nVidia Shield Android TV: primeiras impressões

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por iMilazzo, 1 Jul 2015.

1. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Olá amigos, como eu havia dito, comprei um nVidia Shield Android TV com o intuito de aposentar meu antigo e desatualizado WDTV Live. Mas para minha surpresa, meu antigo mas nem tão desatualizado assim WDTV Live ainda é uma caixinhas de surpresas, principalmente se comparado ao tão bem falado nVidia Shield Android TV.

Eu não sei porque eu imaginava um aparelho grande quase do tamanho de um notebook, talvez porque nas fotos na internet ele está sempre sozinho e ele parece um notebook e algumas fotos ele vem num supporte estilo PS4 e portanto eu achava que o tamanho dele seria algo entre os dois, lies...o aparelho é bem pequeno, acabei gostando disso porque não precisei fazer ajustes no meu HT:

Minhas primeiras impressões sobre esse aparelho não são positivas, infelizmente.

Entre as coisas que não gostei neste aparelho posso relacionar assim:

• Falta de configurações
      • Video
        • Ao contrario do WDTV Live onde eu configuro o video para auto e consigo assistir aos meus conteúdos da mesma forma como estão codificados, o nVidia Shield Android TV não permite esses ajustes, concluo que é tudo feito via software porém não achei nenhum software/app que transmitisse meus filmes em 24p. Primeiro ponto negativo.
      • Áudio
        • Minha principal decepção até agora. Todo o áudio é reduzido (downsized) para 48kHz, eu testei meu Akira Hypersonic 24bits/192kHz no Plex e no KODI ambos reproduziram em 48kHz mesmo quando o KODI estava definido para passthrough. Arquivos FLAC HI-RES também foram reproduzidos dessa forma.
    • Integração
      • Apesar do primeiro passo (como mostra acima) foi logar na minha conta do Google essa conta não usada pelo apps dentro do aparelho, Netflix, nVidia, etc.. e eu tive de configurar uma por uma, até ai nada demais.
    • Gamestream
      • Foram vários reboots, varias tentativas de me conectar à minha conta nVidia e para o Shield detectar meu computador e quantdo enfim tentei rodar jogos como Skyrim Online e World of Warcraft (ambos possuem tela de login) deu tudo errado, ele ficou muito tempo aguardando e caia a conexão sendo que no desktop era esperado clicar no PLAY ou logar no jogo, quando enfim consegui a experiência não foi tudo isso.
    • Operação
      • O controle que vem nele é o estilo PS4 e ele entra em stand-by muito rápido e demora um pouco para detectar e voltar a funcionar, não gostei isso.
    Por enquanto foram essas as primeiras impressões.
    Muita tecnologia, muitas especificações técnicas, muito marketing. Eu realmente esperava aposentar meu WDTV Live por falta de suporte a uma boa WiFi e o WDTV Live ainda é bom de briga pois esse é o único ponto até agora em que perde para 99% dos aparelhos do mercado.

Se alguém tiver dicas para resolver esses problemas me avisem, rssss

Abraços
    Ivan Milazzotti

Última edição: 1 Jul 2015

Anúncio do HT Forum
  2. Openbeta

Openbeta Usuário Vip

1.543 251 63

Desde 30 Jul 2012
    RJ
    Sobre o gamestream, o pessoal recomenda fortemente usar o Moonlight ao invés do app da nvidia.

3. jdeiro

jdeiro Tech lover

5.629 931 83

Desde 27 Mai 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Acho que a questão de falta de configurações passa por um melhor entendimento do Kodi. O Shield em si não tem nada a ver com isso, já que ele não reproduz nativamente os arquivos, apenas através do app.

O Kodi possui vários níveis de configuração, você precisa configurar como Expert para poder visualizar todas as opções. Não sei propriamente quanto aos arquivos 24p, pois não uso, mas tenho certeza de que ele faz o passthrough perfeitamente de DTS e DD.

O resto me parecem detalhes, pequenas inconveniências que se encontra em qualquer um desses aparelhos. A lerdeza do WDTV, por exemplo, é para mim inviável.

