NET Digital - veja qual é o decoder usado

Discussão em 'TVs por Assinatura' iniciada por Cleber MLC, 22 Abr 2006.

?

Você preferiria pagar mais por um decoder melhor?

Pesquisa fechada em 22 Abr 2007.
  1. Sim, um que tivesse no mínimo display do canal

14 voto(s)
    10,4%
  2. Sim, gostaria de ter o melhor modelo disponível

84 voto(s)
    62,2%
  3. Não, já pago muito caro pelo serviço da NET

35 voto(s)
    25,9%
  4. Tanto faz. Funcionando, tá valendo.

2 voto(s)
    1,5%
  1. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Para quem não tem NET Digital, e tem curiosidade de saber como é o decodificador utilizado, veja no link abaixo.

Pedindo informação do decoder pelo controle remoto, aparece escrito DCI10NET, mas na verdade, este é o modelo, Thomson DCI1000:
    http://www.thomson.net/EN/Home/MiniSites/BAP/Cable/ModelDetail.html?category=CAb_Set%20Top%20Box&model=DCI%201000

É o mais simples da linha da Thomson.
    Esta é a linha completa:
    http://www.thomson.net/EN/Home/MiniSites/BAP/Cable/ModelList.html?category=CAb_Set%20Top%20Box

rpg784 agradeceu.
  2. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário Ativo

19 Mai 2003
    Obrigados:
    2
    Troféus:
    38
    Olá Cleber,
    Bela dica!
    Achei que eles deveriam ter colocado imagem trazeira com a pinagem da saída da saida proprietária. :(

Pelo que conheço da turma o sonho de consumo vai ser o DCI 8000.
    Saida HDMI (y)

abraço
    Jorge

3. denisma

denisma Usuário

12 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    Instalaram aqui hoje o decoder digital. Pode ser o mais simples mas é muito bom. Tem até saida de audio digital.

Também tem saida de audio e video, e saida RCA, saida RF (q é uma m... a imagem fica chiada, nos 2 decoders aqui de casa. Tb tem um cartão tipo sky e linha telefonica.

4. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Se clicar no link, lá tem o datasheet do decoder. Não sei se todos viram. A pinagem da saída SVHS, já postaram em outro tópico, e deve ser isso mesmo. Só não entendi o que é essa saída RGB, onde pode ser conectada. Seria, por exemplo, em um projetor com entrada RGBHV? Também achei estranho não ter um pino para o terra.

Vou copiar o post da pinagem aqui. Se for isso mesmo, talvez seja melhor mandar fazer em algum lugar e ter o cabo como você quer do que pagar 31 reais para um "técnico" da NET lhe trazer o deles, que não parece ser completo.

Para quem não sabe, o cartão é um Smart Card (não Smart Media), tipo um cartão de crédito. O aparelho não tem display (para saber em que canal está, só pelo botão info do controle) e não tem nenhum botão, nem mesmo liga/desliga. Ou seja, o controle remoto vale ouro. Se você perder, deixar cair entre o sofá e a parede, acabarem as pilhas, etc., nada de TV. Sobre a entrada de linha, que seria para compra de PPV, por exemplo, até agora não ouvi nenhum comentário se serve para alguma coisa na NET ou não. Também não tem, como deu pra ver na foto postada logo acima, entrada de AC. Então você tem que ficar com o controle da TV à mão o tempo todo só para ligar e desligar. O decoder analógico tem (tinha) entrada de AC para a TV, liga/desliga, botão para mudar de canal, display...

