NET Digital tem Vídeo Componente?

Discussão em 'TVs por Assinatura' iniciada por bearshare, 21 Jun 2006.

1. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Eu estou usando o cabo S-Video fornecido pela NET, que tem um conector mini-DIN numa ponta e na outra, o conector S-Video padrão e os conectores de áudio. O decoder está conectado numa TV Philips 32PW8422, que tem entrada Vídeo Componente (YPbPr).

No decoder digital da NET, uma das opções que existe Menu Configurações permite alternar o tipo de saída de S-Video para YPbPr. Por outro lado, o conector mini-DIN do decoder da NET tem 10 pinos. Contando 3 pinos para o S-Video e mais 3 pinos para o áudio, sobram 4 pinos, que seriam os necessários para o Vídeo Componente.

Aparentemente então, é possível conectar o decoder da NET a um TV via Vídeo Componente, sendo necessário apenas um cabo especial. Alguém já tentou isto?

O esquema abaixo foi postado em outro tópico. Só que naquele tópico ninguém chegou a uma conclusão sobre se é possível ou não conectar NET Digital a um TV via Vídeo Componente. Se o esquema estiver correto, tem os sinais necessários ao Vídeo Componente (R, G, B e Sync). Aqui tem detalhes sobre vídeo componente: http://en.wikipedia.org/wiki/Component_video

Alguém se habilita a testar e postar para a comunidade?

Citação:
    Originalmente Enviado por freitasma [​IMG]
    Para quem anda procurando por aí o cabo, segue o pinout para um DIY cable.

/-----------\
    || O1 O2 O3 ||
    ||O4 O5 O6 O7||
    || O8 O9 O10 |
    \-----------/ <---- Ground

1) Chrominance
    2) Luminance
    3) Comp Video
    4) Blue
    5) Green
    6) Red
    7) 5 VDC
    8) Stereo L
    9) Stereo R
    10) Sync

Abraços

Freitasma

2. fcmts

fcmts Usuário

18 Mai 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Se esquema estiver correto, o vídeo componente que o receptor oferece é do tipo RGB. O vídeo componente que é geralmente usado em input de TVs e output de DVD players é o YPbPr. No Wikipedia explica tudo. Seria preciso um conversor, como este: http://www.siliconchip.com.au/cms/A_102648/article.html.

3. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    O decoder da NET tem as seguintes opções no menu Configurações da TV -> Sinal de Saída da TV: S-Video ou YPrPb

YPrPb é a mesma coisa do que YPbPr: http://en.wikipedia.org/wiki/YPrPb).

4. ziriolo

ziriolo Usuário

25 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Olá Bearshare !

Aqui em casa eles instalaram a NetDigital com aquele cabo CVBS.
    Liguei para a Central do Assinante e perguntei se não forneciam o cabo SVHS e a resposta foi: NÃO - Se quiser o cabo, compra na Alberto Bins :(

Perguntas:

(1) Eles instalaram a tua NET já com este cabo ?
    (2) Com este cabo a imagem fica melhor do que com o cabo que eles me deixaram ?

Um abraço!

Daniel Ziriolo(y)

5. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    1) Sim, no meu caso, eu já solicitei os cabos S-Video quando a NET agendou a visita para trocar os decoders. Atenderam sem problemas. Na minha casa instalaram os dois pontos com o cabo S-Video. Fiquei também com os cabos CVVBS para os dois decoders.

3) Sim, a imagem fica bem melhor. Nota-se isto principalmente na definição de contornos, como legendas e desenhos animados. O contorno das legendas e de outras linhas finas é bem definido e não tem a cintilação típica que há no Vídeo Composto. Nota-se também uma melhor definção de cores. Quanto maior for a tela da TV, é mais acentuada a diferença entre Vídeo Composto e S-Video. Eu diria que numa tela de 29" ou superior, a diferença é gritante, mais ou menos como a diferença entre a conexão RF e o Vídeo Composto.

