava álcool isopropílico puro mas, por incrível que pareça, achei a limpeza com vódica muito mais satisfatória. A limpeza é mais rápida, o contato do pincel com a gulha torna-se breve.

Abçs,
    Jim

12. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

6 Jan 2006
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    0
    Vodka , cara , essa pra mim foi surpreendente . Me diga , Orlof ou Smirnoff ?:ataque: Desculpe a brincadeira , acho que vou testar , pelo menos é uma boa desculpa se a patroa perguntar porquê a vodka está sumindo...

13. Jim

Jim Usuário

4 Mai 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu uso Smirnoff. Mas se o seu toca-discos for um Thorens, use algo mais sofisticado.

Abçs,
    Jim

14. Renato Nickel

Renato Nickel Usuário Ativo

15 Jul 2004
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    38
    Tenho usado escova dental de criança a seco, mas limpo com frequencia. Nunca olhei via microscópio para ver se agulha está inteira, mas é fácil de perceber que está suja quando som começa a perder definição.
    Renato

15. Gilly

Gilly Usuário

10 Jun 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Obrigdo pela dica Jim,ja tinha visto isso la pelos anos 80 mas nem me lembrava mais,acho que na revista SOM TRES pelo Gabriel Almog.
    Agora dividir a vodca com o TD é que vai ser duro.

16. MarceloSP

MarceloSP Usuário

28 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0

Jim,

Essa eu também não conhecia mas vou testar. (y)
    Mas se o TD viciar levo pro AA.

Abs,
    Marcelo.

17. zairon

zairon Usuário

26 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ressucitando o tópico :lol:

Li n'outros tópicos que é ótimo usar Thiner de boa qualidade para limpeza de agulha.

Também li num site, que basta limpar com água morna, procede?

Comprei uma água purificada (obtida por osmose reversa), então.. para uma limpeza meia-boca, posso usar essa água morna?

Ah, comprei um pincel tigre pequeno, mas achei as cerdas meio duras, é assim mesmo?

E pra finalizar, outra dica, a turma que usa lupa, pensei em comprar uma pra relojoeiro, vi uma de 20x, com corpo de metal e caixinha pra guardar, preço R$ 10,00.

Lupa De Bolso 20x 21mm Corpo Em Metal
    .

Abraços.

18. cdbvinil

cdbvinil Usuário

26 Jun 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    :ataque:

Como eu não bebo, vão estanhar aqui em casa eu entrando com uma garrafa. Vai ser duro convencer de que é para o tal servico.:ataque::ataque::ataque:

19. zairon

zairon Usuário

26 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Melhor que vodca é um pouco de alcool isopropilico, ou então um super-hiper-ultra thiner de boa qualidade.

20. Vinicius Sacchi

7 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Winston,

sou freguês deles, rsrs...

agora, estou só esperando acabar o fluido da Stanton pra comprar algo mais decente... êta escovinha ruim... também, por 5 patacas não era de se esperar muita coisa não?

Vou ver a que vc e o stp também falaram...

Abraços!
    Vinicius (y)

Compartilhar esta Página