O decoder também só sintoniza a partir do canal 15. Por outro lado, ele retransmite todo o espectro de sinal pela saída RF, como o RF de um vídeo ou DVD-R, e não "só" tudo através do canal 3 (isso "também"). Então, para sintonizar (e gravar) os canais 2 a 14, só pela saída de RF, mas também dá para sintonizar onde a saída de RF dele estiver ligada os canais de 15 a 53, mais o BBC World (59).
    Line up:
    https://nettv.globo.com/NETServ/br/...elecao.jsp?tipo_produto_id=SELE&selecao_id=58

Aqui o "técnico" deixou ligados tanto os cabos de AV quanto o de RF na TV (depois eu refiz minha ligação). No suporte por telefone disseram que o padrão é o "técnico" ligar apenas os cabos de AV, o que não te permite assistir mais os canais de 2 a 14. Já se você pergunta (perguntei só para ver o que eles diziam) como faz para gravar esses canais, dizem que tem que ser com o cabo de saída de RF (que por padrão, eles não ligam). Como o cabo de RF, se estiver ligado, está na TV, "não tem como gravar" de 2 a 14, e me recomendaram voltar para o analógico para conseguir gravar. É um rolo... Talvez nessa semana eu abra outro tópico pra contar toda a confusão dessa instalação da NET.

Outro detalhe importante: a tal promoção dos 2 meses "com o pacote Gold" faz você ter um sistema que eles chamam de "digitalizado", e não "digital". Você não vai ter nenhum dos serviços da NET Digital, como portal, mosaico ou canais de música, mas apenas a liberação dos canais do pacote Gold por dois meses (e vai ter opção de áudio original/dublado e legendas nos canais HBO, que são dos pacotes digitais). Se quiser os serviços, tem que pagar por um dos pacotes "digitais". Tirando a saída estéreo de AV, a saída SVHS (com a confusão do cabo), a saída de áudio óptica (se tiver receiver) e talvez um pequeno ganho de qualidade de imagem, você não ganha mais nada com a NET Digital em relação à analógica se não assinar um pacote mais caro. No mínimo, com esse pacote "digitalizado", você ganha bem menos do que eles querem te fazer pensar, e perde algumas facilidades que tinha no analógico.

Seguem abaixo as interfaces que o decoder possui, que podem ser vistas na foto. Mais informações no datasheet.

INTERFACES
    Mains input connector 9 Volt – DC input
    RF input IEC-type, female or F type
    RF output IEC-type, male or F type (loopthrough)
    SCART socket via 10-pin mini-DIN (with RGB output)
    Audio/video via triple-jack stereo audio and video outputs
    Digital Audio SPDIF audio output (optical)
    PSTN modem port RJ-11
    Smart card reader 1 slots (back panel), ISO 7816 1, 2 & 3

Nossa.. o post acabou ficando grande... hehehe

5. crusherBRZ

crusherBRZ Usuário

17 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    O que eu tenho é diferente Cleber. Me ofereceram a "degustação" da Net Digital Gold por dois meses e se eu quiser continuar, tenho de pagar R$ 11,90 a mais por mês e continuar assinando o pacote Advanced. O total gasto é de R$ 122,90.
    Bem mais barato do que ter de assinar o pacote Advanced por R$ 110,00 + HBO / HBO Plus por R$ 59,00 (para ter os canais HBO no sistema analógico, você é obrigado a assinar o pacote Advanced).
    Se quiser todos os canais HBO + Max/Cinemax e outros, tem de pagar mais R$ 159,00, além do Advanced!!!

Acho que compensa.

Outro ponto, é que eu tenho acesso ao mosaíco, portal, programação dos canais e posso comprar meus filmes, programas e jogos de futebol pelo controle remoto, não é preciso ligar mais para a central de atendimento. Converse com a atendente, se é degustação, você tem de ter acesso a tudo, não somente a algumas funções, ou então não é degustação, correto?

O que realmente eu não entendí é o porquê do nome "Digital". Como você bem disse, o acesso foi digitalizado, mas não ví diferença alguma na imagem e no som, com exceção da HBO, que em alguns filmes e séries oferece 5.1 DD. Eu possuo uma TV Flatron da LG, 29", se alguém possuir uma de plasma ou LCD, seria de grande valia postar se a imagem continua a mesma ou melhorou algo.

