Meu painel em MDF - Simples

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por doniseth, 22 Dez 2010.

1. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    Bom dia Donizeth

Eu tb uso o sketchup, fica perfeito o projeto, rs rs

Donizeth , consegui resolver o problema, só nao tive tempo de postar ainda , ficou lindo , o painel fica acoplado ao um rack , que ainda nao sei se consigo fazer, ahahah

Logo Mais vou postar a foto para vc ver , e se tiver alguma boa idéia de como proceder, ouvirei com certeza, estou no celular , quando estiver em casa eu posto.

Valeu pelo elogio e toda ajuda prestada.

Abs

Carlos

Sent from my iPhone using Tapatalk

2. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    Donizeth

dando continuidade, depois de feito o projeto, fui testar os encaixes das peças montando a virtualmente, e ficou perfeito, e projetei o hack abaixo formando uma peça unica até o chão, sem pesinhos.
    só não sei como farei o hack, ja que suas laterais teriam que ter 5 cm de borda, e o MDF não tem tudo isso, vc tem alguma ideia de como fazer isso ?
    resolvi fazer o acabamento lateral como vc fez, da outra forma daria muito trabalho e sou inexperiente.

ah, e sim a ideia dos tarugos menores aondem eles não apareceram, esta anotada sim, eheheh

na foto do detalhe, vc pde ver como ficariam dispostos os parafusos atravez de uma vista meio X-ray.

veja as imagens.

abs

3. rafael giron

rafael giron Usuário

5 0 0

Desde 16 Jan 2012
    sorocaba /sao paulo/brasil
    Ola, Carlos Albert logo também vou fazer meu painel estava tendo a mesma ideia que a sua de fazer o painel com o rack mas estava pensando em deixar o rack sem o fundo e começar o painel do chão, mas vendo sua ideia fico muito bom assim também, e estou com essa duvida também sobre a lateral do rack seria interessante ela ser mais grossa para destacar, andei fazendo uma pesquisa pela internet e descobri uma madeira que eles chamam de "coméia" da pra fazer bem grossa; agora não sei se é viável para esse tipo de móvel. Vou procurar o link logo post aqui..

att Rafael Giron

4. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    Obrigado Rafael,

sim o Rack precisa ter esta lateral mais larga , esteticamente fica mais bonito e resistente, porem ainda não se como, pois as medidas do MDF são de 15 a 18 mm, não mais que isso, talvez a solução seja realmente mesclar outro tipo de madeira, porem o acabamento externo poderia dar diferença para o MDF, o que não ficaria bom.

talvez, não sei se correto, faze-lo com duas folhas de MDF paralelas, com o acabamento frontal de sobras, por exemplo.

algo como neste desenho que fiz :

Claro para um acabamento mais bonito , o ideal era ter cortes em 45º, mais eu não saberia fazer, seria algo assim, o ideal.
    ficaria Oco no meio, mais acredito, que ficaria melhor usando o mesmo acabamento do painel.

o fundo do rack no meu caso é importante, ele seria falso, e removível, para manutenção da rede de fios.

mais ainda teria uma pior parte, de como fixa-lo , para não ficar mole e balançando, tipo o projeto do Doniseth, do painel dele, uma excelente ideia de engenharia, eu não tenho cabeça pra isso, ahahaha

abs

Carlos

5. rafael giron

rafael giron Usuário

5 0 0

Desde 16 Jan 2012
    sorocaba /sao paulo/brasil
    acho q desse jeito fica muito trabalhoso aqui onde eu moro (sorocaba -SP) achei mdf de no maximo 25mm. Mas mudando de assunto desculpa minha iginorancia mas sobre a lateral do painel como vc fez eu ainda ñão consegui entender muito bem essa parte.:D

6. doniseth

doniseth Usuário Ativo

154 37 28

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Carlos, o caminho é por aí, muitos móveis usam um método parecido com este abaixo, você precisa usar duas peças iguais para cada lateral do Rack, entre o mesmo voce coloca peças de MDF no mesmo comprimento e faz um alinhamento caprichado na frente, se for necessário use uma lixadeira, preencha algum espaço com pó de madeira e depois cole a Fita de Borda da largura das peças, no exemplo elas devem ficar com 45mm (quase os 5 centímetros desejados)
    Ver anexo 68668

Para o tampo pode ser usado a mesma técnica ou o artifício mostrado abaixo:
    Ver anexo 68669

Como fixar as peças entre sí ainda precisa ser estudado, para evitar mostra parafusos...

7. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    show Doniseth,

é isso mesmo, muito melhor assim e daria menos trabalho, eu imaginava que era duas peças, só não sabia como era por dentro, rs rs rs

rafael,

veja a dica que o Doniseth deu, resolve o problema da espessura, 4.5 cm ja esta de bom tamanho.

e sobre a lateral do painel, segui com base no que o Doniseth fez, vi que muita gente não entendeu isso ainda.
    veja se com este desenho facilita o entendimento.

mais explicando de uma forma simples, são ripas, tiras de sobras do MDF de 3 CM no comprimento do painel, elas podem ser coladas, ou aparafusadas como ele fez, na lateral do painel, assim cobrindo os tarugos e a lateral dos paineis. ai ele deu o acabamento com a fita de borda, eu pretendo compra ja com este acabamento, ahahaha

veja a foto explodida e veja se é possível entender.
    [​IMG][​IMG]

8. doniseth

doniseth Usuário Ativo

154 37 28

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Vc já virou um profissional no desenho, é assim mesmo. Gostaria de fazer uma pequena correção: Não usei acabamento na parte superior nem na inferior, finalizei com a peça do painel.
    mas é uma boa idéia.

Andei pensando aqui, seu rack poderia usar a mesma técnica do painel, explico:
    Nas laterais, onde colocamos uma peça de MDF para separar as peças e depois laminamos (fita de borda), poderia ser montado com um recuo semelhante a separação que existe entre as peças do painel em cor escura. Pareceria um friso. Vou desenhar minha idéia e depois posto aqui.

Ver anexo 68692
    Boa noite

9. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    nossa Doniseth, tu matou a charada, acabei de fazer meu primeiro esboço com base na sua ultima postagem, e vc me fez jogar tudo fora agora com este desenho, kkkkkkkk

vai ficar muito mais lindo, que ideia brilhante. e evita gastar com fitas de borda, ahaha
    eu só não vou deixar aberto em baixo, ja que decidi levar ele até o chão, vai ficar sem vão nenhum, não quero que ele tenha pezinhos, usarei o esquema da borda larga falsa nele, como um rodapé.

sobre o acabamento do painel, sim eu vi que no seu vc não usou, mais como eu tinha desenhado assim, iria fazer com eles. porisso la atraz em outro post tinha comentando que precisava bolar uma forma de colocar o grampo em forma de "U" na ultima folha. pois terei um acabamento sobre ela, rs rs rs

sobre desenhar, eu adoro fazer projetos, embora não seja minha area, mais tenho feito muitos, só nunca imaginei eu mesmo fazendo a peça, e vc que me incentivou, ahahaha

abs e boa noite amigo

Carlos

10. tudomobile

tudomobile Usuário Ativo

1.198 4 38

Desde 13 Jan 2011
    São Vicente - SP
    Olá, Doniseth
    Este seu painel deve ser o mais copiado do forum. Parabéns!!
    Resolvi copiar também e fui fazer o orçamento.
    O estranho é que nas três madeireiras que fui, uma delas é a Leomadeiras, nenhuma fazia o corte a 30 ou 45 graus nos "tarugos". Então, fiquei na dúvida, você fez este chanfro onde comprou ou teve que levar em algum marceneiro?

11. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    A Léo madeiras nao faz? Puts eu ia comprar lá

12. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    doniseth e pessoal,
    boa tarde

Finalizei o projeto, só falta mesmo saber como montar o rack, sem ficar parafusos aparentes.
    vi ontem na Leroy Merlin aqui perto de casa, um produto chamado "prego liquido"

pesquisando no google sobre o produto , vi que ele é altamente indicado na industria moveleira, e tem alta resistência a impactos e movimentos. pode ser a saida.

agora seguindo a ultima ideia que o doniseth me deu, cheguei a este resultado.

eu estava fazendo este de baixo, mais gostei mais do de cima.

o resultado final ficaria assim :

e ai Doniseth, o que acha ? do modelo e sobre a colagem com o prego liquido?

abs

Carlos

13. Otanerbsb

Otanerbsb Usuário

3 0 0

Desde 2 Dez 2008
    Águas Claras-DF
    Obrigado Doniseth e Carlos pelas dicas!

