Local de instalação SubWoofer - Sedan

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Marcelo-SP, 16 Abr 2011.

1. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ae Galera!

Seguinte: Meu carro, é um Corolla, mas o que importa é que é um sedan, acho que isso deve funcionar pra qualquer sedan...
    Eu não ia botar Sub, mas depois de alguns conselhos e opiniões de uma galera mais viciada, comecei a curtir a ideia, mas com ressalvas:

1- Eu não quero em hipótese alguma, que quem esteja fora do carro, escute o meu som ( quer ouvir tem que pagar!!!:) ), por isso, acredito que por conta do porta-malas do Corolla e dos outros sedans, não serem bons para transmitir o som para a cabine, acredito que colocar na lateral como muitos e a maioria esmagadora faz, só aumenta essa tendência de passar o som pra fora do carro, o que eu pessoalmente, detesto...
    Sou adepto do SQ, e ouvir dentro do carro apenas, questões filosóficas...
    2- Cortar a chapa e o tampão, está fora de questão, primeiro porque nao quero fazer modificações no carro, não nesse nivel..., e em segundo porque um subwoofer não caberia ali de qualquer forma, devido às caracteristicas da tampa e do que tem preso nela, ( molas da tampa do porta-malas, brake light, etc.. )
    3- Caixa amplificada de baixo do banco, nem pensar....to fora..( questões não filosóficas, mas birra mesmo )

Então abri o porta malas, fiquei olhando, olhando e pensando, depois da 5ª cerveja tive a seguinte ideia:

Tirando a proteção do encosto do banco, que nada mais é que um plastico do tipo "pasta" se tem acesso ao encosto do banco propriamente dito, direto na espuma
    Tem 2 barras que se cruzam, mais as chapas da lataria onde se fixam essas barras. Estas barras estão distantes uns 15 cm da espuma do encosto do banco. As chapas da lataria e essas barras formam a estrutura perfeita pra fixar uma caixa selada. No meio do encosto do banco traseiro, local do passageiro do meio ( o castigo do 5º passageiro ) tem uma área que dá pra fazer o seguinte ( vejam na foto ):

Ok, vamos la,
    -em preto a caixa selada, fixada nessas barras e na chapa
    -em branco o formato do subwoofer
    -em vermelho, os furos no encosto do banco, alinhados ao sub, vários furos na espuma pra passar o som, claro que sem furar o tecido do banco, vou tirar o tecido, e depois colocar ele de volta...
    -e em azul, o acabamento escondendo completamente a caixa selada, em madeirite, borracha de EVA e carpete cobrindo a borracha, assim isolo o som do porta-malas ( pelo menos um pouco ...)

Antes que alguem fale, os 15 cm de distancia são suficientes para que quando o 5º passageiro sente, mesmo ao forçar as costas, não encoste no sub, até poque entre o sub e a caixa, e a espuma tem as barras!
    os furos não vão afetar a rigidez da espuma, certeza, não vou fazer um buraco enooorme, apenas furos pra passar o som. como uma tela entende? E mesmo que afete um pouco a rigidez ali, até que seria bom, porque o assento do meio do banco traseiro é muito saltado em relação aos laterais, e muito desconfortável...

Acho que dessa forma e direciono o som totalmente pra dentro da cabine, o que me possibilita:
    Usar apenas 1 kit 2 vias na dianteira, e 1 sub no porta malas apontado pra dentro da cabine...
    Fazer uma caixa selada grande e fina, perdendo o minimo de espaço no porta malas...
    Ao direcionar o sub pra dentro dessa forma, eu não preciso de 500W rms nele. Um sub de 8 polegadas ( não quero SPL, batidão, eu curto rock, blues, e jazz ) Alimentado por uns 100 - 120W RMS, devem dar conta do recado com folga para o que eu quero. Nao quero chegar num HiFi top quality, mas não quero batidão, sacaram... quero apenas ter graves, medios e agudos dentro do carro...com alguma qualidade... o máximo possivel... (mas sem gastar rios de din din!!!)
    Um módulo 4 canais com 240 a 360 W rms (total) tipo um audiobank KA4060 ou 4100 dariam conta do recado tranquilamente, imagino eu...

Vamos la galera, peguem suas pedras, bastões de baseball, mas por favor, sem corredor polones, um por vez, tenho que ter a chance de me defender :lol:
    Aceito criticas e sugestões....