Ah, e eu conversei com o técnico quando da instalação do decoder e ele me informou que todos os decodificadores serão trocados pelo modelo "Digital", como eles fizeram com os Cable-Modem no Virtua, independente da assinatura ou não do pacote Gold.

[ ]'s

6. denisma

denisma Usuário

12 Fev 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    16
    sobre a linha de telefone, também não sei pra que serve, mas o tecnico deixou instalada ja a linha. como meu telefone fica mais ou menos perto da tv ele trouxe um "splitter" de telefone com um cabo pra ligar paralelo a minha linha.

lógico que eu desliguei, vai que o troço invente de ligar sosinho pra comprar um canal q eu não quero.

e ainda não consegui a imagem ficar boa usando a saida RF

7. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Correto. Mas já entrei em contato 4 vezes. Foi um rolo enorme. E o que me passaram foi isso: não tenho direito ao mosaico, portal ou canais de música porque tenho o pacote "digitalizado", e não "digital". Para ter isso, só assinando um pacote digital Você é de onde? Eu sou de São Paulo, capital, e pelo seu perfil, você também é. Se for, isso mostra ainda mais a incompetência desse sistema de troca da NET. Ninguém sabe nada lá. Pra cada um vale uma coisa diferente. Quanto aos preços, não é bem isso que está no site. O preço mínimo do Advanced Digital básico (sem suporte nem assistência) é de 120 reais, e o mais caro, Gold Digital conforto sai 180. Confira:
    http://nettv.globo.com/NETServ/br/home/indexnet.jsp?id=45

Não confie em nenhuma informação que lhe passarem pelo SAC. Uma atendente estava garantindo e insistindo que com o Advanced Digital eu teria direito ao Deutsche Welle e outros canais, para me convencer que eu teria vantagens com o Advanced Digital sobre o analógico, e EU tive que provar para ela que não teria direito. Até ela (ou seu superior, a quem ela devia estar consultando quando dizia "um momento") admitir que estava me passando uma informação errada e pedir um caminhão de desculpas levou um tempão... Aí ela me recomendou voltar ao analógico para, por exemplo, conseguir gravar o Canal Universitário. Quero só ver se eu pedir para voltar daqui a dois meses, após o tempo da promoção, se vão me deixar... Mais uma informação provavelmente errada.

Eu acho que é pelo sinal, que deve vir de forma digitalizada (em bits), e não analógica pelo cabo. Quer dizer, agora devem estar vindo os dois juntos modulados, e o novo decoder pega o sinal digitalizado (sem perdas no caminho) dos canais 15 em diante, e deixa passar também todo o sinal analógico direto pelo RF, que pode ser captado pelo vídeo, DVD-R ou TV. Deve ser isso... sei lá...

Mas ouvindo se falar em "sistema digital", se espera uma saída digital de imagem, ainda mais agora que essas TV's, que ainda custam o olho da cara, vêm com HDMI. E isso não tem mesmo, e é claro que ninguém explica para o assinante (que em sua maioria também não se preocupa com isso). Daqui a uns meses, é capaz de os set top boxes de HDTV terem saída HDMI e o decoder da "NET Digital" não...

8. Sohsten

Sohsten 1080p ao vivo e a cores

17 Fev 2006
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Eu também passei para o Digital Silver com degustação do Gold e logo de inicio eu não ganhei degustação nenhuma, só depois de reclamar é que eles colocaram o gold funcionando.

Como eu solicitei o pacote básico é claro devem me cobrar R$1 por eu ter ligado para reclamar, mas é melhor que pagar R$15 por mês só pra ter acesso ao tele-atendimento...

:aiai:

Pergunta básica: Alguém ainda acredita que as operadoras de serviços conseguem ter organização suficiente para criar uma promoção e fazê-la funcionar ?

[]s,
    Sohsten.

