Montar um som com qualidade (interno)!

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Alanpeu, 5 Ago 2007.

  1. Alanpeu

    Alanpeu Usuário

    Desde:
    4 Ago 2007
    Mensagens:
    9
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    maceio
    Olá a todos!

    Tenho um celta 4 portas, onde queria montar um som de qualidade mesmo! Sou apaixonado por som, dai ser bastante exigente com qualidade (o conjunto distribuido de graves, medios e agudos, bem como volume).

    Queria um som apenas interno. Não pretendo gastar muito, procurando o melhor custo x beneficio.

    Ai queria a ajuda de vcs, pois na minha cidade (maceio-al) existe muitas lojas de som, mas nenhuma que tenha o diferencial em montar um som para necessidade que queremos (a unica distição que eles fazem é saber se quer som de caixote ou não, empurrando qualquer falantes e modulos que tenha no estoque).
    E como hj em dia existe varias marcas e modelos (coaxial, tri.... qua.. pent...sex.......), se for na onda dos vendedores o melhor é sempre o numero mais alto que antecede .....axial! hehehe

    - Pretendo colocar um som com uma sub e sem precisar fazer tampa traseira (colocar aqlas 6x9).
    - Ainda não possuo nada (som, falante, sub...);
    - Vi um modelo de som Pionner DEH-P4980MP que informa vir com esta caracterisca que não precisa de amplificador pra susb (Sub-drive direto). Fica realmente com qualidade?!

    É isso ae, se vcs puderem ajudar ficaria bastante grato, pois apesar de gostar som de qualidade, não etendo de marcas e muito menos essas sopas de letrinha que tem hj em dia.

    Valeu!
     
  2. Valdirkroku

    Valdirkroku Usuário

    Desde:
    10 Abr 2007
    Mensagens:
    52
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Localização:
    Curitiba/Paraná/brasil
    Alanpeu, vc quer qualidade, portanto na hora da compra dos seus equipamentos leve estas dicas em consideração :Quer um som com qualidade verifique estes itens.
    Player
    * Verifique sua resposta de frequência, ela deve ser a mais plana possível entre 20Hz e 20.000Hz, isto é, deve amplificar a música com o mesmo ganho em toda a faixa de frequência audível;
    * Verifique sua potência RMS, contínua a 4 Ohms com baixa distorção;
    * Verifique sua distorção harmônica (THD), distorção acima de 1% pode causar fadiga;
    * Verifique a tensão de saída dos conectores RCA, quanto maior a tensão, mais imune a ruídos vai ser seu sistema, dê preferência aos aparelhos que forneçam 2 Volts ou mais nas saídas RCA;
    * Quanto mais canais de equalização de áudio melhor, você pode me;
    * Sistemas de delay para controle da posição de escuta presentes nos aparelhos como Alpine e Clarion entre outros top de linha ajudam a montar o palco sonoro sobre o painel do carro;
    * Atenção: Muitos CD-Players possuem cerca de 27 W RMS em 4 Ohms, resposta de frequência nas saídas amplificadas de 50Hz a 15.000Hz com distorção abaixo de 5% THD. Mas a potência da propaganda é de 35 W... 50W.... que é a potência máxima com distorção maior que 5%
    Amplificadores

    * Verifique se o módulo amplificador admite ligação Bridge, possui crossover ativo passa-alta e passa baixa e controle de ganho para cada par de canais;
    * Verifique sua distorção harmônica, distorção (THD) acima de 1% pode causar fadiga. Quanto menor este valor, menor será a distorção.
    * Verifique sua resposta de frequência, ela deve ser a mais plana possível entre 20Hz e 20.000Hz.
    * Verifique sua potência RMS, contínua a 4 Ohms (Root Mean Square) com baixa distorção. ( 30W RMS é o suficiente para sistemas para o dia a dia, 50W ou acima já servem para fazer um bom barulho fora do carro) Muitos fabricantes indicam a potência a 1 Ohms, algo que é muito difícil de ser utilizado, você precisaria de 4 falantes de 4 Ohms ligados em paralelo para chegar a essa impedância. Inviável para quem quer utilizar apenas um SubWoofer. Além de que muitos utilizam a potência PMPO (Peak Music Power Output) que é a potência de pico medido em frações de segundo que não servem para a música em geral.
    * Verifique a impedância mínima que o amplificador aguenta. Normalmente fica em 2 Ohms em estéreo e 4 Ohms em bridge.
    * Verifique sua relação Sinal/Ruído (S/N). Relação entre o nível de Sinal e o nível de ruído presente no som, os melhores amplificadores tem a relação acima de 100dB. Quanto maior esse valor, menos ruído seu amplificador vai gerar.
    * Verifique seu damping factor. Indica a capacidade do amplificador de controlar o alto-falante. Quanto maior, melhor. Infelizmente poucos falantes levantam este parâmetro para disponibilizar ao público.
    * Você sabia que na maioria dos amplificadores do mercado são de classe AB e que metade da corrente que ele consome vira calor e a outra metade vira som e música ?
    * Atenção: Nos amplificadores Pyramid, devemos considerar apenas metade da potência total indicada, pois será a potência que realmente o usuário poderá usar sem ter sobreaquecimento e sem distorção excessiva. A potência total indica apenas a potência RMS em 2 Ohms com o "ganho" no máximo, esteja atento também na relação Sinal/Ruído que é muito baixo, cerca de 85dB ( bons amplificadores possuem 100dB nessa relação, lembrando que adicionar 3dB significa dobrar a pressão sonora )
    Alto-falantes

    * Verifique a potência RMS suportada, esta deve ser compatível com a potência fornecida pelo amplificador; Verifique sua eficiência dB/m (SPL) , quanto maior este valor, mais sensível é o alto-falante e mais SPL ele produz por cada Watt de potência fornecida. Os mais sensíveis têm valor acima de 90dB.
    * Verifique sua impedância, esta não pode ser menor que a suportada pelo amplificador. Se você vai usar vários falantes em paralelo ou em série, tenha preferência por falantes de bobinas duplas ou aqueles de 2 ou 8 Ohms
    * SubWoofers: Verifique se ele é específico para caixas seladas ou dutadas
    Qualidade custa. Querendo custo benefício vc perde em qualidade.
    Valdir.
     
  3. Márcio

    Márcio Usuário

    Desde:
    30 Mai 2002
    Mensagens:
    22.712
    Obrigados:
    8
    Troféus:
    0
    Localização:
    Pelotas RS
    Alan, tens uma idéia de orçamento para que possamos te indicar alguns equipamentos?
    Se estás procurando qualidade de áudio procure evitar os cd players pioneer, principalmente os mais baratos, funcionam melhor em sistemas comunzinhos ou trio.
    Abraços
     

Compartilhar esta Página