Abraço à todos...
    Marcelo
    PS: A viagem foi muito estratosférica ou o que eu to querendo fazer tem chance de ficar legal? :LOL:

2. Sonikado

Sonikado Usuário

15 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    SQ?
    Você só precisa de um 10pol da NAR. Ele funciona com potência por volta de 200W. Um audiobank KA4100 dá conta dele.
    Uma seladinha é mais do que suficiente. Embora uma dutada dê um resultado melhor, só que vai ocupar mais espaço.
    E não recomendaria que vc tampasse o subwoofer... vai segurar o funcionamento dele, e pode acabar com a sonoridade.

E vc anda meio que overrating a fuga do som :D Um conjunto comum (mesmo composto de subwoofer) não vaza tanto como você imagina. Muito pelo contrário, especialmente em sedãs, o som não escapa.
    A exeção é do povo que fica usando cornetas e etc... porque daí o som é MUITO alto.
    Claro que se abrir os vidros todos e alguém ficar bem do lado, e o volume estiver razoavelmente alto, não tem como impedir um vazamento... mas aí, feche os vidros e seja feliz.
    Se o negócio é feio mesmo... só tratando as portas e o porta-malas.

3. Rusoco

Rusoco Usuário Ativo

23 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Marcelo,

Eu nunca esperimentei algo assim, nem tão pouco vi...Por isso qualquer coisa que eu fala são apenas achismos...

É banco de couro ou tecido? Se for tecido pode ser que de certo...Mas acho que não vale a pena...Eu no seu lugar faria esta caixa fixada na parte de tras do banco, mas com o sub pra frente...

O som só sairá pra fora se vc aumentar demais o volume...Em alturas controladas, nada sai...

Mas sei lá, não custa nada tentar..Faça a caixa e coloque da forma que vc imaginou...Depois vc inverte e coloca com o sub virado pro porta malas e ve as diferenças...Se ficar ruim assim, vc só perdeu tempo e um pouco de espuma...

[]s

Rui

4. batomuxe

batomuxe Usuário

12 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Aí Marcelo, pro spl não sair, "vazar pra fora", faz uma caixinha selada com 1 de 10", vai ficar show, grave com qualidade somente interno, nada de tum tum pra fora, poderia correr o risco se fosse hatch, como é sedan, pode confiar...

Abrç.

5. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Galera valeu ai pelas opiniões

Agora façam o seguinte: Vão até vossos carros. Liguem o som, pode por alto, ou médio, agora sai do carro ( deixa o som ligado!!!) e fecha a porta ( e os vidros ).
    Vão me dizer que o som permanece no mesmo volume em decibeis tanto fora como dentro do carro? Sem falar na qualidade do som...Fora vai estar abafado e pobre. Dentro vai estar rico e claro.
    O Porta malas do Corolla é tão bem vedado em relação ao interior do veiculo que trata-se da mesma situação.
    Sem uma passagem direta do som para o interior do veiculo, nessa situação do porta malas e montando da maneira "tradicional", isso passa a ser um desperdício enorme de energia e qualidade sonora.
    Vou fazer isso que vcs viram aí em cima, e vou me divertir 3 vezes. 1 ao fazer, tomando umas cervejas, ouvindo um som no decorrer do processo, e tirando farpas de madeira das mãos, 2 quando curtir o resultado e a qualidade, e 3 quando eu ganhar a proxima competição de SQ e ver a cara de vocês com 10000 reais de som no carro e eu com um som "economico" levar 1º lugar!!!:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
    Vamos lá galera bom senso aqui, isso é fisica pura. O que estou me pronpondo a fazer nada mais é que deixar a porta do carro aberta. Eu vou dar um caminho direto e sem barreiras mecânicas pras ondas sonoras passarem para o interior do veiculo.
    Pensem nisso... :)

Só que terá que ser um sub de 8 polegadas, porque um de 10 não caberia ali onde eu quero, ja medi. Duro vai ser achar um sub de 8... alguma sugestão, na casa dos 100 a 150 W rms maximo?

Abraço procês
    Marcelo

6. Sonikado

Sonikado Usuário

15 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Keybass panter.