9. crusherBRZ

crusherBRZ Usuário

17 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Eu sou de SP, Capital. Moro no bairro do Butantã.

SAC é realmente complicado, pois cada hora uma informação passada. A dica é sempre pedir para falar com o supervisor, pois o pessoal que atende tem um roteiro pronto, nem adianta tentar argumentar, porque a pessoa não vai sair daquilo. Mas isso só acontecerá após você ligar várias vezes.

Hoje eu vou começar a canseira no Virtua, pois minha internet cai a uma velocidade absurdamente baixa na parte da manhã, tarde e começo da noite, voltando a ficar veloz a partir da meia-noite. Utilizo o Virtua 2Mbps.
    Por experiência própria, sei que vou ter de ligar várias vezes, durante pelo menos uma semana. Quem quiser pode soltar o verbo, pois é uma falta de respeito, mas é assim que funciona.

Aliás, aproveitando o assunto, alguém tem esse problema também?

Quanto aos canais Cléber, eu tenho todos, inclusive o Universitário e o DW. E eles estão presentes tanto no pacote Gold quanto no Silver. Reclame, é um direito seu.
    Acabei de comprar um gravador de DVD de mesa, aposentei de vez o VHS para gravação, então deste problema não estou sofrendo.
    Ainda não entendí o porque de você não ter o mosaico e outros serviços. Quando da instalação, foi me passado que eu estaria experimentando a tal "degustação" (nós estamos comendo, é isso? :-/ ) do pacote Net Digital Gold, por dois meses. Após este perído, se eu continuasse com ele teria de pagar mais R$ 11,90 na minha mensalidade, somente isso.

Pelo que eu entendí, o tipo de serviço também tem a ver com o seu pacote Advanced. Eu assino Net a quase 5 anos, o meu pacote só se chamava Advanced, mas sempre foi o mais completo da relação.
    Sei que a cada mês eles trocam o nome, Advanced Plus, Advanced Gold, Advanced Confort e por aí vai.

Aliás, falando em preços, esses R$ 180,00 que você falou são em modo de fidelidade (se você desistir antes de 18 meses, há uma multa de R$ 360,00!!! :susto: ). Se você não escolher o pacote de fidelidade, terá de pagar, além disso, mais R$ 240,00 de instalação!!!

Me pergunto se isso é válido, pois a operadora não tem obrigação de manter qualidade nenhuma no serviço, já que você não pode desistir se não gostar.

[ ]s

10. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    O que podem alegar é que a velocidade que eles têm que garantir, por lei, é bem menor que oos 2Mbps, acho que 10% ou coisa assim.

Os canais existem, mas eles são sintonizados analogicamente apenas. Pelo decoder você não consegue sintonizar os canais de 2 a 14 (pelo menos deveria ser assim para todos). Para sintonizá-los, só onde a saída de RF estiver ligada. Pela saída AV do decoder eles não saem, e, em uma ligação padrão da NET, você perde a possibilidade de gravá-los se desejar.

Se você sintoniza no DVD-R, deve ser pela entrada de RF (em uma ligação que eles não dão suporte), e não de AV.

O meu também era o Advanced, sem os canais HBO. E me passaram mesmo que eu não tenho direito ao mosaico, portal e canais de música. É aquela coisa... cada um fala algo diferente lá e eles não tão nem aí. Precisava achar algo que desse claramente a entender que o que eles estão oferencendo é o "pacote" Gold, e não os canais do pacote. E claro, perder horas no telefone até conseguir convencer alguém de que estão errados...

Absurdo isso né... Instalação de quê? Já está instalado... Ou será que tenho que pagar 240 reais para alguém apertar um botão e liberar a programação?

Teríamos que ler o contrato com mais cuidado, mas o certo seria mesmo ter uma contra-partida. A gente se compromete a ficar, e eles a manterem um padrão. Só que padrão é o que menos existe por lá.