Tentei dar uma mexida rápida no sketchup e pelo visto ainda vai demorar muiiito pra eu fazer um projeto do nível do de vocês.

Conforme disse o colega, também não consegui encontrar uma madeireira que faça o corte a 45º. Me disseram que na Tozetti faz, vou tentar amanhã.

14. doniseth

doniseth Usuário Ativo

154 37 28

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Os cortes de 45º eu paguei a um marceneiro para fazer.

---------- Mensagem adicionada às 18:29 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 18:24 ----------

Os cortes de 45º eu paguei a um marceneiro para fazer, é baratinho.Quero lembrar que temos que informar na madeireira (Léo Madeiras) quais as bordas que vão receber fita, pois nem todas precisam receber fita de bordo, lembrando que é cobrada por metro. Para as peças que precisamos "fitar" em casa, calcule com sobra e compre junto para evitar problemas com alguma falta do material no mercado.

15. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    Viu os desenhos Doniseth? O que acha da cola?

esqueci de perguntar, a distancia da parede, minha TV esta com + ou - 4.5 CM Doniseth, isso quer dizer que se eu fizer o painel com os 3 cm proposto, tera um vão aberto, o que visualmente acredito ficar feio, no seu ficou este vão, entre o painel e a TV ?

16. doniseth

doniseth Usuário Ativo

154 37 28

Desde 6 Out 2010
    Gama/DF
    Carlos, aqui a essa diferença não fica muito perceptível, e pode ser melhorado mais se aumentar um pouco o comprimento dos painéis que fiaca por trás da TV, aqueles menores, desde que não atrapalhem os conectores traseiros.

Quanto ao prego líquido, achei muito bom, eu não conhecia essa cola. Muitas peças podem ser coladas com ele, desde que não precisem ser desmontadas (y)

Lembrei agora que tem um MDF laminado, com menor espessura (acho que até de 4mm) que podemos usar nesses projetos, juntamente com o MDF crú.

Vou desenhar e depois posto aqui a *idéia*

17. CarlosAlbert

CarlosAlbert Usuário

450 1 18

Desde 22 Mai 2007
    sao paulo
    sim eu pensei neste MDF mais fino, para usar no fundo falso do rack, mais vejo que vc acaba de ter outra brilhante ideia, ahahaha

o acabamento em preto dos filetes, pensei em não fazer inteiro, e sim detalhes de no maximo 10cm de largura.
    vou esperar.

detalhe de como é feito os vão em preto :

Fundo do rack falso, aonde ficaria as sobras de fios:

Carlos

18. Otanerbsb

Otanerbsb Usuário

3 0 0

Desde 2 Dez 2008
    Águas Claras-DF
    Mandei fazer os cortes de 45º com um marceneiro. Amanhã começo a montagem. Mando as fotos quando terminar.

Tomara que dê tudo certo.

19. tudomobile

tudomobile Usuário Ativo

1.198 4 38

Desde 13 Jan 2011
    São Vicente - SP
    Olá, Carlos
    Vc usou a cola (prego líquido)? Ficou bom?

Olá, Otanerbsb
    Vc vai colocar suas fotos aqui ou vai abrir um novo tópico?
    Quanto mais informação, mais idéias a gente tem. (y)

20. Felipoussis

Felipoussis Usuário Ativo

280 48 28

Desde 14 Abr 2008
    Porto Alegre/Rio Grande do Sul
    Eu tinha desitido da idéia de painel, mas vendo os projetos de vcs estou me motivando novamente. O Doniseth, para quem de diz amador, é um fenômeno!!!! :aplauso: Se tudo mais falhar na vida ele nao morre de fone projetando moveis!!! :p O Carlos tbm esta com um projeto otimo, muito bem realizado :aplauso: ....parabéns a todos pelas ótimas idéias!! Quem sabe logo mais eu entro nessa. (y)