Tipo, eu não neguei que vc fizesse sua idéia XD
    Mas se tapar o cone ou o caminho na frente dele pode ter certeza que haverá uma grande perda de energia... acho que não captei bem o que você quer fazer '-'

7. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Opa e ai Sonikado e galera
    Eu não falei em tampar o cone nemnada disso. A ideia e justamente o contrario! Na foto, os pontos vermelhos representam os furos que farei na espuma do banco traseiro, dessa forma eu crio um caminho direto pras ondas sonoras atravessarem o banco traseiro. Vou fazer muitos furos que atravessarao a espuma no local onde o sub será instalado. E outra, o sub não ficara encostado na espuma. Ficara distante uns 15 cm, porem alinhado com os furos. Cara espero ter deixado claro agora :)

8. Rusoco

Rusoco Usuário Ativo

23 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Marcelo,

Vc tem razão....

O primeiro grande problema é que é um sedan (como vc mesmo sabe!)
    O segundo é que vc não quer perder espaço, e isso complica as coisas ainda mais...

Quanto mais passagens vc fizer, melhor será...Agora o que vc percisa entender, é que posicionamento de um alto falante é muito complexo e delicado...Em frequencias baixas, o direcionamento para os ouvidos nem sempre é melhor...Por isso que eu te falei para colocar do jeito que vc propoz e depois virar com o sub para o porta malas e testar, só testando que vc vai saber o melhor posicionamento...

Talvez, vc colocando uma caixa lateral e fazendo estes furos fique melhor do que da forma que vc esta querendo...

Como que vc vai saber a melhor posicão? Só testando, não tem jeito...

Quanto ao sub de 8", o Keybass realmente é a melhor opção...Se quiser gastar mais pode procurar por JBL GTO e JL W0...

E tomara que vc fique com os dedos cheios de farpas (bem grandes), só pra largar a mão de ser folgado...:lol:

[]s

Rui

9. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Massa!!! Olha só que coisa boa, já tô fazendo novas amizades no fórum!!!:LOL:

Rui, com certeza, antes de fixar, vou posicionar a caixa em varios lugares e ver no que dá.
    A ideia de fazer isso é muito mais pelo som do que pelo espaço, não teria problema em por na lateral, é mais pelo som mesmo...
    to juntando din din pra comprar tudo de uma vez, kit comp 2 vias, sub, modulo, cabos e instalação ( só vou fazer questão de fazer e instalar esse sub, mas a passagem dos cabos tô fora...tem que desmontar metade do carro pra passar tudo....haja tempo...)
    Não achei esse keybass panther de 8 nas lojas tradicionais da internet, só na po.. do mercado livre...
    Valeu galera.
    Marcelo

10. batomuxe

batomuxe Usuário

12 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Tu pode deixar os 6" somente nas 4 portas e arrancar os do tampão, assim possibilita a passagem do grave pra dentro da cabine
    já q seu carro não possui o braço de apoio no meio do banco tras, aquele q dá acesso a mala, seria uma opção, mas "eu" não
    colocaria de forma alguma com o falante escondido, falo por experiência, não quero te desanimar, mas não acredito que vá dar
    o resultado esperado...

"Minha opinião"

Abrç!

11. batomuxe

batomuxe Usuário

12 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Outra coisa, falante sem espaço não desloca ar...
    kkkk, claro q desloca, mas tu intendeu...

12. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ae Batomuxe,
    justamente, meu carro não tem falantes no tampão, só os da porta. E eu não queria cortar a chapa do tampão, nem o acabamento em feltro pra por telinha, mas já estou considerando essa possibilidade e colocar o sub no canto como todo mundo faz....e acho que vou por o de 10 pol mesmo.... aí vou de NAR 10 pol...

Galera, duvidas tecnicas aqui:
    vou precisar de cabos e fiação, sei que isso é um gargalo e que pode definir por baixo a qualidade do som.
    tendo em vista que eu não vou mais mexer no som do carro depois que fizer isso, vou parar por aqui, ponto final!, eu não quero nem por cabos ruins, nem cabos óóóóóhhhh e que em nada acrescentariam. quero os cabos exatos para o meu set.
    que consistirá:
    HU > modulo KA4100 ( 2 pares de RCA - módulo no porta malas. ) quantos metros, que marca?
    módulo KA4100 > alto-falantes NAR kit 2 vias 50W ou outro similar na porta dianteira: Quantos metros, e qual bitola, e qual marca?
    módulo > sub 200 W NAR ou similar no porta-malas mesmo, 2 mts dá e sobra, qual bitola e marca?
    e cabo de alimentação para o módulo KA4100 ( 400 W reais total ) quantos metros, biltola e marca sugerida?
    Agradeço antecepidamente ajuda nisso.
    Cotei em alguns lugares top em instalação e o que me sugeriram deu um total de mais ou menos 700 reais só em cabos, fora a instalação....
    ( aqui um adendo, concordo 200% que os cabos tem que ser bons, mas o fato dos cabos serem excelentes não justifica esses preços...pra mim isso é um abuso! como pode cabos custarem mais caro que o módulo ou os alto falantes todos? tudo bem, tem que ser bom, mas tem um exagero muito do exagerado aí nesses valores... )
    Abraço galera.
    Marcelo

