micro line array

Discussão em 'DIY' iniciada por souzacustons, 4 Fev 2008.

1. souzacustons

souzacustons um dia de cada vez

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    enquanto não resolvo a questão do sub com multiplos drives , por falta da versão 4+4 no meu fornecedor.

estou pensando em aproveitar esses 2 dias que estarei com a loja fechada, e construir um micro line array com 4 falantes de 5" por caixa ; sendo que estes são ultra baixo custo ; a minha duvida maior e se com apenas 4 por caixa terei o efeito silindrico .
    a minha outra duvida e se pode ter mais de um tweter e se é obrigatoriamente eles estarem no centro e junto.

falta do que fazer e triste, num guento ficar longe de madeira e serragem heheheh

2. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    antes que me escomunguem aqui do diy ; estou me distraindo montando algo sem compromisso e meramente para esperimentação, para poder observar os efeito desse tipo de caixa ok .

bom hoje dei inicio ao meu micro line ERREI show de horrores;

tem tudo para ser o "óóóó" do borogochó de errado, vamos ver se consigo acabar rapido esse treco e ver se funciona a contento .

descrição das maleditas :

altura prevista total 98 cmts
    largura 16 cmts
    profundidade 29 cmts

4 drives ultra baixo, infimo, custo por caixa ,ta na casa dos 60,00 pratas as 4 unidades.
    são falantes triaxias e como todos ligados ao mundo automotivo sabe que os agudos desses falantes são sofriveis.
    mais tenho a opção de tiraros fora e aproveitar somente o midi,caso fique muito ruim.

optei por colocar os fantes todos juntos , sem espaço para os tweters , caso não suporte os agudos dos originais ; criarei um acabameto lateral central para adaptação de um drives de altas mais decente .

a espessura usada da madeira e 20 mm compensado

hoje cortei e montei as caixinhas , fiz um boledo na parte da quina da frente; lixei e vedei com resina de fibra de vidro.
    amanha pretendo forrar e instalar os falantes e traser para casa para ver se sai agum som legal das pequenas

3. Marty MacFly

Marty MacFly Usuário

27 Fev 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    quando for possivel coloca umas fotos da caixa e dos drivers. boa sorte e parabéns pela iniciativa.

4. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    hoje terminei de a parte de marcenaria das magrelas e me sobrou um tempo para poder fazer alguns testes.

testei até cansar ;varios dutos para um alinhamento adequado ao meu proposito, pois os drives não tem parametros.

deixei a resposta um pouco bormy , pois como irei utilizar o passa altas do receiver em 100hz ; irá dar uma resposta o mais extendida o possivel ate perto do corte e mantendo ela meio plana dentro do possivel.

num e que os drives ultra baixo custo em linha tentando ser uma line array tá dando certo tem um som até que agradavel " o conjunto e claro" por que individualmente e o ó do borogocho.
    to gostando tanto que já to pensando em dar um up nelas , na questão dos agudos, que é a parte que não tem jeito nesse projeto.

a sensibilidade da micro line array me surpreendeu ; juntou o acoplamento de multiplos drives e o efeito cilindrico , que decai mas lentamente o spl , gerando a impressão que teria mas potência e sensibilidsade .

resumindo :
    uma caixa line array com o mesmo diametro total de cone comparada a uma caixa normal
    terá uma eficiencia muito superior a normal pelo seu decaimento mas suave no nivel de spl

e claro que essa vantagem se aplica a uma certa distancia do sonofletor.

pelas contas feita aqui por min, minha micro line array, esta com uma sensibilidade em torno de 93 dbs, com uma potencia maxima de 80 rms e um decaimento na ordem de 3 dbs por dobro da distancia ; e a mesma coisa que se eu tivesse que aplicar em uma caixa normal no minimo 180w para gerar um spl de 109 dbs a 3 metros de distancia.

5. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    consegui achar o cabo da camera ; e tristeza de arrumação que some tudo heheheheh.

depois de algumas horas amaciando as magrelas estão tocando muito bem pelo drive que é

um falante e muito xoxo e sem pegada e ataque ; mas agora 4 ta muito gotoso de ouvir principalmente no quesito medio baixos e medios muito rapido e preciso com muita pegada hehehe

um amigo meu viu tocando e não acreditou que era aqueles coisinhas que tavam tocando com caixa grande hehehe ai tive que pegar os cabos namão e mostrar para ele que so estavam ligadas as magrelas com os raquityicos falantes ultra baratos

agora da para ter uma ideia das line array do renato com 12 por caixa eu iria rolar na sala de tanta fidelidade sonora

6. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
  7. Marty MacFly

Marty MacFly Usuário

27 Fev 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    6
    muito legal a experiencia que você está fazendo, pois nem todo mundo consegue ou pode pagar por bons alto-falantes, DIY tem que valorizar produtos faceis de conseguir no mercado. mesmo por que acho mais prazeroso fazer tocar bem uma taquara-rachada, do que pegar algo que toca bem até espetado em uma caixa de sapatos.

continue comentado como o projeto avança.

8. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

24 Fev 2003
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    38
    Caro Assumpção,

Muito legal suas experiências e o gabinete ficou muito bonito... (y)

Forte abraço,

Renato

9. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    [​IMG]agora que estão completamente amaciadas, estam tocando muito ; da ate para sonorizar uma festinha heheheh
    e para completar o set baixa renda , tem um sub na band pass de 4 orden pena que o sub não e meu; pois casou como uma luva com as magrelas.

por um acaso passou um conhecido aqui e levamos o sub para casa dele , para um teste drive e num é que o sub baixa renda tocou com um pouco mas de pegada que um sub polk de 12" e claro que como sendo band pass e por ter um delay mais alto tinha um tibre pouquinha coisa pior ; mas para um set que não seja muito hi fi engana muito bem

10. dcs

dcs Usuário

21 Nov 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    Assumção que caixa é aquela de SUB!!!!

O LOCO MEU!!! ta com o que ali muito grande hehehe, deve tocar muito!

abraços

11. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    e uma band pass 4 orden com um sub JVC tem no total 100 litros num e muito grande não e que as magrelas que são raquiticas e fininhas ai tem se a impressão que o sub e um mostro

12. dcs

dcs Usuário

21 Nov 2006
    Obrigados:
    4
    Troféus:
    0
    band pass!!! Essas caixas me parecem complicadas de serem feitas!!!

Deve falar bem o bonitão ali!!!

Abraços e ta bacana essa sua mini tower line array com triaxiais!!! deve estar com um som bacana (envolvente) respeintando se eclaro o valor do investimento que como vc disse é de baiximo custo!

Agora quero ver o que eu faço... vou contruir uma book para mim...hehehehe!

13. gabrielgg

gabrielgg Usuário

5 Dez 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Assumpção

Legal sua iniciativa, futuramente pretendo montar uma "oficina" para mim brincar de dyer também:rofl:. Tenho uma dúvida, como calcular o volume de uma line array? seria pegar os parametros dos falantes e calcular uma br?

(y)

14. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    bom os meus triaxiais não tem parametros ai tive que faser bastante testes antes de decidir um volume que desce um resultado satisfatorio individualmente , ai depois parti para colocar 4 por caixa; sendo que o conjunto desce muito mas que um unico falante .

mas acredito que o calculo e o mesmo tanto para selada quanto para bass reflex ;observando que o conjunto desce muito mas que um individuo.

15. keziosc

keziosc DIY

4 Set 2007
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Um dia quero ouvir umas dessas!:feliz:

16. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    ontem trouxe para casa as magrelas, e fui ouvir novamentes meus cds variados de musicas; com as novas caixas.
    a primeiras diferenças de cara , em relação as bolks , que eu usava; e o efeito sonoro envolvente, um estereo mais aberto e nitido, com muito mais detalhamento e um palco sonoro muito superior ; até minha esposa que e bem leiga no assunto me disse " essa caixas novas tem um som bem mais nitido e alto do que as outras né "

gostei muito do resultado para o valor investido; gastei muito pouco , me diverti muito e aprendi uma lição:

se tiver que faser outra caixa tipo torre com certeza a farei sim, mais utilizando o sistema line array , pois com falantes medianos se consegue faser algo top gastando muito pouco

http://s230.photobucket.com/albums/ee188/flybysound/?action=view&current=Imagem497.jpg

17. mdcraft

mdcraft Usuário

20 Fev 2008
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Po achei bem legal e ficou bem bonita...
    Os agudos ficaram legais?
    Quais os alto falantes que você usou?

18. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    os agudos são o ponto fraco dessas minhas caixas , pois utilisei falantes triaxiais automotivos , individualmente não são grande coisa ; mas em conjunto mudam da água para o vinho.

tem como melhorar no quesito agudo. e tirar os axiais e colocar um tweter domo da hinor gambim ou quem sabe um akron ; seria o ideal .
    no quesito medios e medios graves acima de 100hz esta muito bom .
    eu utilizei falantes de kits triaxias buster 5" para palio se num me engano tem potencia nominal de 20w rms por falante totalizando 80w por caixa .
    uma dica boa tambem são os falantes de reposição de micro sistem de 5" ou 5"1/2 ; em conjunto acredito que dispensam até sub meia boca .
    pode ser usar tambem os kits duas vias selenium , mas nesse caso e recomendavel corte em 100hz ou 150hz para cima por causa do grande pico que eles dão perto dessa frequencia.
    entre o selenium e os hbuster eu concertesa iria de selenium só num utilizei pelo fator custo e peças que eu tinha em mãos para construir as caixinhas pois era carnaval e não tinha como compralos a tempo.

19. souzacustons

25 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    bom para quem num viu ; ta aqui as fotos das magrelas

20. angelodn

angelodn Usuário

20 Set 2005
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    E como elas estão se saindo depois de amaciadas??
    Vale cada tostão gasto??

Compartilhar esta Página