A NET Porto Alegre está sim fornecendo gratuitamente o cabo S-Video, até porque ele vem junto com o aparelho, na caixa do fabricante. Conheço outras pessoas, além de mim, que solicitaram o cabo S-Video para a NET e foram atendidos. Não adianta procurar o cabo na Alberto Bins, pois tu não vais encontrá-lo: é um cabo especial.

O único lugar em que este cabo S-Video especial para a NET Digital foi encontrado, é no loja abaixo, que tem a cara de pau de vender um cabo de 1 m por R$ 116! Tudo isto por uns pedaços de cabos e uns conectores.

Se a NET não quiser fornecer o cabo S-Video, entre em contato com a ouvidoria e explique que a NET Porto Alegre está fornecendo gratuitamente o cabo S-Video para quem solicita e que não atenderam o teu caso. O telefone é: 0800 701 0180.

6. ziriolo

ziriolo Usuário

25 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Puxa,

legal... vou ligar pra lá amanhã cedo !
    Obrigado!

Ziriolo

7. Tecno

Tecno Usuário

17 Jun 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bearshare,

Infelizmente a Net Digital ainda não chegou em BH, mas como tenho interesse na nova tecnologia quando disponível por aqui, pesquisei no site dela as informações.

Lá, na guia instalação, se fala das opções pela entrada AV - vídeo composto ou RF, para variar com falha na informação.

Quer dizer que então existe um outro cabo além do vídeo composto? É possível ligar imagem por S-Vídeo e som pelo RCA estéreo?

Como vc sentiu melhora, em qual tamanho de TV testou?

Ziriolo,

Dê notícias do seu contato com a Net para troca do cabo e da sua impressão também de como ficou a imagem da TV depois disso, confirme o tamanho dela.

Abraços,
    Tecno. (y)

8. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário Ativo

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Em resposta ao tópico, depende...
    Eu possuo o decoder Thomson DCI10NET, Firmware 1.06 e Software 1.8.
    Neste tem a saída em miniDIN 10 onde estão presentes os sinais de audio estéreo,
    video composto, S-Video ou Video Componente.
    A saída S-Vídeo é opcional à video componente por configuração no MENU.
    Em outro decoder não existe a configuração para video componente, como já constatei com nosso colega Dakir.

De acordo com a figura em anexo a pinagem é a seguinte:

1. GND
    2. Luminância (Y) tanto para a opção S-Vídeo ou Video Componente
    3. Video Composto ou VC2
    4. GND
    5. Audio estéreo L
    6. Video Composto
    7. Croma do S-Video ou VC1
    8. NC
    9. NC
    10. Audio estéreo R

NC é não conectado
    VC1 é um dos vídeo componentes
    VC2 é o outro do vídeo componente.
    Como não tenho o conector só pude testar com o osciloscópio.

Quem tiver o conector pode fazer o cabo e confirmar os pinos VC1 e VC2.
    Assim que eu conseguir faço um.
    Como viram a pinagem é bem diferente da postada aqui antes.

Abraço
    Jorge

9. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Jorge, valeu pela informação. Asssim que eu tiver um tempo vou tentar montar o conector. Mas, entre o VC1 e o VC2, quem é o Pr e quem é o Pb?

Como também sou de Porto Alegre, tenho o mesmo decoder, com a mesma versão que tu tens. Interessante é que ele não tem a opção Video Composto no menu de configuração. Não que eu queira usar isto, é só curiosidade.

Aproveito para pedir que assim que tiveres tempo, dar uma olhada num tópico que postei aqui, sobre uma misteriosa interferência que este decoder está provocando nos novos televisores Philips Cineos (HDTV - 32PW8422 e 29PW8422). A conclusão que eu outro colega aqui do fórum (também vítima da interferência) chegamos é que ocorre uma interferência da saída RF do decoder na sua saída S-Video e que estes televisores são sensíveis a isto.

E este problema por enquanto está sem solução. Não se pode reclamar da Philips, pois o decoder digital NET é a única fonte de vídeo que causa este problema. Por outro lado, não se tem notícia ainda de outras marcas de televisores afetadas, de modos que também é difícil reclamar da NET.