13. MartinChagas

MartinChagas Usuário

15 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Caro Marcelo ví sua dúvida aparentemente, nem li todo o seu post mas ai vai!!!!

Também tenho um Corolla e tinha dúvidas quanto a ele ser um sedan e como se comportaria com os graves internos.

Pois bem, o melhor é um de 12, no meu caso eu comprei um NAR 12SW3, o melhor custo beneficio em termos de qualidade no Brasil.

Vc vai pensar : ***** 400 pau?

Olha o sub ao vivo é bem mais bonito esteticamente que pelas fotos na internet e outro porém um grave forte e ao mesmo tempo macio não irás te arrepender.....

Tenho fotos de como ficou a caixa dutada se quiseres podes me mandar um email ou me add no MSN : martin.chagas@hotmail.com

OBS: O Corolla não necessita furar o banco ou a lata em cima para a vazão do grave pois o porta malas dele é lacrado (isolado) mas proporciona um grave satisfátorio, outro porém não bota sub de 10 devido ao Corolla ter um enorme porta malas!!!!!!

14. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Ae Martin, blza?
    Posta a foto aqui pra galera ver!
    Sei não...12 pol, nao duvido da qualidade, com certeza fica melhor que o de 10, mas sei não...ai eu começo a gastar muito mais do que eu quero...minhas prioridades são outras, curto demais o som no carro, mas existem outras prioridades na minha vida...Isso aqui é uma bola de neve, começa comprando uma HU que pede um kit 2 vias que pede um modulo, ai poe sub, ai aumenta o sub, ai pede outro modulo, ja ouviu o ditado que mulher, piscina e carro vc só enterra dinheiro e não recupera? pois é... Vou fazer com 10 pol mesmo. Mas agradeço sua colaboração. Agora posta aí pra gente ver como ficou seu set.
    Abraço e obrigado
    Marcelo

15. roger_2

roger_2 Usuário

21 Abr 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    por que marcelo?

[ ]s

16. Marcelo-SP

Marcelo-SP Usuário

24 Mar 2011
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    uma porque em baixo do banco tem espaço util pra na hora do "jogo rápido" esconder um notebook, ou uma pasta, e eu não quero perder esse espaço. outra porque quem tá no banco de tras só vai passar a enfiar o pé embaixo do banco na hora que vc colocar alguma coisa la ( quem disse isso foi o Murphy ) e por ultimo porque meio queduvido que a qualidade de uma caixinha amplificada seja a mesma de um set com caixa selada e modulo independente...
    Cada louco com sua mania...eu dei 3 motivos porque eu nao quero, só uma delas ja me seria suficiente pra não por um sub numa caixa amplificada de baixo do banco.....
    Pq? vc tem? gosta?
    []s
    Marcelo

17. MartinChagas

MartinChagas Usuário

15 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara sinceramente vc instalando um de 10" irá fazer cosquinhas no seu porta malas!!!!

Ver anexo 47123 Ver anexo 47121 Ver anexo 47124 Ver anexo 47120 Ver anexo 47122

H.U Pioneer DEH 7950ub
    Kit 2 vias Kicker KS 602
    Amplificador estereo Kicker ZX350.4
    Amplificador mono Kicker ZX300.1
    Subwoofer 12" N.A.R Audio 12SW3
    Selenium 1TW1
    Cabos RCA Santo Ângelo
    Conectores RCA Santo Ângelo
    Conector macho SUB Santo Ângelo
    Conector fêmea SUB Neutrik
    Fios Santo Ângelo

DESCULPEM COMO POSTEI FICOU UMA CHINELAGEM QUE NEM MINHA CARA!!!!!:martelo::martelo::martelo:

