Litragem TS-w308

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por odecoder, 5 Abr 2010.

1. odecoder

odecoder Usuário

9 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa noite pessoal do fórum,

estou com problemas na hora de escolher a caixa certa para meus dois subs de 12" da Pioneer Ts-w308D2. Duas bobinas duplas de 2 OHMS.
    Então... o meu maior problema é se eu mando fazer dutada ou selada. Eu gostaria de fazer dutada... pois tenho equipamentos para som externo: seis cornetas e dois supertweeters. Porém não estou encontrando as litragens corretas no site do fabricante.

As medidas eu faço, só gostaria de saber a litragem e o duto.
    Obrigado.

2. odecoder

odecoder Usuário

9 Nov 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    :aplauso:

Encontrei o manual na Internet com custo... Já repasso à todo mundo as informações sobre as litragens.

Estas especificações são dos subwoofers TS-W308D2, TS-W308D4, TS-W258D2 E TS-W258D4.

Para Caixa Selada

Recomendado:

TS-W308D2: 35,4 litros
    TS-W308D4: 35,4 litros
    TS-W258D2: 22,6 litros
    TS-W258D4: 22,6 litros

Máximo:

TS-W308D2: 49,5 litros
    TS-W308D4: 49,5 litros
    TS-W258D2: 35,4 litros
    TS-W258D4: 35,4 litros

Mínimo:

TS-W308D2: 24,1 litros
    TS-W308D4: 24,1 litros
    TS-W258D2: 18,4 litros
    TS-W258D4: 18,4 litros

Para Caixa Dutada

Recomendado:

TS-W308D2: 46,7 litros com duto de 3" por 152mm
    TS-W308D4: 46,7 litros com duto de 3" por 140mm
    TS-W258D2: 31,1 litros com duto de 3" por 191mm
    TS-W258D4: 31,1 litros com duto de 3" por 178mm

Máximo:

TS-W308D2: 58 litros com duto de 3" por 76mm
    TS-W308D4: 58 litros com duto de 3" por 76mm
    TS-W258D2: 43,9 litros com duto de 3" por 114mm
    TS-W258D4: 43,9 litros com duto de 3" por 102mm

Mínimo:

TS-W308D2: 35,4 litros com duto de 3" por 203mm
    TS-W308D4: 35,4 litros com duto de 3" por 191mm
    TS-W258D2: 25,5 litros com duto de 3" por 229mm
    TS-W258D4: 25,5 litros com duto de 3" por 216mm

3. djimi

djimi Usuário

25 Mar 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Boa noite!

Douglas,

Tudo bem?! Espero que sim!

Apenas complementando as informações que estão no manual da Pioneer:

Nas caixas dutadas, não utilize o duto de 3" para o seu subwoofer (308D2). Este diâmetro causará um efeito de sopro (ruído de ar) com volume bastante acentuado, que chega a incomodar.

O ideal é utilizar um duto de 4" ou maior. Nas várias caixas que já montei com este sub, usei o duto de 4" e pude comprovar na prática os efeitos indesejáveis do duto recomendado pelo fabicante.

Na caixa selada, cheguei a utilizar o volume de 25,8L, obtendo um Qtc de 0,67, um resultado muito bom, tanto em ataque, quanto em SPL (o carro era um Celta).

Na dutada, utilizo normalmente um resposta um pouco mais agressiva, que é o que este subwoofer pede.

Nos links você pode dar uma olhada no que normalmente eu monto:

http://rapidshare.com/files/376404428/TS-W308D2_Selada.pdf.html

http://rapidshare.com/files/376404556/TS-W308D2_Dutada_SPL.pdf.html

Qualquer coisa, diz aí!

Abraço,

Demitrius.

4. gustavomp3

gustavomp3 Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cada caixa tem seus Prós e Contras..
    Como nosso amigo disse, quanto mais baixa a litragem há um aumento no ataque do falante e consequentemente um aumento de SPL, porém o falante responde de maneira arisca e da graves secos sem profundidade além de diminuir a frequencia de resposta que o falante trabalha, portanto ele vai trabalhar melhor as frequencias mais altas, próximas a 100Hz!
    Quando se utiliza a litragem maior que a recomendada pelo fabricante o falante diminui um pouco o SPL, porem ele responte melhor a graves de baixa frequencia e o grave fica mais macio e com profundidade...
    Para isto normalmente se utiliza caixas dutadas para dar um ganho na frequencia que deseja, quando o falante esta tocando na frequencia de sintonia do duto ele quase nao vibra e há um ganho de até 3dB que significa dobrar a pressão sonora "para os leigos seria o mesmo que estivesse usando 2 falantes da mesma polegada naquele instante"...
    O duto pode ser feito do tamanho recomendado pelo fabricante para graves normais, e para reforçar o grave pode-se dobrar o tamanho do duto!
    Obs: O duto nao precisa ser reto "pode fazer curvas, desde que respeitado o tamanho e nao haja quinas, senão ele funcionará como um apito.. rss" e também nao precisa esta totalmente inserido na caixa ele pode ficar parte dentro e parte fora!

5. hoguga

hoguga Usuário

6 Mar 2007
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Faça uma caixa com 50litros e duto de 4" por 27". Vai por mim, jah tive dois 307... ;)

duto de 3" sopra, como nosso amigo falou.

6. gustavomp3

gustavomp3 Usuário

26 Jul 2009
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cada caixa tem seus Prós e Contras..
    Como nosso amigo disse, quanto mais baixa a litragem há um aumento no ataque do falante e consequentemente um aumento de SPL, porém o falante responde de maneira arisca e da graves secos sem profundidade além de diminuir a frequencia de resposta que o falante trabalha, portanto ele vai trabalhar melhor as frequencias mais altas, próximas a 100Hz!
    Quando se utiliza a litragem maior que a recomendada pelo fabricante o falante diminui um pouco o SPL, porem ele responte melhor a graves de baixa frequencia e o grave fica mais macio e com profundidade...
    Para isto normalmente se utiliza caixas dutadas para dar um ganho na frequencia que deseja, quando o falante esta tocando na frequencia de sintonia do duto ele quase nao vibra e há um ganho de até 3dB que significa dobrar a pressão sonora "para os leigos seria o mesmo que estivesse usando 2 falantes da mesma polegada naquele instante"...
    O duto pode ser feito do tamanho recomendado pelo fabricante para graves normais, e para reforçar o grave pode-se dobrar o tamanho do duto!
    Obs: O duto nao precisa ser reto "pode fazer curvas, desde que respeitado o tamanho e nao haja quinas, senão ele funcionará como um apito.. rss" e também nao precisa esta totalmente inserido na caixa ele pode ficar parte dentro e parte fora!

7. Lucianohrs

Lucianohrs Usuário

29 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Dae pessoal, tudo beleza?
    sou novo aqui e gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho um sub 308D2 um modulo stetsom de 500rms mono 1 canal
    Fiz uma caixa dutada de 46,6L com duto de 3" e tive o efeito de sopro, aumentei o comprimento do duto e o efeito diminuiu, porém, mesmo assim acho que minha caixa não rende o que já vi outras renderem. Vocês acham que devo aumentar o diametro do duto, isso deixaria os graves mais fortes?
    E forração interna, o que vcs acham?

Abraço a todos

Compartilhar esta Página