11. jboehl

jboehl Usuário

1 Dez 2002
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cleber, o que vc quiz dizer com decoder retransmitir todo o espectro de canais?

Iss significa que, por exemplo, vc pode usar o sintonizador de canais da TV para ver os canais entre 14 e 53 + 59 caso o cabo de RF esteja saindo do decoder para a entrada de antena da TV?

Se isso for verdade, acredito que também seja possível algumas funções da TV como pip e etc. Tbem significaria que o video-cassete poderia gravar direto os programas, sem precisar sintonizar antes o canal no decoder.

Se for realmente assim, pode ser uma ótima solução para os problemas que tenho aqui em casa com o DVR....(y)

Valeu,
    Julio

12. crusherBRZ

crusherBRZ Usuário

17 Jul 2004
    Obrigados:
    5
    Troféus:
    0
    Sei que existe um monte de pessoas com problemas com a Net/Virtua, mas tenho de reconhecer que estou sendo bem atendido.
    Reclamei na segunda-feira e a atendente reconheceu que o sinal estava com qualidade baixa. Ontem eles mudaram alguma coisa e melhorou um pouco na parte da manhã, mas voltou a ficar lento.

Liguei novamente hoje e novamente eles reconheceram que o sinal não está bom, irão me enviar um técnico as 18:00 hrs.
    E se for problema de contrato, minha velocidade de download e navegação fica em torno de 19/20 KB/s, ou seja, menos do que os 10%.

Mas para você ver como é, o preço do pacote de 2Mbps já subiu, está em R$ 99,00 as duas primeiras mensalidades, depois sobe.
    Quando eu assinei, contratei o serviço por R$ 79,00.

[ ]'s

13. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    2 a 13 inclusive (mas o 7 é um codificado, apesar de que mudam esse line up toda hora). Ou pode sintonizá-los no VCR ou DVD-R, ou seja, resumindo, a resposta é sim.

Pode sim. Mas pode a parcela da população que sabe ligar os cabos, que não é tão grande assim. Os outros, pela NET... que se virem... Eles até explicam como sintonizar no VCR, mas apenas pelo cabo A/V (sem os canais 2 a 14). Na verdade, a atendende que falou comigo (liguei de propósito para ver o que diziam) fez uma bagunça enorme... Disse que tinha que saber até se tava ligado no AV1 ou AV2 para poder me orientar (e depois me disse para gravar no canal 3). Não a culpo, mas sim quem a colocou lá, e sem treinamento nenhum.

Até a desculpa que para eles (atendentes) orientarem como gravar no DVD não é possível porque varia de marca para marca (isso depois de tentar dizer que o DVD-R "não grava" os canais da NET) ainda é aceitável, por ser algo meio recente, mas tem que ter pelo menos alguns lá que saibam orientar esse tipo de coisa. É o mínimo que se espera numa prestação de serviços decente. E gravação de programas em TV a cabo é a coisa mais corriqueira que um assinante pode querer fazer.

14. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Deram alguma desculpa para subir o preço 25%???

Até hoje, bem ou mal, com ou sem briga, sempre tinham resolvido meus problemas. Mas dessa vez foi triste!!!

15. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Mais um detalhe: o decodificador da NET Digital adiciona um delay de aproximadamente uns 2,5 segundos ao sinal. Para ver filme, tanto faz. Para ver eventos ao vivo, como futebol, é bem chato, mas acho que qualquer decoder digital faz isso de uma certa maneira, certo?

Porém, se você sintonizar pela saída de RF, analogicamente, esse delay extra deixa de existir.

Isso também mostra que o "problema" é mesmo, provavelmente, o processamento interno do aparelho para decodificação do sinal digital, e talvez a geração do sinal digital também, que pode sofrer atraso pela digitalização, mas acho que essa segunda parte deve ser menos significativa.