Alguém opinou naquele tópico que a culpa é da Philips. Eu penso o seguinte: é muito mais provável que a culpa seja do decoder NET. Afinal de contas, sabemos que ele é o modelito mais inferior do fabricante Thomson. É um modelo feito para mercados emergentes (África, Europa Oriental e América Latina). A Philips, por outro lado, que é uma empresa consagrada produz e vende este mesmo modelo de TV (na Europa e nos USA.

O tópico é este aqui:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=30559

Um abraço,

10. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Olá Bearshare,
    Eu não posso dizer qual é o Pr Pb. Isto só seria possivel se houvesse uma imagem estática padrão de cor tipo Color Bar. Só fazendo o cabo. (y)

A interferência é bem pequena aqui e foi reduzida na instalação pelo tecnico da NET adicionando um atenuador na entrada do sinal.

abraço
    Jorge

11. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Jorge, então quer dizer que a interferência também apareceu pra ti? Qual a marca do televisor? No meu caso, a interferência também é pequena, não é constante, mas incomoda assim mesmo.

O técnico da NET colocou um atenuador na entrada do decodificador, correto? De quantos Db? No meu caso, acho que um atenuador não seria recomendável, pois a potência do sinal neste ponto da NET está em 78%. Se baixar muito, vai ter problema. Além disto, a interferência também havia antes de a NET colocar um amplificador de sinal, quando o mesmo estava em 58%.

Um abraço,

12. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    O televisor é um Gradiente(JVC) de 29".
    O sinal (PS) está em 58 com o atenuador.
    Estou usando ainda o RF.
    Não fiz o cabo ainda.:verg:

Disseste que no teu receptor não tem o sistema video componente.
    Olha só no menu acima deste (conf. do televisor se não me engano)
    dentro dele tem o tamanho(4:3, 4:3 PanScan e 16:9) logo abaixo tem S-Video e YPbPr que é a escolha para video componente.

abraço
    Jorge

13. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Não, eu disse que no meu receptor não tem a opção "Video Composto". Assim com o teu, ele tem só as opções "S-Video" e "YPbPr". Achei curioso não ter a opção "Video Composto", já que conforme o teu levantamento pelo osciloscópio, o sinal video composto está presente na saída.

Um abraço,

14. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Oooooops,
    Não tem esta opção porque está sempre lá. :)
    abraço
    Jorge

15. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Pelo Conector de AV 4 pinos, descobri o Audio.
    1. Audio estéreo L
    2. Video Composto
    3. GND
    4. Audio estéreo R

Estão ligados em paralelo com os do Mni DIN 10 pinos.

abraço
    Jorge

16. Lsousa

Lsousa Usuário

6 Mai 2006
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    18
    ENTENDI MELHOR ESTA ONEXAO! vALEU.

17. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
  18. J. Schmaedecke

19 Mai 2003
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    36
    Põe Salgado nisto.:irado:
    Por isto eu não comprei, nada como o monopólio. :td:
    O preço de um conector destes de plástico e cromado não pode ser maior que a metade disto para o consumidor.

abraço
    Jorge

19. bearshare

bearshare Usuário

24 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    0
    Concordo plenamente contigo, Jorge. Por isso é que não comprei também. Tudo que esta Ezaki vende é absurdo de caro.

Na semana passada eu falei com a Rádio Center (Alberto Bins), pois conheço o pessoal de lá. Como eles não tinham o conector mini-DIN 10 pinos, eu sugeri que incluissem no seu sistema de compras, pois deve vender bem com a chegada da NET Digital. Aparentemente, aceitaram minha sugestão. Vou ligar daqui a umas semanas pra conferir. Se quiseres, podes ligar também pra reforçar a sugestão; o pessoal de lá é bem aberto pra essas coisas. Fone: 3221-0512.

Um abraço,

20. Coleparmer

Coleparmer Usuário Ativo

10 Out 2005
    Obrigados:
    1
    Troféus:
    38
    Galera tomando como base aquele conector da foto ai, acho que não dá pra montar 3 cabos pra levar o sinal de componente ali não, muito apertado. O jeito é puxar o via um cabo de malha, com os tres fio dentro entrando numa caixa e dai separar.

Compartilhar esta Página