18. Sonikado

Sonikado Usuário

15 Fev 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O que vc usou pra pintar o cone?

19. MartinChagas

MartinChagas Usuário

15 Nov 2010
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cara, fiz a maior chinelagem da minha vida....

Tava de sacanaem tentando pintar o logo da N.A.R em dourado mas ficou uma *****
    Daí tentei passar uma lixinha bem fininha... que ***** ficou entao falei com um conhecido meu e ele me disse pra passar gasolina, entao passei tirei as letras em BRANCO, depois vi q antes tinah feito ***** (passar lixa) e ficou arranhado
    Então peguei um pouco de tinta pra passar no sapato nugget liquido e deu essa baita merd4.....

Enfim pretendo agora no começo do mês passar uma lixa bem fininha, isolar com fita 3M e depois passar um Preto Semi Brilho

EU APENAS PINTEI A CALOTA CENTRAL !!!!!O CONE EM SÍ NEM TOQUEI !!!!!!!!!!!!!

20. Rusoco

Rusoco Usuário Ativo

23 Dez 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Fala aí Marcelo...

Lá vai:

HU > modulo KA4100 ( 2 pares de RCA - módulo no porta malas. ) quantos metros, que marca?
    R: Vc pode comprar um RCA de 4 canais, facilita bastante e instalação...Vc pode comprar RCA taramps, Audiophonic, MTX streetwires ou KnuKonceptz (está em ordem de R$ e de qualidade, do menor para o maior). Eu compraria o KnuKonceptz...É um pouco mais caro mais vc terá um bom cabo pro resto da vida...Antes que vc pergunte, o Knuk. (4 canais) custa na faixa de R$ 150,00...Muita gente não gasta R$ com RCA, mas é muito importante...Com cabos desta qualidade vc gasta apenas uma vez...Ah, se vc for por o ampli atras do banco traseiro, e passa-los pelo centro do carro, 3 metros dá, mas se for colocar o ampli na lateral do porta malas e não pass-los pelo centro do carro, é melhor pensar em 4 ou 5 metros...

módulo KA4100 > alto-falantes NAR kit 2 vias 50W ou outro similar na porta dianteira: Quantos metros, e qual bitola, e qual marca?
    R: Se vc colocar o divisor de frequencias junto aos falantes (nas portas por exemplo), 8 metros de cabo paralelo polarizado de 2x1,5mm já é suficiente...Agora se vc for colocar os divisores perto do ampli, pode pensar em uns 15 metros de cabo speaker...Pode ser tiaflex ou Santo Angelo.

módulo > sub 200 W NAR ou similar no porta-malas mesmo, 2 mts dá e sobra, qual bitola e marca?
    R: Marca pode ser as mesmas que citei acima...Quanto a bitola, 2x4,00mm já tá bom...

e cabo de alimentação para o módulo KA4100 ( 400 W reais total ) quantos metros, biltola e marca sugerida?
    R: Se for colocar o ampli atras do banco traseiro, uns 5 metos (4 p/ + e 1 p/ -). Se for colocar na lateral do porta malas pode aumentar 1 metro o positivo (+)...Marca pode ser Tiaflex, Pompeia, Techsound, Shok Industries...

Agradeço antecepidamente ajuda nisso.
    Cotei em alguns lugares top em instalação e o que me sugeriram deu um total de mais ou menos 700 reais só em cabos, fora a instalação....
    ( aqui um adendo, concordo 200% que os cabos tem que ser bons, mas o fato dos cabos serem excelentes não justifica esses preços...pra mim isso é um abuso! como pode cabos custarem mais caro que o módulo ou os alto falantes todos? tudo bem, tem que ser bom, mas tem um exagero muito do exagerado aí nesses valores... )
    R: Marcelo, vc tem razão em falar que os cabos não podem ser mais caros que os equipamentos...Tudo tem que ser equilibrado. Nada adianta vc comprar o melhor cabos RCA do mundo e colocar num sistema como o que vc pretende montar...O ganho (neste caso) na qualidade não justifica o investimento...Se vc comprar mais ou menos o que eu te sugeri, vc deve gastar algo em torno de R$ 300,00 nos cabos...Isso porque o RCA já vai ser cerca de 50% disto...Se vc optar por RCAs mais baratos, aí fica mais em conta ainda...

[]s

Rui

Compartilhar esta Página