Abs

4. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Então jdeiro, no próprio forum da Kodi tem inúmeros posts sobre isso e ao que parece não culpa nem do Kodi nem do nVidia Shield e sim do Android que oferece esse suporte ainda.

Abraços
    Ivan

5. Pikitchuco

Pikitchuco Usuário Ativo

774 78 28

Desde 2 Jul 2014
    São Paulo/SP
  6. jdeiro

jdeiro Tech lover

5.629 931 83

Desde 27 Mai 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Cara, não vou discutir a questão do 24p, mas sobre o passthrough parece ser possível sim.

Sei que eu consigo fazer em minha FireTV, que afinal de contas é Android.

Mais informações sobre o Kodi no Shield aqui: http://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=228158

Abs

7. Mr.Bojangles

Mr.Bojangles Usuário Ativo

468 44 28

Desde 29 Jun 2010
    Porto Alegre RS Brazil
    Como todo produto dessa linha de games e media players, precisa "amadurecer"...
    O mercado atual é muito dinâmico e se o fabricante fizer muitos testes do firmware e demais aplicativos antes do lançamento, corre sério risco de perder o bonde e a concorrência lançar algo similar na frente, ainda que cheio de falhas, para capturar os clientes.
    Acredito que certamente virão muitas atualizações e tudo será resolvido.
    O Kodi eu não consigo gostar, é um soft que não toca todos os formatos, pra começo de conversa. O VLC toca tudo, embora sem o suporte a bibliotecas de arquivos que no Kodi é superior mesmo. Aposto que vai dar para passar áudio hi-end em breve, logo o pessoal divulga os macetes ou a própria nVidia libera.
    Afinal, capacidade de processamento o bicho tem de sobra!

8. juca.mora

juca.mora Usuário

804 12 18

Desde 17 Jan 2008
    Campinas
    iMilazzo,
    Estou focado neste momento em ter um player que reproduza o Netflix 4k e o VP9 do you tube. Somos de uma turma que tem a Sony 905A e este set top nos coloca pau a pau com as novíssimas Sony 2015, por um preço modico. Vc poderia testar o Netflix 4k e detalhar conectividade, qualidade, etc...
    Brigadão.

9. juca.mora

juca.mora Usuário

804 12 18

Desde 17 Jan 2008
    Campinas
    preciso informações sobre ele entrega o netflix 4k, conectivade, qualidade, se roda legal no Brasil

10. Smp15

Smp15 Usuário

33 2 3

Desde 13 Jun 2015
    Florianópolis
    É o foco e a curiosidade da maioria, "atualizar" a 905A e igualar com as 2015, praticamente "de graça" kkkk

11. m.r.f.

m.r.f. Usuário Ativo

124 26 28

Desde 5 Jun 2011
    Valongo Portugal
    Boas, no kodi pode fazem a passagem de DTS e DD mas não fazes a passagem de som HD (DTS-HD MA e Dolby TrueHD), tanto neste como no FireTV.
    Isso do som e a leitura perfeita dos filme em 23.976 FPS é uma limitação sim do android.
    Mas é normal que a android já com bastante tempo no mercado ainda não tenha resolvido isso, devido a ser um sistema operativo vocacionado para tablets e smartphones.

Acredito que a android irá resolver isso no android tv pois é um sistema operativo direccionado para TV mas já está a demorar bastante visto que já lançaram o seu produto (nexus player) à algum tempo.

Por outro lado a nvidia poderia ter resolvido isso se tivessem lançado um leitor interno.
    Até boxes Chinesas já estão a ser lançadas com leitores internos que corrigem isso e a nvidia e a android parece que se estão a marimbar para os seus clientes.

Última edição: 2 Jul 2015
    djrick74 agradeceu.
  12. m.r.f.

m.r.f. Usuário Ativo

124 26 28

Desde 5 Jun 2011
    Valongo Portugal
    Boas, mas estamos a falar da nvidia e da android!
    Não estamos a falar de boxes ching ling da China.
    A sony, philips ou a samsung quando lançam uma tv, ela não vem cheia de bugs à espera de serem resolvidas atravéz do fedbak dos clientes.
    A nvidia e a android são empresas de renome e estas falhas fazem a imagem delas baixar.

13. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Sim, concordo sobre o amadurecimento do Android mas estamos falando de um produto nVidia também, como o colega m.r.f. citou, ele não podem esperar feedbacks dos clientes para corrigir falhas.

Juca, infelizmente minha TV é uma Panasonic VT60 e é apenas 1080p, não sei se existe um meio de testar o 4k nesse setup.

Pois é, minha conclusão é que o Android + nVidia = HODOR (Game of Thrones), um gigante, forte mas que só serve pra carregar criancinhas com problemas.

Abraços
    Ivan

14. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Estimados, ontem tive um avanço:

Através do Plex eu consegui reproduzir algumas músicas em FLAC HI-RES (tanto 96kHz quanto em 192kHz) mas curiosamente não foi todo meu conteúdo, por exemplo, possuo vários arquivos da Norah Jones em HI-RES, nem todos foram reproduzidos nos seus respectivos sample rate, um album ainda insiste em reproduzir em 48kHz. Mas já foi um avanço.

Um comentário à parte sobre o Plex:

• Achei muito interessante a funcionalidade Premium, ele organiza algumas músicas de um modo diferente e consegue associar (quando existente) videoclips oficias através do VEVO, então eu ouço as músicas e se quiser eu assisto aos clips, eu estava procurando por isso. Mas ainda falta muita "inteligência" ao software principalmente na criação de playlists automáticas ou inteligentes como o JRiver faz. Sem contar a falta de integração.
    Abraços
    Ivan

15. jdeiro

jdeiro Tech lover

5.629 931 83

Desde 27 Mai 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  16. Artou

Artou Usuário Ativo

412 81 28

Desde 13 Jul 2006
    SP
    @iMilazzo@iMilazzo poderia dizer onde comprou e quanto pagou?

Tenho um box xingling, comprei tentando aposentar um Dune HD Base 3D, serviu para mostrar que o Kodi para mim é uma necessidade, quase nunca uso o Dune. A Nvidia certamente vai fazer melhor que qualquer um desses boxes, só espero que seja bem rápido..

17. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil

É esse que stou usando jdeiro, ele não entende Dolby TrueHD e DTS-HD-MA.
    Já nem sei mais de quem é a culpa, do Android, do KODI ou do SHIELD. Só sei que TODO meu conteúdo está sendo enviado como PCM para o receiver e existe nenhum lugar ou eu possa configurar isso.

Olá Artou, eu comprei na Amazon saiu US$ 199 mas o frete e impostos fechou em US$ 409. Bem caro pela dor de cabeça que está me causando.
    Quando ao "box", não recomendo nada tenha "android" na descrição. Android é coisa pra video de youtube a 240p com som comprimido, quem quer coisa séria tem ficar com WDTV Live, Roku, entre outros.

Abraços
    Ivan

18. jdeiro

jdeiro Tech lover

5.629 931 83

Desde 27 Mai 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    O tal do Himedia Q5 supostamente faz o decode/PT de áudio HD.

Não é uma exigência minha, mas se vc precisa, vai em frente.

O Shield vende fácil nos Classificados aqui, só anunciar.

Abs

19. m.r.f.

m.r.f. Usuário Ativo

124 26 28

Desde 5 Jun 2011
    Valongo Portugal
    Boas, ele não faz o decode, o que ele faz é a passagem (passthrough).

Decode é descodificar e ficaria em pcm que é o que o raspberry pi faz.
    O que se queremos é que faça a passagem (passthrough) do som HD para o receiver e este é que o vai descodificar em 5.1 ou 7.1 canais.

O problema está no android e a himedia para contornar essa situação criou um leitor interno (que era o que a nvidia devia fazer) e atravez da instalação de uma wrapper que faz com que ao dar o play em um filme no kodi o filme vai ser enviado (rodado) no leitor interno e não no kodi.
    Porque só o leitor interno é que permite a passagem do som HD e roda o filme nos frames perfeitos (23,976 fps).

A nvidia deveria verificar esta situação porque toda gente sabe que quem se atrasa "ou não apanha o comboio ou vai de pé"
    Ou seja: perde clientes.

20. iMilazzo

iMilazzo Lord

1.267 189 313

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Concordo com o m.r.f. !!!!!

Última edição: 3 Jul 2015