IVOEL8 agradeceu.
  16. agb

agb Usuário

28 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Cleber,

Primeiro, o Delay eh absolutamente normal... Toda transmissao digital tera esse dalay, Net Digital, TVA Digita, Sky, Directv... Relaxe, eh normal... Pois o sinal tem que ser digitalizado, para as que sao via satelite, tem q subir ate o satelite, descer do satelite ate sua casa e o seu aparelho tem que decodificar o sinal.
    Entao quando eh via cabo, o delay eh menor, pois nao sobe e desce do satelite.

Quanto a questao do mosaico, portal, etc... faca o seguinte... Ligue para la e diga que um canal nao quer aparecer a imagem. Globo por exmplo. Ai ele vai pedir pra vc desligar o aparelho, tirar o smart card, limpar, esperar x minutos e ligar novamente... Vc fala que nao voltou e pede para ele reenviar o sinal para sua residencia... Isso fara com que a versao do software do receiver da net se atualize, e vc tera todas essas funcoes.
    Isso serve para quem tem o Advanced Digitalizado, sem ter as selecoes Silver e Gold... Eu fiz isso aqui em casa nos 2 recievers e funcionou perfeitamente!!!
    Nao custa tentar!!!
    Abracos,
    Alexandre.

17. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eu sei disso. Aliás, comentei na minha mensagem.

Até aí tudo bem. Mas a digitalização do sinal não vai levar esse tempo todo, eu acho.

Aí é o problema da DirecTV, SKY, e outras por satélite, o que não é o caso.
    Se trafega alguma coisa por satélite na NET, trafega tanto para NET analógica quanto digital. O mesmo para TVA e outras por cabo/MMDS. Então o delay extra não vem daí.

Aí é que eu acho que está a questão. Acho que a decodificação do sinal digital no decoder da NET é que produz a maioria desse delay. Pode ser em parte pela digitalização, multiplexação também lá na geração, mas...

Certo. Mas nesse caso é cabo pra todo mundo. Não estou comparando o delay da SKY com a NET, mas sim da NET Digital com a NET analógica. Os dois sinais vindo pelo mesmo cabo.

Não é mais fácil pedir direto para eles atualizarem o firmware do decoder simplesmente porque a versão do meu está desatualizada? Aliás, qual é a última versão, se for o caso de alegar isso?

Só falta eles dizerem que cliente "digitalizado" não tem direito à atualização de firmware também... hehehe. Tá certo que a filosofia deles parece ser que "digitalizado" tem que pastar até assinar algo mais caro, mas seria demais.

Obrigado!

18. agb

agb Usuário

28 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Bom, esse processo todo descrito foi realmente para a tecnologia a cabo, para a de satelite sera basicamente de meio a 1 segundo a mais, que eh referente ao satelite... O pior eh codificar e decodificar o sinal, mas realmente nao sei se outros aparelhos decodificariam mais rapido. Seria bom se algum especialista nisso desse uma resposta para nos...

Com relacao a falar com o atendimento, seria perda de tempo, pois eles sao enrolados e nem saberiam o que seria Firmware e nao saberiam que existe versao tanto para o Firmware e do Guia TV.

Entao sugiro que fale que o sinal esta travado em determinado canal, ele ira pedir para desligar, tirar o cartao, esperar um tempo e depois disso vc avisa que nao voltou, e sugere para que reenviem o sinal... Entao provavelmente ira fazer a atualizacao...

Minha versao do Firmware eh 2.13 e a versao do Net TV eh 22.

Espero ter ajudado.

Abracos,
    Alexandre.

19. Cleber MLC

Cleber MLC Usuário

20 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    A minha versão do firmware é 1.06 e do software 1.8. Dá pra ver que está BEM desatualizado mesmo.

Valeu!

Abraço.

20. agb

agb Usuário

28 Abr 2006
    Obrigados:
    0
    Troféus:
    0
    Eh a versao original... Manda ver no reenvio do sinal... As coisas irao melhorar... hehehehehe

Abracos,
    Alexandre.

Compartilhar esta Página